Estudo Números capítulo 6

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando um homem ou mulher se tiver separado, fazendo voto de nazireu, para se separar ao SENHOR,

De vinho e de bebida forte se apartará; vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte não beberá; nem beberá alguma beberagem de uvas; nem uvas frescas nem secas comerá.

Todos os dias do seu nazireado não comerá de coisa alguma, que se faz da vinha, desde os caroços até às cascas.

Todos os dias do voto do seu nazireado sobre a sua cabeça não passará navalha; até que se cumpram os dias, que se separou ao SENHOR, santo será, deixando crescer livremente o cabelo da sua cabeça." (NM 6:1-5)

Esse capítulo trata do voto de nazireu, um voto voluntário feito por homens ou mulheres para que fossem consagrados a Deus, podendo durar um período determinado ou a vida inteira.

O voto era voluntário, mas mesmo sua quebra era considerada séria. Quando fazemos um voto ao Senhor, devemos cumpri-lo. Não votemos o que não iremos cumprir, já que a Palavra diz que o Senhor não Se agrada de tolos (EC 5:4). Além disso, não façamos votos para reparar algum pecado que tenhamos cometido, pois nossa justificação acontece pela fé em Deus e não pelas nossas obras (GL 5:4), já que o perdão de Deus é dado de maneira gratuita, sendo necessário apenas o arrependimento sincero e a confissão do pecado.

*****************************************************

"Todos os dias que se separar para o SENHOR não se aproximará do corpo de um morto.

Por seu pai, ou por sua mãe, por seu irmão, ou por sua irmã, por eles se não contaminará quando forem mortos; porquanto o nazireado do seu Deus está sobre a sua cabeça.

Todos os dias do seu nazireado santo será ao SENHOR." (NM 6:6-8)

O voto exigia um exercício muito grande de negação: a pessoa que estivesse sob o voto não deveria se aproximar de nenhum cadáver, mesmo que fosse de um familiar. O voto tinha a intenção de separar essa pessoa para o Senhor a fim de que se tornasse santo nesse período, o que exigia fé e sacrificio.

****************************************************

" E se alguém vier a morrer junto a ele por acaso, subitamente, que contamine a cabeça do seu nazireado, então no dia da sua purificação rapará a sua cabeça, ao sétimo dia a rapará." (NM 6:9)

Porém, como o Senhor é justo, se alguém morresse por acaso perto dele, subitamente, a purificação seria possível através das ofertas apropriadas.

*****************************************************

" Então o nazireu à porta da tenda da congregação rapará a cabeça do seu nazireado, e tomará o cabelo da cabeça do seu nazireado, e o porá sobre o fogo que está debaixo do sacrifício pacífico." (NM 6:18)

Rapar a cabeça significava que o nazireu estava livre de seu voto, podendo voltar à vida comum ou até fazer outro voto.

Assim como rapar a cabeça significava o fim de um período e o início de outro, que nós possamos rapar de nossa vida tudo o que nos afasta do Senhor e começarmos um período de santificação e de paz na presença do Altíssimo.

*****************************************************

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Fala a Arão, e a seus filhos dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:

O SENHOR te abençoe e te guarde;

O SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;

O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei." (NM 6:22-27)

A bênção sacerdotalsó era dada quando todo o exército estava em ordem e os israelitas estavam preparados para marcha, pois o nome do Senhor estava sendo ligado ao Seu povo nessa hora, bem como Seu caráter. (Bíblia da Mulher Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida, NM 6:22-27, nota).

Em nossa vida, só recebemos a bênção e a proteção do Senhor, vemos Sua glória sobre nosso rosto e nossa vida e temos paz quando estamos na Sua Santa Presença, dispostos a servi-lO e a colocar toda a nossa vida em ordem. Deus é misericordioso e sempre nos dá uma nova chance de mudarmos. Não desperdicemos a chance que Ele nos dá hoje.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 01/03/2013
Código do texto: T4165592
Classificação de conteúdo: seguro