ESTUDO 2 SAMUEL 15: A CONSPIRAÇÃO DE ABSALÃO CONTRA DAVI

"E aconteceu depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.

Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;

Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.

Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!

Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.

E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel." (2 SM 15:1-6)

Absalão agia como um homem falso. Ele ficava no caminho que as pessoas usariam para falar com o rei a fim de seduzi-las e conquistá-las, a fim de que ficassem ao seu lado. Não sabemos se as causas dessas pessoas eram efetivamente legítimas, mas Absalão dizia que eram, ganhando a simpatia das pessoas.

Irmãos, cuidado com quem concorda conosco em tudo, inclusive com o que não é da Palavra de Deus. Há pessoas que, sem saber, estão sendo usadas pelo diabo para desviar muitos filhos de Deus com aqueles conselhos como "Não é assim", "No seu caso não tem problema", "Aí é diferente", "Deus entende", etc. Deus entende do que está na Palavra Dele, nada além disso.

Nos nos deixemos ser seduzidos por pessoas que concordam conosco em tudo e enchem a nossa bola com o intuito de ganhar nossa simpatia para que estejamos ao lado das trevas, ou seja, do que é errado, incorreto, ilícito e não agrada a Deus.

*****************************************************

"E enviou Absalão espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som das trombetas, direis: Absalão reina em Hebrom." (2 SM 15:10)

Absalão pediu a Davi para ir até Hebrom adorar a Deus, pagando um voto que, supostamente, havia feito ao Senhor quando estava em Gesur, na Síria. Davi abençoou seu filho e disse "Vá em paz!". Mal sabia ele que o filho estava planejando uma conspiração contra ele e isso acontece na nossa vida da mesma forma: muitas vezes nem percebemos a teia que o diabo está armando ao nosso redor e é por isso que devemos estar sempre ligados com o Senhor, pois Ele nos alerta do perigo e orienta sobre o que devemos fazer para sairmos mais que vencedores.

Além disso, notemos a falta de caráter, a ambição e a ganância de Absalão, que não via empecilhos em prejudicar o próprio pai, que o havia perdoado e readmitido em sua convivência. Absalão foi ingrato e, certamente, colheria os frutos disso. Há uma bênção muito grande na gratidão. Lembremos de que Jesus curou 10 leprosos, mas apenas um voltou para agradecê-lO e a esse Jesus disse que a sua fé o havia salo. Ele ganhou muito mais que a cura da lepra: a vida eterna.

*****************************************************

"E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio." (2 SM 15:11)

Aqui vemos algo muito comum: pessoas que não percebem que estão sendo usadas pelo diabo para prejudicarem ou magoarem outras pessoas. São pessoas que não estão andando na presença de Deus e, portanto, não discernem espiritualmente o que é bom e o que é ruim. Que Deus nos livre e nos guarde de sermos pessoas assim!

*****************************************************

"Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Giló, estando ele oferecendo os seus sacrifícios; e a conjuração se fortificava, e vinha o povo, e ia crescendo com Absalão." (2 SM 15:12)

Absalão sabia que se agregasse à sua conspiração o conselheiro do rei ela ganharia mais força. Da mesma forma, o diabo é astuto e a Bíblia diz que suas ciladas são astutas também (EF 6:11). Tomemos, pois, muito cuidado, pois ele não brinca em serviço, enquanto, infelizmente, há muita gente brincando de servir a Deus.

*****************************************************

"Disse, pois, o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta-te, e fica-te com o rei, porque és estrangeiro, e também desterrado de teu lugar.

Ontem vieste, e te levaria eu hoje conosco a caminhar? Pois eu vou para onde puder ir; volta, pois, e torna a levar teus irmãos contigo, com beneficência e fidelidade.

Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o SENHOR, e vive o rei meu senhor, que no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte seja para vida, aí certamente estará também o teu servidor." (2 SM 15:19:21)

Davi e sua família partiram, deixando apenas dez concubinas para tomarem conta do palácio. O exército de Davi também estava a ele e o rei indagou a esse homem, Itai, por que ele estava fugindo junto a eles uma vez que era estrangeiro e deveria servir ao novo rei. Porém, mesmo sendo estrangeiro, exilado de sua terra, Itai escolheu ficar ao lado daquele que tinha a unção de Deus. Que nós sempre façamos a mesma escolha que Itai: não escolhamos o caminho mais fácil, mas aquele que conduz à presença gloriosa do Senhor.

*****************************************************

"Então disse o rei a Zadoque: Torna a levar a arca de Deus à cidade; que, se achar graça nos olhos do SENHOR, ele me tornará a trazer para lá e me deixará ver a ela e a sua habitação.

Se, porém, disser assim: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça de mim como parecer bem aos seus olhos." (2 SM 15:25-26)

Davi não demonstrou revolta contra Deus, ao contrário: apresentou submissão à Sua vontade, fé e plena confiança no Todo-Poderosoo. Lembremo-nos de que, nessa época, Davi já havia matado e adulterado e talvez pudesse achar que Deus o estava castigando. Porém, não abandonou a fé no Pai em nenhum momento, pois sabia que se estivesse com Deus nada de mal lhe sucederia. E nós: como agimos em meio às tempestades? Abrigamo-nos debaixo do infinito guarda -chuva do Atíssimo, que é Sua Palavra, ou amaldiçoamos as nuves que Ele criou?

*****************************************************

"E seguiu Davi pela encosta do monte das Oliveiras, subindo e chorando, e com a cabeça coberta; e caminhava com os pés descalços; e todo o povo que ia com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando sem cessar.

Então fizeram saber a Davi, dizendo: Também Aitofel está entre os que se conjuraram com Absalão. Pelo que disse Davi: O SENHOR, peço-te que torne em loucura o conselho de Aitofel."( 2 SM 15:30-31)

Imaginem a dor que Davi deveria estar sentindo,sabendo que tudo aquilo havia sido armado por seu próprio filho. Quando soube que seu conselheiro estava apoiando Absalão, Davi ficou muito triste. Porém, será que vemos o rei gritando, amaldiçoando, dizendo que Deus o esqueceu, batendo em todo mundo, chutando tudo, dizendo: "Oh, Deus, O Senhor me constituiu rei, Deus, por que? Por que, Pai? Eu faço tudo o que o Senhor manda. O Senhor já tirou meu filho com a Bate Seba por causa do adultério e do homicídio, eu já paguei meu pecado, Deus!" ? Vemos isso? Vemos algo parecido, pelo menos? Irmãos, não vemos nada que chegue nem perto. Pelo contrário: o que vemos Davi fazer é ORAR. E podemos ter certeza que a oração de Davi foi ouvida. Não esqueçamos: a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16) e nós devemos orar sem cessar (I TS 5:17), em todas as circunstâncias, em todos os momentos, na alegria e na tristeza, para pedir ajuda, consolo e conselho a Deus e para louvar pelas Suas grandes maravilhas e bênçãos realizadas em nossa vida.

*****************************************************

"E aconteceu que, chegando Davi ao cume, para adorar ali a Deus, eis que Husai, o arquita, veio encontrar-se com ele com a roupa rasgada e terra sobre a cabeça." (I SM 15:32)

Note que Davi não procurou a farra do mundo para se consolar, mas foi ao lugar onde as pessoas adoravam a Deus. Que nós possamos fazer o mesmo, buscando sempre as coisas do alto, pois dessa forma o resto nos será acrescentado (MT 6:33). Davi era um homem vitorioso por que sempre buscava a presença de Deus em meio às adversidades e às alegrias.

*****************************************************

"E disse-lhe Davi: Se passares comigo, ser-me-ás pesado.

Porém se voltares para a cidade, e disseres a Absalão: Eu serei, ó rei, teu servo; bem fui antes servo de teu pai, mas agora serei teu servo; dissipar-me-ás então o conselho de Aitofel." (2 SM 15:33-34)

Deus deu discernimento e sabedoria a Davi para que ele aproveitasse essa oportunidade que surgia: usar Hutai para frustrar os conselhos que Aitofel pudesse dar a Absalão.

Deus nos dá sempre oportunidades que devemos aproveitar com sabedoria e fé (EF 5:16). Porém, saibamos separar o joio do trigo (MT 13:29) e só aproveitar as oportunidades que sejam condizentes com a Palavra de Deus, pois o Senhor não se contradiz: Ele nunca nos daria uma oportunidade que fosse contra a Palavra Dele ou o plano Dele para nossa vida, bem como nunca contradiz uma orientação ou uma palavra que nos deu, inclusive uma promessa e uma bênção. Deus nunca Se contradiz, pois não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13).

*****************************************************

" Husai, pois, amigo de Davi, veio para a cidade; e Absalão entrou em Jerusalém." (2 SM 15:37)

Absalão deve ter entrado em Jerusalém achando-se o rei da cocada preta, achando que tinha vencido Davi e é exatamente isso que o diabo pensa: que nos venceu. Que surpresa ele tem, entretanto, cada vez que vê um filho de Deus assumindo seu lugar em Cristo e colocando as trevas e suas obras para correr de suas vidas! Façamos assim, irmãos, pois o Senhor Se agrada de quem conhece seus direitos comprados com sangue na cruz do Calvário.

*****************************************************

ESTUDO COLOSSENSES CAPÍTULO 1

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/03/2013
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T4187146
Classificação de conteúdo: seguro