ESTUDO COLOSSENSES 1: NOSSA RECONCILIAÇÃO COM DEUS ATRAVÉS DO SACRIFÍCIO DE AMOR FEITO POR CRISTO

"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos: A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo." ( CL 1:1-2)

Paulo foi feito apóstolo pela vontade de Deus, que trocou tanto seu coração quanto seu nome de Saulo para Paulo. A conversão de Paulo, toda planejada pelo Senhor e que contou com a presença de Ananias como peça é uma linda passagem do livro de Atos dos Apóstolos (AT 9). O nosso caminho é traçado pelo Senhor e deve ser trilhado de acordo com Sua vontade perfeita, boa e agradável (RM 12:2), assim como aconteceu com Paulo.

Além disso, o que Deus quer é que sejamos encontrados santos, isto é, santificados pela fé em Jesus, irrepreensíveis e fieis, para que sejamos cheios da graça e da paz do Pai e do Filho, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Sempre agradecemos a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vocês,

pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

por causa da esperança que lhes está reservada nos céus, a respeito da qual vocês ouviram por meio da palavra da verdade, o evangelho

que chegou até vocês. Por todo o mundo este evangelho vai frutificando e crescendo, como também ocorre entre vocês, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade." (CL 1:3-6)

A nossa esperança está reservada nos céus, irmão, e esta esperança vem pela Palavra eterna. Quando ouvimos as maravilhas que nos aguardam no céu, na presença do Senhor, nossa fé e esperança são fortalecidas, sendo que a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17).

Por onde a Palavra de Deus passa há transformação. Quem ouve a Palavra de Deus e abre o coração a ela jamais volta a ser a mesma pessoa, pois o Espírito Santo opera a mudança necessária, limpando, purificando, restaurando e revivendo o que estava morto pelos pecados e pelas trevas. Além disso, quem abre o coração à Palavra de Deus experimenta o arrependimento dos pecados, que é operado por Deus para a salvação, e recebe o perdão do Pai, perdão esse que apaga todas as transgressões (IS 43:25). Levemos a Palavra do Senhor adiante para que cada vez mais pessoas frutifiquem na presença do Senhor ( ""Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." - JO 15:5) e sejam usadas por Deus para levar a Palavra a outros que estejam sendo feito escravos do diabo.

Nós também devemos frutificar, como temos frutificado desde o dia em que abrimos o coração à Palavra de Deus. Devemos continuar frutificando.Nossos bons frutos devem crescer cada vez mais e não diminuir ou estacionar, antes devemos sempre crescer na presença do Senhor.

*****************************************************

"Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual." (CL 1:9)

As pessoas de Colosso ouviram a Palavra de Deus de Epafras, ministro de Cristo, que falou a Paulo do amor que eles tinham no Espírito. Desde esse dia, Paulo orava pelos colossenses e nós devemos fazer o mesmo. Muitas vezes temos o hábito de orar por aqueles que estão perdidos, que ainda não servem a Deus, mas precisamos e devemos orar pelos salvos também, para que eles sejam cada vez mais cheios do conhecimento da vontade de Deus, expressa pela Palavra e através das direções que Deus nos dá, desde que não contradigam a Palavra de Deus.

Devemos sempre orar, meditar na Palavra e pedir ao Senhor que nos abra o entendimento espiritual para que saibamos a vontade Dele para nossa vida ou para determinada situação pela qual passemos. Erra muito aquele que se nega ou que não se importa em conhecer a vontade de Deus. Peçamos sabedoria ao Pai para que tenhamos cada vez mais conhecimento e entendimento espiritual, lembrando-nos de que o Espírito Santo nos ensina todas as coisas (JO 14:26), como o próprio Jesus disse. Além disso, Deus disse que Seu povo é destruído por falta de conhecimento (OS 4:6). Busquemos o conhecimento de Deus e da Palavra, então, para que vivamos e vivamos na presença e na graça do Pai Celeste.

*****************************************************

"sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria," (CL 1:11)

É através da força da glória de Deus que somos fortalecidos, perseverantes, pacientes e alegres. Essas são virtudes que o Pai nos fornece e que não temos de nós mesmos. Sendo assim, oremos e peçamos que o Pai faça uma lavagem, uma transformação em nosso coração, tirando o coração de pedra e pondo um coração de carne, pronto para adorá-lO em espírito e em verdade, disposto a ser moldado em Suas mãos como o vaso é moldado nas mãos do oleiro e que nosso novo coração seja cheio dessas virtudes, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"dando graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz." (CL 1:12)

Nós nos tornamos dignos de sermos herdeiros dos santos por conta do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário. Dessa forma, rendamos graças a Ele e sejamos gratos por tão grande obra realizada em nossas vidas, sem a qual o diabo ainda estaria como príncipe deste mundo. Porém, agora, já foi julgado e condenado, sendo um perdedor eterno e não podendo contra os filhos de Deus que conhecem seus direitos em Cristo. Que sejamos um desses, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado,

em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados." (CL 1:13-14)

Irmãos, que obra maravilhosa! Através de Cristo não fazemos mais parte do império das trevas e, assim sendo, o diabo nada tem conosco, bastando que o mandemos embora em Nome de Jesus, como Cristo nos diz para fazer (MC 16:17). A partir de agora, fazemos parte do Reino de Deus e o diabo não pode nos tocar, pois estamos na presença do Altíssimo e não há condenação para nós (RM 8:1), pois nossos pecados foram todos perdoados. Somos remidos pelo Sangue precioso do Cordeiro, dado em sacrifício por nós.

*****************************************************

"Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude,

e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão no céu, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz." (CL 1:19-20)

Em Jesus está toda plenitude das coisas e nós também só somos plenos em Sua presença, lembrando de que Ele também é chamado de A Palavra de Deus (AP 19:13).

Deus Se agradou de que toda plenitude habitasse em Seu Filho e O usou para nos reconciliar com Ele, através da expiação de nossos pecados, com a paz que veio pelo Seu sangue derramado. Agradeçamos a Deus todos os dias por tão grande salvação em nossa vida e por sermos parte desse povo separado e escolhido, nação santa com um sacerdócio real (I PE 2:9) para a glória do Nome de Deus.

*****************************************************

"Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês." (CL 1:21)

Ante de Jesus estávamos separados de Deus. Porém, Ele vei para rasgar o véu que nos separava do Pai e nos reconciliar com Ele, perdoando nossos pecados. Lembremo-nos disso sempre,pois muitas vezes o diabo coloca em nossa mente que não somos dignos por conta dos nossos pecados, fazendo com que nos sintamos longe de Deus e sós. Dignos nunca seremos, irmãos,pois todos somos pecadores e a própria Palavra diz que nossa melhor justiça é trapo de imundícia (IS 64:6) e isso não é para nos diminuir, mas por que a obra de Deus e de Jesus está acima de qualquer coisa e nunca, em nossa condição humana, com a nossa natureza pecadora, seremos dignos da obra realizada na cruz.

Entretanto, obtemos misericórdia através da morte de Jesus e de Seu sangue derramado. Jesus nos perdoa e nos restaura. Uma vez ouvi algo muito interessante, mas não me recordo onde, quando e nem quem disse: quando o diabo quiser jogar em nossa cara nossos pecados, ou seja, nosso passado, joguemos na cara dele seu futuro, que é ardendo no lago de fogo no inferno, uma vez que ele já foi julgado e não há mais salvação para ele, mas para nós sim, desde que nos arrependamos e busquemos ao Pai. Lembremo-nos do que é dito em I João e guardemos isso em nosso coração: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça." (I JO 1:9).

*****************************************************

"Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,

desde que continuem alicerçados e firmes na fé, sem se afastarem da esperança do evangelho, que vocês ouviram e que tem sido proclamado a todos os que estão debaixo do céu. Esse é o evangelho do qual eu, Paulo, me tornei ministro." (CL 1:22-23)

Como já disse, a morte de Jesus nos reconciliou com Deus através da expiação dos nossos pecados. Não joguemos a obra de Jesus fora e nem a façamos vã, servindo ao diabo. Devemos ser encontrados no dia do Juízo, que ninguém sabe quando será, santificados pela fé em Cristo, inculpáveis e livres de qualquer acusação, pois nenhuma condenação há para os que estão em Cristo, ou seja, para sermos livres das condenações que o diabo ou o mundo podem nos fazer andemos na presença de Cristo. E como andamos na presença de Cristo? Jesus disse que é Seu amigo quem obedece Seus mandamentos. Além disso, quem anda pela fé, sem se apartar da Palavra do Senhor, sendo que temos ouvido a Palavra em toda parte e não podemos alegar desconhecimento.

Importante: a Palavra é pregada a todos que estão debaixo do céu. Mesmo os que morrem e se perdem, indo para o inferno, tiveram, em algum momento, oportunidade de se converter e entregar a vida a Jesus. Deus é justo e providencia para que todos tenham a oportunidade de ouvir a Verdade, já que não há acepção de pessoas para Deus (RM 2:11) e Ele não privilegia nenhum de Seus filhos. Além disso, por ser justo, não poderia julgar alguém culpado no dia do Juízo se essa pessoa não teve nem chance de conhecer Jesus.

*****************************************************

"Agora me alegro em meus sofrimentos por vocês, e completo no meu corpo o que resta das aflições de Cristo, em favor do seu corpo, que é a igreja.

Dela me tornei ministro de acordo com a responsabilidade por Deus a mim atribuída de apresentar-lhes plenamente a palavra de Deus,

o mistério que esteve oculto durante épocas e gerações, mas que agora foi manifestado a seus santos." (CL 1:24-26)

Deus nos dá uma responsabilidade, que é levar a Palavra Dele adiante, e devemos nos alegrar com os sofrimentos e dificuldades que nos aparecerem, pois deve ser um prazer para nós padecer pela Palavra de Deus. Se o diabo nos ataca, isso mostra que estamos contra ele e que estejamos contra o diabo todos os dias de nossa vida. O Missionário R.R.Soares, no Curso Fé, diz algo interessantíssimo e que eu já citei aqui: o diabo não ataca os seus, apenas os direciona. Se o diabo tem nos atacado por conta da obra de Deus significa que não somos dele e glória a Deus por isso! Que continuemos não sendo!

Jesus disse aos discípulos que tinha muitas coisas a dizer, mas que eles não podiam suportar naquele momento. Que estejamos crescendo cada vez mais na presença de Deus para que Ele nos revele cada vez mais coisas, uma vez que nada há encoberto que não seja manifesto e nada é feito para ficar oculto, mas sim para ser descoberto (MC 4:22). Entretanto, há coisas que só nos serão reveladas na glória e devemos ficar em paz, não nos preocupando com elas, pois Deus as revelará quando for o momento.

Além disso, apresentemos a Palavra de Deus plenamente quando a pregarmos a alguém, sem meias verdades ou "achologia",mas sim com o que o Espírito Santo nos revelar e nos mandar dizer, o que será mais que suficiente para aquela ocasião.

*****************************************************

"Nós o proclamamos, advertindo e ensinando a cada um com toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo.

Para isso eu me esforço, lutando conforme a sua força, que atua poderosamente em mim." (CL 1:28-29)

Jesus nos mandou ir e pregar o Evangelho a toda criatura (MC 16:15). Para isso, devemos nos esforçar, fazer o nosso melhor e agirmos na força de Deus, pois nada conseguiremos de acordo com nossa própria força ou capacidade, enganando-se redondamente quem acha que tem poder para mudar alguém.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/03/2013
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T4187149
Classificação de conteúdo: seguro