Estudo Efésios Capítulos 5 e 6

"Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave." (EF 5:1-2)

Assim como os filhos se espelham nos pais, querendo imitá-los, devemos ser imitadores de Deus, como filhos amados que somos.

Não devemos imitar os maus exemplos do mundo, mas sim o exemplo de renúncia, de sacrificio, de amor no mais alto grau que Jesus teve por nós, a ponto de entregar-se pela nossa salvação.

*****************************************************

"Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;

Nem torpezas, nem parvoíces, nem chocarrices, que não convêm; mas antes, ações de graças." (EF 5:3-4)

Não adianta a pessoa não cometer o ato da fornicação ou do adultério, por exemplo, mas viver falando um monte de sacanagens ou besteiras de qualquer tipo. Essas coisas não devem nem ter espaço em nossa boca, irmãos. Lembremos de que de uma boca sai a vida e a morte (PV 18:31). Ao invés de vivermos por aí falando um monte de absurdos, de palavrões, de mentiras e de coisas que desagradam a Deus, usemos a nossa boca para louvá-lO cada vez que ela for aberta.

Além disso, nem passe pela nossa boca a avareza, a arrogência, as brincadeiras e comentários idiotas, etc. Que nem falemos sobre isso, como muitos gostam de fazer através da fofoca, mas usemos nossa boca para o que é edificante e não para falar da vida dos que cometem esse tipo de pecado. Ao contrário: falemos PARA A PESSOA do amor de Cristo, não para OS OUTROS do erro que essa pessoa comete.

OBS: Parvoíce: idiotices, tolices

Chocarrices: Fala jocosa; gracejo, jocosidade. Gracejo arrogante, presunçoso; zombaria ou desrespeito.

Torpeza: Característica, estado, comportamento de torpe; que demonstra baixeza. Ação ou procedimento de ignóbil, vergonhoso, sórdido.

Fonte: Dicionário On Line de Português: http://www.dicio.com.br/

*****************************************************

"Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.

Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

Portanto, não sejais seus companheiros" (EF 5:5-7)

O versículo 5 nos faz uma advertência muito séria: que não estejamos nesses grupos de pessoas ou ficaremos de fora da glória de Deus na eternidade.

Não adianta darmos ouvidos a doutrinas e filosofias que tentam pregar que não é bem assim, que é exagero, que as coisas não são dessa forma, etc. Se a Palavra de Deus diz que são, é por que são. Nós, tendo conhecimento disso, não podemos dar ouvidos a essas palavras vãs, pois Deus não Se agrada de filhos desobedientes.

*****************************************************

"Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz

(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);

Aprovando o que é agradável ao Senhor." (EF 5:8-10)

Antes de conhecermos a Jesus faziamos parte do domínio das trevas e quantas vezes ajudamos a espalhar as trevas com palavras e atitudes.

Contudo, neste tempo, em que somos parte da luz do Senhor, andemos como convém àqueles que são da luz.

Ora, os que são da luz possuem o fruto do Espírito gerado em si e esse fruto está em toda bondade, justiça e verdade. Temos sido bons, levando a Palavra de Salvação do Senhor a toda criatura (MC 16:15)? Temos sido justos, ou privilegiamos aquele ou aquilo que nos convém? Temos sido verdadeiros, ou andamos mentindo por aí, falando "meias verdades", que são mentiras completas, e vivendo na mentira contada pelo diabo de que "no nosso caso não tem problema, Deus entende"?

Devemos nos afastar de tudo que é reprovável por Deus e nos mantermos próximos daquilo que Ele aprova, para que sejamos agradáveis a Ele.

*****************************************************

"E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (EF 5:11)

Não devemos ter participação nenhuma com as obras que vêm do inferno.

Claro, se temos um parente ou um amigo que não é convertido não precisamos deixar de vê-los. Pelo contrário: usemos cada momento de encontro para falar do amor de Cristo, com a sabedoria dada por Deus a nós (TG 1:5) para tocar o coração de cada um.

Entretanto, uma coisa é termos contato e usarmos esse contato para pregar a Palavra. Outra coisa é participarmos das obras das trevas, que são INFRUTUOSAS, ou seja, NÃO ACRESCENTAM E NEM EDIFICAM NADA.

Se eu tenho um amigo que bebe, não é por isso que vou abandonar a amizade, mas não vou ao bar beber junto a ele. E nem adianta dizer: "Vou lá falar de Cristo para os bêbados, para salvá-los". Irmãos, pelo amor de Deus. Falemos com essas pessoas FORA de lá e oremos por elas. Se for absolutamente necessário entrar em um bar por algo, para comprar uma garrafa de água, por exemplo, não há problema: os que estão no Senhor têm liberdade. Porém, não devemos freqüentar esses lugares. Não há nada que edifique um filho de Deus em um lugar desses.

Se conseguirmos tocar o coração daquele amigo bêbado, o Senhor faz com que ele mesmo diga aos outros amigos dele que não bebe mais por que encontrou Jesus. Deus faz a obra e tem Seu jeito de trabalhar. Não precisamos nos envolver com as trevas para isso.

*****************************************************

" Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe." (EF 5:12)

Quantas coisas as pessoas fazem escondidas que, quando vêm à luz, escandalizam a muitos. Aliás, muitas coisas que deveriam escandalizar principalmente os filhos de Deus. Infelizmente, há filhos de Deus que acham normal determinadas coisas que não deveriam achar. Muitos de nós inclusive, morre de vergonha de coisas que fazia nos tempos de trevas, perguntando a si mesmo como eram capazes de fazer tamanhas besteiras. Isso é normal e saudável. Significa que não achamos mais as coisas da velha criatura naturais. Glória a Deus por isso!

Como disse, nós, em nosso tempo de trevas, também fizemos coisas que eram dificeis de serem ditas por serem vergonhosas. Porém, como novas criaturas, o que precisarmos confessar a alguém sobre atitudes tomadas na época do mundo, devemos confessar com a força de Jesus.

Se roubamos, que restituamos. Se traimos, que confessemos e peçamos perdão, para que não haja nenhuma treva em nós. A Palavra diz que o que foi dito em trevas, será ouvido à luz (LC 12:3). Ou seja, o que fizemos em nossa época de trevas e que prejudicou a alguém deve ser dito agora, à luz de Jesus que há em nossa vida nova, como novas criaturas (2 CO 5:17).

Além disso, sendo novas criaturas e tendo as coisas velhas sido passadas, fazendo-se tudo novo, estejamos firmados em Deus para não cometermos novamente os mesmos erros.

*****************************************************

"Mas todas estas coisas se manifestam, sendo condenadas pela luz, porque a luz tudo manifesta" (EF 5:13)

Há muita gente que tem medo de vir para Jesus por que não quer abandonar velhas práticas.

Quantas pessoas que achavam que eram maravilhosas, caridosas, etc., quando ouviram a Palavra de Deus perceberam que tinham muita coisa que deveria ser mudada para que fossem boas aos olhos do Senhor e foram embora.

Nós mesmos, muitas vezes, não queremos ouvir uma pregação sobre determinado assunto ou ler e meditar determinada parte da Bíblia por sabermos que a luz vai manifestar nosso erro. Quantas vezes não queremos pedir direção ao Senhor por sabermos que Ele pode nos mandar fazer algo que não queremos, mostrando claramente aquilo que estava escondido.

Irmãos, a luz tudo manifesta. Não adianta querer esconder, pois a luz torna tudo claro como o meio-dia. As trevas pertencem ao diabo. Se queremos viver com Cristo, devemos viver na luz.

*****************************************************

"Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá." (EF 5:14)

Despertemos espiritualmente para que o Senhor, através da luz Dele, que vem pela Palavra, esclareça-nos e não sejamos enganados por nenhuma mentira do diabo e nem fiquemos preso em nenhum laço do passarinheiro (SL 91:3).

*****************************************************

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,

Remindo o tempo; porquanto os dias são maus." (EF 5:15-16)

Devemos ser prudentes. Mas, o que é prudente? É uma pessoa que não procura o perigo, alguém sensato. E néscio? É aquele desprovido de conhecimento, ignorante.

Não devemos procurar o perigo, abrindo brechas para o diabo em nossa vida e deixando de fechá-las na vida das pessoas ao nosso redor. Não somos ignorantes, uma vez que temos conhecimento da Palavra do Senhor.

Em uma outra tradução, que não me recordo qual, a expressão "remindo o tempo" aparece como "aproveitando as oportunidades". Pois bem: devemos aproveitar todas as oportunidades de levar a Palavra de Deus adiante, uma vez que vemos muitas obras do diabo no mundo, basta assistir ao jornal para ver o tanto de obras malignas todos os dias. Devemos aproveitar todas as oportunidades de tirar o mal da nossa vida e da vida das pessoas, mandando toda obra do inferno embora, em Nome de Jesus, e abrindo espaço para que a luz do Senhor nos preencha, a fim de que o mal que saiu de nossa vida não volte e encontre nossa casa adornada e VAZIA (MT 12:44). Lembremos de que o diabo, quando volta depois de expulso e nos encontra vazios, ou seja, sem a Palavra de Deus e sem o Espirito Santo, traz mais sete com ele.

Para isso, leiamos e meditemos na Bíblia, ouçamos pregações, preguemos às pessoas, sem timidez, pois os tímidos não herdarão o reino dos céus (AP 21:8). Falemos ousadamente do Senhor, pois Cristo agiu de maneira ousada ao falar que era Filho de Deus a homens que não acreditavam Nele, ao contrário, procuravam matá-lO, e agiu ousadamente morrendo na cruz por nós.

*****************************************************

" Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor." (EF 5:17)

Não sejamos insensatos, fazendo o que nos agrada e o que parece ser melhor para nós, sem procurar saber qual é a vontade de Deus para nossa vida.

Se eu quero ser médica, mas a vontade de Deus é que eu seja pastora, não adianta eu me matricular em um curso de medicina, pois estarei fora da vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável (RM 12:2).

Peçamos a direção do Senhor para cada decisão que tomarmos em nossa vida.

*****************************************************

" E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;"(EF 5:18-20)

Quantas brigas sérias não ocorrem por causa da bebida, levando, inclusive, à morte. Não nos embriaguemos com nada que nos tire da presença do Senhor: bebida, droga, soberba, mentira, orgulho, etc.

Antes, enchamo-nos do Espírito Santo de Deus, para que estejamos sempre ocupados em dar glórias ao Senhor, falando do poder e do amor de Deus em cada situação de nossa vida e a quem estiver ao nosso redor.

Estando cheios do Espírito Santo, seremos direcionados a agir e pensar da maneira certa.

Além disso, nosso coração deve estar sempre cheio de adoração ao Senhor. Nossa adoração não pode ser apenas da boca para fora, pois o Senhor procura quem O adore em espírito e em verdade (JO 4:23).

Que nosso coração seja limpo de todo sentimento maligno e que apenas a adoração ao Senhor esteja presente em nós, juntamente à gratidão que devemos ter por todas as bênçãos que o Senhor derrama na nossa vida todos os dias.

*****************************************************

"Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus." (EF 5:21)

Isso não quer dizer que devemos deixar que façam o que quiserem de nós, mas sim que não devemos nos achar melhores ou maiores que os outros.

Que cada um de nós sempre ache o irmão maior que si. Além disso, lembremo-nos de sermos submissos às autoridades, sejam espirituais ou sociais, pois toda autoridade foi constituída por Deus e os que não se submetem trarão sobre si condenação (RM 13:1-2).

Porém, deixemos claro: se temos um patrão que nos pede para fazer algo que sabemos que desagrada ao Senhor, tenhamos temor de Deus no coração e digamos "não". Ser submisso à autoridade não significa dizer "sim" para tudo, mas ter respeito com quem Deus colocou acima de nós na hierarquia social.

*****************************************************

"Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos." (EF 5:22-24)

Isso não quer dizer que as mulheres devem pedir autorização aos seus maridos até para respirar, mas sim que há uma verdade que não dá para contestar: o Senhor colocou o homem como cabeça da mulher. Não por que o homem seja melhor que a mulher, mas algo Ele colocou no homem que o deu competência para ser o cabeça. Meu noivo uma vez comentou que talvez fosse pelo fato de o homem ser mais racional e a mulher se deixar levar pela emoção em muitas situações. Não sei se é isso, mas o fato é que a esposa não deve fazer o que acha melhor sem conversar com o seu marido. Não se trata especificamente de pedir autorização, mas de respeitar a autoridade do marido. Sei que muitos podem achar essa situação machista, mas não podemos contestar o Criador. A mulher está sujeita ao marido e o marido também tem seus deveres, como veremos agora.

*****************************************************

"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.

Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;" (EF 5:25-29)

O homem também tem uma responsabilidde grande: amar a mulher como Cristo amou a Igreja. Ora, Cristo foi capaz de da a vida para santificar a Igreja, a fim de que ela fosse encontrada gloriosa e irrepreensível.

O marido deve ser capaz de entregar sua vida pela esposa caso isso seja necessário e aqui não falamos apenas de vida física, mas espiritual: o marido deve ser capaz de se entregar em oração, em batalha pela esposa, assim como Cristo fez pela Sua Igreja.

Além disso, lembremos de que nós, como Igreja de Cristo (a humanidade, de uma forma geral), devemos ser achados santos, ou seja, santificados pela fé em Cristo, sem rugas e nem máculas, mas plenos de fé e obediência. Foi para isso que Cristo Se entregou e isso que Ele espera encontrar quando vier buscar Sua Igreja.

Outra coisa: o marido deve amar sua esposa como ama a si mesmo. Se o homem não faria nada que o prejudicasse ou magoasse, por que faria à mulher? Isso está dentro do que Jesus mandou: "Amar ao próximo como a si mesmo" (MC 12:33).

*****************************************************

" Porque somos membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos

Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne." (EF 5:30-31)

Assim como todos os membros fazem parte de um mesmo corpo, a Igreja, o marido e a mulher tornam-se também uma só carne.

*****************************************************

" Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja." (EF 5:32)

O apóstolo Paulo via a união de Cristo com a Igreja como um mistério. Muitas das coisas de Deus podem parecer e ser um mistério para nós, como foi para Daniel a contagem dos dias para o fim dos tempos. Porém, o anjo o mandou não pensar nessas coisas,a fim de que não deixasse de viver o presente em função de desvendar o futuro (DN 12).

Nós também: não fiquemos tentando entender o que Deus não nos revelou. Como será a união de Cristo com a Igreja saberemos no dia em que ocorrer. Estejamos ocupados em fazer toda a vontade de Deus expressa pela Palavra. Lembremo-nos de que as coisas encobertas pertencem a Deus (DT 29:29).

*****************************************************

" Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido." (EF 5:33)

Aqui há um resumo das instruções de Paulo a respeito da relação entre marido e mulher.

Ninguém machuca a si mesmo de propósito ou maltrata a si mesmo. Sendo assim, amando a esposa como a si mesmo, o homem não a machucará. Da mesma forma, a mulher que reverencia seu marido, respeita-o.

*****************************************************

ESTUDO EFÉSIOS 6

"Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra" (EF 6:1-3)

É essencial que os filhos honrem pai e mãe em amor e obediência, para que haja paz e entendimento na família. Se os pais ainda não são convertidos a Deus, estejamos consagrados em oração e jejum (que é a quebra da carne, quando esta estiver dominando e nos mantendo afastados do Senhor) para que possamos mandar embora o mal da vida deles e o Espírito Santo tocar para a conversão. Falar da Palavra também é de essencial importância, pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17).

*****************************************************

"E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor." (EF 6:4)

Se somos pais, não causemos a ira em nossos filhos. Há pais que, infelizmente, têm menos sabedoria que suas crianças.

Não devemos ficar com pirraças, humilhações ou provocações, pagando o mal com o mal, sendo frios ou distantes "para que ele /ela aprenda". Não, antes devemos ensiná-los no temor do Senhor e no que a Palavra de Deus diz, não em sabedoria do mundo.

"Olha, faz a mesma coisa com ele. Se ele quebrou seu enfeite, quebre o CD dele" é um conselho comum no mundo, mas que não é eficaz se não estiver fundamentado na direção de Deus, assim como todos os outros. A própria Palavra de Deus diz: " Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo" ( I JO 4:1).

*****************************************************

"Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo;

Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus;

Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens" (EF 6:5-7)

Como já disse antes, toda autoridade é constituída por Deus. Dessa forma, devemos respeitá-las com sinceridade, e não por aparência.

Da mesma forma que não devemos servir a Deus apenas quando estamos na Igreja, onde os outros membros e o pastor estão nos olhando, também não devemos obedecer as autoridades apenas quando estamos sendo vistos por ela.

É o caso do empregado que só é diligente na frente do patrão. Quando este, porém, vira as costas, faz tudo de qualquer jeito e ainda coloca a culpa nos outros.

Irmãos, Deus vê todas as coisas, não nos enganemos. Os filhos de Deus devem ser conhecidos pela sinceridade de seus corações, sinceridade essa dada por Deus, a partir do momento em que nos tornamos novas criaturas e deixamos todo sentimento, pensamento e prática do mundo para trás. Devemos servir de boa vontade como servimos (ou deveríamos servir) a Deus. Se vamos à Igreja de boa vontade e com amor para louvar a Deus, devemos ir trabalhar e obedecer nosso chefe com amor todos os dias, pois foi essa a porta que o Senhor nos abriu. Não se trata de comparar nosso chefe a Deus; está amarrado, em Nome de Jesus, pois isso seria idolatria, mas sim de obedecer a uma direção de Deus.

*****************************************************

" Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre." (EF 6:8)

Ninguém é salvo pelas obras que pratica, para que ninguém se glorie, antes glorie-se no Senhor (EF 2:8-9). Porém, a Palavra também diz que colhemos o que plantamos (GL 6:7) e que é dando que se recebe (LC 6:38).

Sendo assim, façamos todo o bem que estiver ao nosso alcance. Não buscando recompensas, como os hipócritas, pois eles já receberam seu galardão na terra (MT 6:2), mas façamos o bem pela vontade de ajudarmos, para que recebamos nosso galardão no céu.

*****************************************************

" E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas." (EF 6:9)

Da mesma forma, aqueles que estão na condição de superiores a outros homens não devem usar de amaça, de abuso de poder, deixando que a soberba, o orgulho e a vaidade tomem conta de seu coração.

O único Senhor que há está nos Céus, acima de todos nós e, para Ele, todos somos iguais, independentemente da posição que ocupamos na terra. Inclusive pastores devem tomar cuidado para não deixar que seu coração se suje com esses sentimentos malditos pela posição que ocupam e por estarem como um ponto de referência no mundo.

*****************************************************

" No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder." (EF 6:10)

Além de toda a obediência e fidelidade a Deus que temos de ter, precisamos nos revestir da força de Seu poder. Ora, a força do Senhor está contida em Sua Palavra: é através da meditação diária nela, colocando-a em prática em nossa vida, que somos revestidos.

O poder do Senhor está também no Nome de Jesus: se estivermos andando nos caminhos do Senhor e, com fé, usarmos o Nome de Jesus, nenhum mal pode resistir.

*****************************************************

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." (EF 6:11-12)

Através da fé na Palavra de Deus é que ficamos firmes e resistimos às ciladas do diabo.

A Palavra diz que ele é astuto, ou seja, ele arquiteta de maneira cuidadosa a forma pela qual nos derrubará. Além disso, geralmente, ele é sutil. Lembremos de que são as raposinhas que fazem mal às vinhas (CT 2:15), justamente por não darmos a atenção devida às coisas pequenas, às pequenas brechas, mas que podem causar um mal tremendo. É através dessas pequenas brechas que o diabo entra e transforma o que eram "buraquinhos" em grandes arrombos, por onde ele entra com seu exército de demônios e destrói.

Nossa luta não é contra os meios físcos, mas justamente contra essas ciladas do diabo para nos trazer doenças, pecados e toda obra do mal. Não deixemos que isso entre em nosso coração.

Nossa luta não é contra o ladrão, o marido bêbado, a esposa adúltera, mas contra o demônio do roubo, do vício, do adultério e todos os outros. Porém, para vencê-los, precisamos estar nos lugares celestiais, ou seja, na presença de Deus. Fora da presença e da Palavra de Deus somos derrotados.

*****************************************************

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes." (EF 6:13)

Depois de orarmos, mandar o mal embora e obedecermos ao Senhor, devemos resistir, ficar firmes pela fé, pois o diabo é insistente e fará de tudo para que acreditemos que ainda estamos escravos do desânimo, do medo, do pecado, da tentação, das obras e desejos da carne, etc.

Fiquemos firmes. A Palavra de Deus não mente e se ela diz que ao mandarmos o mal embora, em Nome de Jesus, ele vai, é a verdade (MC 16:17). Não importa o que o diabo queira nos mostrar, fiquemos com o que está na Palavra.

*****************************************************

"Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." (EF 6:14-16)

Quando nos cobrimos com a verdade, que é a Palavra de Deus; com a justiça, sendo justificados pela fé em Cristo, aceitando-O e reconhecendo-O como Único e Suficiente Salvador e quando estamos calçados com a preparação do cumprimento do evangelho da paz, que se dará com a volta de Cristo, pregando esse evangelho para que os outros se preparem também, estamos fazendo a vontade de Deus.

Contudo, além de todas essas coisas, devemos tomar o ESCUDO da fé. O que é o escudo? É algo que nos protege contra os ataques do inimigo. Estando escondidos atrás desse escudo, os dardos inflamados, dolorosos, do inimigo não podem nos atacar. Quando chegar o dardo da doença, do desemprego , da separação, da maldição de toda forma, do pecado, etc., devemos, protegidos pela fé, mandar o mal embora, em Nome de Jesus, e ele irá, se estivermos na fé.

O escudo da fé nos faz ter certeza de que a Palavra de Deus se cumpre e, sendo assim, Cristo levou nossas doenças, pecados, perdoou-nos, deu-nos poder para mandar o mal embora e ele não prevalecer.

*****************************************************

" Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;" (EF 6:17)

O capacete fica na cabeça. Sendo assim, com o capacete da salvação, o diabo não pode atacar nossos pensamentos e sabemos que a área em que o diabo mais trabalha é a mente humana, plantando em nós pensamentos de derrota, imaginações e pensamentos ilicitos que, descendo ao nosso coração, causam a nossa desgraça, pois iremos ter o desejo de colocá-los em prática.

Com a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus, destruimos todos os inimigos, pois ela é mais penetrante que qualquer espada de dois gumes (HB 4:12) e nada pode resistir a ela, pois ela é a verdade.

*****************************************************

"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho," (EF 6:18-19)

Devemos orar não só por aqueles que ainda estão no mundo, mas pelos salvos também, inclusive por aqueles encarregados de pregar a Palavra, para que o Senhor possa usá-los de maneira cada vez mais poderosa a fim de alcançar o coração dos que ainda não servem a Deus e convertê-los.

*****************************************************

"Pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar." (EF 6:20)

O apóstolo Paulo já esteve preso em cadeias físicas, prisões, pela pregação do Evangelho. Todos nós, porém, vivemos presos à cadeia física da carne que, muitas vezes, quer impedir que falemos ousadamente do senhor, principalmente pela timidez ou pelo "bom senso do mundo": "Ah, se eu falar podem rir", "Ah, se eu falar do cigarro, fulano, que é fumante, pode ficar bravo, pode se magoar", "Ah, se eu falar que o homossexualismo desagrada a Deus, beltrano pode se magoar".

Irmãos, paremos com isso! Peçamos sabedoria a Deus para que Ele nos oriente em cada situação e possamos falar de Jesus abertamente! Sem magoar ninguém, mas abertamente, como convém aos que são salvos, para que outras pessoas sejam salvas também.

Se há cadeias como a enfermidade, o pecado ou qualquer outra situação que nos desanime para falar de Deus, peçamos ao Senhor que sejamos libertos e, mesmo doentes, por exemplo, que possamos pregar a Cristo, pois é muito fácil glorificar a Deus na saúde. Porém, pregar um Deus que cura mesmo lutando contra um câncer, exige fé e certeza de que o mesmo Deus que pregamos que é capaz de curar aos outros, cura a nós também.

Com relação ao pecado, lutemos contra ele! Usemos o nome de Jesus para mandar esse mal embora e fiquemos firmes! Jesus veio para destruir TODAS as obras do diabo e Ele mesmo disse que no mome Dele expusaríamos demônios (MC 16:17). Porém, precisamos ter fé para resistirmos, pois o diabo é resistente e não aceita perder um escravo sem lutar. Lembremos de que o apóstolo Paulo também tinha um espinho na carne (2 CO 12:7) que não sabemos qual era: quem disse que não era uma prática pecaminosa? Devemos lutar contra o pecado com seriedade e com fé, renunciando a tudo o que nos leva a ele, sejam companhias, sejam hábitos, sendo recomendável até mesmo um jejum, se virmos que a carne está realmente dominando e estamos sem força espiritual para livrar-nos através da fé. Peçamos a direção de Deus para que sejamos purificados e possamos pregar a Palavra de Deus livremente, mesmo que em cadeias físicas e espirituais.

*****************************************************

"Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios, e o que eu faço, Tíquico, irmão amado, e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo.

O qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações" (EF 6:21-22)

A obra do Senhor deve ser realizada de maneira transparente.Tíquico foi enviado para que os irmãos soubesse dos negócios de Paulo.Tudo o que se referir à obra do Senhor deve ser transparente, para impedir que o diabo coloque qualquer atrapalho.

Além disso, Tíquico também tinha a função de consolar os corações dos efésios. Devemos, usados pelo Espírito Santo, consolar àqueles que sofrem, dando uma palavra de fé e de instrução, dentro da Palavra de Deus, para que essa pessoa converta-se e busque o auxílio do Senhor, como é dito: "Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia Nele e Ele o fará" (SL 37:5).

*****************************************************

"Paz seja com os irmãos, e amor com fé da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.

A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém." (EF 6:23-24)

Quem anda com Deus e com Jesus deve andar em amor, em fé e em paz, pois essa é a vontade divina para nossa vida. Sem desespero, pecado ou sofrimento, mas cheios da graça e do perdão do Altíssimo, desde que O sirvamos em sinceridade, pois Ele conhece nosso coração e sabe quando as palavras da nossa oração são da boca para fora e quando são verdadeiras (MT 15:7-8).

Quando Paulo disse "Amém", que significa "assim seja", liberou uma bênção em nossas vidas: que assumamos essa paz, esse amor, essa fé e essa graça, amando ao Senhor com sinceridade de coração, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/02/2013
Reeditado em 28/02/2013
Código do texto: T4164427
Classificação de conteúdo: seguro