ESTUDO FILIPENSES 1 // ESTUDO 2 SAMUEL 11 (O ADULTÉRIO DE DAVI E BATE-SEBA)

"Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós,

Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas,

Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora." (FP 1:3-5)

Devemos orar sempre com alegria por aqueles que cooperam com a pregação do Evangelho de Cristo. Note: orar COM ALEGRIA. Lembremo-nos de que a alegria do Senhor é a nossa força (NE 8:10).

Os filipenses cooperaram com o Evangelho "desde o primeiro dia até agora", ou seja, foram constantes e persistentes. Que nós também sejamos, sem desanimar e nem abrir mão do nosso ministério e da pregação do Evangelho, não importando a situação adversa que se nos apresente.

*****************************************************

" Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" (FP 1:6)

No momento em que fomos convertidos e o Senhor Jesus entrou em nosso coração, iniciou-se a boa obra da nossa salvação. Ele a terminará, transformando-nos e mudando nossa vida de maneira que sejamos aperfeiçoados, ou seja, cresçamos em graça e sabedoria na Palavra, até o dia do Juízo.

*****************************************************

" Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho." (FP 1:8)

Devemos estar ao lado da pregação do Evangelho nos momentos de glória e de dificuldades de igual maneira, com igual entusiasmo e fé.

*****************************************************

" Porque Deus me é testemunha das saudades que de todos vós tenho, em entranhável afeição de Jesus Cristo." (EF 1:8)

Não nos preocupemos com a opinião que os outros possam ter a nosso respeito ou com o que as pessoas podem pensar de nós: se temos sentimentos puros, o Senhor os conhece em nosso coração, assim como conhece toda sujeira que, porventura, nele esteja e precise ser retirada.

*****************************************************

" E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento," (FP 1:9)

Nosso amor só cresce em conhecimento quando cresce na Palavra. É através da leitura, meditação e estudo da Palavra que crescemos em conhecimento espiritual.

Não adianta termos apenas uma grande bagagem científica, como é tão comum na sociedade em que vivemos, mas não termos o menor conhecimento espiritual do que agrada ao Senhor, além da capacidade para passarmos pelas adversidades ( a longanimidade, que é a capacidade de passarmos pelas adversidades com fé, é fruto do Espírito, como vemos em Gálatas 5:22). Lembremo-nos de que Jesus venceu o mundo e todas as suas aflições, sendo necessário que tenhamos bom ânimo (JO 16:33) e não deixemos que o inimigo nos destrua.

*****************************************************

" Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo;" (FP 1:10)

É excelente tudo o que edifica, que acrescenta espiritualmente e, para acrescentar espiritualmente, é necessário que esteja pautado na Palavra de Deus.

Devemos ser sinceros. Se uma comida estiver ruim e nos perguntarem se está boa, não mintamos para agradar a pessoa. De maneira delicada, digamos a verdade. O Espírito Santo nos orientará.

Por último: chega de escândalos. Há pessoas que criam caso por qualquer coisa, escandalizam as pessoas com suas palavras e atitudes e acabam até afastando muitas pessoas do caminho de Jesus, tendo de responder por isso no tempo oportuno.

*****************************************************

" Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus." (FP 1:11)

Toda justiça vem de Deus. Somos justificados pela fé em Cristo e isso é para que nenhum se glorie, mas que a glória e o louvor sejam dados apenas a Deus.

*****************************************************

"E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho;

De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;

E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor." (FP 1:12-14)

Deus tem o poder de usar situações aparentemente dificeis para que a glória Dele seja manifesta e algo de bom seja tirado daquele problema.

Nunca pensemos que uma situação está perdida, pois o Senhor a transforma em chuva de bênçãos. Só há situação perdida para aqueles que não conhecem ou não servem a Deus. Para nós, há oportunidades para que a glória de Deus transborde em nossas vidas.

Além disso, falemos ousadamente no Senhor e com confiança, sem temor do que vão pensar de nós, se vão criticar, se vão fazer comentários como "Ih, virou crente, virou Bíblia, virou fanático!". Sem timidez, pois os tímidos não herdarão o Reino dos Céus (AP 21:8) e, quando vivíamos no mundo, não tínhamos vergonha, por que temos de ter vergonha agoraa,na hora de falar de Deus e da Palavra Dele? Se estamos pregando a Palavra de Deus, não importam as perseguições: nenhum mal nos alcançará, pois Deus é fiel (1 CO 1:9).

*****************************************************

" Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;" (FP 1:15)

"Porfia" pode ser entendido como "disputa", ou seja, muitos pregavam a Cristo por interesses pessoais, até vaidade, talvez. Que não sejamos assim, que não preguemos a Cristo por almejar um lugar de destaque na congregação ou olhares de respeito de outros membros, mas preguemos de boa vontade, tendo por único e exclusivo móvel a vontade e o prazer de cumpir o chamado do Senhor, levando a Palavra Dele cada vez mais longe.

*****************************************************

"Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.

Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho." (FP 1:16-17)

Por saber das perseguições aos servos de Cristo, talvez pessoas tenham pregado ao Senhor e colocado a pregação na "conta" de Paulo, para que fosse preso.

Por outro lado, há pessoas que pregavam por amor, reconhecendo o trabalho ministerial do servo de Deus.

****************************************************

" Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda." (FP 1:18)

Deus converte situações penosas em fonte de bênçãos, como disse. Não importava por qual motivo: a Palavra de Deus estava sendo divulgada, mesmo que até sem querer ou por motivos torpes.

Lembremo-nos de que todas as coisas cooperam para o bem daquele que ama a Deus (RM 8:28).

*****************************************************

" Porque sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo," (FP 1:19)

Assim como o servo de Deus tinha certo o recebimento do seu galardão no céu, assim deve ser conosco. Se temos dúvidas quanto à nossa salvação, entremos em oração e busquemos a Deus para ver o que necessita ser mudado, pois isso é algo muito sério. Além disso, devemos ter fé: aquele que aceitou Jesus Cristo como Único e Suficiente Senhor e Salvador é remido e lavado pelo sangue do Cordeiro, salvo pelo Seu sacrifício na cruz do Calvário. Nossa parte é vivermos uma vida limpa e na presença de Deus, para que não percamos nossa salvação, conquistada por Jesus a preço de sangue.

*****************************************************

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (FP 1:20-21)

Quem crê no Senhor jamais será confundido (RM 10:11) e saberá discernir o que o aproxima e o que o afasta do Pai Altíssimo. Além disso, devemos sempre dar oportunidades para que o Senhor seja engrandecido em nosso corpo. A vida na carne não deve ser mais importante que a vida espiritual. Paulo sabia tanto disso que disse que morrer era ganho, pois iria para a glória com Cristo.

Nossa vida na terra também deve ser Cristo, ou seja, vivendo em Sua gloriosa presença e fazendo o que O agrada.

*****************************************************

"Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor." (FP 1:23)

Não devemos ter medo da morte. Se estivermos em comunhão com Cristo, vivendo de acordo com a Palavra, iremos para um lugar muito melhor desfrutar do amor e da paz ao lado do Pai celestial.

Tomemos cuidado, porém, para não irmos para a fornalha de fogo, onde há choro e ranger de dentes (MT 13:50).

*****************************************************

"Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne.

E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para proveito vosso e gozo da fé,

Para que a vossa glória cresça por mim em Cristo Jesus, pela minha nova ida a vós." (FP 1:24-26)

Temos uma grande obra para fazer em nossa vida na carne: pregar o Evangelho a toda criatura, por todo o mundo. Ir para a glória será maravilhoso, mas não devemos deixar de viver nossa vida na terra: antes, vivamos, com o foco de levar a Palavra de Deus cada vez mais longe.

Nossa vida na sociedade, com amigos, parentes, etc., deve ser para proveito da fé e gozo dessas pessoas, a fim de que sejam encontradas, assim como nós, gloriosas no dia do Juízo. Devemos, em Cristo, ajudar a fortalecer a fé dessas pessoas e a alegria que só a fé em Cristo pode trazer.

*****************************************************

" Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho." (FP 1:27)

Devemos nos portar dignamente, ou seja, devemos fazer o que é aprovado por Deus. Antes de tomarmos uma decisão, pensemos: "Jesus faria isso? Jesus falaria isso? Será que Ele aprovaria minha forma de agir, de falar e de pensar?".

Fujamos das imoralidades, tão presente em nossa sociedade, e não nos preocupemos em sermos de Cristo apenas na frente das pessoas, dos pastores ou dos irmãos de Igreja: sejamos de Cristo em tempo integral, pois o Pai tudo vê em secreto (MT 6:6).

Além disso, andemos em um mesmo espírito: o da fé na obra do Evangelho de Cristo, com ânimo, sem esmorecer. A Igreja de Cristo, que somos nós, precisa de unidade, sem contendas e dissensões, e ânimo para vencer as batalhas que se nos apresentam todos os dias pelo maligno, a fim de retardar a pregação do Evangelho.

*****************************************************

" E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus." (FP 1:28)

Aqueles que resistem à Palavra de Deus estão caminhando rumo à perdição e não devemos nos espantar. Nós, porém, para a salvação, pois estamos fazendo a nossa parte: falando do amor de Cristo. Quem não der ouvidos responderá por si mesmo em tempo oportuno.

*****************************************************

"Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele,

Tendo o mesmo combate que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim." (FP 1:2-30)

Como já disse antes, padecer, ou seja, sofrer perseguições por conta da nossa fé em Deus, é um privilégio!

Cada vez que somos atacados por conta da nossa fé é uma oportunidade para colocarmos em ação nossa fé, nosso ânimo e nossa disposição para servir. Se estamos incomodando o diabo com nossas obras, assim como Paulo incomodava, glória a Deus: sinal de que estamos do lado contrário do Maligno. Tenhamos fé e não esmoreçamos, pois receberemos,em tempo oportuno, a coroa incorruptível (1 CO 9:25).

*****************************************************

ESTUDO 2 SAMUEL 11

"E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?" (2 SM 11:1-3)

A história de Davi é o que acontece quando não fazemos o que temos de fazer: o diabo nos ataca.

Davi deveria ter saído à guerra, mas não foi: resolveu ficar "passeando" pelo terraço, até que viu Bate-Seba tomando banho, sendo ela mui formosa à vista.

Deus já me chamou a atenção a respeito de certos pensamentos que me atingem justamente por eu ter um caminhão de coisas para fazer, mas ficar pensando no nada, dando vazão aos ataques malignos.

Irmãos, o que temos de fazer? Estamos fazendo ou estamos "passeando" pelo terraço? Não fiquemos passeando: se temos de estudar, estudemos; se temos de trabalhar, trabalhemos. Acima de tudo: estejamos meditando na Palavra, estejamos sempre com as Sagradas Escrituras no coração e não fiquemos "passeando" por onde o diabo pode nos atacar. É como se houvesse uma linha divisória imaginária: não andemos nem perto de onde as garras do diabo alcançam para que não aconteça conosco o que aconteceu com Davi, tendo como preço a vida de dois inocentes: Urias, marido de Bate-Seba, e o bebê, fruto do adultério do rei.

*****************************************************

" Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa." (2 SM 11:4)

Vamos à Bate-Seba. Talvez ela tenha se deitado com Davi por medo de recusar o convite, já que ele era rei e ela lamentou a morte de seu marido, ou talvez por vaidade. O fato, porém, é que nos vêm convites indecentes o tempo todo: estejamos aptos a recusá-los veementemente, para que não venha sobre nós a condenação. Assim como ocorreu com Bate-Seba, as consequências são graves e dolorosas.

*****************************************************

"E a mulher concebeu; e mandou dizer a Davi: Estou grávida.

Então Davi mandou dizer a Joabe: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi.

Vindo, pois, Urias a ele, perguntou Davi como passava Joabe, e como estava o povo, e como ia a guerra." (2 SM 11:5-7)

Davi resolveu puxar conversa com Urias, querendo saber como estava Joabe, o povo, etc. Irmãos, essa foi uma atitude falsa de Davi. Não façamos isso: Davi pretendia matar Urias e estava lá, falando com ele como se estivesse interessado e preocupado. Urias nunca poderia imaginar o que lhe aguardava.

Que não sejamos falsos, mas sinceros em tudo o que fizermos. Se errarmos, falemos a verdade e peçamos perdão a Deus e a quem lesamos. Não importam as consequências: é sempre melhor estarmos em paz com Deus.

****************************************************

"Depois disse Davi a Urias: Desce à tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo lhe foi mandado um presente da mesa do rei.

Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa.

E fizeram saber isto a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa?

E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficaram em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal coisa." (2 SM 11:8-11)

Urias era fiel a Davi, seu rei, e aos seus companheiros, achando injusto ter o privilégio de ir à sua casa descansar, deitar-se com sua esposa, enquanto os companheiros estavam acampados no campo. Urias mostrou um caráter íntegro: ele poderia ter se aproveitado da suposta "amizade" do rei e beneficiar-se, mas não.

Muitas vezes, somos íntegros e mesmo assim pessoas armam ciladas contra nós, usadas pelo maligno. Estejamos, pois, na presença de Deus, para que sejamos livres do lado do passarinheiro (SL 91:3).

*****************************************************

"Então disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.

E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa." (2 SM 11:12-13)

Mais uma vez, a atitude falsa de Davi: Urias comeu e bebeu, convidado pelo homem que o haveria de matar.

*****************************************************

"E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias.

Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra." (2 SM 11:14-15)

Davi sabia que Urias era um homem de confiança, tanto que escreveu uma carta a Joabe, na qual arquitetava a morte de Urias, e pediu que ele próprio a entregasse. Se Urias abrisse a correspondência real e lesse, Davi estaria perdido.

*****************************************************

"Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes.

E, saindo os homens da cidade, e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.

Então enviou Joabe, e fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja.

E deu ordem ao mensageiro, dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja,

E sucedendo que o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?

Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço de uma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu." (2 SM 11: 16-21)

Joabe também se aproveitou da morte de Urias: caso Davi ficasse bravo por terem chegado tão perto da cidade contra a qual lutavam, coisa que Davi claramente não aprovava, usariam a morte de Urias para desviar a atenção de Davi e, agradando-o, fazerem com que ele não levasse em conta o erro. Era algo mais ou menos com esse sentido: "Olha, nós erramos, mas Urias está morto como você queria".

*****************************************************

"E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderosos foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.

Então os flecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.

E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim" (2 SM 11:23-25)

O plano de Joabe realmente deu certo: Davi foi complacente e, aparentemente, não ligou para o erro que havia sido cometido. A espada consome tanto este como aquele, assim como consome o soldado fiel a quem Davi planejou e concretizou a morte por uma paixão desenfreada. Tomemos cuidado com essas coisas: nossa carne nos engana. Se o relacionamento, seja sentimental ou de qualquer outra natureza, não for de acordo com o que o Senhor aprova, não haverá bênção,antes maldição e espaço para que o diabo atue. Que nossos relacionamentos sejam sempre santos e irrepreensíveis diante do Senhor. Não estou aqui dizendo para que ninguém termine seus relacionamentos, mas que oremos e tiremos toda a sujeira que possa haver para que ele possa ser cheio da glória e da bênção de Deus, que enriquece e não acrescenta dores (PV 10:22).

*****************************************************

" E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR." (2 SM 11:27)

Aqui está a chave do que acontecerá com Davi a seguir: o que ele fez pareceu mal aos olhos do Senhor.

Não importa se o mundo aprova ou acha normal o que fazemos: o que importa é o que o Senhor acha do que fazemos e pensamos. Quando nossas atitudes, pensamentos e palavras não agradam ao Senhor e não nos arrependemos, mudando de caminho, as consequências são, como já disse, sérias e dolorosas, e isso ficará claro com o desdobramento da história de Davi.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 03/03/2013
Código do texto: T4169175
Classificação de conteúdo: seguro