Estudo 2 Samuel Capítulo 10

"Então disse Davi: Usarei de benevolência com Hanum, filho de Naás, como seu pai usou de benevolência comigo. E enviou Davi os seus servos para consolá-lo acerca de seu pai; e foram os servos de Davi à terra dos filhos de Amom." (2SM 10:2)

Davi havia recebido ajuda quando precisou e resolvei retribuir essa ajuda no tempo oportuno, quando Hanum estava triste pela morte de seu pai.

Devemos retribuir o bem que nos fizerem. Há pessoas que gostam apenas de receber, mas dar, nem pensar. Lembremos de que é dando que se recebe (LC 6:38) e de que o Senhor Se agrada quando vê bondade e misericórdia em nosso coração, pois Ele prefere a misericórdia ao holocausto (OS 6:6), e quantas pessoas preferem sacrificar, seja financeiramente, seja de qualquer outra forma!

*****************************************************

"Então disseram os príncipes dos filhos de Amom a seu senhor, Hanum: Porventura honra Davi a teu pai aos teus olhos, porque te enviou consoladores? Não te enviou antes Davi os seus servos para reconhecerem esta cidade, e para espiá-la, e para transtorná-la?

Então tomou Hanum os servos de Davi, e lhes raspou metade da barba, e lhes cortou metade das vestes, até às nádegas, e os despediu." (2 SM 10:3-4)

Sempre há aquelas pessoas que emprestam a boca para Satanás e causam intrigas, inclusive de modo inocente, sem saber que estão fazendo isso. Que não sejamos essas pessoas, estando sempre vigilantes.

Irmãos, no caso dos principes de Amom, talvez fosse apenas um cuidado excessivo por que vivam tempos de guerra por território, mas o fato é que eles julgaram a boa intenção de um servo de Deus, Davi. Com o juízo que julgarmos, seremos julgados (MT 7:2).

Hanum, sem se certificar de que fosse daquele jeito mesmo, humilhou os servos de Davi, o que era muito grave pois, sendo embaixadores do rei, deveriam ter imunidade diplomática (de acordo com a Bíblia da Mulher, edição Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida , 2 SM 10:4, nota). A Bíblia manda provar os espíritos para ver se eles são de Deus (I JO 4:1). Que não aceitemos como verdadeira qualquer declaração feita a nós, principalmente sobre outra pessoa, sem nos certificarmos antes de sua veracidade.

*****************************************************

"Quando isso foi informado a Davi, enviou ele mensageiros a encontrá-los, porque estavam aqueles homens sobremaneira envergonhados. Mandou o rei dizer-lhes: Deixai-vos estar em Jericó, até que vos torne a crescer a barba, e então voltai." (2 SM 10:5)

Davi não fez comentários maldosos e nem agrediu os seus homens, mas foi humano e os ajudou. Como é bom contarmos com a ajuda de amigos quando precisamos!

Deus nos usa para abençoarmos a vida das pessoas através da nossa ajuda. Que estejamos sempre prontos a fazer o bem às demais pessoas em um momento de dificuldade,assim como gostariamos que acontecesse conosco.

*****************************************************

"Vendo, pois, os filhos de Amom que se tinham feito abomináveis para com Davi, enviaram os filhos de Amom, e alugaram dos sírios de Bete-Reobe e dos sírios de Zobá vinte mil homens de pé, e do rei de Maaca mil homens e dos homens de Tobe doze mil homens." (2 SM 10:6)

Os filhos de Amom, quando viram a consequência do que tinham feito, até soldados sírios alugaram!

Olhem só o problema em que eles se meteram por julgar alguém. Eles claramente achavam que não tinham competência para vencerem com seu próprio contingente de soldados e, realmente, não tiveram competência para vencer nem com todos os homens que alugaram.

Na verdade, não era uma questão de competência, mas sim de estar longe de Deus. Quando o Senhor luta conosco, pode lutar um homem contra mil: ele sairá vencedor com tranquilidade, sem nem um arranhão.

*****************************************************

" E ouvindo Davi, enviou a Joabe e a todo o exército dos valentes." (2 SM 10:7)

O exército que foi enviado era valente. Não podemos ser frouxos, irmãos ("Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena" - . PV 24:10) ! Quando Deus nos permite passar por uma situação é como se Ele estivesse nos colocando em uma guerra e temos de nos mostrar valentes! Imaginem se os soldados começassem a chorar, sentassem e dissessem: "Ai, é muito dificil, é muito complicado, vamos voltar!".

*****************************************************

"Vendo, pois, Joabe que a batalha estava preparada contra ele pela frente e pela retaguarda, escolheu dentre todos os homens de Israel, e formou-os em linha contra os sírios.

E o restante do povo entregou na mão de Abisai seu irmão, o qual formou em linha contra os filhos de Amom.

E disse: Se os sírios forem mais fortes do que eu, tu me virás em socorro; e, se os filhos de Amom forem mais fortes do que tu, irei a socorrer-te.

Esforça-te, pois, e esforcemo-nos pelo nosso povo, e pelas cidades de nosso Deus; e faça o SENHOR o que bem parecer aos seus olhos." (2 SM 10:9-12)

Joabe e Abisai formaram um plano de ajuda mútua, o que deve ocorrer entre os filhos de Deus. Há irmãos que dizem: "Não, eu não quero ajuda de homem, não, eu só preciso de Deus". Nós DEPENDEMOS apenas de Deus, mas precisamos de outras pessoas, se não o Senhor nos colocaria para vivermos isolados.

Além disso, devemos ter disposição não apenas para receber ajuda em tempo oportuno, mas em ajudar aos outros em tempos de necessidade.

Devemos nos esforçar, ter fé e seguir adiante, com a certeza de que o Senhor não nos desamparará. Joabe estava lutando por um propósito limpo: proteger o povo de Deus de um ataque inimigo. Deus sabe os intentos do coração (HB 4:12). Joabe também tinha fé em Deus, colocando nas mãos Dele as rédeas da situação e o futuro daquela batalha (SL 37:5). Que tenhamos a mesma fé para agir frente às situações dificeis em nossa vida.

*****************************************************

"Então se achegou Joabe, e o povo que estava com ele, à peleja contra os sírios; e fugiram de diante dele.

E, vendo os filhos de Amom que os sírios fugiam, também eles fugiram de diante de Abisai, e entraram na cidade; e voltou Joabe dos filhos de Amom, e veio para Jerusalém." (2 SM 10:13-14)

Lutando na presença de Deus, os inimigos fugiram. É assim em nossa vida. A própria Palavra diz: "Sujeita-vos, pois, a Deus. Resisti ao diabo e ele fugirá de vós" (TG 4:7).

*****************************************************

"Vendo, pois, os sírios que foram feridos diante de Israel, tornaram a refazer-se.

E mandou Hadadezer, e fez sair os sírios que estavam do outro lado do rio, e vieram a Helã; e Sobaque, capitão do exército de Hadadezer, marchava diante deles." (2 SM 10:15-16)

As investidas do diabo são insistentes, assim como o exército inimigo. Temos de resistir, de nos manter firmes. O lugar em que o diabo mais atua é a mente humana, querendo nos fazer acreditar que aquela doença, aquele pecado, aquela prática, ainda está em nossa vida, mesmo depois de ser repreendido e mandado embora em Nome de Jesus. Não acreditemos nele. Ele é mentiroso e pai da mentira e quando mente fala do que lhe é próprio, e não há verdade alguma nele (JO 8:44). Se abaixarmos a guarda, o diabo nos destroi.

*****************************************************

"Do que informado Davi, ajuntou a todo o Israel, e passou o Jordão, e foi a Helã; e os sírios se puseram em ordem contra Davi, e pelejaram com ele.

Porém os sírios fugiram de diante de Israel, e Davi feriu dentre os sírios aos homens de setecentos carros, e quarenta mil homens de cavalaria; feriu também a Sobaque, capitão do exército, que morreu ali." (2 SM 10:17-18)

Uma mostra de como o inimigo é derrotado se ficarmos firmes: Davi teve a noticia de que os inimigos estavam voltando, ficou firme, lutou e os inimigos foram embora de maneira definitiva.

Não há erro, irmãos.

*****************************************************

" Vendo, pois, todos os reis, servos de Hadadezer, que foram feridos diante de Israel, fizeram paz com Israel, e o serviram; e temeram os sírios de socorrer aos filhos de Amom." (2 SM 10:19)

Quando alguns dos inimigos viram os outros feridos diante de Israel, temeram, fizeram paz e os serviram! Irmãos, o diabo tem de olhar para nós e pensar: "Não, com esse não dá, Deus está do lado dele". Ele não pode ver em nós pessoas fracas, presas fáceis!

Temos todos os recursos para sermos mais que vencedores através da morte de Jesus por nós (RM 8:37). Paremos de perder tempo e tomemos posse dessa bênção, em Nome de Jesus!

Paz a todos.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 28/02/2013
Reeditado em 01/03/2013
Código do texto: T4165245
Classificação de conteúdo: seguro