Estudo João capítulo 18

"Tendo Jesus dito isto, saiu com os seus discípulos para além do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos.

E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar, porque Jesus muitas vezes se ajuntava ali com os seus discípulos." (JO 18:1-2)

Assim como Judas sabia onde iria para encontrar Jesus e levava consigo as pessoas necessárias para prendê-lO, ou seja, a quem O entregaria, o diabo também sabe onde nos atacar e o que fazer para nos prejudicar.

Peguemos dois exemplos: Dalila sabia o que tinha no coração de Sansão (o segredo de sua força) e sabia que, se subisse ao seu coração, causaria destruição, como fez (JZ 16:18). Jó tinha medo, o diabo sabia disso e Jó declarou: "O que eu temia me sobreveio e o que eu receava me aconteceu" (JÓ 3:25).

Estejamos alertas e vigilantes, pois o diabo sabe nosso ponto fraco e sabe o que fazer para nos atacar e nos desviar dos caminhos e dos planos de Deus para nós.

*****************************************************

"Tendo, pois, Judas recebido a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.

Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?

Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.

Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra." (JO 18:3-6)

Jesus não se escondeu e não fugiu. Por saber do propósito do Pai em Sua vida, foi corajoso e se apresentou em verdade, com certeza sendo assistido pelo Deus Altíssimo. Além disso, Ele se retirou para o horto para orar, sendo fortalecido espiritualmente na presença do Pai.

Quando passarmos por uma situação de batalha, de guerra espiritual e de perseguição, oremos, fortaleçamo-nos na presença do Pai e apresentemo-nos para a batalha de maneira ousada. Assim como os perseguidores de Jesus recuaram e caíram por terra, os nossos inimigos farão o mesmo. Assim como os perseguidores de Jesus, o diabo não espera nossa ousadia, mas espera que fujamos ou fiquemos desesperados. Talvez os perseguidores de Jesus esperassem que Ele dissesse: "Não sou eu", ou fugisse, ou dissesse que não era bem daquela forma, espantando-se com a solicitude e sinceridade de Jesus. O diabo espera que choremos, fiquemos desesperados, contestemos a Deus e até blasfememos com a suposta injustiça divina. Façamos, pois, exatamente o contrário: Deus é conosco e, quando estamos no propósito, na vontade e na Palavra Dele, nenhum mal nos atinge; antes, somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37).

*****************************************************

"Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

Mas Jesus disse a Pedro: Põe a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?" (JO 18:10-11)

Não havia necessidade de agressão: Jesus iria cumprir o propósito que Deus tinha para Ele e pelo qual Ele havia nascido. Aquele era o momento de cumprir a obra de Deus e Jesus não iria recuar. Que tenhamos essa coragem e essa fé inabalável, irmãos.

Além disso, não havia motivo para agressões e luta com espadas, pois nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra os principados e potestades e Jesus sabia disso (EF 6:12).

*****************************************************

"E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro.

Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.

Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas, e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também." (JO 18:16-18)

Jesus já havia advertido a Pedro de que este O negaria três vezes. Pedro, por sua vez, disse que não, confiando em si e na sua carne. Não cometamos o mesmo erro.

Se o Senhor nos disser: "Não vá por ali, por que você vai se perder", não confiemos em nossa capacidade, em nossa força ou em nossa carne, mas creiamos e obedeçamos ao Senhor. Além disso, não neguemos a Cristo, pois Ele morreu por nós por amor e sacrifício de amora suave. Se já fizemos isso, arrependamo-nos, peçamos perdão e não façamos mais, pois aquele que O negar será negado por Ele (LC 12:9).

*****************************************************

"E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.

Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde os judeus sempre se ajuntam, e nada disse em oculto.

Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito." (JO 18:19-21)

Devemos estar sempre prontos a dizer o que Jesus nos ensinou. Jesus não fez alarde de Si mesmo e nem de Sua obra, mas disse que os outros falariam Dele. O mesmo deve acontecer conosco: não tenhamos vaidade ou orgulho, gritando por aí que somos de Jesus, mas deixemos que nossas obras falem por nós e que tenhamos obras dignas de um servo de Cristo. Lembremos de que "cristão" significa "parecido com Cristo".

Além disso, Jesus nunca disse nada em oculto. Pilatos e os outros poderiam perfeitamente conhecer o que dizia. Assim ocorre conosco: Jesus fala a todos e está à disposição para salvar-nos a todos. Não podemos dizer que não sabíamos, pois o Senhor providencia para que TODOS tenham a oportunidade de ouvir a Palavra, de crer e se converter, a fim de que ninguém chegue do outro lado dizendo que não sabia. Por isso é tão importante a pregação do Evangelho em todos os lugares e de todas as formas: folhetos, televisão, pregação na rua, pregação para medigos (conheço um que, após aceitar Jesus, mudou de vida radicalmente: hoje vive de forma confortável e é obreiro da Igreja em que congrego), pregação para presos (muitos falam a respeito de haver Igrejas dentro da cadeia, abertas, muitas vezes, pelos próprios presos. Questionam o por que de geralmente serem Igrejas evangélicas. A resposta é simples: a luz tudo manifesta e a Bíblia Sagrada, sendo a verdade absoluta, é manifesta pela luz de Jesus. Poucos sabem ou têm consciência do bem e da mudança que isso opera nessas pessoas, saindo da cadeia com sua dívida para com a sociedade paga e prontos para servir a obra de Deus, para que muitos não caiam no erro no qual eles próprios caíram), pregação para famílias de presos na porta das cadeias (muitas vezes a mudança deve começar na própria família, sendo o erro existente nela a porta que o diabo usa para entrar e destruir, impedindo a luz de Jesus de brilhar), pregação em hospitais, etc. Por isso é tão importante a presença de servos de Deus na política e em todos os outros segmentos.

****************************************************

"E, tendo dito isto, um dos servidores que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?

Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?" (JO 18:22-23)

Jesus havia feito o bem durante toda Sua vida e não merecia ser feridO. Entretanto, passou por tudo aquilo não por injustiça do Pai, mas por amor, para que fossemos salvos, libertos, curados e perdoados de toda iniquidade. Não joguemos esse sacrificio fora, não façamos em vão a obra da Cruz. Lembremos de que fomos comprados por um bom preço, não nos façamos servos dos homens (1 CO 7:23). Isso não significa sermos insubordinados e não respeitarmos autoridade e nem ninguém, mas sim não sermos servos da carne e das maldades do mundo, executadas pelos homens e direcionadas pelo diabo. Também não devemos ser idólatras, colocando os homens e coisas humanas acima da glória de Deus.

Precisamos uns dos outros, mas DEPENDEMOS apenas de Deus e toda a glória pela nossa vitória deve ser dada a Ele e que Ele não divide Sua glória com ninguém: "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura" (IS 42:8). Vemos, assim, o por que a idolatria é um pecado: pois estamos dividindo a glória de Deus com outras coisas, sendo que toda a glória pertence somente a Ele.

*****************************************************

"E Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Disseram-lhe, pois: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.

E um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele?

E Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou." (JO 18:25-27)

Assim como Jesus havia dito, aconteceu: Pedro O negou três vezes e, logo após, o galo cantou. A Palavra do Senhor nunca falha e lembremos que o nome pelo qual Jesus é chamado é A Palavra de Deus (AP 19:13).

*****************************************************

" Depois levaram Jesus da casa de Caifás para a audiência. E era pela manhã cedo. E não entraram na audiência, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa." (JO 18:28)

Notem a incoerência: o povo não queriam se contaminar, para poderem comemorar a Páscoa, que era a festa da saída do povo do Egito em direção à terra Prometida, mas estavam querendo matar o Salvador da humanidade, enviado por Deus, pelo próprio Deus que os tirou do Egito!

Irmãos, tomemos cuidado com religiosidades. Não sejamos religiosos ou ritualísticos. Não estou dizendo que a Páscoa não é uma ocasião importante: claro que é, assim como é o Natal. Porém, fiquemos alertas: há pessoas que, no Natal, choram, emocionam-se dizendo que é o nascimento de Jesus, mas fazem tudo de errado o ano inteiro, servindo até ao diabo, se bobear. Ora, sejamos coerentes! Devemos ser de Jesus o ano inteiro e não apenas em datas comemorativas. Devemos servir a Jesus integralmente em nosso coração e não em religiosidade. Religião não salva ninguém, mas Cristo, sim.

*****************************************************

"Então Pilatos saiu fora e disse-lhes: Que acusação trazeis contra este homem?

Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos." (JO 18:29-30)

Essas pessoas achavam que estavam fazendo um grande bem: entregando um malfeitor. Jesus já havia advertido aos discípulos que o mesmo ocorreria com eles: chegaria um tempo em que quem os matasse cuidaria estar fazendo um bem.

Cuidado com as coisas que fazemos e que achamos que estamos agradando o Senhor: peçamos a direção Dele sobre o que temos de fazer e que o que façamos esteja COMPLETAMENTE pautado na Palavra. Em uma situação, não podemos seguir 75% o que está na Palavra e os outros 25%, não, por que "não tem importância". Está amarrado, em Nome de Jesus! Uma brecha apenas fora da Palavra já é o suficiente para que o diabo nos ataque, pois são as raposinhas que fazem mal à vinha (CT 2:15).

Além disso, cuidado: se 75% da direção que tivemos está na Palavra e os outros 25% contradizem a Palavra de Deus, fujamos disso e peçamos sabedoria e entendimento a Deus, pois Ele não é Deus de confusão (1 CO 14:33).

*****************************************************

"Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito matar pessoa alguma.

(Para que se cumprisse a palavra que Jesus tinha dito, significando de que morte havia de morrer)." (JO 18:31-32)

Os judeus não podiam matar a Jesus, mas estavam jogando o problema para Pilatos, com esperança de que esse O matasse, como de fato aconteceu.

*****************************************************

"Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?

Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?

Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui." (JO 18:33-36)

Jesus perguntou se Pilatos dizia aquilo dele mesmo ou se tinham dito a ele já sabendo a resposta. Deus sabe exatamente de tudo o que faremos até o dia em que fecharmos os olhos. Quando erramos, não é novidade para o Senhor, mas Ele deixa que nós olhemos nossos erros e defeitos para que tenhamos a disposição de mudar. Ele nos permite ver o que temos de melhorar.

O reino de Jesus não era deste mundo e Ele sabia que aqui não seria considerado rei, mas sim nos Céus. Vemos mais uma vez que não temos de lutar contra a carne e o sangue, pois Jesus diz que se o reino Dele fosse deste mundo os seus servos lutariam. Jesus deveria morrer para que vencesse o nosso inimigo, o diabo, e essa vitória se daria espiritualmente.

*****************************************************

" Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (JO 18:37)

Jesus sabia quem Ele era, sendo desnecessário ficar falando Dele próprio e rebatendo acusações.

Muitas vezes somos acusados em nossa vida. Porém, se estivermos vivendo na presença do Senhor e a acusação for falsa, fiquemos em paz, não arrumemos confusão e nem fiquemos batendo boca: a luz tudo manifesta (EF 5:13). Aliás, eu mesma já passei por uma situação assim e essa revelação de Deus foi eficaz. Glória a Deus por isso!

Contudo, se a acusação for verdadeira e, realmente, estivermos errados, a luz manifestará também: tenhamos humildade, arrependamo-nos e peçamos perdão, primeiro a Deus e depois à pessoa que lesamos ou magoamos de qualquer forma. Não deixemos que o demônio do orgulho e da soberba entre em nosso coração.

*****************************************************

"Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus?

Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador." (JO 18:38-40)

As pessoas escolheram soltar um saltedor e matar o Salvador da humanidade. Que nós tomemos sempre cuidado com as escolhas que fazemos e decisões que tomamos. Lembremo-nos do que é dito: "Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem." (IS 7:15). Este que comeria manteiga e mel é Jesus. Aqui se fazia referência ao período em que cresceria fisicamente, uma vez que Jesus, Filho de Deus, nunca escolheria o mal. Nós porém, devemos crescer espiritualmente, estarmos firmados na Palavra e na presença de Deus, para que escolhamos sempre o bem e rejeitemos o mal.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 03/03/2013
Código do texto: T4169317
Classificação de conteúdo: seguro