ESTUDO FILIPENSES 4: ALEGRIA DO SENHOR// AMABILIDADE// PERTO ESTÁ O SENHOR e outras...

"Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados!" (FP 4:1)

Cada alma que ajudamos a se reencontrar ou a encontrar-se com Deus e cada pessoa que se entrega a Jesus ouvindo-nos falar sobre a Palavra de Deus é uma pedrinha colocada em nossa coroa e receberemos nosso galardão na eternidade. Entretanto, não façamos nada por interesse, mas pela alegria de vermos cada vez mais pessoas servindo a Deus, libertas das garras do diabo, salvas, em Nome de Jesus.

*****************************************************

" O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor." (FP 4:2)

Paremos com as dissensões e as contendas, pois não agrada a Deus ver Seus filhos viver brigando. Lembremo-nos de que Jesus é o Príncipe da Paz (IS 9:6) e que da mesma forma que não é possível servir a Deus e a Mamom (MT 6:24), não é possível servir ao Príncipe da Paz e viver brigando com as pessoas. Nossa guerra não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades (EF 6:12). Se alguém fez algo contra nós, que nos magoou, não briguemos com ela, pois ela não tem culpa, mas oremos ao Senhor para que a ilumine e a liberte.

*****************************************************

" Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida." (FP 4:3)

Aqueles que aceitaram Jesus como único e Suficiente Senhor e Salvador, que O servem em espírito e em verdade, que levam Sua Palavra adiante e que abandonaram as obras da carne estão com os seus nomes escritos no livro da vida. Vejamos o que é dito em Apocalipse sobre o livro da vida: " Se o nome de alguém não foi encontrado no livro da vida, este foi lançado no lago de fogo." (AP 20:15). É bom que nosso nome esteja escrito nele e já conhecemos o caminho para isso. Paremos de perder tempo.

*****************************************************

" Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!" (FP 4:4)

Como disse Neemias: "A alegria do Senhor nos fortalecerá" (NE 8:10). Aqueles que servem a Deus não têm motivos para andar cabisbaixos, tristes, deprimidos ou derrotados, pois sobre todas as coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37). Se estamos tristes ou nos sentindo fracos, oremos ao Senhor e peçamos Sua alegria e Sua força, pois se no dia da angústia formos fracos, nossa força é pequena (PV 24:10). Se nossa força vem da alegria do Senhor, sejamos alegres Nele! Lembremo-nos de que: "O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos." (PV 17:22). E quanta gente tem ficado até doente fisicamente por conta de uma angústia! Que Deus nos livre e guarde disso e que assumamos nosso lugar de vencedores, remidos, perdoados, curados e salvos em Cristo.

*****************************************************

" Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor." (FP 4:5)

Vale a pena citarmos Jesus novamente, que é manso e humilde de coração (MT 11:29). Sejamos assim: tratando todos com respeito e carinho, com paciência e amabilidade, sem criarmos contendas ou maltratarmos e humilharmos ninguém, pois devemos seguir o exemplo de Jesus e, como já disse, o escravo não é maior que seu senhor (JO 13:16).

Além disso, o Senhor está perto de nós. Essa é uma declaração importante e que, infelizmente, as pessoas não vêm a grandeza e a maravilha que traz.

Imaginem Jesus ao nosso lado para nos proteger, liberar a cura, a libertação de toda opressão maligna, perdoar, impedir que o mal nos alcance e corrigir, quando necessário for, o que mostra cuidado e amor! Que coisa linda, irmãos! Nunca estamos sozinhos, mas Jesus Cristo está ao nosso lado em todos os momentos, bons e ruins, de alegria e de tristeza, de riso e de lágrimas, até a consumação dos séculos (MT 28:20). Confiemos Nele, pois Ele não está ao nosso lado para nos assistir sofrer, mas sim para mudar nossa situação e nos dar dupla honra em lugar da vergonha e da humilhação que o diabo quiser colocar à nossa frente (IS 61:7).

*****************************************************

" Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus." (FP 4:6)

Confiando no Senhor, não devemos ficar ansiosos ou preocupados, pois o Senhor conhece nossos sonhos e necessidades. Ele é justo e fiel. Em vez de ficarmos ansiosos ou preocupamos, devemos render louvores a Ele, pois nossos louvores são a mostra da nossa fé e confiança Nele mesmo e meio às adversidades. É fácil louvar a Deus no momento da bênção, mas e no momento da dificuldade? Ele deixa de ser nosso Deus?

*****************************************************

" E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." (FP 4:7)

Aquele que serve a Deus deve viver em paz:

-Ele deu Seu Filho para fossemos curados, libertos, perdoados e reconciliados com o Pai;

- Nada que o diabo intentar contra nós prosperará e toda lígua que se levantar contra nós, nós a condenaremos, seja língua do mundo ou seja do diabo (IS 54:17);

-Jesus nos deu poder para destruir todas as obras do diabo (MC 16:17-18).

A paz do Senhor excede todo entendimento. Mesmo em meio às situações mais difíceis, mesmo que o mundo não entenda como podemos estar calmos em determinada situação, fiquemos em paz. Deus trabalha por aqueles que Nele esperam (IS 64:4).

Não fiquemos ansiosos ou pensando besteira, pensando em derrota, pensando em coisas sujas, abrindo espaço para que o diabo coloque uma tentação ou algo maligno: fiquemos guardados na paz do Senhor, confiando completamente Nele.

****************************************************

" Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês." (FP 4:9)

A fé sem obras é morta (TG 2:26). Não adianta ouvirmos a Palavra, irmos a três cultos por dia, lermos a Bíblia duas horas por dia, etc., e não colocarmos em prática o que aprendemos. Nunca assumiremos nosso lugar de vencedores e nunca mudaremos nossa vida dessa forma. Se colocarmos em prática o que o Senhor diz em Sua Palavra, Ele estará conosco e nos trará paz, por que estaremos dentro de Sua direção expressa pelas Sagradas Escrituras e, dessa forma, ficaremos abrigados no esconderijo do Altíssimo e descansando à sombra do Onipotente (SL 91:1), onde nenhum mal poderá nos tocar.

*****************************************************

"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.

Tudo posso naquele que me fortalece." (FP 4:12-13)

Irmãos, nós temos a capacidade de passar por problemas, de passar necessidade, de passarmos por aflições, uma vez que temos Jesus, que nos fortalece e nos faz poder todas as coisas. Nós passamos pelas adversidades em paz, pois sabemos que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (SL 30:5).

*****************************************************

“Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações.

Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês;

pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade.” (FP 4:14-16)

Devemos ajudar a obra de Deus e aqueles que a fazem. Irmãos, não escondamos a mão, pois isso nos será cobrado em tempo oportuno.

*****************************************************

“O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus” (FP 4:19)

A Palavra de Deus diz para que não fiquemos cuidadosos do que iremos comer ou vestir, pois Deus sabe nossas necessidades; antes, busquemos o Reino de Deus e todas as coisas nos serão acrescentadas (MT 6:24:33).Não nos preocupemos: creiamos Nele e Ele suprirá todas as nossas necessidades em glória, ou seja, não será de qualquer jeito, não precisaremos mendigar nada a ninguém, mas o Pai suprirá nossas necessidades de maneira gloriosa.

Ô, glória!

*****************************************************

“A nosso Deus e Pai seja a glória para todo o sempre. Amém.” (FP 4:20)

Quando formos abençoados, que não rendamos glória a nós mesmos, à sorte ou a qualquer outra coisa ou pessoa, mas única e exclusivamente a Deus para todo sempre. E Paulo ainda faz uma confirmação: “AMÉM”, que significa “ASSIM SEJA”.

*****************************************************

“Todos os santos lhes enviam saudações, especialmente os que estão no palácio de César. “ (FP 4:22)

Interessante lembrar que o povo, quando Jesus estava sendo julgado, declarou que qualquer um que se dizia rei era inimigo de César. Pois bem: havia santos de Deus, ou seja, pessoas santificadas pela fé em Jesus, no próprio palácio de César e estes ainda enviavam saudações “especialmente”. Irmãos, não importa o lugar ou quem o governa ou comanda: Deus coloca Seus servos para fazer a obra. Se você tem um emprego onde seu chefe não serve a Deus, por exemplo, e fique sossegado: Deus fará a obra. Se é uma empresa ou um lugar onde os filhos de Deus não são bem vindos, Deus te colocará lá para abençoar e ser usado para converter muitos. Eu libero essa bênção, em Nome de Jesus!

*****************************************************

“A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o espírito de vocês. Amém.” (FP 4:23)

A graça do Senhor Jesus deve estar em nosso espírito. Devemos vivê-la em sua plenitude e não tê-la apenas da boca da fora.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 10/03/2013
Reeditado em 10/03/2013
Código do texto: T4181226
Classificação de conteúdo: seguro