ESTUDO NÚMEROS CAPÍTULOS 7 E 8

"E aconteceu, no dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o santificou, e todos os seus utensílios; também o altar, e todos os seus pertences, e os ungiu, e os santificou," (NM 7:1)

Assim como o tabernáculo foi ungido e santificado, nossa vida também deve ser dessa forma: cheia da unção de Deus e santificada pelo sangue poderoso de Jesus. Porém, essa unção e santificação só acontecerá se estivermos na presença do Senhor.

*****************************************************

"Que os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que estavam sobre os que foram contados, ofereceram,

E trouxeram a sua oferta perante o SENHOR, seis carros cobertos, e doze bois; por dois príncipes um carro, e cada um deles um boi; e os apresentaram diante do tabernáculo." (NM 7:2-3)

Os que estavam como príncipes das tribos também deram suas ofertas. Sendo assim, nenhum de nós deve se achar bom o bastante. Oferecer a Deus sempre é importante, tanto ofertas para ajudar a financiar a obra do Senhor e possibilitar que a Palavra seja levada a todo mundo, mas também a oferta do nosso coração puro e sincero e da nossa adoração em espírito e verdade.

Entretanto, devemos ofertar com amor e por amor e ofertar o nosso melhor, não o que restar. Devemos ofertar o que tivermos de melhor e, muitas vezes, tudo o que tivermos, de acordo com a direção do Senhor, assim como fez a viúva pobre (LC 21: 1-4).

*****************************************************

" Recebe-os deles, e serão para servir no ministério da tenda da congregação; e os darás aos levitas, a cada qual segundo o seu ministério." (NM 7:5)

Cada um tem sua função na obra de Deus, desde o membro, que fala de Cristo em sua casa para sua família, até o pastor, que prega para a Igreja inteira. Todos têm uma função e o Senhor Se agrada quando vê cada um cumprindo sua função com fé, amor e dedicação.

*****************************************************

"E ofereceram os príncipes para a consagração do altar, no dia em que foi ungido; apresentaram, pois, os príncipes a sua oferta perante o altar." (NM 7:10)

Os príncipes ofereceram para a consagração do altar no dia em que foi ungido, ou seja, não foi no dia seguinte. Quando Deus nos dá uma direção, não protelemos, ou seja, não deixemos para depois, mas façamos no tempo que se chama HOJE (HB 3:13). Assim como as bênçãos do Senhor não são apenas para a eternidade, mas para que vivamos abundantemente aqui na terra também, as nossas obrigações de fidelidade para com o Pai também são para agora.

*****************************************************

" E disse o SENHOR a Moisés: Cada príncipe oferecerá a sua oferta, cada qual no seu dia, para a consagração do altar." (NM 7:11)

Vemos aqui uma mostra da organização do Senhor: cada príncipe ofereceria no seu dia. Nossa vida deve ser organizada. Lembremos de que Deus não é Deus de confusão (1CO 14:33) e nem de bagunça.

*****************************************************

ESTUDO NÚMEROS 8

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Fala a Arão, e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão o espaço em frente do candelabro.

E Arão fez assim: Acendeu as lâmpadas do candelabro para iluminar o espaço em frente, como o SENHOR ordenara a Moisés." (NM 8:1-3)

O número sete representa a perfeição. O ser humano não é perfeito, mas deve fazer a obra do Senhor com o máximo de diligência possível, esforçando-se ao máximo para chegar o mais perto possível da perfeição.

Além disso, as lâmpadas ficaram bem em frente ao candelabro, não escondidas, mas em frente. Temos ficado à frente na obra do Senhor ou nos escondemos, para ninguém nos veja e saiba que servimos ao Altíssimo?

Somos o sal da terra (MT 5:13) e devemos estar à frente, em destaque, não por vaidade, mas para que cada vez mais pessoas enxerguem a luz de Jesus em nós e em nossa vida e se convertam.

*****************************************************

" E era esta a obra do candelabro, obra de ouro batido; desde o seu pé até às suas flores era ele de ouro batido; conforme ao modelo que o SENHOR mostrara a Moisés, assim ele fez o candelabro." (NM 8:4)

O candelabro era feito de ouro, que é algo muito nobre. Qual o valor das coisas que oferecemos ao Senhor? Não me refiro nem a ofertas materiais, mas qual tem sido o valor da nossa adoração a Deus, da nossa obediência, da nossa fé?

Nossa oferta ao Senhor, todas elas e em todos os sentidos, devem ser como o ouro: cheias de riqueza e valor, o melhor de nós.

*****************************************************

"Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os;

E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão.

Então tomarão um novilho, com a sua oferta de alimentos de flor de farinha amassada com azeite; e tomarás tu outro novilho, para expiação do pecado." (NM 8:6-8)

Os levitas deveriam ser purificados. Irmãos, nós também devemos ser purificados de toda a obra maligna. Quando aceitamos Jesus, arrependemo-nos pelos nossos pecados, pedimos perdão a Ele e passamos pelas águas do batismo, somos novas criaturas, ficando todas as coisas velhas para trás e fazendo-se tudo novo.

Depois do batismo, cometemos pecados por conta da nossa natureza carnal. Entretanto, mesmo não passando pelas águas do batismo novamente, devemos nos arrepender, pedir perdão ao Senhor e a quem lesamos ou magoamos, restituindo o que for necessário, e nos purificarmos do nosso erro. Essa purificação acontece em duas etapas:

- A palavra diz que se nós confessarmos nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificarde toda a iniquidade. Nós somos santificados pelo sangue de Jesus derramado para a expiação dos nossos pecados, sendo Ele o sacrifício vivo;

-Depois de pedirmos perdão a Deus e a quem lesamos de qualquer forma, andemos, em Nome de Jesus, o mal embora, o pecado e o erro embora, e não caiamos mais. Fortaleçamo-nos na fé, que vem ouvindo a Palavra de Deus (RM 10:17), peçamos a força do Senhor, sabedoria e nos mantenhamos firmes na santidade do Senhor, pois não nos sobreveio tentação senão humana, sendo que o Senhor nos dá condições de suportar (1 CO 10:13).

*****************************************************

" E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação e ajuntarás toda a congregação dos filhos de Israel." (NM 8:9)

A obra do Senhor deve ser feita de maneira transparente. Sendo assim, os levitas foram levados junto a toda a congregação dos filhos de Israel. Isso me fez lembrar dois namoros de rapazes que têm ministérios na Igreja onde congrego, sendo um ministro de louvor e o outro, não me recordo. O fato é que os namoros deles foram apresentados pelo pastor da Igreja, a bênção e troca de alianças foi no altar e foi uma coisa linda. Meu noivi disse que isso era para que toda a Igreja tivesse conhecimento do compromisso deles, para que não houvesse nenhum tipo de problema. Meu noivado também foi apresentado, mas apenas a uma obreira que abençoou as alianças e a nós.

A congregação é muito importante, pois é uma família em Cristo e deve ser a nossa segunda casa. É muito importante que tudo seja feito de maneira transparente.

*****************************************************

" Farás, pois, chegar os levitas perante o SENHOR; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas." (NM 8:10)

Vemos aqui algo que era muito comum no ministério de Cristo: a imposição de mãos.

A congregação abençoava os levitas, os servos do Senhor. Muitas vezes, vemos o pastor pedindo "Estendam as mãos para cá, vamos abençoar tal pessoa ou tal coisa" e não levamos a sério, não dando a importância devida. Infelizmente, incluo-me nisso e peço perdão ao Senhor nesta hora.

Isso é muito importante: o momento em que a congregação, a Igreja, abençoa um servo do Senhor. Afinal, estamos sendo usados por Deus para abençoar uma vida, independentemente de ministérios e isso é sempre um presente.

*****************************************************

" Porquanto eles, dentre os filhos de Israel, me são dados; em lugar de todo aquele que abre a madre, do primogênito de cada um dos filhos de Israel, para mim os tenho tomado." (NM 8:16)

Os levitas foram separados para o Senhor, assim como todo aquele que O serve, mesmo como membro.

*****************************************************

" Porque meu é todo o primogênito entre os filhos de Israel, entre os homens e entre os animais; no dia em que, na terra do Egito, feri a todo o primogênito, os santifiquei para mim." (NM 8:17)

Assim como os primogênitos, nós também somos escolhidos e santificados pelo sangue de Jesus derramado no Calvário. Irmãos, somos povo separado e escolhido para servir ao Senhor em sacerdócio real (1 PE 2:9). Glória a Deus!

*****************************************************

" E os levitas, dados a Arão e a seus filhos, dentre os filhos de Israel, tenho dado para ministrarem o ministério dos filhos de Israel na tenda da congregação e para fazer expiação pelos filhos de Israel, para que não haja praga entre eles, chegando-se os filhos de Israel ao santuário." (NM 8:19)

Os levitas faziam expiação pelos pecados dos filhos de Israel para que não houvesse praga entre eles.

Peçamos perdão ao Senhor pelos nossos pecados, acertemo-nos com quem for preciso e coloquemos nossa casa em ordem, para que não chegue praga a nós também (SL 91:10), ou seja: para que o diabo não tenha oportunidade de colocar suas mãos sujas em nós, em nossa vida e na vida de nossos familiares.

*****************************************************

" E assim fizeram Moisés e Arão, e toda a congregação dos filhos de Israel, com os levitas; conforme a tudo o que o SENHOR ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim os filhos de Israel lhes fizeram." (NM 8:20)

Tudo foi feito conforme o que Deus ordenara, ou seja: a obediência é fundamental para um servo do Senhor. Devemos fazer tudo exatamente como o Senhor nos ordenar, sem inventar moda ou fazermos do nosso jeito. Da forma que Deus nos orientou a fazer é a forma como O agradaremos e seremos abençoados em todos os nossos caminhos, não podendo o diabo e seu exército tocar em nenhuma área de nossa vida nem em nossa família e seus caminhos.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 03/03/2013
Código do texto: T4170103
Classificação de conteúdo: seguro