ESTUDO ATOS CAPÍTULO 1: APARIÇÃO DE JESUS// MATIAS ESCOLHIDO

“Em meu livro anterior, Teófilo, escrevi a respeito de tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar,

até o dia em que foi elevado ao céu, depois de ter dado instruções por meio do Espírito Santo aos apóstolos que havia escolhido. “ (AT 1:1-2)

Nós também somos discípulos escolhidos por Jesus para levar a Palavra Dele adiante. Lembremo-nos de que nós somos o sal da terra (MT 5:13).

*****************************************************

"Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivO. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus" (AT 1:3)

Irmãos, Jesus nos dá provas indiscutíveis de Sua vida e magnitude. Aqueles que tentam discutir com essas provas ficam sem argumento, uma vez que tudo o que é dito na Bíblia acontece, comprova-se, confirma-se real e as pessoas que não creem, quando se convertem, dão o braço a torcer e dizem isso até às outras pessoas, como aconteceu com Paulo, ajudando a pregar o Evangelho a toda criatura.

*****************************************************

“Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei." (AT 1:4)

O ser humano tende a ser impaciente e é por isso que a Bíblia diz que há tempo para todas as coisas e que devemos ser pacientes, sendo a paciência um dos frutos do Espírito (GL 5:22).

Jesus mandou que Seus discípulos se mantivessem em Jerusalém esperando o cumprimento da promessa ("E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder" LC 24:49). Jerusalém significa presença de Deus, Palavra de Deus. Há pessoas que acham que a bênção está demorando, que está tudo igual, que talvez Deus tenha Se esquecido delas, como se isso fosse possível, e saem da presença de Deus, buscando outros caminhos que parecem mais fáceis, mas que são dirigidos pelo diabo. Lembremo-nos de que largo é o caminho que leva à perdição (MT 7:13) e estreita a porta da salvação (MT 7:14). Não procuremos caminhos mais fáceis: Deus não se esquece de nós e nos dará capacidade para passarmos pela porta estreita, desde que fiquemos, permaneçamos, em Jerusalém.

*****************************************************

“Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: "Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel? "

Ele lhes respondeu: "Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade.” (AT 1:6-7)

Há coisas que não nos compete saber e, na verdade, não influenciam em nossa vida. Por exemplo: se Jesus voltará daqui dois ou duzentos anos, que importa? Nós devemos estar preparados para recebê-lO novamente de todo jeito. Paremos de nos importar com datas, símbolos, etc., e passemos a nos preocupar em servir a Deus com alegria e fé, em espírito e em verdade, ou seja, por inteiro.

*****************************************************

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (JO 1:8)

Nós somos testemunhas de Cristo e devemos sê-lo até os confins da terra, ou seja, até onde chegarmos a Palavra de Deus deve chegar também. Levemos a Palavra de Deus cada vez mais longe e sejamos Suas testemunhas, lembrando de que ser testemunhas não significa só falar das maravilhas que Deus faz e que tem feito em nossa vida, mas agirmos de acordo com a forma com a qual um filho de Deus deve agir. Muitas pessoas quererão agir como nós.

*****************************************************

“E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco,

que lhes disseram: "Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir". (AT 1:10-11)

Ô, glória a Deus! Estejamos sempre firmes e fortes na fé esperando a volta de Cristo, pois da mesma forma como Ele foi, Ele voltará a nós.

*****************************************************

“Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus” (AT 1:14)

Os onze apóstolos de Jesus que sobraram juntavam-se sempre em oração, inclusive com as mulheres e com a mãe de Jesus. Devemos estar sempre em comunhão. A Igreja de Cristo não pode ser uma Igreja dividida, mas uma Igreja poderosa em oração e na fé.

A Palavra diz que onde estivessem dois ou três reunidos no Nome Dele, Ele estaria ali (MT 18:20). Que possamos concordar com as orações uns dos outros, desde sejam orações dentro da Palavra de Deus e que tenham as Sagradas Escrituras como base. Lembremo-nos de que a Palavra diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16).

*****************************************************

“Naqueles dias Pedro levantou-se entre os irmãos, um grupo de cerca de cento e vinte pessoas,

e disse: "Irmãos, era necessário que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo predisse por boca de Davi, a respeito de Judas, que serviu de guia aos que prenderam Jesus.

Ele foi contado como um dos nossos e teve participação neste ministério". (AT 1:15-17)

Era necessário que Judas entregasse Jesus, assim como são necessárias situações pelas quais passamos em nossa vida e pelas quais Deus permite que passemos, inclusive para fortalecer nossa fé. Não nos preocupemos, pois Deus não deixa Seus filhos desamparados. Assim como Paulo diz que era necessário passar pela Macedônia, e ele passou, que nós passemos pelas situações que são necessárias em nossa vida com fé, ânimo, sem esmorecer, sem desanimar e sem blasfemar contra Deus, revoltando-nos.

Além disso, Judas, aquele que ajudou a matar Cristo, foi contado como um dos discípulos Dele. Quantos andam ao nosso lado, na Igreja, e são como Judas! Irmãos, muitos daqueles que as pessoas veem como discípulos de Jesus são os que O crucificariam novamente se tivessem oportunidade, são aqueles que não ligam se estão pecando ou não, se estão desagradando a Deus ou não, que acham que não tem problema, que está tudo bem, etc. Cuidado com a imagem falsa que passamos e que as pessoas passam para nós, pois Deus não vê as aparências, mas vê o coração, inclusive os nossos motivos: estando servindo a Deus para não irmos para o inferno, para mostrar aos outros que servimos ou por sincero amor e fé, por sincera vontade de entregar a vida a Jesus e servi-lO? Nossos motivos são importantes para Deus.

*****************************************************

“"Porque", prosseguiu Pedro, "está escrito no Livro de Salmos: ‘Fique deserto o seu lugar, e não haja ninguém que nele habite’; e ainda: ‘Que outro ocupe o seu lugar’.” (AT 1:20)

Assim ficará a vida da pessoa que não serve Jesus. O diabo reinará em sua vida, com toda sua desgraça e derrota, com toda sua enfermidade e fracasso, em todas as áreas onde Jesus deveria reinar com toda Sua graça e Vida abundante (JO 10:10).

As bênçãos que ela deveria receber, outra pessoa as recebe em seu lugar e o lugar de vitória que seria dela é entregue a outra pessoa que serve a Deus de coração.

*****************************************************

“Depois oraram: "Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra-nos qual destes dois tens escolhido

para assumir este ministério apostólico que Judas abandonou, indo para o lugar que lhe era devido".(AT 1:25)

Matias foi escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, traidor de Jesus. Deus o escolheu por conta do seu coração e por que esse era o propósito do Senhor para a vida de Matias. O propósito do Senhor para todos nós é servir a Deus e estarmos em Seu caminho glorioso, porém nem todos são pastores, nem todos são ministros de louvor, nem todos são obreiros, etc.

Sirvamos a Deus no chamado que Ele nos deu,no ministério que Ele pôr em nossa mão. Pode ser que nós sejamos usados para levar Jesus aos nosso funcionários, colegas de trabalhos, chefes, etc. Não queiramos ser todos pastores, nem todos membros: cada corpo tem seu papel na Igreja de Cristo e formam o Corpo.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 12/03/2013
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T4184943
Classificação de conteúdo: seguro