ESTUDO NÚMEROS 11: A MURMURAÇÃO DO POVO E A PROVIDÊNCIA DE DEUS// MOISÉS ORA E DEUS ENVIA AUXÍLIO

"Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do Senhor. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do Senhor queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento." (NM 11:1)

O Senhor havia dito que o povo chegaria à Terra Prometida. Contudo, caminhar com Deus e em direção ao cumprimento de uma promessa não os livrou das dificuldades do caminho. O mesmo acontece conosco, uma vez que o próprio Jesus disse que no mundo teríamos aflições (JO 16:33). No mesmo versículo, porém, Ele nos diz para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo. Não murmuremos nem reclamemos, pois isso desagrada profundamente ao senhor. Antes, que nós possamos dar graças ao Senhor em todo tempo, pois Ele é poderoso para transformar qualquer situação e a bênção Dele está sobre aqueles que O seguem e creem Nele, mesmo que aos olhos naturais não a vejamos. Paremos de querer ver para crer e passemos a crer para ver. A ordem correta das palavras, dos sentimentos e dos fatos é exatamente essa.

*****************************************************

" Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se." (NM 11:2)

Moisés orou ao Senhor, intercedendo pelo povo, e sua oração foi ouvida. Para aqueles que desanimam de orar pelos familiares ou amigos que ainda não servem a Jesus ou que serviam e se desviaram e até mesmo por aqueles que servem, mas estão passando por um momento de dificuldade, essa é a confirmação clara e explícita do que é dito por Tiago: "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos." (Tg 5:16).

*****************************************************

"Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: "Ah, se tivéssemos carne para comer!

Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos.

Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! "

O maná era como semente de coentro e tinha aparência de resina." (NM 11:4-7)

O ser humano tem essa mania de reclamar de uma situação e, quando Deus a muda, reclamar de novo, querendo voltar para onde estavam. Irmãos, em todos os lugares e em todas as situações teremos dificuldades, não tem jeito. Se sempre quisermos voltar para onde estávamos antes por parecer mais fácil, qual é o sentido de pedirmos a Deus uma mudança? Fiquemos como estávamos, então!

Os israelitas estavam cometendo o cúmulo de querer voltar a serem escravos no Egito por conta das comidas que "ganhavam". E digo "ganhavam", entre aspas, pois eles eram escravos e escravo nenhum ganha nada. A Bíblia diz que o maná tinha aparência de resina. Talvez a aparência das comidas do Egito fossem melhores e o povo estivesse cansado de comer apenas maná, pois a Bíblia diz que quando o orvalho caía, à noite, com ele caía o maná (V.9), ou seja, havia maná em abundância, como todas as coisas que Deus nos dá são abundantes, inclusive a vida eterna que Jesus veio nos trazer. Nada que vem de Deus é racionado para Seus filhos. Mesmo que os israelitas estivessem enjoados de comer só o maná, nada justifica querer trocar a provisão enviada por Deus pela "boa aparência" da comida do Egito, e quantos têm feito essa escolha errada, iludindo-se com o que o diabo lhes mostra de bonito ou interessante, mas completamente fora do plano de Deus!

Gente, paremos de olhar só as coisas negativas e passemos a observar as coisas positivas que Deus nos deu em nossa atual situação. Paremos de olhar só as dificuldades e passemos a ver as coisas ruins que Deus tirou de nosso caminho, substituindo por coisas novas. Mesmo que pareça difícil, Ele não nos dá dificuldade maior do que podemos suportar. Não queiramos voltar para o Egito. Não olhemos para trás por parecer mais fácil, pois se voltarmos para lá começaremos a ver novamente as dificuldades existentes e nos arrependeremos. Busquemos a direção do Senhor para tomar qualquer direção e fiquemos na direção em que o Senhor nos mandar caminhar.

*****************************************************

"Moisés ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda. Então acendeu-se a ira do Senhor, e isso pareceu mal a Moisés.

E ele perguntou ao Senhor: "Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo?

Por acaso fui eu quem o concebeu? Fui eu quem o trouxe à luz? Por que me pedes para carregá-lo nos braços, como uma ama carrega um recém-nascido, a levá-lo à terra que prometeste sob juramento aos seus antepassados?" (NM 11:10-12)

Moisés achava que a situação estava muito pesada, muito difícil e que ele sozinho não conseguiria mais lidar com aquilo, pois era uma responsabilidade muito grande. Vejamos que Moisés não foi reclamar com o povo, mas entrou em oração, entrou na presença de Deus para apresentar sua situação ao Senhor. É isso que devemos fazer em momentos de dificuldade, quando acharmos que, sozinhos, não iremos conseguir: buscar a Deus. Lembremo-nos do que o prórpio Deus nos manda fazer: "Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar." (IS 43:26). Digamos tudo o que sentimos a Deus, apresentemos a Ele nossas queixas e problemas. Rasguemos o coração com sinceridade, pois a Ele não podemos e nem devemos tentar mentir.

*****************************************************

"Onde conseguirei carne para todo esse povo? Eles ficam se queixando contra mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer! ’

Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim." (NM 11:13-14)

Moisés não sabia onde conseguir carne para todo aquele povo e o único que poderia resolver aquela situação era o Senhor. Coloquemos nas mãos Dele nossos problemas: Ele nos orientará com relação ao que pudermos fazer e o que estiver fora da nossa capacidade humana Ele o fará, se entregarmos nas mãos Dele com fé e O deixarmos agir (SL 37:5).

*****************************************************

"Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína" (NM 11:15)

Moisés estava pedindo errado ao Senhor. A Palavra de Deus mesma diz que não recebemos o que pedimos por que pedimos mal, para gastarmos em nossos deleites (TG 4:3) e muitas vezes queremos o caminho mais fácil. Irmãos, não peçamos que Deus nos mate, como Moisés, mas que Ele nos dê força e nos ajude a resolver o problema. Não peçamos que Deus tire nosso emprego, mas que Ele ajude a resolver a situação adversa que se apresentar ou que nos abra outra porta melhor; não peçamos permissão para pedir o divórcio, mas que Ele dê o renovo para nosso casamento; não peçamos que Ele leve o familiar ou amigo doente, mas que Ele o cure! Deus pode todas as coisas, irmãos, desde que creiamos. Não limitemos o poder de Deus.

*****************************************************

"E o Senhor disse a Moisés: "Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os à Tenda do Encontro, para que estejam ali com você.

Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho." (NM 11:16-17)

Deus compadeceu-se de Moisés e veio em seu socorro. Como podemos ver, não o matou, mas deu a solução para seu problema: homens para ajudá-lo para que ele não se sentisse mais sobrecarregado. Importante: esses homens que o ajudariam deveriam ter o Espírito e o mesmo acontece conosco. Tudo o que nos for apresentado por Deus deve ter o Espírito, estar dentro da Palavra de Deus. Não aceitemos soluções "milagrosas", mas com um milagre que não seja feito por Deus. Não aceitemos soluções do mundo ou do diabo e não fiquemos pedindo ajuda e entrando em acordo com aqueles ou aquilo em que não está o Espírito, pois tudo que não é feito com a direção e o consentimento de Deus e na presença Dele dá errado.

*****************************************************

"Disse, porém, Moisés: "Aqui estou eu no meio de seiscentos mil homens de pé, e dizes: ‘Darei a eles carne para comerem durante um mês inteiro! ’

Será que haveria o suficiente para eles se todos os rebanhos fossem abatidos? Será que haveria o suficiente para eles se todos os peixes do mar fossem apanhados? "

O Senhor respondeu a Moisés: "Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não".(NM 11:21-23)

Deus disse que enviaria carne ao povo e que eles comeriam aquela carne por um mês, até que lhes saísse carne pelo nariz, pela sua murmuração contra Deus. Com certeza, Deus não Se agradou de ver o povo querendo voltar ao Egito por conta de carne, quando Ele poderia dar toda a carne do mundo se eles pedissem.

Moisés achou dificuldade em dar tanta carne a 600.000 homens. Assim como quando Moisés achou que sua língua era pesada e que ele não conseguiria liderar o povo na saída do Egito e recebeu uma resposta baseada na capacidade de Deus (EX 4:1-17), acontecia agora. Moisés estava pautando sua visão pela sua capacidade, mas a capacidade de Deus é ilimitada. Muitas vezes fazemos isso: achamos que determinada situação não tem jeito ou que a solução é muito difícil por nos pautarmos pela nossa capacidade e pelo que é possível para nós, mas esquecemos de que para Deus todas as coisas são possíveis (MC 10:17) e de que Sua capacidade não tem fim.

*****************************************************

"O Senhor desceu na nuvem e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele e o pôs sobre as setenta autoridades. Quando o Espírito veio sobre eles, profetizaram, mas depois nunca mais tornaram a fazê-lo.

Entretanto, dois homens, chamados Eldade e Medade, tinham ficado no acampamento. Ambos estavam na lista das autoridades, mas não tinham ido para a Tenda. O Espírito também veio sobre eles, e profetizaram no acampamento.

Então, certo jovem correu e contou a Moisés: "Eldade e Medade estão profetizando no acampamento".(NM 11:25-27)

Deus derramou Seu Espírito sobre aquelas autoridades a fim de que elas estivessem consagradas para ajudar Moisés. Estejamos consagrados ao Senhor sempre que Ele nos der uma missão, e isso não significa rituais, mas estar sempre na presença Dele, rejeitando todas as concupiscências da carne para que sejamos encontrados sempre preparados em Espírito.

Aqueles dois homens, Eldade e Medade, não compareceram ao compromisso que Deus havia institúido, ou seja, foram desobedientes, o que nos lembra Jonas, quando quis fugir da ordem do Senhor de ir pregar a Palavra em Nínive. Da mesma forma que Deus alcançou Jonas, inclusive na barriga do peixe, e ele cumpriu a direção de Deus, mesmo depois de resistir muito, o Espírito do Senhor alcançou aqueles dois homens no acampamento e eles profetizaram.

Não adianta fugir da direção de Deus. O Senhor os tinha escolhido como parte das autoridades que ajudariam Moisés na obra de Deus e isso era uma grande honra e deve continuar sendo até os dias de hoje, irmãos! Se Deus nos deu um ministério, que nós o honremos e façamos nosso melhor, sem querer fugir da direção do Senhor para fazer o que nos agrada. Nossa alegria deve ser servir e obedecer a Deus em tudo.

*****************************************************

"Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: "Moisés, meu senhor, proíba-os! "

Mas Moisés respondeu: "Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles!" (NM 11:28-29)

Mesmo sendo auxiliar de Moisés desde cedo, ou seja, estando ali presente na obra de Deus, Josué cometeu o erro de ter ciúmes de Moisés, o que nos mostra que conhecer a Palavra de Deus e até ter um ministério evangelístico, seja na Igreja ou em outro lugar, não nos impede de cometer erros, sendo necessário crescer cada vez mais no conhecimento da Palavra de Deus, mesmo que sejamos convertidos há 50 anos: o Espírito Santo sempre tem algo novo a nos ensinar.

Não tenhamos ciúmes de nossos líderes religiosos, pois eles são homens como quaisquer outros, passíveis de erros e necessitados do perdão e da graça de Deus. Lembremo-nos de que Bíblia diz que é maldito o homem que confia no homem (JR 17:5). Tomemos cuidado para que nossa admiração e respeito pelos nossos pastores, bispos, etc. não se transforme em idolatria. Da mesma forma, não devemos ter ciúmes de quando um irmão é usado por Deus. Não façamos comentários do tipo: "Nossa, mas fulano trai a esposa, faz isso, faz aquilo, eu vi aquilo outro, fulano me contou", etc. Deus sabe o que faz e usa quem achar necessário e da forma que achar necessário. Deus sabe a obra que precisa fazer , na vida de quem precisa e usa os meios que lhe forem úteis. Não queiramos fazer o trabalho de Deus.

A resposta de Moisés foi linda. Que Deus possa usar a todos e que essas pessoas possam se arrepender de seus erros e buscar ao Senhor de coração para serem usadas por Ele cada vez mais e alcançarem mais vidas para a honra e glória do Senhor, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do Senhor acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível.

Por isso o lugar foi chamado Quibrote-Hataavá, porque ali foram enterrados os que tinham sido dominados pela gula." (NM 11:33-34)

A Bíbliz diz que um vento da parte do Senhor trouxe cordonizes "e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as direções até num raio de uma caminhada de um dia" (v.31). Ninguém recolheu menos de 10 barris cheios e o povo ficou recolhendo cordonizes aquele dia, aquela noite e todo o dia seguinte.

Irmãos, tomemos cuidado com a gula não APENAS com relação à comida, mas com relação aos bens também: a ganância é algo que desagrada ao Senhor. Ele nos dá o suficiente para vivermos confortavelmente a cada dia. Lembremo-nos do rico que estava preocupado em derubar o celeiro velho para construir um novo, maior, para acomodar suas riquezas e naquela mesma noite morreria: "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (LC 12:20). Isso não quer dizer que devamos viver de qualquer forma, miseráveis, até por que Deus não permite que aqueles que O servem vivam dessa forma, mas que nós fiquemos preocupados em juntar tesouros espirituais e não materiais.

Paz a todos.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 13/03/2013
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T4187151
Classificação de conteúdo: seguro