Estudo João capítulo 19: O JULGAMENTO E A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS

" Mais uma vez, Pilatos saiu e disse aos judeus: "Vejam, eu o estou trazendo a vocês, para que saibam que não acho nele motivo algum de acusação".(JO 19:4)

Pilatos não achava motivo de acusação a Jesus por esse motivo não existir. Na verdade, Pilatos queria preservar a vida de Jesus, mas não o fez por medo do que aconteceria com ele se isso fizesse.

*****************************************************

"Os judeus insistiram: "Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus".

Ao ouvir isso, Pilatos ficou ainda mais amedrontado

e voltou para dentro do palácio. Então perguntou a Jesus: "De onde você vem? ", mas Jesus não lhe deu resposta." (JO 19:7-9)

Pilatos estava amedrontado pelas ameaças que o povo fazia, ainda que indiretamente. Indispor-se com o rei não era exatamente de que um governante gostaria.

Tomemos cuidado para não agirmos aconselhados pelo medo, pelo desespero, pela angústia, pois esses são maus conselheiros e quem se fia neles corre o sério risco de tomar decisões erradas.

*****************************************************

""Você se nega a falar comigo? ", disse Pilatos. "Não sabe que eu tenho autoridade para libertá-lo e para crucificá-lo? "

Jesus respondeu: "Não terias nenhuma autoridade sobre mim, se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um pecado maior"." (JO 19:10-11)

Jesus deixa muito claro que a autoridade de Pilatos só existia por que havia sido instituída por Deus, como é dito em Romanos 13:1-2.

Jesus não tratou Pilatos de maneira desrespeitosa, pois Ele é manso humilde (MT 11:29) e não pode negar a Si mesmo. Porém, foi firme, não descendo em momento algum da segurança de que desfrutava por ser o Filho de Deus.

Muitas pessoas, em uma situação dessa, prestes a serem entregues à morte por crucificação, ficariam desesperadas, chorando e até desmentiriam o que teriam dito o tempo todo. Jesus não. Ele era o exemplo da confiança na Palavra de Deus e não abriu mão de Seu ministério, uma vez que ele era verdadeiro.

Que tenhamos a mesma firmeza e fé para defender a obra do Senhor e o que Ele nos tem dito, sem nos importarmos com as circunstâncias.

*****************************************************

" Daí em diante Pilatos procurou libertar Jesus, mas os judeus gritavam: "Se deixares esse homem livre, não és amigo de César. Quem se diz rei opõe-se a César". (JO 19:12)

De acordo com a nota de rodapé da Bíblia da Mulher, edição Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida, João fez questão de registrar a vontade de Pilatos de absolver Jesus a fim de deixar claro que Ele não havia cometido crime algum contra o Império Romano e Pilatos reconhecia esse fato. Entretanto, Pilatos temia as consequências de ficar ao lado de Jesus, inclusive os riscos que sua vida corria.

Não importam os riscos que corramos: nunca saiamos do lado de Jesus. Paulo, por exemplo, padeceu fome, prisões, perseguições, mas não abandonou a obra de Deus. Estevão, o primeiro mártir, dormiu sendo apedrejado. Notem que ele não MORREU, mas dormiu.

Mesmo que sejamos perseguidos e corramos riscos, não neguemos nossa fé em Cristo pois, como disse sabiamente Pedro, só Ele tem as palavras de vida eterna.

*****************************************************

" Mas eles gritaram: "Mata! Mata! Crucifica-o! " "Devo crucificar o rei de vocês? ", perguntou Pilatos. "Não temos rei, senão César", responderam os chefes dos sacerdotes." (JO 19:15)

O povo estava mandando matar o Rei, Aquele que, através do derramamento do Seu sangue precioso, salvaria a todos.

Quantas vezes aclamamos como reis e ídolos de nossas vidas várias coisas e pessoas que não Jesus? Cuidado, irmãos: ninguém daria a vida por nós como Jesus deu e a idolatria nos levará direto para o inferno.

*****************************************************

"Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho",

e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa." (JO 19:26-27)

A Palavra de Deus manda honrar pai e mãe e Jesus estava, naquele momento, garantindo que Maria não ficasse sozinha após Sua morte.

Cuidemos com carinho e diligência de nossos pais. Muitas pessoas, após certa idade, acham que não têm obrigação com seus pais, vão viver suas vidas, vão para suas baladas, noitadas, casam, e largam os pais absolutamente abandonados, não ligando nem para saber se estão vivos ou não.

Não adianta vir com essa história de que "meus pais são saudáveis, são fortes, fazem as coisas deles" ou "eles têm uma vida confortável, têm tudo de que precisam" ou então "eu ajudo com uma quantia em dinheiro". Irmãos, paremos com isso. Nossos pais precisam de nossa presença, carinho e amor. Não estou julgando quem coloca seus pais em um asilo, mas o IDEAL é que eles sejam cuidados conosco e por nós, uma vez que mesmo tendo uma vida corrida, como nós alegamos ter agora, eles não nos deixaram em um orfanato "ajudando com uma quantia em dinheiro".

*****************************************************

"Mais tarde, sabendo então que tudo estava concluído, para que a Escritura se cumprisse, Jesus disse: "Tenho sede".

Estava ali uma vasilha cheia de vinagre. Então embeberam uma esponja nela, colocaram a esponja na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus."(JO 19:28-29)

É incrível a maldade contra Jesus: Ele, crucificado, teve sede e deram a Ele vinagre.

Lembremos de todo esse sofrimento e humilhação (inclusive a coroa de espinhos e a placa que o chamava de Rei dos Judeus) e lembremos de que tudo isso foi por nós e em NOSSO LUGAR antes de cedermos às tentações e sugestões do diabo.

*****************************************************

" Esse era o Dia da Preparação, e o dia seguinte seria um sábado especialmente sagrado. Por não quererem que os corpos permanecessem na cruz durante o sábado, os judeus pediram a Pilatos que ordenasse que lhes quebrassem as pernas e os corpos fossem retirados." (JO 19:31)

Mais uma vez vemos aqui um povo que vivia pela lei: segundo a lei, nada se podia fazer no sábado e o dia seguinte era sábado de Páscoa. Sendo assim, Jesus foi julgado, executado e sepultado na sexta-feira. Por isso também os corpos não deveriam ficar expostos.

*****************************************************

" Depois disso José de Arimatéia pediu a Pilatos o corpo de Jesus. José era discípulo de Jesus, mas o era secretamente, porque tinha medo dos judeus. Com a permissão de Pilatos, veio e levou embora o corpo." (JO 19:38)

José de Arimatéia era o que chamamos hoje de Crente 007: ninguém sabia que ele era discípulo de Jesus pelo medo que ele tinha das consequências disso.

Irmãos, vivemos perseguições de outra natureza hoje em dia: comentários, brincadeiras, acusações, etc. Não escondamos nossa fé: nesse capítulo temos exemplo de dois homens, um que cria e outro que queria ajudar, mas ambos não tinham coragem de assumir. Não façamos assim! Assumamos nossa fé em Cristo com ousadia e fé, sem temor algum, pois somos bem aventurados quando sofremos pela pregação do Evangelho.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 04/03/2013
Código do texto: T4171581
Classificação de conteúdo: seguro