Estudo João capitulo 16 e 17

"Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.

Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.

E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim" (JO 16:1-3)

O capitulo quinze termina com Jesus falando a respeito das pessoas que O odiariam e odiariam Seus discípulos.

Jesus já deixou Seus discipulos cientes para que esses não se escadalizassem, ou seja, não achassem absurdas as coisas pelas quais passariam. Jesus também nos advertiu acerca do fim dos tempos e do julgamento o dia do Juízo, justamente para que ninguém alegue que não sabia e se escandalize.

Jesus disse que chegaria o dia em que pessoas achariam que estavam fazendo algo bom por matar um discípulo e isso aconteceria pelo não conhecimento da verdade. Vivemos coisas parecidas quando vemos pessoas fazendo guerras por conta, supostamente, de religiões e de Jesus ou de Deus. Não nos espantemos, pois nada disso era novidade para Ele.

*****************************************************

"Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco" ( JO 16:4)

Jesus não disse aquelas coisas aos discípulos por que não era a hora apropriada. Ele contaria essas coisas quando estivesse para ir embora.

Na nossa vida também há um tempo estabelecido por Deus para o Seu agir em nossa vida e para que saibamos de determinadas coisas.

Jesus não contou aos discípulos das perseguições e perigos pelos quais passariam por que estava com eles. Indo embora, porém, os discípulos precisariam estar precavidos, pois o Senhor já não estaria ali para protegê-los e livrá-los de todo mal. Jesus sabia que, enquanto estivesse com eles, nenhum mal os afligiria.

O mesmo acontece conosco: devemos estar na presença do Senhor, onde nenhum mal nos ataca. Estejamos prevenidos contra toda armadilha do diabo, pois a vontade dele é que nos afastemos do Senhor para que possamos ser perseguidos livremente pelas trevas.

*****************************************************

"E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?

Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza." (JO 16:5-6)

Os discípulos não perguntaram para Jesus para onde Ele ia por que o Mestre já havia dito. Não fiquemos perguntando para Deus as coisas que já sabemos. Já sabemos que não devemos adulterar, roubar, mentir, sermos desonestos, etc. Para que perguntar é de Deus algo que nos fará pecar? É óbvio que não é.

O coração dos discípulos havia se enchido de tristeza por saber que Jesus ia embora. Mesmo que algo que o Senhor nos diga nos cause tristeza, Ele nunca mentirá para nós e nunca nos revelará algo que nos prejudique de qualquer forma. Confiemos Nele.

*****************************************************

"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." (JO 16:7)

Jesus precisava partir para que o Consolador viesse, além de Sua obra ser completa na Cruz do Calvário. Muitas vezes precisamos passar por coisas de que não queremos ou que são difíceis, mas quando passamos por algo com um propósito de Deus, não nos preocupemos: receberemos nosso galardão de maneira gloriosa e cheios de honra na presença do Senhor, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

Do pecado, porque não crêem em mim;

Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;

E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (JO 16:8-11)

O Espirito Santo nos direciona, mostra-nos quando erramos, guia-nos, consola nosso coração etc. Lembremos de que Ele é o Consolador prometido por Jesus.

O Espirito Santo convenceria as pessoas de seus pecados, por não terem crido em Jesus.

O Espirito Santo convenceria as pessoas da justiça, uma vez que Jesus ia para o Pai pela morte na Cruz e nós seriamos justificados pela fé na obra realizada na Cruz do Calvário.

O Espirito Santo convenceria as pessoas do juízo, pois o príncipe deste mundo, o diabo, já está julgado. Da mesma forma, nós também seremos julgados no diz do Juízo e que nos apresentemos aprovados para que não sejamos condenados também.

*****************************************************

"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.

Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (JO 16:12-13)

Os discípulos ainda não estavam preparados para as coisas que Jesus tinha a dizer. Nós, como humanos, ficamos chocados com determinadas coisas, ficamos com medo, preocupados, etc. Que nós possamos cada vez mais estarmos preparados para receber e entender tudo o que o Senhor Jesus tiver para nos dizer.

*****************************************************

"Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar." (JO 16:14-16)

O Espirito Santo glorificaria o Senhor por receber o que era Dele. Será que temos dado glórias ao Senhor quando recebemos o que vem Dele?

*****************************************************

"Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.

Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai?

Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz." (JO 16:16-18)

Mais uma vez vemos aqui o não entendimento dos discípulos a respeito e algo que Jesus lhes dizia. Não estejamos com nosso entendimento fechado.

Com humanos, somos limitados em entendimento. Porém, se pedirmos a direção e o entendimento do Senhor, Ele nos abrirá os olhos espirituais e nos mostrará o que precisamos entender.

*****************************************************

"Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?" (JO 16:19)

Jesus sabe de tudo o que se passa em nosso coração: cada dúvida, cada medo, cada angústia, cada preocupação, cada desejo, cada sonho, etc. Portanto, não fiquemos com medo ou vergonha de falarmos com Ele, pois todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos de que temos de tratar (HB 4:13).

*****************************************************

"Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria." (JO 16:20)

Olhem que promessa linda do Senhor para nós: nossa tristeza se converterá em alegria!

Irmãos, devemos exultar, ficarmos alegres! Não importava o quanto as pessoas fossem ficar alegres com a morte de Jesus : os discípulos chorariam, mas seu choro se transformaria em alegria.

Jesus nos diz a mesma coisa hoje: não importa a quanto tempo estamos chorando e sofrendo por determinado problema; o choro pode durar uma note inteira, mas a alegria vem pela manhã (SL 30:5) e nossa alegria já está chegando, em Nome de Jesus. É tempo de se alegrar na presença do Senhor!

*****************************************************

"A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.

Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará" (JO 16:21-22)

Os discípulos poderiam sofrer por ver a morte de Jesus, mas ninguém poderia tirar deles a alegria de ver o Senhor ressurreto, com toda a glória e poder em Suas mãos.

Não sei por qual problema cada um tem passado, mas nada será capaz de tirar de nós a alegria de vermos o poder de Deus operar em nossas vidas, fazendo-nos mais que vencedores sobre toda obra do mal ( RM 8:37).

*****************************************************

"E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.

Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra." (JO 16:23-24)

Tudo o que pedirmos devemos fazê-lo no Nome de Jesus, pois é esse o nome detentor de todo poder e honra.

Pedindo no Nome de Jesus é como se estivéssemos usando uma procuração que nos confere autoridade contra toda força do mal.

Na verdade, segundo o Missionário R.R. Soares em seu Curso Fé, estudiosos da lingua grega dizem que o verbo "pedir" está mal traduzido, que o mais apropriado seria "exigir", "ordenar". Não devemos exigir ou ordenar nada de Deus, mas sim exigir e ordenar que, em Nome de Jesus, o mal saia de nossas vidas para que nossa alegria se cumpra. Usando o Nome de Jesus temos poder para isso. Basta que tenhamos fé.

*****************************************************

"Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai." (JO 16:25)

Jesus falava por parábolas para ilustrar Seus ensinamentos e, assim, fazer com que as pessoas entendessem melhor o que Ele tinha a dizer. Porém, chegaria a hora em que Ele não falaria mais por parábolas, mas abertamente, pelo entendimento dos discípulos estar aberto e eles já estarem crescendo na fé.

Quanto mais crescemos no conhecimento da Palavra, na fé em Deus e na comunhão com o Pai, mais Ele nos mostra da Sua Palavra e da Sua vontade.Para isso, meditemos na Palavra do Senhor, pois a fé vem pel ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17). Quanto mais comunhão buscamos, mais resposta recebemos, mais direcionamento recebemos e mais discernimento temos a respeito das coisas, para que possamos rejeitar o mal e escolher o bem (IS 7:15), separando o joio do trigo (MT 13:30) e entrando pela porta estreita (MT 7:13).

*****************************************************

"Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;

Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus." (JO 16:26-27)

Deus não nos abençoa por que Ele é obrigado, uma vez que usamos o Nome de Jesus, mas o Pai nos ama, assim como Jesus nos ama. O amor do Pai é tão grande quanto o amor do Filho e é por isso que somos abençoados.

*****************************************************

"Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.

Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.

Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?" (JO 16:28-31)

Quando Jesus começou a falar abertamente, os discípulos entenderam que Ele tudo sabia.

Que nós possamos abrir cada vez mais nosso entendimento para a Palavra de Deus, buscando entende-lá a cada dia que passar para que fortaleçamos nossa fé. Lembremos de que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus ( RM 10:17).

*****************************************************

"Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo." (JO 16:32)

Os discípulos seriam dispersos e Jesus poderia contar apenas com a presença constante do Pai. Notemos que Ele não estava chorando, reclamando, sentindo-se sozinho por que os discípulos não estariam com Ele, mas estava calmo, pois sabia que, estando o Pai com Ele, não necessitaria de mais nada.

Lembremos de que Jesus era homem e deve ter ficado angustiado e com medo, mas confiou no Seu Pai.

O mesmo devemos fazer também em meio às dificuldades: não fiquemos chorando por aí procurando a ajuda dos homens,mas saibamos que se estivermos com o Senhor, não precisaremos de mais nada.

*****************************************************

"Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." ( JO 16:33)

Jesus nos adverte de que teremos problemas no mundo. Não é por que cremos em Deus e vamos à Igreja que estamos livres dos ataques do mal. Porém, nada deve nos abalar, pois Cristo venceu tudo o que é do mundo, inclusive toda aflição. A vitória é nossa, basta crermos e tomarmos posse, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

"Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;" (JO 17:1)

Jesus sabia que tinham propósito pelo qual passaria e que a hora se aproximava. Ele não reclamou e nem se revoltou contra Deus e Jesus é o exemplo que devemos seguir: se temos de passar por determinada situação, não fiquemos enrolando e nem nos revoltemos contra Deus, mas façamos o que temos de fazer, seja pedir perdão, seja perdoar, contar a verdade a alguém, etc, para que o Pai seja glorificado pela nossa opção de servi-lO e agradá-lO.

*****************************************************

"Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (JO 17:2-3)

Deus deu a Jesus todo o poder sobre toda a carne para que Jesus desse a vida eterna todos aqueles que lhe foram dados por Deus.

A vida eterna é ter o Pai e o Filho como Únicos em nossa vida. Irmãos, percebemos aqui como a idolatria é algo ruim, que nos afasta de Deus assim como todo pecado.

Deus é zeloso e tem ciúme de nós (EX 34:14), não querendo que creiamos e sirvamos ninguém além Dele, pois Ele é nosso Pai, que deu Seu Filho pela nossa Salvação.

*****************************************************

"Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer." (JO 17:4)

Jesus consumou a obra que Deus lhe deu. Que nós consumamos a obra que o Senhor pôs em nossas mãos, seja lutar pela familia, seja pregar a Palavra, seja evangelizar através de mensagens ou de abordagens na rua, não sei, mas cada um tem uma obra dada por Deus a consumar. Quando a obra que o Senhor nos dá é consumada isso é para a glória do Seu Nome.Estemos prontos para a próxima! Que a consumamos também, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." (JO 17:5)

Jesus, sendo o Filho de Deus, era glorioso no Céu e se destituiu de toda glória para vir ao mundo como homem, passar por todo tipo de tentação como um homem natural, comum, para nos mostrar que se Ele conseguiu, nós também conseguimos.

Estamos dispostos a nos destituir de todo orgulho, vaidade, soberba, etc., para servir a Deus?

*****************************************************

"Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra." (JO 17:6)

Nós fomos dados a Jesus por Deus e isso é uma coisa linda! Jesus diz algo muito importante: éramos de Deus, fomos dados a Jesus e guardamos a Palavra do Pai.

Que Jesus possa dizer isso de nós no dia do Juízo: que guardamos a Palavra até o fim e não nos desviamos.

*****************************************************

"Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;

Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste." (JO 17:7-8)

Através da fé na Palavra de Jesus, os homens creram que Ele era o Filho de de Deus e vinha do Pai. Da mesma forma, o que as pessoas dizem de nós? Elas crêem que somos pessoas de Deus? Pelas obras que Jesus fazia Ele não poderia ser um homem qualquer.

E nós? O que temos sido para as pessoas? Que imagem elas têm de nós?

Além disso, devemos crer que tudo provém do Senhor. Se colocarmos outra fonte para as bênçãos que recebemos estaremos sendo idólatras e mal agradecidos.

*****************************************************

"Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus." (JO 17:9)

A vontade de Deus é que todos sejam salvos e a Palavra não é contraditória. Jesus disse que não rogava pelo mundo, mas sim por aqueles que o Pai havia dado a Ele.

Jesus queria a salvação do mundo, uma vez que Sua morte foi para isso, mas não era a hora da conversão dessas pessoas. A própria Palavra manda não jogar pérolas aos porcos (MT 7:6). O momento em que o coração dessas pessoas seria tocado chegaria. Enquanto isso, Jesus rogava por aqueles que já O haviam aceito.

Além disso, Jesus morreria para que toda a humanidade fosse salva. Mesmo aqueles que, naquele momento, estavam descrentes, fora do plano divino de salvação, iriam se converter e seriam automaticamente comprados pelo sacrifício de Jesus.

*****************************************************

"E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós." (JO 17:11)

Jesus estava próximo do momento em que seria entregue e já não estava mais no mundo. Os discípulos, porém, estavam, e Jesus rogava ao Pai que os guardasse e que eles andassem em unidade, em comunhão e em entendimento para que fossem um.

Sejamos assim nós. Chega de contendas e dissensões: vivamos em unidade de espírito e de fé.

*****************************************************

"Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse" (JO 17:12)

Quem anda com Jesus não se perde. Não nos afastemos Dele, pois Ele é a luz e, se andamos na luz, sabemos para onde vamos.

*****************************************************

"Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos." (JO 17:13)

Quando temos Jesus em nosso coração e em nossa vida temos a alegria completa.

Quando Jesus disse essas coisas estava fisicamente entre os discipulos. Nós não tivemos a oportunidade de ver Jesus ou tocá-lO, mas não precisamos que Jesus esteja neste mundo físico para termos certeza de que Ele existe: nós O temos em nosso coração e isso deve bastar para que tenhamos nossa alegria completa.

*****************************************************

"Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo." (JO 17:14)

Jesus deu Sua palavra aos discipulos e eles foram odiados justamente por não serem do mundo.

Ora, as obras do mundo secular,que não serve a Deus, são do diabo. Se não somos do mundo, não temos parte no diabo e, por isso, somos odiados.

Que até o dia em que essas pessoas se convertam, e que seja, logo, que possams permanecer sendo odiados, pois isso significa que não temos parte com as obras do diabo. Claro, é preferível que aqueles que nos odeiam, influenciados pelo diabo, convertam-se e tenham a mesma fé que nós. Porém, enquanto isso, que eles continuem nos vendo como pessoas completamente diferentes.

*****************************************************

" Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal." (JO 17:15)

Não nos enganemos: vivemos em um mundo. Não adianta não querer ir trabalhar, fazer comida, estudar, etc. para ficar orando e lendo a Bíblia. Infelizmente, não podemos fazer isso.

Não devemos deixar de viver no mundo, mas orar a Deus que nos livre do mal, que nada abale nossa fé e que mandemos a tentação, a doença, o problema,embora de nossas vidas em Nome de Jesus e que possamos ser libertos.

Que o mundo não nos corrompa e não nos afaste do Senhor.

*****************************************************

" Não são do mundo, como eu do mundo não sou." (JO 17:16)

Jesus não é do mundo e não tem parte nele. Se estamos preferindo as coisas do mundo às coisas de Jesus, não estamos com Ele e, fora Dele, estamos suscetíveis a qualquer ataque do diabo.

*****************************************************

" Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade." (JO 17:17)

Nós somos santificados pela nossa fé em Cristo, que também é chamado a Palavra de Deus (AP 13:19). Se não estivermos no caminho do Senhor,na verdade, crendo e sendo fiel a Jesus, não estaremos santificados.

Não há meio termo para Jesus: aquele que não ajunta, espalha. Logo, o que não está justificado está vivendo na injustiça, sujo pelos pecados.

Tenhamos consciência, pois isso é algo muito sério.

*****************************************************

" Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo." (JO 17:18)

Da mesma forma que enviou Seus discípulos para pregar a verdade, Jesus nos enviou a nós nos tempos de hoje. Preguemos ousadamente a verdade do Evangelho da Salvação, dando nós também o exemplo: perdoando, ajudando, orando, jejuando quando necessário, consagrando-nos, recusando o pecado, dizendo não às tentações e às propostas do mundo, etc.

Jesus nos enviou para alcançar nossos familiares, amigos e todos que estiverem ao nosso alcance. Hoje em dia, com a internet, alcançamos até pessoas que nem conhecemos, que nem sabiamos que existiam.

O fato é que não devemos ser preguiçosos ou relaxados: somos o sal da terra (MT 5:13) enviado por Jesus para salgar a humanidade do amor, da glória e da Salvação do Senhor.

*****************************************************

"E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste

E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." (JO 17:20-23)

Jesus veio para que todos fossem salvos e nenhum perecesse. Ele sabia que muitos iriam crer depois de vê-lO morto, muitos deles, inclusive, pessoas que queriam Sua crucificação. Por saber disso, orava a Deus por essas pessoas. Note que não havia mágoa ou rancor, apenas amor, misericórdia e perdão.

Como já disse, os que amam e aceitam Jesus como único e suficiente Salvador devem ser unidos, pois todos os membros juntos é que formam a Igreja. Que, como Jesus disse, sejamos perfeitos em unidade, estando o Pai em Jesus e todos nós em Jesus.

*****************************************************

" Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo." (JO 17:24)

Jesus não quer Se apartar de nós e diz que quer que estejamos com Ele para ver Sua glória. Que lindo, irmãos!

Para vivermos essa bênção na eternidade, peçamos perdão ao Pai por todos os nossos pecados cometidos por atos, pensamentos e palavras, consciente ou inconscientemente, mudemos as práticas, perdoemos quem seja necessário, sejamos fieis no dizimo, na oferta e na obediência, larguemos a idolatria e TODA prática que nos afasta de Deus, que machuca o Senhor.

*****************************************************

" E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja." (JO 17:26)

Jesus quer que conheçamos cada vez mais dos direitos que Ele comprou para nós na cruz, assim como quer que saibamos nossos deveres como santos remidos pelo Cordeiro.

Que estejamos sempre firmados em Deus para que o amor Dele possa estar em nós.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/02/2013
Reeditado em 01/03/2013
Código do texto: T4165243
Classificação de conteúdo: seguro