ESTUDO JOÃO 20: JESUS APARECE À MARIA MADALENA E AOS DISCÍPULOS/// ESTUDO FILIPENSES 3: OS BONS EXEMPLOS E SIGAMOS PARA NOSSO ALVO: JESUS

" No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida." (JO 20:1)

Uma vez eu ouvi uma pregação muito interessante sobre esse momento que retrata a pedra removida.

Talvez Maria Madalena pudesse vir pelo caminho pensando em como retiraria a pedra da sepultura, uma vez que era uma pedra muito pesada. Ao chegar lá, a surpresa: a pedra já havia sido removida.

Irmãos, muitas vezes achamos que o problema é maior do que realmente é. Muitas vezes achamos que a pedra em nossa vida é grande demais, pesada demais, que não daremos conta, etc. Até murmuramos e blasfemamos contra Deus, o que NÃO PODEMOS FAZER. Porém, o Senhor nos surpreende: quando vemos, Ele já havia retirado a pedra e estávamos sofrendo por nada. Creio que vocês já tenham passado por isso ou visto alguém passar: sofrer por antecipação e, quando chegar a hora de enfrentar o problema ou a situação, não era tão feio assim, tão difícil assim, tão impossível assim, etc. Tenhamos fé. Isso basta.

*****************************************************

"Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram! "

Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro.

Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro." (JO 20:2-4)

O discípulo a quem Jesus amava, que a Bíblia não diz quem era, foi o primeiro a chegar,passando à frente de Pedro.

Será que Jesus nos ama? Sim. Assim como amou aquele discípulo? Sim. Será que Ele ama mais aquele que tem uma situação financeira, social e educacional melhor? Claro que não.

Mas, Ele nos ama. E, se Ele nos ama, devemos fazer exatamente como o discípulo a quem Jesus amava: devemos ser rápidos para nos encontrar com Jesus,sem enrolar e sem perder tempo.

*****************************************************

"A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho,

bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho." (JO 20:6-7)

Uma vez um pastor deu uma explicação muito interessante. Naquela época, quando se deixava um lenço dobrado era sinal de que se voltaria, para comer. Deixá-lo de qualquer jeito significava estar satisfeito.

As faixas de linho estavam dobradas, separadas à parte. Significa que Jesus voltaria. Mais uma de Suas promessas e posterior cumprimento.

*****************************************************

"Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro

e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés.

Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando? " "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram".

Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu." (JO 20:11-14)

Assim como Maria, muitas vezes não reconhecemos Jesus em nossa vida e em nossos caminhos e isso geralmente acontece quando estamos tristes, magoados, com raiva, ressentidos. Lembremos dos dois discípulos no caminho de Emaús, que também não reconheceram Jesus por estarem tristes.

Lembremos também que a Palavra de Deus nos manda reconhecer o Senhor em todos os nossos caminhos e Ele endireitará nossas veredas (PV 3:6), não apenas nos caminhos de saúde, de paz, de prosperidade, de vitória, mas nos caminhos de adversidades também, pois o Senhor os transforma em bênçãos para nossas vidas.

*****************************************************

"Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? " Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei".

Jesus lhe disse: "Maria! " Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni! " ( que significa Mestre )." (JO 20:15-16)

Mesmo sem O vermos, Jesus está sempre presente em nossas vidas.

*****************************************************

"Jesus disse: "Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês".

Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: "Eu vi o Senhor! " E contou o que ele lhe dissera." (JO 20:17-18)

Devemos anunciar a Palavra de Deus, a ressurreição Dele, o poder transformador contido na presença de Deus. Irmãos, tenhamos sempre sabedoria e ânimo para apregoarmos o ano aceitável do Senhor (IS 61:2), que era o Jubileu, que ocorria de cinquenta em cinquenta anos e era o socorro de Deus para com os endividados, escravos, excluídos, etc. O ano do Jubileu se materializou com a vinda de Cristo, que veio para salvar as ovelhas perdidas, libertar os cativos do pecado e do diabo. Também era o ano em que as riquezas, tanto materiais quanto espirituais, eram compartilhadas, coisa que deve ser feita por todos os cristãos.

Fonte: Folha Assembleiana: http://folhaassembleiana.blogspot.com.br/2012/06/o-que-significa-o-ano-aceitavel-do.html

*****************************************************

"Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! "

Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor." (JO 20:19-20)

Jesus entra pelas portas do nosso coração. O aposento estava trancado, mas o Senhor entrou da mesma forma. Não é por isso que devemos pensar: "Ah, Jesus entra no meu coração quando Ele quiser, então. Não preciso abrir o coração para Ele". Não, irmãos. Jesus entrou mesmo com as portas trancadas, tendo um detalhe a considerar: os discípulos amavam a Jesus e Ele sabia que seria bem vindO, o que fica claro com a alegria que os discípulos sentiram ao vê-lO. Temos ficado felizes quando Jesus bate à nossa porta, como falaremos a seguir referindo-nos a AP 3:10? Temos ficado alegres quando Ele nos procura e quer mudar nossa vida para que vivamos em comunhão com Ele e com a Palavra de Deus?

O Senhor só entrará em nosso coração se o nosso coração estiver aberto, ou seja: se Ele souber que será bem vindO em nossa vida e que O queremos conosco. Jesus é educado, irmãos.

Em Apocalipse 3:10 é dito que Ele está à porta e bate; se abrirem, Ele entra e ceia. Notem que Ele encontrou a porta fechada. Porém, a partir da PREDISPOSIÇÃO da pessoa em abrir a porta é que Ele entra e ceia. Façamos isso: mesmo que nosso coração esteja trancado pelas coisas do mundo, oremos a Deus e tenhamos disposição em aceitá-lO como Senhor e Salvador. Abramos a porta. A partir desse momento Ele entra em nosso coração e faz a obra que precisar ser feita.

*****************************************************

"Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio

E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo". (JO 20:21-22)

Quando temos disposição, fé e resolvemos abrir a porta do nosso coração e da nossa vida para Jesus entrar a paz Dele inunda a nossa vida e os nossos caminhos.

Façamos isso: deixemos o Senhor entrar em nossa vida e, dessa forma, a paz do Senhor, que excede todo o entendimento (FP 4:7), estará sobre nós e sobre nossa vida.

Além disso, Jesus nos envia o Consolador, o Espírito Santo de Deus sobre nossa vida para nos ensinar, como a Bíblia diz, TODAS AS COISAS (JO 4:26).

*****************************************************

"Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados".(JO 20:23)

Devemos perdoar, irmãos. Mais uma vez é bom repetir: Deus nunca nega perdão a nós. NUNCA. Se estivermos verdadeiramente arrependidos, o perdão do Senhor desce sobre nós e nos lava e purifica, como a Palavra diz: " Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." (1 JO 1:9). Além disso, a benignidade de Deus é tão grande que nossos pecados são encobertos e sendo vermelhos como escarlata, são tornados brancos como a lã: "Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã" (IS 1:18).

Outro fator: não podemos jogar na cara que perdoamos. Aquele perdão que é jogado na cara da pessoa o tempo todo ou aquele perdão em que não podemos nem ver a outra pessoa, não é perdão. O Senhor nos perdoa e apaga nossas transgressões, não se lembra mais dos nossos pecados: " Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro." (IS 43:25). Que nós possamos dar um perdão sincero àqueles que nos machucarem de qualquer forma, assim como o Senhor libera o perdão Dele sobre nós.

*****************************************************

"Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu.

Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". (JO 20:24-25)

Não sejamos incrédulos. Não sejamos aqueles como Tomé, que só creem vendo, que só ficam no "ver para crer". A Bíblia diz que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se NÃO VEEM (Hb 11:1). Além disso, sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Podemos não ver a cura, a libertação do vício, a conversão daquele familiar, a prosperidade, a mudança financeira, o trabalho para aquele que está desempregado, etc.: podemos não ver, mas devemos crer que, no mundo espiritual, isso já é uma realidade pela nossa fé posta em ação, uma vez que temos autoridade sobre as obras do diabo (MC 16:17) e que Jesus veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância (JO 10:10).

Devemos crer que, mesmo sem vermos, nossa vitória e nossa bênção já são realidades no mundo espiritual pela nossa fé posta em ação, uma vez que aquele que busca ao Senhor deve fazê-lo COM FÉ (HB 11:6) e não "para ver se acontece alguma coisa". Não, não! É oração da fé! E não nos esqueçamos de que o Senhor é galardoador daqueles que O buscam (HB 11:6). Ponhamos nossa fé em ação nesse momento. Agora, no tempo chamado HOJE (HB 3:13).

*****************************************************

"E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia".( JO 20:27)

Ouçamos a ordem que o Senhor Jesus dá: Pare de duvidar e creia. Irmãos, coloquemos isso em prática na nossa vida! Isso não era apenas para Tomé, mas para todos nós. A dúvida vem do diabo e a certeza do Senhor. Paremos de duvidar e coloquemos nossa fé em ação, em Nome de Jesus, pois só assim seremos abençoados e vitoriosos por Aquele que nos amou (RM 8:37).

*****************************************************

"Jesus realizou na presença dos seus discípulos muitos outros sinais miraculosos, que não estão registrados neste livro.

Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e, crendo, tenham vida em seu nome." (JO 20:30-31)

O registro das obras de Jesus na Bíblia deve alimentar nossa fé: ora, se Ele agiu na vida de tantas pessoas e operou tantos sinais e maravilhas, será que não tem mais esse poder e capacidade?

Creiamos Nele e, no Nome Dele, expulsemos todo mal de nossa vida, seja enfermidade de qualquer ordem, física, espiritual, mental, emocional, seja pecado, seja tentação, seja o que quer que for: mandemos toda e qualquer obra do inferno embora de nossos caminhos e tenhamos VIDA no Nome Dele. Além disso, levemos essa vida cada vez mais longe, a cada vez mais pessoas, pela pregação da Palavra de Deus, em Nome de Jesus.

*****************************************************

ESTUDO FILIPENSES 3

" Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês." (FP 3:1)

Uma palavra muito importante por parte de Paulo, orientada por Deus: alegrarmo-nos no Senhor.

A Palavra diz que a alegria do Senhor nos fortalecerá (NE 8:10). Sendo assim, qual a justificativa para vivermos abalados, tristes, magoados, cansados, amedrontados, etc? Irmãos, mesmo que a palavra dirigida a nós por parte de Deus seja dura, seja uma repreensão, fiquemos alegres, pois é sinal do cuidado de Deus para conosco. Ele nos ama e quer ver-nos prósperos e plenos de Sua unção, de Sua presença e de Sua bênção, em Nome de Jesus.

Não importam as adversidades. Talvez Neemias tenha achado difícil reconstruir os muros de Jerusalém com uma mão só, pois com a outra era necessário segurar armas para defender-se dos inimigos. Porém, mesmo assim, ele disse ao povo que não se entristecesse, pois a alegria do Senhor os fortaleceria. Pensemos da mesma forma: não importam as adversidades. Fiquemos firmes na alegria do Senhor para sermos fortalecidos. Não desanimemos. Lembremos do que a Palavra diz: " O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos." (PV 17:22).

*****************************************************

"Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão!

Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne,

embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais:

circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu;

quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível." (FP 3:2-6)

Irmãos, tomemos cuidado com as pessoas que parecem ser "muito de Deus", mas que dizem e fazem coisas que são abomináveis aos olhos do Senhor. Cuidado com essas pessoas que parecem ser a pura e completa circuncisão, mas que concordam e comunicam com obras infrutuosas das trevas em vez de condená-las (EF 5:11).

Paulo era irrepreensível perante a carne: circuncidado, israelense, pertencente à tribo de Benjamim, etc. Só tinha um defeitinho: perseguia cristãos e recusava crer em Jesus como Filho de Deus, Único e Suficiente Senhor e Salvador da humanidade, Autor e Consumador da nossa fé. Glória a Deus que o Senhor o alcançou e transformou sua vida, tornando-o um homem de Deus usado para abençoar o povo e levar a Verdade adiante, chegando até nós, que somos evangelizados pelas suas maravilhosas cartas.

Cuidado com o que a carne vê como "de Deus". Cuidado para não virarmos religiosos e deixarmos Jesus "passar batido", como Paulo estava fazendo.

*****************************************************

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo." (EF 3:7)

Tomemos cuidado também com o que achamos que é uma oportunidade muito boa, mas que nos leva para longe de Cristo. Cuidado com o que parece ser inofensivo, não ter problema, ser "uma vezinha só", mas que pode nos levar para o inferno. Cuidado com o que parece ser legal, mas que é desaprovado por Deus. Cuidado com o que a carne e o mundo nos apresentam: se aparecer a oportunidade da nossa vida, aquela que não podemos deixar passar, mas ela nos levar para longe do Senhor, fujamos. Não é a oportunidade da nossa vida, mas a oportunidade do diabo nos laçar e nos tragar. Jesus veio para que tenhamos vida em abundância (JO 10:10) e Ele não afasta Sua ovelha do aprisco. Lembremos do que Jesus diz: " Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador" (JO 10:1). A porta do curral é Jesus, é a Palavra de Deus. Se não estiver fundamentada e firmada em Jesus e na Palavra, essa porta é a "outra parte", que cabe ao ladrão e ao salteador, a saber, o diabo. Quem escolheremos? Será que o Senhor não pode nos dar oportunidades MARAVILHOSAS dentro do que é agradável a Ele? Irmãos, fiquemos e paz, relaxemos: Ele é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos (EF 3:20).

*****************************************************

"Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo

e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé." (FP 3:8-9)

Recusemos tudo o que vem da carne e que deagrada a Deus para que possamos permitir que nosso Espírito cresça. Neguemos a carne e suas concupiscências para que nosso homem interior cresça e se fortaleça.

Somos justificados pela fé em Jesus e na obra feita por Ele na cruz do Calvário. É pela fé que somos justificados e não pela nossa própria lei ou pelo que achamos certo. Além disso, não é pelas nossas obras ou sacrifício: é pela FÉ em Jesus, crendo que Ele é o Filho de Deus que veio ao mundo para sofrer pela nossa salvação, Único Senhor e Salvador da humanidade, Autor e Consumador da fé. É aceitando Jesus como Senhor da nossa vida e crendo Nele em Suas obras que somos justificados.

****************************************************

"Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte

para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos." (FP 3:10-11)

Temos tido essa disposição para andarmos com Deus, a ponto de partilharmos as perseguições que os servos do Senhor sofrem, mesmo nos dias de hoje? O verdadeiro cristão precisa ter essa disposição renovada no coração a cada dia.

*****************************************************

"Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo, pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus." (FP 3:12)

Nós temos muito o que nos aperfeiçoarmos ainda, mas para isso fomos escolhidos, chamados por Jesus e nomeados por Ele: para darmos frutos (JO 15:16) e alcançarmos os perdidos. Nosso alvo deve ser Jesus e devemos prosseguir firmemente para alcançá-lO.

*****************************************************

"Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante,

prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus." (FP 3:13-14)

Deixemos para trás as mágoas, as contendas, as brigas, os desentendimentos, os vícios, enfim, todo mal que venha da antiga criatura, pois as coisas velhas são passadas e eis que tudo se fez novo (2 CO 5:17). Que possamos nos despir, limpar-nos dessas sujeiras e prosseguirmos para o alvo, que é Cristo e a Sua salvação.

*****************************************************

" Todos nós que alcançamos a maturidade devemos ver as coisas dessa forma, e se em algum aspecto vocês pensam de modo diferente, isso também Deus lhes esclarecerá." (FP 3:15)

Aqueles que aceitaram Jesus devem agir como falei anteriormente: deixar as coisas velhas para trás, as práticas pecaminosas e toda influência do diabo para trás, seguindo para o alvo como nova criatura. Se não for dessa forma, oremos a Deus para que Ele nos esclareça e mude nosso coração, dando-nos esse entendimento. Se pedirmos, Ele nos mostrará o por que não estamos agindo dessa forma e o que devemos passar a fazer para mudarmos.

*****************************************************

"Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos.

Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo." (FP 3:17-18)

Tomemos cuidado. Sigamos os exemplos de pessoas que servem a Deus e não os exemplos do mundo. Há pessoas que se espelham em todo tipo de exemplo do mundo, mas esquecem todos os servos que andam na presença de Deus.

Nosso exemplo deve ser Jesus e os que O seguiram. Lembremo-nos de Abraão, de Moisés, de Davi, etc. Fiquemos com os exemplos condizentes com a Palavra de Deus. Porém, não tornemos essas pessoas ídolos. Lembremo-nos de que maldito é o homem que confia no homem (JR 17:5) e de que Bíblia nos manda provar os espíritos para saberem se são de Deus (I JO 4:1). Não nos enganemos com a aparência de pastor, de boa pessoa, de crente, etc. Provemos os espíritos.

*****************************************************

"Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.

A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo." (FP 3:19-20)

Não coloquemos as coisas terrenas à frente das coisas de Deus, pois sempre que colocamos qualquer coisa que seja acima de Deus estamos cometendo o pecado da idolatria, podendo nosso deus ser o estômago, ou seja, a comida, uma pessoa, uma coisa, um relacionamento, um emprego, etc. Qualquer coisa que colocamos acima de Deus torna-se um ídolo e é um pecado muito grave. Lembremo-nos de que céus e terras passarão (MT 24:35), ou seja, não durarão para sempre. O que dura para sempre é Palavra de Deus e a eternidade, onde estaremos com Jesus na glória e o que devemos esperar ansiosamente, pois estaremos ao lado do Salvador.

*****************************************************

"Pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas debaixo do seu domínio, ele transformará os nossos corpos humilhados, para serem semelhantes ao seu corpo glorioso." (FP 3:21)

Todas as coisas estão sujeitas a Jesus e Ele nos torna semelhantes a Ele pela Sua glória. Lembremo-nos de que Ele mesmo disse que faríamos as mesmas obras e até obras maiores que as Dele (JO 14:12). Além disso, estaremos no Céu em um corpo glorificado, ou seja, resplandecente da glória de Deus. Ô maravilha!, como diz um dos pastores da minha Igreja!

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 08/03/2013
Reeditado em 08/03/2013
Código do texto: T4177214
Classificação de conteúdo: seguro