ESTUDO 2 SAMUEL 12: RECONSTRUÇÃO DE DAVI APÓS O PECADO// ESTUDO FILIPENSES 2: UNIDADE DA IGREJA E DIVERSAS ORIENTAÇÕES

“E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.

O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.

Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.

E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.

Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.

E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.” (2 SM 12:1-6)

Davi era o rei e tinha todo o reinado aos seus pés, querendo tomar a mulher de um servo seu por capricho, por pecado, por paixão desenfreada. Foi muito fácil para Davi julgar e condenar ao homem rico da parábola, mas ele mesmo não tinha enxergado ainda a gravidade de seu próprio erro. Mais tarde, Jesus falaria das pessoas que veem o argueiro no olho de seu irmão, mas não veem a trave em seus próprios olhos (LC 6:41). Que paremos de tomar conta da vida dos outros e prestemos mais atenção à nossa comunhão com Deus.

*****************************************************

“Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;

E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.

Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom” (2 SM 12:7-9)

Davi servia a um Deus poderoso, que poderia dar-lhe o que quisesse, desde que estivesse dentro da Palavra. Davi não tinha necessidade de buscar meios ilícitos para se satisfazer, afastando-se do Senhor, como tantas pessoas fazem hoje em dia também. Busquemos tudo o que precisamos em Deus, pois Ele supre todas as nossas necessidades e de maneira abençoada.

Não desperdicemos a Palavra de Deus, a presença do Altíssimo e a direção do Senhor para nossa vida.

*****************************************************

“Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.

Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.” (2 SM 12:10-11)

A Palavra diz que o salário do pecado é a morte (RM 6:23). Pois bem, as consequências do pecado de Davi seriam difíceis, pois Davi tinha aberto a porta para que o diabo entrasse em sua vida. Uma vez que o inimigo vem para roubar, matar e destruir (JO 10:10), não poderia haver nada fácil no caminho que se estendia à frente do rei.

*****************************************************

“Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.” (2 SM 12:12)

Não há nada encoberto que não venha a ser descoberto (LC 12:2). Deus não trabalha com coisas escondidas, mas com sinceridade.

O pecado de Davi tinha sido feito escondido. As consequências, por outro lado, seriam manifestas a todo Israel (" Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado" -LC 12:3).

*****************************************************

“Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.

Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.

(2 SM 12:13-14)

No momento em que Davi reconheceu que havia pecado, Deus o perdoou a Davi. Porém, a consequência desse erro seria a morte do filho dele com Bate-Seba. Irmãos, cuidemos, estejamos vigilantes, pois tudo o que fazemos tem consequência. A Bíblia fala que o que plantarmos, colheremos. Que plantemos sempre bênçãos em nossas vidas para que não colhamos maldição.

*****************************************************

“E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.

Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.” (2 SM 12:16-17)

Se Davi não tivesse “passeado” pelo terraço no momento em que deveria estar na guerra nada disso estaria acontecendo. Ele jejuou, orou e buscou a Deus, coisas essenciais em momentos de dificuldade. Contudo, não era propósito de Deus que aquela criança vivesse.

*****************************************************

“Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.

Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.

E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.

E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança? “ 2 SM 12:19-22)

Aquela célebre frase que diz que não adianta chorar o leite derramado é verdadeira: não adianta chorarmos depois do erro cometido.

Jejuar e orar, ficar aflito e triste não fariam com que a criança revivesse. Logo, Davi seguiu sua vida, sem raiva ou ressentimento contra Deus.

Quando passarmos por uma perda, seja familiar ou em qualquer outra área, não fiquemos parados no tempo e nem nos revoltemos contra Deus: lavemos nosso rosto, comamos e sigamos em frente, na presença do Senhor.

****************************************************

“Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.” (2 SM 12:23)

Devemos ser realistas, a exemplo de Davi. Deus tinha poder para ressuscitar aquela criança? Claro que sim, mas já havia dito que a criança iria morrer e cumpriu Sua palavra e isso não aconteceu por Deus ser mau, mas por que Ele tinha um propósito. Mesmo que isso aconteça em nossa vida e não entendamos, não nos desesperemos e nem questionemos a Deus, mas tenhamos fé e confiança em Deus. Davi sabia que não adiantaria ficar naquela depressão, jejuando, chorando, triste, etc.

Quando passamos por um problema, seja um ataque maligno ou a consequência de um pecado que cometemos, devemos nos entregar a Deus. Se for um ataque maligno, mandemos embora em Nome de Jesus. Se for a consequência de um pecado, peçamos perdão a Deus e a quem for preciso, sem revolta, sem drama, mandemos o pecado e a consequência dele embora em Nome de Jesus e sigamos em frente com a direção que o Senhor nos der.

*****************************************************

“Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.” (2 SM 12:24)

Agora que Bate Seba era oficialmente mulher de Davi, o Senhor amou o filho dos dois: Salomão. Quando as coisas são aprovadas por Deus nenhum mal pode atingi-las. Escolhamos fazer tudo dentro da direção e da vontade que o Senhor expressa em Sua Palavra para que estejamos debaixo da proteção do Altíssimo. Agindo Deus, quem impedirá (IS 43:13)?

Além disso, Davi se preocupou em consolar Bate Seba. Sejamos sensíveis ao sofrimento alheio, pois isso está incluído no mandamento: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Nós gostaríamos de sermos pelo menos ouvidos em um momento de dificuldade. Façamos isso com os outros, então.

*****************************************************

“Ora pelejou Joabe contra Rabá, dos filhos de Amom, e tomou a cidade real.

Então mandou Joabe mensageiros a Davi, e disse: Pelejei contra Rabá, e também tomei a cidade das águas.

Ajunta, pois, agora o restante do povo, e cerca a cidade, e toma-a, para que tomando eu a cidade, não se aclame sobre ela o meu nome.” (2 SM 12:26-28)

Joabe conquistou a cidade real de Rabá, porém o mérito deveria ser de Davi. Joabe não quis roubar a honra de seu rei e disse a Davi que tomasse a cidade para que o nome dele fosse aclamado em lugar do seu.

Não roubemos a glória do nosso Deus, ou melhor, não tentemos roubá-la, pois conseguir, nunca conseguiremos. Há pessoas que acham que tudo é por elas, que elas conseguiram, elas sabem, elas fazem, elas podem, etc. E Deus nessa história? Irmãos, não nos enganemos: Jesus disse: “Sem mim, nada podeis fazer” (JO 15:5). Tudo o que somos, temos e fazemos é por graça de Deus e a glória pertence apenas a Ele! Vejamos o que o próprio Senhor diz a respeito: “Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura” (IS 42:8). Não nos esqueçamos de que Deus não divide Sua glória com ninguém. Ele é soberanO. Ele é Deus!

*****************************************************

“Então ajuntou Davi a todo o povo, e marchou para Rabá, e pelejou contra ela, e a tomou.

E tirou a coroa da cabeça do seu rei, cujo peso era de um talento de ouro, e havia nela pedras preciosas, e foi posta sobre a cabeça de Davi; e da cidade levou mui grande despojo “ (2 SM 12:29-30)

Muitas vezes, quando ocupamos uma posição de destaque, como Davi, não gostamos de atender às sugestões de nossos subordinados. Davi não foi orgulhoso ou soberbo: atendeu ao que Joabe disse e foi muito bem sucedido.

Além disso, naquele momento Davi estava lá, cheio de despojos de guerra, aquele mesmo homem que saiu dos caminhos de Deus, adulterou, matou, perdeu um filho, jejuou, chorou, sofreu, mas voltou-se para o Deus Altíssimo e experimentou um grande momento de alegria. Quão grande é o poder restaurador do nosso Deus! Um poder que perdoa, lava, purifica, liberta, cura, transforma, revive o que estava morto e renova nossa viver, dando-nos sempre a oportunidade de servi-lO e adorá-lO em espírito e em verdade.

*****************************************************

"Se por estarmos em Cristo, nós temos alguma motivação, alguma exortação de amor, alguma comunhão no Espírito, alguma profunda afeição e compaixão,

completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude." (FP 2:1-2)

A Igreja de Cristo é um corpo composto por seus membros. Sendo assim, deve haver unidade. Os filhos de Deus devem ter um mesmo parecer, uma mesma atitude e um mesmo espírito. Dissensões entre os filhos de Deus é algo reprovável, uma vez que Deus nos chamou para a paz (1 CO 7:15).

Os filhos de Deus são motivados pela Palavra e a Palavra nos dá sabedoria para exortar, para desfrutarmos de comunhão com Deus, para desenvolvermos a afeição e a compaixão de uns para com os outros, que são sentimentos abençoados. Entretanto, devemos falar a mesma coisa e andar em um mesmo espírito: o da fé em Jesus e de obediência absoluta à Palavra de Deus.

*****************************************************

" Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos." (FP 2:3)

Não devemos fazer nada por vaidade, buscando um reconhecimento egoísta que só servirá para inflar o nosso ego. Muito menos a obra de Deus deve ser feita dessa forma.

Devemos olhar para os outros sempre vendo-os como superiores a nós, ou seja, sempre vendo os pontos positivos dessas pessoas. A palavra chave é HUMILDADE. Aquele que vê o próximo como superior a si não corre o risco de cair em orgulho, soberba ou vaidade. Jesus mesmo disse para aprendermos com Ele, que é manso e HUMILDE de coração (MT 11:29).

*****************************************************

"Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;

mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens." (FP 3:4-7)

Como já disse, Jesus deve ser nosso exemplo. Ele Se entregou por nós, abandonando toda a glória que tinha nos céus para vir à terra na mesma condição que nós: um homem mortal.

Irmãos, até tributo Jesus pagava! Ele não buscava Seus próprios interesses, mas os dos outros, e não causava confusão, dizendo: "Eu sou o Filho de Deus!", buscando vantagem sobre as outras pessoas. Não, não: Ele era humilde, buscando sempre servir aos outros em vez de ser servidO.

Que possamos agir dessa mesma forma durante todos os dias de nossas vidas, em Nome de Jesus.

*****************************************************

" E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz!" (FP 2:8)

Muitas vezes queremos vantagens e vida mole por sermos filhos de Deus. Pois bem, Jesus não padeceu de qualquer morte, não, mas de morte de cruz: lenta e dolorosa.

Paremos de frescura, irmãos! Jesus abriu mão de toda Sua glória e veio até à terra para ser moído e morto por uma morte horrível! E nós aqui, reclamando de trabalho, de cansaço, de sono, etc.

Glória a Deus que não temos de passar pelo que Jesus passou. E só não temos de passar por que Ele já passou por nós. Nunca nos esqueçamos disso.

*****************************************************

"Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." (FP 2:9-11)

A Palavra de Deus diz que aquele que se humilhar será exaltado (MT 23:12). Jesus foi humilhado e o Pai O exaltou, dando a Ele um Nome que está sobre todo nome. Irmãos, não há Nome mais poderoso que o Nome de Jesus: é Nele que expulsamos demônios (MC 16:17) e operamos curas (MC 16:18) .

Note que TODOS devem dobrar os joelhos e confessar com a sua língua que Jesus Cristo é o Senhor, inclusive os que estão debaixo da terra. O diabo sabe que o Senhor e Salvador da humanidade é Jesus Cristo e que ele nada pode contra Jesus, tanto é que quando mandamos que qualquer mal saia EM NOME DE JESUS, ele sai. O diabo pode querer nos fazer acreditar que o mal ainda está lá mas, na verdade, já se foi, basta termos fé e resistirmos, ficando firmes.

*****************************************************

"Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor,

pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele. (FP 2:12-13)

Como já disse em outra mensagem, não devemos ser obedientes a Deus apenas na frente do pastor ou dos companheiros de Igreja, mas em todo tempo e, principalmente, quando estivermos a sós, pois nesse momento mostramos que o que nos importa é o olhar de Deus e não dos homens.

Devemos pôr nossa salvação em ação, no temor e tremor de Deus. Irmãos, Jesus comprou nossa saúde, nossa libertação dos vícios e dos pecados, deu-nos poder para mandar toda obra maligna embora no Nome Dele, rasgou o véu que nos separava do Pai, dando-nos livre acesso ao coração Dele, e muita gente não vive isso.

A obra de Jesus na cruz do Calvário não é uma lenda e nem é uma estorinha registrada em um livro antigo. Também não é algo que só se realiza na vida dos outros e na nossa, não. Coloquemos nossa salvação em ação, ajamos como santos do Senhor, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro! Assumamos nossa posição em Cristo e reivindiquemos o que Cristo comprou para nós na cruz! Não deixemos que o diabo nos engane com suas mentiras (JO 8:44) e roube nossa bênção.

Outra coisa importante: Deus opera em nós o querer e o efetuar, ou seja, Ele nos capacita para realizarmos os sonhos, os projetos e os propósitos que Ele coloca em nosso coração. Por isso é sempre importante pedir a direção Dele: se for algo que Ele colocou em nós, mesmo parecendo dificil ou até mesmo impossível de realizar, Ele nos capacita. Não tenhamos medo e fiquemos sossegados, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Façam tudo sem queixas nem discussões," (FP 2:14)

Paremos com as murmurações. Quanto mais o povo murmurava em sua jornada rumo à Terra Prometida, mais tempo no deserto eles demoravam. A murmuração afasta a nossa bênção e cria impedimentos para que ela nos alcance.

Não sejamos como aquelas pessoas que fazem tudo debaixo de briga, de contenda, de confusão, brigando com outros, até com quem quer ajudá-las. Quanto mais murmurarmos, mais demorará para sairmos da situação em que nos encontramos. Antes, louvemos e bendigamos ao Senhor em todo tempo com a nossa boca, pois isso O agrada.

*****************************************************

"para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo,

retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente." (FP 2:15-16)

Nossa função é essa: brilharmos incorruptíveis e irrepreensíveis em meio à uma geração que se corrompeu e se tornou depravada, amiga de seus próprios interesses. Contudo, para sermos dessa forma que Cristo espera que sejamos, devemos reter firmemente a Palavra da vida. Devemos reter FIRMEMENTE, ou seja, devemos ser firmes e constantes. Não podemos estar firmados com Cristo hoje e amanhã não. Não podemos "brincar de ser cristãos", pois o diabo não brinca de ser diabo: ele mata, rouba e destrói de verdade (JO 10:10).

Se, quando Cristo voltar ou nós partirmos, não estivermos andando na presença de Deus, nossa corrida terá sido em vão: por um momento de descuido perderemos a coroa. Por isso, estejamos sempre alertas: oremos e vigiemos (MC 13:33).

*****************************************************

" pois todos buscam os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo." (FP 2:21)

Que triste é ver uma sociedade na qual as pessoas preocupam-se apenas com seus próprios interesses, vontades, sonhos, e esquecem do Salvador e de Sua Palavra! Que tristes consequências esse "sono" espiritual causará!

Que Deus nos livre e nos guarde de estarmos em meio a essas pessoas.

*****************************************************

"Mas vocês sabem que Timóteo foi aprovado, porque serviu comigo no trabalho do evangelho como um filho ao lado de seu pai." (FP 2:22)

Quando nos dedicamos à obra do Senhor, somos abençoados e galardoados pelo Pai Celestial, que é justo e fiel. Porém, que Deus nos guarde de fazermos a obra Dele por interesse, mas sim por amor ao Seu Nome e à Sua Palavra, bem como à Sua Casa.

*****************************************************

" confiando no Senhor que em breve também poderei ir." (FP 2:24)

A confiança no Senhor é essencial para uma vida abençoada e para que tudo dê certo em nossos caminhos. Lembremo-nos do que é dito em Salmos: "Entrega os teus caminhos ao Senhor, confia Nele e Ele agirá" (SL 37:5). Olhem a importância da confiança! A partir dela, da confiança em Deus a ponto de entregarmos todos os nossos caminhos a Ele e descansarmos é que Ele age por nós.

*****************************************************

"De fato, ficou doente e quase morreu. Mas Deus teve misericórdia dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza." (FP 2:27)

Deus tem misricórdia do Seu povo, não permitindo que ele padeça física, mental, intelectual ou espiritualmente. Todas as nossas necessidades são supridas em glória (FP 4:19) por Aquele que nos capacita pelo poder do Seu Nome, amém!

*****************************************************

"E peço que vocês o recebam no Senhor com grande alegria e honrem a homens como este,

porque ele quase morreu por amor à causa de Cristo, arriscando a vida para suprir a ajuda que vocês não me podiam dar." (FP 2:29-30)

Devemos ter amor com todos os nossos irmãos em Cristo, inclusive com aqueles que levam a Palavra adiante, fazendo de tudo para suprir todo o tipo de necessidade da Igreja, pois é um trabalho árduo. Toda oração e amor que dedicarmos a eles serão revertidos em bênçãos para nós.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 04/03/2013
Código do texto: T4171144
Classificação de conteúdo: seguro