FALE DA SUA FÉ

SERMÃO Nº 004/2013

LOCAL: PIB DE FORMOSA DO RIO PRETO

DATA: 03/03/2013

TÍTULO: FALE DA SUA FÉ

TEMA: TESTEMUNHE ÀS NAÇÕES PELO PODER DO ESPÍRITO.

TEXTO: ATOS 1.8

INTRODUÇÃO

O tema da campanha, nos dá uma ordem. É um imperativo. Está dizendo: “Vá testemunhar!”. Mas também nos dá a maneira de fazer isso. Porque existe uma maneira de fazê-lo: Pelo poder do Espírito Santo. Leiamos Atos de 1 a 7. Jesus está reunido com seus discípulos pela última vez, depois da ressurreição. Os discípulos querem saber sobre a restauração de Israel. Jesus lhes responde: Não vos compete saber os tempos.... mas, recebereis poder. Trata-se de autoridade delegada. O guarda de trânsito tem uma autoridade, quando está atuando, delegada pelo Estado. A autoridade é de Jesus – Mateus 28.18. A igreja recebeu uma autoridade, um poder, da parte de Deus. Assim como aqueles que receberam os talentos na parábola, nós não podemos declinar dessa autoridade, não podemos, muito menos, enterrá-la para quando Ele voltar. A autoridade deve ser exercitada.

Vejamos o texto:

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

Está claro que “ser testemunha”, é consequência natural para aqueles que receberam poder. De outra forma, fica evidente que não é possível ser testemunha sem que o poder tenha sido recebido.

Ser testemunha, nesse caso, não significa ter visto a Cristo, mas ter vivenciado, experimentado a vida Dele em sua vida.

A promessa de Jesus realizou-se em Atos 2.1-4. Parece-me que este evento tem relação com o texto de Joel 2.28,29.

A ordem de Deus é: Vá!.

a) Foi assim com Abraão – Gn 12.1

b) Foi assim com Moisés – Êx 3.10

c) Foi assim com Isaías – Is 6. 9

d) Assim é para a igreja – Mt 28.19

SOMOS CHAMADOS A SER TESTEMUNHAS DE CRISTO ÀS NAÇÕES, FAZENDO USO DA AUTORIDADE QUE NOS FOI DELEGADA.

I – REQUISITOS PARA TESTEMUNHAR

a) É preciso ter uma experiència de nova vida em Cristo.

b) É preciso receber poder.

II - A GEOGRAFIA DA TESTEMUNHA

a) Jerusalém: O que é Jerusalém?

Lugar do poder

Lugar do templo

Lugar das contradições

Lugar das perseguições e do sofrimento

b) Toda a Judeia: O que é a Judeia?

Referência à própria Nação, a Israel

É o lugar da minha cultura, dos meus iguais

É o lugar onde nasci, todos me conhecem...

c) E Samaria: O que é Samaria?

Samaria é uma das províncias de Israel.

Sua população era mestiça, tanto etnicamente quanto do posto de vista religioso – 2 Rs 17.24

Por que Samaria é enfatizada, se ela faz parte do país?

É preciso ir a Samaria, aos rejeitados, aos desprezados:

• Lá tem gente que precisa mudar de vida – Jo 4.1ss;

• Lá tem gente de coração agradecido – Lc 17.16;

• Lá tem gente que ama o próximo – Lc 10.33

d) Aos confins da terra: O que são estes confins?

Lugares de cultura diversa da nossa;

Outras nações, idiomas...

III – AS RAZÕES PARA O TESTEMUNHO

1. Uma ordem daquele que delega o poder – Mt 28.19; Mc 16.15; At 1.8

2. Uma necessidade não sabida do outro – Rm 3.23; Rm 10.13-15; Hb 9.27

3. Um sinal de quem somos em Cristo – Jo 6.27; Jo 10.2,3; João 17.18

CONCLUSÃO

A autoridade nos foi delegada. Precisamos exercitá-la.

Ilustração: Uma guarnição policial que vê um crime acontecendo e não faz nada.

O cristão que não testemunha da sua salvação age da mesma forma.

Em Formosa, onde iremos? Quais bairros? Quais veredas? Quais famílias?

BIBLIOGRAFIA:

BUCKLAND, A. R. Dicionário Bíblico Universal. São Paulo: Editora Vida, 1981.

RYRIE, Charles C. A Bíblia de Estudo Anotada / Expandida. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2007.