ATITUDES DE UM HOMEM DE DEUS

No livro de Josué, capítulo de número 1, até o verso 9, após Deus chamar à sua presença a pessoa de Moisés, Ele comissiona Josué para terminar a obra dEle e traça algumas características que são necessárias em um homem de Deus, para que a sua obra seja agradável aos olhos daquele que o comissionou e ser próspero naquilo que faz. É algo muito importante, pois hoje aparecem muitos ai dizendo-se homens de Deus, mas suas atitudes são completamente adversas a um chamado do Todo Poderoso. Vamos então dar uma olhadinha no texto em referência e aprender um pouco:

A) O que cabe a mim fazer outro não faz: No verso 2 o Senhor diz: "Moisés, meu servo é morto".Um morto não faz mais nada. O que Moisés tinha de fazer já fêz, agora outro tem de continuar e terminar a obra, então o Senhor diz a Josué: "Passa o Jordão e coloca o povo na terra que Eu lhes dou". O que cabe ao homem fazer nem Deus faz. Na ressurreição de Lázaro Jesus manda: "Tirai a pedra". Isto o homem podia fazer e então Jesus ordena que a obra seja feita. Se Ele disse: "Recebereis poder e ser-me-eis testemunhas, então sou eu com minha vida e atitudes quem deve pregar o Evangelho e mostrar ao mundo a luz de Jesus, através do que faço.

B) Ter visão: Nos versos 3 e 4 Deus dá a Josué a visão do território a ser conquistado. Se eu não tiver a visão daquilo a que me proponho conquistar, eu nada farei e nas menores dificuldades posso abandonar a obra. Se eu não enxergar que num prostíbulo, numa cadeia, numa aldeia, numa casa de detenção de menores, nas ruas de minha cidade, existem vidas carentes de amor e de misericórdia, vidas pelas quais Jesus deu sua vida e que eu em nada diante de Deus sou melhor que elas, eu nunca vou sair para fazer a obra. Em razão disto a primeira atitude que Deus dá a Josué é a visão da terra a ser conquistada.

C) Certeza de vitória: É outra atitude fundamental para o obreiro, ter a certeza da vitória e Deus no verso 5 diz: "Ninguém se susterá diante de ti!". As lutas na obra de Deus são enormes e desafiadoras e se eu perder a visão de que sou vencedor, nada farei. Paulo fala em Romanos 8 de que nada pode me separar do amor de Cristo, porque sobre todas as dificuldades sou mais que vencedor. Se Daniel não tivesse a visão da vitória ele não iria na cova dos leões e nem seus companheiros na fornalha ardente, mas certos da vitória eles enfrentaram e foram vitoriosos.

D) Coragem e ânimo: Deus nunca chama pessoas paradas, pois quem nada faz pelo menos ânimo não tem. Há locais em que o servo de Deus precisa ir, que só corajosos e pessoas animadas irão, isto é, que não se entregam facilmente aos obstáculos. Deus bate nesta tecla tres vezes nos versos 6,7 e 9. Se não tiver coragem nunca entrará dentro de uma penitenciária, nem muito menos subirá a uma favela. Os tres companheiros de Daniel disseram a Nabucodonosor: O nosso Deus nos livrará da fornalha e da tua mão oh rei ". Isto é certeza de vitória que dá coragem e ânimo.

E) Obediência: É seguir dentro daquilo que o Senhor da seara deseja e para isto Ele diz a Josué nos versos 7 e 8: "Não se aparte de tua boca o livro desta Lei, nem para direita, nem para esquerda e medita nele dia e noite, para que seja próspera a obra que vais a fazer e te conduzas prudentemente. Hoje tem se levantado tantos que se dizem de Deus, mas o que pregam está longe do que diz a Santa Palavra. A Bíblia tem de ser a nossa bússola no caminhar. Sem ela erraremos o caminho e se errarmos nunca alcançaremos o alvo. Não podemos colocar ai nossos pensamentos, o que nos tem que guiar é a Palavra que diz o salmista: "Lâmpada para meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho" Sl, ,119:105.

F) Convicção e confiança: Sozinho nada faço e de nada sou capaz, mas quando Aquele que me chamou vai comigo ai ninguém me segura. No verso 5 Ele diz: "Como fui com Moisés assim serei contigo,não te deixarei nem te desampararei" e no verso 9 diz: "Eu sou contigo por onde quer que andares". A presença do Senhor conosco faz toda a diferença, pois é ela que nos sustenta e nos conduz e nos segura nas fraquezas, para não cairmos. A presença de Deus me faz um super herói, sem medo, convicto, seguro, corajoso, animado e de olhos abertos contemplando a vitória. Aleluia!

Ao Senhor da seara toda a honra e toda a glória, por nos chamar para sua obra e os capacitar. Lembre-se: Deus não chama capacitados, mas Ele capacita os seus chamados . Se Ele capacita, Ele dará tudo que te é necessário na causa dEle, então levante a cabeça e lute na seara do Mestre que é enorme e precisa de ceifeiros comprometidos com Ele!

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 04/03/2013
Código do texto: T4171147
Classificação de conteúdo: seguro