ESTUDO NÚMEROS 9: A CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA// ESTUDO 2 SAMUEL 13: O ESTUPRO DE TAMAR E MORTE DE AMNOM

"O Senhor falou com Moisés no deserto do Sinai no primeiro mês do segundo ano depois que o povo saiu do Egito. Ele disse:

Os israelitas devem celebrar a Páscoa na ocasião própria.

Celebrem-na no tempo determinado, ao pôr-do-sol do dia catorze deste mês, de acordo com todas as suas leis e ordenanças"." (NM 9:1-3)

Irmãos, a Páscoa era a comemoração da saída do povo do Egito para a Terra Prometida. Era o cumprimento de uma palavra do Senhor. Da mesma forma que os israelitas, nós devemos sempre celebrar as bênçãos que o Senhor nos proporciona. E quando? Deus mandou que eles celebrassem a Páscoa no PRIMEIRO MÊS, ou seja, não fiquemos deixando para depois. Se temos um testemunho para contar para a glória do Nome de Jesus, contemos!

Os israelitas deveriam celebrar a Páscoa no tempo determinado. Há tempo para todas as coisas,como é dito no capítulo três de Eclesiastes. Entretanto, para agradecer e obedecer ao Senhor, aceitá-lO como único e Suficiente Salvador e servi-lO de todo coração, o tempo é o chamado HOJE (HB 3:13).

*****************************************************

"Então Moisés ordenou aos israelitas que celebrassem a Páscoa,

e eles o fizeram no deserto do Sinai, ao pôr-do-sol do dia catorze do primeiro mês. Os israelitas fizeram tudo conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés." (NM 9:4-5)

A obediência ao Senhor é essencial. Não podemos adaptar o que o Senhor diz ao que nos agrada ou convém, mas devemos fazer CONFORME Ele nos manda. Essa é a fonte de bênção para a nossa vida.

*****************************************************

"Mas alguns deles não puderam celebrar a Páscoa naquele dia porque se haviam tornado impuros por terem tocado num cadáver. Por isso procuraram Moisés e Arão naquele mesmo dia

e disseram a Moisés: "Nós nos tornamos impuros por termos tocado num cadáver, mas por que deveríamos ser impedidos de apresentar a nossa oferta ao Senhor na ocasião própria, como os demais israelitas?" (NM 9:6-7)

Essas pessoas estavam, pela lei mosaica, impedidos de celebrar a Páscoa, mas buscaram Arão e Moisés por querer ter a oportunidade de servir, adorar e ofertar ao Senhor. Qual tem sido nosso interesse em estar ao lado do Senhor? O que tem nos impedido de servir ao Deus Todo-Poderoso?

*****************************************************

"Moisés respondeu-lhes: "Esperem até que eu saiba o que o Senhor ordena a respeito de vocês".

Então o Senhor disse a Moisés:

"Diga o seguinte aos israelitas: Quando algum de vocês ou dos seus descendentes se tornar impuro por tocar algum cadáver ou estiver distante por motivo de viagem, ainda assim poderá celebrar a Páscoa do Senhor.

Deverão celebrá-la no dia catorze do segundo mês, ao pôr-do-sol. Comerão o cordeiro com pães sem fermento e com ervas amargas.

Não deixarão sobrar nada até o amanhecer e não quebrarão nenhum osso do cordeiro. Quando a celebrarem, obedeçam a todas as leis da Páscoa." (NM 9:8-12)

Com certeza, Deus já sabia que tudo isso aconteceria. Porém, deu a esses israelitas a oportunidade de buscá-lO, de se interessar por uma comunhão sincera com o Pai. Ele nos dá essa oportunidade todos os dias: temos aproveitado?

*****************************************************

"Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viajem, e deixar de celebrar a páscoa, essa alma do seu povo será extirpada; porquanto não ofereceu a oferta do SENHOR a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado.

E, quando um estrangeiro peregrinar entre vós, e também celebrar a páscoa ao SENHOR, segundo o estatuto da páscoa e segundo o seu rito assim a celebrará; um mesmo estatuto haverá para vós, assim para o estrangeiro, como para o natural da terra." (NM 9:13-14)

É muito tristes quando as pessoas têm oportunidade de buscar a Deus e não o fazem. Não desperdicemos as oportunidades de estarmos ao lado do Pai, pois isso no será cobrado: ninguém poderá dizer que não sabia das consequências.

*****************************************************

"E no dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo sobre a tenda do testemunho; e à tarde estava sobre o tabernáculo com uma aparência de fogo até à manhã.

Assim era de continuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo." (NM 9:15-16)

O Senhor, continuamente, está ao nosso lado. O problema é que muitos de nós não abrem os olhos para enxergar a presença de Deus em nossa vida, mas Ele está conosco continuamente.

*****************************************************

"Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam.

Segundo a ordem do SENHOR, os filhos de Israel partiam, e segundo a ordem do SENHOR se acampavam; todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo, ficavam acampados.

E, quando a nuvem se detinha muitos dias sobre o tabernáculo, então os filhos de Israel cumpriam a ordem do SENHOR, e não partiam.

E, quando a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo, segundo a ordem do SENHOR se alojavam, e segundo a ordem do SENHOR partiam.

Porém, outras vezes a nuvem ficava desde a tarde até à manhã,quando ela se alçava pela manhã, então partiam; quer de dia quer de noite alçando-se a nuvem, partiam." (NM 17:21)

Não importa em qual seja a circunstância: só devemos fazer algo se Deus estiver conosco. Sem a direção Dele, nada feito.

*****************************************************

"Ou, quando a nuvem sobre o tabernáculo se detinha dois dias, ou um mês, ou um ano, ficando sobre ele, então os filhos de Israel se alojavam, e não partiam; e alçando-se ela, partiam." (NM 9:22)

Imaginem se o povocomeçasse a achar que dois dias ou um mês era tempo demais, que o Senhor estava demorando muito para dar Sua orientação e saíssem a torto e à direita pelo deserto. O que será que teria acontecido?

Não podemos ser impacientes. Um dia para o Senhor são como mil anos (2 Pe 3:8). Esperemos a direção do Senhor, sabendo que a paciência é um dos frutos do Espírito (GL 5:22).

*****************************************************

"Segundo a ordem do SENHOR se alojavam, e segundo a ordem do SENHOR partiam; cumpriam o seu dever para com o SENHOR, segundo a ordem do SENHOR por intermédio de Moisés." (NM 9:23)

Deus dava as ordens por intermédio de Moisés. Nós, hoje, temos um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, a partir da morte de Jesus que rasgou o véu que nos separava Dele (MT 27:51). Porém, os pastores são homens consagrados e usados por Deus para abençoar e exortar o povo. Devemos dar atenção e crédito às palavras dos pastores, pois eles também trazem o recado de Deus para nós. Porém, lembremos de duas coisas: a Bíblia diz que maldito é o homem que confia no homem (JR 17:5) e nos manda provar os espíritos para saber se eles são de Deus (I JO 4:1). Nenhum pastor pode dar uma palavra que contradiga a Bíblia Sagrada. Caso isso aconteça, oremos por essa pessoa, pois há algo errado em sua comunhão com Deus e com certeza o Senhor não deixará alguém desvirtuar Suas ovelhas.

Paz a todos.

*****************************************************

ESTUDO 2 SAMUEL 13

"Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi.

Amnom ficou angustiado a ponto de adoecer por causa de sua meio-irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia-lhe impossível aproximar-se dela.

Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi." (2 sm 13:1-3)

A Bíblia diz que Amnom tinha um amigo "astuto". Esse amigo "astuto", nos próximos versículos, irá aconselhar Amnom a mentir para Davi a fim de ver sua irmã em sua casa. Estando Amnom apaixonado por Tamar, com certeza isso não acabaria em boa coisa.

Tomemos cuidado com os conselhos que recebemos do mundo. Inclusive, tomemos cuidado com os conselhos que recebemos de todas as pessoas, mesmo que sejam pessoas da Igreja, que se dizem cristãs, pois devemos provar os espíritos (1 JO 4:1). A astúcia do mundo não deve nos seduzir e nem ser nossa conselheira, pois o nosso Conselheiro é Jesus Cristo (IS 9:6).

*****************************************************

"Então disse Jonadabe: "Vá para a cama e finja estar doente". "Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la. "

Amnom atendeu e deitou-se na cama, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnom lhe disse: "Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse"." (2 SM 13:5-6)

Aqui, vemos o conselho "astuto" do amigo de Amnom. Mais uma vez: tudo que sai da Palavra de Deus deve ser rechaçado por nós. Amnom deveria ter recusado esse conselho no momento em que o amigo disse "Finja", uma vez que Deus condena a mentira e os mentirosos não entrarão no Reino dos Céus e provarão da segunda morte, como é dito em AP 21:8 : "Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte"."

*****************************************************

'Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: "Deite-se comigo, minha irmã".

Mas ela lhe disse: "Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura.

O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você".

Mas Amnom não quis ouvir e, sendo mais forte que ela, violentou-a" (2 SM 13:11-14)

Amnom falou com Davi, seu pai, e esse pediu a Tamar que fosse cuidar do seu irmão, preparando algo para que ele comesse. Tamar, bondosamente, foi, e seu irmão a agarrou e violentou. Notemos que Tamar disse que em Israel não se faziam essas coisas. As coisas deveriam ser feitas da forma correta e Tamar sabia disso. Entretanto, Amnom não a ouviu. Irmãos, quando formos exortados dentro do que é certo aos olhos do Senhor, não fechemos nossos ouvidos, mas ouçamos e coloquemos em prática. Muitas vezes nossa raiva, mágoa, orgulho, revolta ou qualquer outra coisa fazem com que não ouçamos o que é certo aos olhos do Senhor. Peçamos direção a Ele com o coração aberto e lembremos: "Por isso é que se diz: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como na rebelião" (HB 3:15).

*****************************************************

" Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E disse a ela: "Levante-se e saia!" (2 SM 13:15)

Vejamos a atitude reprovável de Amnom: depois de ter violentado e desonrado sua irmã, a expulsou de seu quarto. Irmãos, isso foi uma influência demoníaca desde o começo.

Quando nos convertemos, passamos a ter nojo e vergonha das coisas que praticávamos em nossa época de mundo secular. Porém, passamos a ter aversão das nossas atitudes e não das pessoas, pois sabemos que as pessoas precisam de oração e de ouvir a Palavra de Deus, para que sejam convertidas e salvas. Amnom não teve aversão do ato, ao erro que cometeu, mas sim à Tamar, que foi uma vítima.

*****************************************************

"Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz.

Absalão, seu irmão, lhe perguntou: "Seu irmão, Amnom, lhe fez algum mal? Agora, acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! Não se deixe dominar pela angústia". E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão." (2 SM 13:19-20)

Tamar estava sofrendo por conta da situação pela qual havia passado. Creio que, além do estupro, deve tê-la magoado o fato de o estuprador ter sido seu próprio irmão, de quem ela tinha cuidado pela suposta doença.

Absalão, seu outro irmão, tentou confortá-la e até aplacar sua angústia contra Amnom, alegando que ele era seu irmão. O Senhor sempre usa alguém para nos confortar. Porém, o Grande Consolador, enviado por Jesus, é o Espírito Santo (JO 16:7).

*****************************************************

"Então Absalão lhe disse: "Se não queres ir, permite, por favor, que o meu irmão Amnom vá conosco". O rei perguntou: "Mas, por que ele iria com você? "

Mas Absalão insistiu tanto que o rei acabou deixando que Amnom e os seus outros filhos fossem com ele.

Absalão ordenou aos seus homens: "Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: ‘Matem Amnom! ’, vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos! " (2 SM 13:26-28)

Absalão, dois anos depois do estupro de Tamar, arquitetou o assassinato de Amnom. Isso mostra as consequêncis de não se perdoar alguém. Mesmo após dois anos, aquilo ainda estava fresco em Absalão a ponto de fazer com que ele planejasse aquela situação que culminaria na morte de Amnom.

*****************************************************

"Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram.

Estando eles ainda a caminho, chegou a seguinte notícia ao rei: "Absalão matou todos os teus filhos; nenhum deles escapou".

O rei levantou-se, rasgou as suas vestes, prostrou-se, e todos os conselheiros que estavam com ele também rasgaram as vestes." (2 SM 13:29-31)

Os outros filhos de Davi, ao verem que Amnom estava morto, fugiram. Percebam que a Bíblia não diz quem deu a notícia falsa ao rei, e é justamente isso que acontece conosco: "Olha, estão falando por aí...", "Eu ouvi dizer...", "Chegou aos meus ouvidos...". Há até aquela fala: "Um passarinho me contou...". Irmãos, tudo é fofoca e mentira.

Se não temos certeza de determinada notícia, não saiamos falando por aí, pois corremos o risco de mentir e causar um sofrimento desnecessário. O rei sofeu muito e por uma coisa que não era verdade, por um boato. Isso é muito sério.

*****************************************************

"Absalão fugiu para o território de Talmai, filho de Amiúde, rei de Gesur. E o rei Davi pranteava por seu filho todos os dias.

Depois que Absalão fugiu para Gesur, e lá permaneceu três anos,

a ira do rei contra Absalão cessou, pois ele se sentia consolado da morte de Amnom." (2 SM 13:37-38)

Irmãos, Davi já havia tido a notícia verdadeira, por parte de Jonadabe, de que apenas Amnom estava morto. Deus sempre coloca a verdade à nossa frente.

Além disso, vemos que Davi sentiu-se consolado pela morte de Amnon, o que mostra que ele sofreu pela morte de seu filho, mesmo com o erro que ele havia cometido com Tamar. Davi perdoou tanto Amnom quanto Absalão, uma vez que sua ira contra este último cessou. Davi era pai e não permaneceu com raiva de seus filhos.

Deus também não fica com raiva de Seus filhos. Davi, por ser homem, irou-se e depois perdoou. Deus, ao contrário, nem se ira. Se Davi, que era homem, perdoou, como Deus não perdoaria Seus filhos?

Além disso, nós devemos perdoar a todos. Guardar mágoa, ódio e vingança não é algo que agrada a Deus, uma vez que devemos guardar nosso coração, pois dele procedem as saídas da vida (PV 4:23). Lembremo-nos da instrução de Jesus: " Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará" (MT 6:14).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 07/03/2013
Código do texto: T4176173
Classificação de conteúdo: seguro