ESTUDO NÚMEROS 10: AS CORNETAS DE OURO: ORGANIZAÇÃO E DIREÇÃO DE DEUS// 2 SAMUEL 14: A RECONCILIAÇÃO ENTRE ABSALÃO E DAVI

"Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Faze-te duas trombetas de prata; de obra batida as farás, e elas te servirão para a convocação da congregação, e para a partida dos arraiais." (NM 10:1-2)

A confecção das cornetas para dar o sinal para reunir a comunidade e para saberem quando deveriam partir mostra a organização de Deus. A vida do servo de Deus não pode ser uma bagunça, assim como suas coisas.

Havia toques diferenciados para cada situação: para chamar a comunidade toda, para chamar só os líderes, para avisar quando as tribos do leste deveriam partir, para os acampamentos do sul partirem e para reunir a assembleia. Irmãos, Deus faz as coisas de maneira organizada e seria. Devemos agir do mesmo modo e com cuidado e zelo, principalmente com a obra Dele, através dos ministérios que nos foram confiados. Deus dá um dom a cada um e esse dom deve ser usado para louvá-lO e levar a Palavra adiante e não apenas para nosso proveito.

*****************************************************

"Os filhos de Arão, os sacerdotes, tocarão as cornetas. Este é um decreto perpétuo para vocês e para as suas gerações." (NM 10:8)

Nós somos constituídos sacerdotes da nossa casa e da nossa família. Deus nos criou para reinar, assim como está em Apocalipse capítulo 5 versículo 10: " E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra."

Pois bem, sendo nós sacerdotes, cabe a nós tocar as cornetas, ou seja: trabalhemos para a organização, a unidade, a união, da nossa casa e da nossa família. Façamos sempre o possível para levá-las para mais perto de Deus, mesmo que nossos familiares não sejam convertidos. E lembremo-nos de que isso não é para ser feito apenas por uma semana, mas é um decreto perpétuo, que significa ser para sempre.

Como a Palavra diz que reinaremos sobre a terra, toquemos as cornetas na vida de todos aqueles que conhecemos, TODOS. Independentemente de servirem ao Senhor ou não, procuremos sempre levar a Palavra de Deus a familiares, chefes, colegas de trabalho, etc.,com a sabedoria que Deus nos dará se a pedirmos a Ele (TG 1:5).

*****************************************************

"Quando em sua terra vocês entrarem em guerra contra um adversário que os esteja oprimindo, toquem as cornetas; e o Senhor, o Deus de vocês se lembrará de vocês e os libertará dos seus inimigos." (NM 10:9)

Irmãos, essa corneta estava representando a organização instituída por Deus. Um exército organizado é um exército vitorioso. Imaginem se, em uma guerra, o exército não tiver um plano organizado, estruturado, e 10% dos soldados for para a direita, 15% para a esquerda, 47% ficar na retaguarda e 28% for para cima dos adversários de qualquer forma. O que ocorrerá? Um massacre.

Quando enfrentamos os exércitos do inimigo, devemos ter organização. E como essa organização se dá? Primeiramente, pela direção de Deus. Se não estivermos ligados a Ele e ao plano que Ele nos der, nada feito. Depois,precisamos ter fé de que a vitória é nossa. Depois da fé, precisamos ficar firmes e lutar, não desanimando diante dos obstáculos que serão colocados à nossa frente.

Muitos cristãos passam por batalhas chorando, descabelando-se, desesperados, etc. Irmãos, pelo amor de Deus! Isso mostra fraqueza e, se o inimigo vir que somos fracos, achará que já perdemos. Além disso, quem tem Deus não deve ficar desesperado, uma vez que a vitória é garantida.

Deus se agrada de ver Seus filhos cheios de fé, uma vez que a Palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus (HB 11:6). Agrademos o Pai. Ele nos ajudará e nos libertará de nossos inimigos.

*****************************************************

"Também em seus dias festivos, nas festas fixas e no primeiro dia de cada mês, vocês deverão tocar as cornetas por ocasião dos seus holocaustos e das suas ofertas de comunhão, e elas serão um memorial em favor de vocês perante o seu Deus. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês".(NM 10:10)

A presença e a direção de Deus durante as nossas alegrias também é indispensável. Não podemos querer a direção de Deus apenas durante as dificuldades, mas em todos os momentos, alegres ou tristes. Nós precisamos da organização e da direção de Deus permanentemente. Nós dependemos de Deus em tempo integral e isso é um louvor a Ele, pois reconhecemos Sua soberania.

***************************************************

"Então Moisés disse a Hobabe, filho do midianita Reuel, sogro de Moisés: "Estamos partindo para o lugar sobre o qual o Senhor disse: ‘Eu o darei a vocês’. Venha conosco e lhe trataremos bem, pois o Senhor prometeu boas coisas para Israel".

Ele respondeu: "Não, não irei; voltarei para a minha terra e para o meu povo".

Moisés, porém, disse: "Por favor, não nos deixe. Você sabe onde devemos acampar no deserto e pode ser o nosso guia.

Se vier conosco, partilharemos com você todas as coisas boas que o Senhor nos der".(NM 10:29-32)

Moisés queria que Hobabe fosse com eles, mas Hobabe expressou desejo de voltar para sua terra e seu povo. Irmãos, o que teria de melhor em outro lugar que não a Terra Prometida pelo Senhor?

Quantas vezes Deus nos dá uma direção, faz-nos uma promessa, e escolhemos ir para outro caminho por parecer mais fácil, mais bonito ou mais legal? Nada é melhor do que o lugar onde Deus nos mandar ficar ou para onde Deus nos mandar ir. Mesmo que demore um pouco para nós, mesmo que exija mais trabalho, não há lugar ou posição nessa vida que seja melhor que o lugar e a posição que nos for dada pelo Senhor, pois Ele sabe de nossos sonhos, desejos e necessidades, fazendo INFINITAMENTE MAIS do que pedimos ou pensamos (EF 3:20).

Outra coisa a se observar é a humildade de Moisés. Hobabe conhecia aquela localidade e poderia ajudá-los. Nós temos Deus ao nosso lado, mas Deus nos colocou para viver em sociedade justamente para que um ajude o outro. Não tenhamos vergonha ou orgulho de admitir que precisamos da ajuda de alguém. Além disso, não sejamos egoístas: partilhemos as bênçãos que o Senhor tem derramado sobre a nossa vida. Pode ser esse o caminho que Deus usará para alcançar aquele que não se rendeu a Ele ainda. Deus nos guia com Sua presença e providencia líderes entre os homens também, de acordo com a Bíblia da Mulher, NM 10:29-32 (nota).

*****************************************************

" Então eles partiram do monte do Senhor e viajaram três dias. A arca da aliança do Senhor foi à frente deles durante aqueles três dias para encontrar um lugar para descansarem

A nuvem do Senhor estava sobre eles de dia, sempre que partiam de um acampamento" (NM 10:33-34)

Ao passar por uma dificuldade, muitas pessoas dizem e outras apenas pensam que Deus as abandonou. Muitas questionam: "Será que Deus não está vendo isso?". Incrédulos até usam coisas desse tipo para falar "Se Deus existisse, não deixaria que determinadas coisas acontecessem".

Deus quer nos dar um lugar de descanso, assim como aos israelitas. Porém, eles tiveram de andar pelo deserto e andar COM O SENHOR. Quem anda com Deus não está livre dos problemas e das situações adversas, pois no mundo teremos aflições, como disse Jesus (JO 16:33). Porém, andemos com Ele pelo deserto que se apresentar a nós, pois o Senhor é fiel e nos dará lugar para descansarmos e, ao final da guerra, estaremos em um lugar que mana leite e mel.

*****************************************************

ESTUDO 2 SAMUEL 14

"Disse então a mulher: "Por que terá o rei agido contra o povo de Deus? O rei está se condenando com o que acaba de dizer, pois não permitiu a volta do que foi banido

Que teremos que morrer um dia, é tão certo como não se pode recolher a água que se espalhou pela terra. Mas Deus não tira a vida; pelo contrário, cria meios para que o banido não permaneça afastado dele." (2 SM 14:13-14)

Nós vimos que um dos filhos de Davi, Amnom, violentou sua irmã, Tamar, e que Absalão, também irmão, revoltou-se e matou Amnom, indo embora.

Joabe, vendo que Davi sentia falta de Absalão, contratou uma mulher para fingir-se de luto e dizer ao rei que seu marido havia morrido, tendo ficado apenas ela e os dois filhos e, tendo brigado, um irmão matou o outro e o clã queria que ela entregasse o assassino para ser morto também, sendo que, dessa forma, essa senhora ficaria sozinha. Davi prometeu que nenhum fio de cabelo do filho dela cairia e, então, a mulher disse o que é registrado nos versículos 13 e 14.

Davi estava sendo incoerente, pois não permitiu a volta de Absalão e prometia que nada aconteceria ao suposto filho da senhora, sendo que os dois cometeram o mesmo crime. A Palvra diz que os filhos das trevas são mais coerentes que os filhos da luz. Como pode alguém crer que Cristo morreu na cruz e ficar todo temeroso de mandar o mal embora, em Nome de Jesus? Como pode alguém crer na Bíblia, mas não crer que é necessário dar o dízimo e a oferta? Isso não é coerente.

Além disso, Deus não quer que o banido, o pecador, fique longe Dele, mas cria meios para que volte. Todos nós sempre temos a chance de nos arrependermos e voltarmos para Deus. Quem somos nós, então, para não querermos mais aquele que errou? Quem somos nós para recusarmos o perdão e a convivência com aquele que nos prejudicou? O escravo não é maior que seu senhor (JO 13:16).

*****************************************************

""E agora a tua serva diz: Traga-me descanso a decisão do rei, o meu senhor, pois o rei, meu senhor, é como um anjo de Deus, capaz de discernir entre o bem e o mal. Que o Senhor teu Deus esteja contigo!" (2 SM 14:17)

Aquele que anda verdadeiramente com Deus é alimentado espiritualmente e recebe discernimento para distingir o bem e o mal.

*****************************************************

" O rei perguntou: "Não é Joabe que está por trás de tudo isso? " A mulher respondeu: "Juro por tua vida, ó rei, ninguém é capaz de desviar-se para a direita ou para a esquerda do que tu dizes. Sim, foi o teu servo Joabe quem me mandou aqui para dizer tudo isso." (2 SM 14:19)

Aqui vemos como o Senhor dá discernimento aos Seus. Muitas pessoas poderiam agir daquela forma e a história da mulher poderia ser verdadeira, mas Davi logo pensou em ser algo planejado por Joabe.

Outra coisa importante: a mulher contou a verdade a Davi. Não mintamos, irmãos. A mentira é algo condenável por Deus. Se temos esse hábito horrível, oremos a Deus, peçamos perdão a Ele e peçamos que Ele nos limpe desse pecado, para que possamos passar a andar na luz da verdade. Entretanto, não basta pedir para que Deus nos limpe: devemos recusar a mentira. Às vezes, surgem situações onde mentir pode ser mais confortável para nós, pode nos expôr menos à vergonha ou ao ridículo, etc. Também pode ser difícil desmentir uma mentira contada e sustentada por muito tempo. Porém, cabe a nós andarmos no caminho da luz. Lembremo-nos de que Jesus é o caminho, a VERDADE e a vida (JO 14:6). Ninguém chegará ao Pai se não por Ele, ou seja, ninguém chega ao Pai através da mentira, até por que os mentirosos não herdarão o reino dos céus (AP 21:8).

*****************************************************

"Depois o rei disse a Joabe: "Muito bem, atenderei esse pedido. Vá e traga de volta o jovem Absalão".(2 SM 14:21)

Davi sabia que pedoar é importante e isso deve ter colaborado para aolecer seu coração e ele permitir a volta de Absalão. Porém, Davi não queria ver seu filho. Isso é algo complicado pois, muitas vezes, implica em um perdão incompleto. Quando Deus nos perdoa, ele esquece nossas trangressões(IS 43:25) e devemos fazer o mesmo com quem perdoamos. Imagiem se Deus nos perdoasse, mas dissesse que não quer mais saber de nós.

****************************************************

Então Absalão disse a seus servos: "Vejam, a propriedade de Joabe é vizinha da minha, e ele tem uma plantação de cevada. Tratem de incendiá-la". E os servos de Absalão puseram fogo na plantação

Então Joabe foi à casa de Absalão e lhe perguntou: "Porque os seus servos puseram fogo na minha propriedade? "

Absalão respondeu: "Mandei chamá-lo para enviá-lo ao rei com a seguinte mensagem: ‘Por que voltei de Gesur? Melhor seria que eu lá permanecesse! ’ Quero ser recebido pelo rei; e, se eu for culpado de alguma coisa, que ele mande me matar" (2 SM 14:30-32)

Absalão viveu dois anos em Jerusalém sem ser recebido por Davi. Ele pediu ajuda a Joabe, mas não foi atendido. Sendo assim, mandou colocar fogo na plantação de cevada dele.

Foi uma atitude arriscada, mas Joabe não se revoltou e mesmo assim concordou em ajudá-lo a ser recebido pelo pai, estando disposto até a ser morto por qualquer pecado encontrado nele. Joabe foi fundamental para a reconciliação entre pai e filho e nós também devemos promover a paz sempre que possível e com todas as nossas forças e interesses.

*****************************************************

" Então Joabe foi contar tudo ao rei. Este mandou chamar Absalão, que entrou e prostrou-se, rosto em terra, perante o rei. E o rei saudou-o com um beijo." (2 SM 14:33)

Aqui vemos selada a reconciliação entre pai e filho. Que essa bênção esteja sempre presente em nossa vida: que possamos nos reconciliar com o Pai, se estivermos longe Dele, e que nos reconciliemos com todos de quem estamos separados. Deus é Deus de paz (RM 15:33)!

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 09/03/2013
Código do texto: T4179665
Classificação de conteúdo: seguro