ESTUDO JOÃO 21: A PESCA MARAVILHOSA E A APARIÇÃO DE JESUS

"Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Estavam juntos Simão Pedro; Tomé, chamado Dídimo; Natanael, de Caná da Galiléia; os filhos de Zebedeu; e dois outros discípulos.

"Vou pescar", disse-lhes Simão Pedro. E eles disseram: "Nós vamos com você". Eles foram e entraram no barco, mas naquela noite não pegaram nada." (JO 21:1-3)

Esses discípulos apenas encontraram Jesus por que Pedro disse que ia pescar. Irmãos, Pedro teve uma atitude. Ele podia não saber que encontraria Jesus, mas ele teve uma atitude. Pode ser até que tenha sido Deus que pôs em seu coração para ir pescar, não sabemos, mas o fato é que Jesus sabia que encontraria Seus discípulos.

Encontrar Jesus e viver ao Seu lado implica uma ação: abandonar o mundo e o que ele nos oferece de pecaminoso. Precisamos tomar a atitude de abandonar o pecado, o mal, as práticas condenáveis, etc. Além da atitude de abandonar, precisamos ter a atitude de nos mantermos longe dessas coisas, recusando toda oferta do diabo.

*****************************************************

" Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram." (JO 21:4)

Mais um caso de pessoas que não reconhecem Jesus, mesmo estando ao Seu lado. Que Deus nos livre e nos guarde disso acontecer conosco. A Palavra de Deus diz para que reconheçamos o Senhor em todos os nossos caminhos e Ele endireitará as nossas veredas (PV 3:6). Que nossos olhos espirituais estejam sempre abertos para enxergarmos Jesus e Sua obra maravilhosa em nossa vida.

*****************************************************

"Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles.

Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes.

O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor! " Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar." (JO 21:5-7)

Eles estavam seguindo as intruções de alguém que não conheciam, uma vez que não sabiam que era Jesus. Quantas vezes nós seguimos a direção de alguém que não conhecemos? Às vezes o Senhor pode usar pessoas ssim para falar conosco, desde que seja coerente coma Palavra de Deus. Porém, é sempre importante pedir a direção Dele.

Quando viram a obra feita, logo reconheceram que só poderia ser Jesus. Mais uma vez, Pedro teve uma atitude: lançou-se ao mar para encontrá-lO.

Irmãos, devemos nos atirar, nos jogar na presença do Senhor sem medos ou receios, pois Ele é o nosso Salvador.

*****************************************************

"Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinqüenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu." (JO 21:11)

Além de serem cento e cinquenta e três peixes, eram GRANDES PEIXES. Irmãos, Deus faz infinitamente mis do que pedimos ou pensamos. Além disso, a rede não se rompeu: Deus provê de que precisamos e podemos encher a rede à vontade, pois Ele cuidará para que ela não se rompa.

*****************************************************

"Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? " Disse ele: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Cuide dos meus cordeiros".

Novamente Jesus disse: "Simão, filho de João, você realmente me ama? " Ele respondeu: "Sim, Senhor tu sabes que te amo". Disse Jesus: "Pastoreie as minhas ovelhas".

Pela terceira vez, ele lhe disse: "Simão, filho de João, você me ama? " Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez "Você me ama? " e lhe disse: "Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo". Disse-lhe Jesus: "Cuide das minhas ovelhas." (JO 21:15-17)

Aquele que ama ao Senhor faz o que Ele manda e Ele nos manda amar ao próximo como a si mesmo (MT 12:33) e levar o Evangelho a toda criatura (MT 16:15). Devemos pastorear as ovelhas de Jesus, devemos cudar de Seus cordeiros e isso não é tarefa apenas para os pastores, mas para nós também. Devemos sempre dar uma palavra de fé a quem precisa, ajudar quem está perdido a encontrar o caminho da luz e fazermos a obra do Senhor, a fim de que a Palavra Dele seja levada cada vez mais longe.

*****************************************************

"Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: "Siga-me! "

Pedro voltou-se e viu que o discípulo a quem Jesus amava os seguia. ( Este era o que se inclinara para Jesus durante a ceia e perguntara: "Senhor, quem te irá trair? " )

Quando Pedro o viu, perguntou: "Senhor, e quanto a ele? "

Respondeu Jesus: "Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa? Siga-me você".(JO 21:19-22)

Jesus deu uma direção a Pedro e este estava preocupado com o outro discípulo. É o caso da pessoa que está assistindo a uma pregação e diz: "Está vendo? Fulano deveria ouvir isso". Não, irmão: você deveria ouvir e é por isso que Jesus te levou até lá naquele dia e naquela hora. Jesus não se engana e não faz nada por acaso.

Pedro deveria voltar sua atenção para o que Jesus disse a ele e obedecê-lO e não ficar preocupado com o discípulo a quem Jesus amava (a propósito, João).

*****************************************************

"Foi por isso que se espalhou entre os irmãos o rumor de que aquele discípulo não iria morrer. Mas Jesus não disse que ele não iria morrer; apenas disse: "Se eu quiser que ele permaneça vivo até que eu volte, o que lhe importa?" (JO 21:23)

As pessoas, muitas vezes, aumentam ou diminuem o que é dito na Palavra de Deus assim como fazem com o que é dito a elas no dia-a-dia. Vejamos o que é dito em Apocalipse a respeito de mudar a Palavra de Deus: " Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;" (AP 22:18).

Jesus não disse que o discípulo não morreria; apenas disse que se Jesus quisesse que ele ficasse vivo, que importava? Ou seja, o que Pedro tinha a ver com aquilo? Ele deveria cuidar em fazer o que Jesus o havia dito para fazer.

Cuidado para não interpretarmos a nosso modo as Escrituras e sair por aí dizendo coisas que não existem e que podem, inclusive, desviar alguém. Cuidado, pois responderemos por isso no dia do Juízo.

Aliás, que não façamos isso em nossa vida terrena: paremos com as fofocas e com os mexericos, paremos de aumentar o que as pessoas dizem para a história ficar mais interessante. Aquela máxima de que "quem conta um conto, aumenta um ponto" não agrada a Deus, pois está fundamentada em duas coisas condenáveis: mentira (" Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros" - EF 4:25) e fofoca ("Porque receio que, quando chegar, não vos ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis; que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos;" - 2 CO 12:20).

*****************************************************

" Jesus fez também muitas outras coisas. Se cada uma delas fosse escrita, penso que nem mesmo no mundo inteiro haveria espaço suficiente para os livros que seriam escritos." (JO 21:25)

As obras de Jesus são grandiosas, irmãos, e eu libero na vida de todas a seguinte bênção: que as maravilhas do Senhor feitas em nossa vida sejam impossíveis de enumerar, assim como os grãos de areia da praia e as gotas de água do mar, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 09/03/2013
Reeditado em 10/03/2013
Código do texto: T4179831
Classificação de conteúdo: seguro