ESTUDO ATOS 2: A VINDA DO ESPÍRITO SANTO NO DIA DE PENTECOSTES// A PREGAÇÃO DE PEDRO// ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO// COMUNHÃO DOS CRISTÃOS

" Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar." (AT 2:1)

Os filhos de Deus devem andar em unidade de espírito, ou seja, na presença do Senhor, sem contendas ou dissensões. É muito ruim ver a Igreja de Cristo dividida, com membros atacando-se entre si e até denominações atacando umas às outras. Lembremo-nos de que Deus nos chamou para a paz (I CO 7:15).

****************************************************

"De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados.

E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles." ( AT 2:2-3)

O Espírito Santo desceu sobre as pessoas de repente e é assim que Jesus voltará: sem ninguém esperar. Que estejamos smepre preparados, pois não sabemos se o dia do Juízo é daqui 10 anos ou 10 séculos.

Da mesma forma, que estejamos sempre preparados para sermos abençoados pelo Senhor. Muitas vezes Deus nos envia uma bênção e o ano que a traz nos encontra desanimados, murmurando, pecando e até blasfemando contra Deus, dizendo que Ele nos esqueceu. Resultado: o anj volta para trás com a bênção. E a culpa é de Deus? Não, é nossa, que não estávamos preparados na presença do Senhor. Irmãos, não digamos ao anjo que foi engano: "Não consintas que a tua boca faça pecar a tua carne, nem digas diante do anjo que foi erro; por que razão se iraria Deus contra a tua voz, e destruiria a obra das tuas mãos?" (EC 5:6). Lembremo-nos de Jacó, que lutou uma noite inteira com um anjo, mas não desistiu enquanto não foi abençoado : ” E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele.

E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares.

E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó.

Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste.” (GN 32:25-28)

*****************************************************

“E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” (AT 2:4)

A Bíblia diz que o Espírito Santo nos ensina todas as coisas. Ele nos capacita. Irmãos, não achemos que não conseguiremos, pois o Espírito Santo nos dá capacidade para realizarmos qualquer obra que o Senhor colocar à nossa frente, basta que confiemos.

*****************************************************

“E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,

E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,

Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?” (AT 2:7-12)

Embora fossem de origens diferentes, cada um ouvia falar em sua própria língua e ficaram maravilhados e atônitos. As bênçãos e maravilhas que o Senhor tem para derramar sobre a vida daqueles que O servem, que O amam e creem Nele são, realmente, de maravilhar a qualquer um. Assim como pessoas de todos os lugares e de todas as línguas ouviram a manifestação do Espírito Santo, a Palavra de Deus deve ser levada a todo o mundo, pois é isso que Jesus nos mandou fazer: ir por TODO mundo e pregar o Evangelho a TODA criatura. Para aqueles que falam que quem dá dízimo e oferta dá dinheiro para o pastor, um esclarecimento: levar a Palavra a toda criatura seja por panfletos, faixas, pregações na rua com carro de som, rádio, televisão e até ministérios internacionais é necessário dinheiro, pois nós AINDA ao vivemos na glória e, no mundo terrestre, precisamos pagar por essas coisas, já que tudo tem um custo.

*****************************************************

“E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. “ *AT 2:13)

Enquanto alguns se maravilhavam e reconheciam a grandeza do que estavam presenciando, outros zombavam, insinuando que essas pessoas estavam bêbadas. Não nos preocupemos: Ana, mãe de Samuel, também foi tida por bêbada pelo sacerdote Eli quando a viu orando e clamando ao Senhor (1 SM 12:12-16). Sempre haverá alguém para colocar em xeque nossa fé ou as obras de Deus em nossa vida. Porém, nós sabemos quem somos e em quem temos crido (2 TM 1:12), em Nome de Jesus.

*****************************************************

“Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.

Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia.

Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:” (AT 2:14-16)

Assim como Ana explicou-se ao sacerdote Eli com calma, sem tirar satisfações e sem dar uma de ofendida, mas mostrando que derramava sua alma diante do Senhor por ter certeza de que não seria desamparada, mas sim ouvida, o mesmo aconteceu com Pedro, que usou aquela oportunidade para pregara Palavra de Deus. Não saiamos por aí brigando com aqueles que nos caluniam ou colocam em dúvida nossa fé, mas usemos essa oportunidade para, com calma, falar do amor de Deus a eles.

*****************************************************

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;

E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão;

E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.

O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor;

E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. “ (AT 2:17-21)

Irmãos, não há outro jeito para sermos salvos no dia da consumação dos séculos a não ser invocar o nome do Senhor. Invocar, porém, não significa CHAMAR por Jesus, mas servi-lO de todo coração. Lembremo-nos de que não haverá misericórdia no dia do Juízo. Acertemos nossa vida enquanto há tempo e invoquemos o nome do Senhor enquanto Ele está perto e podemos achá-lO (IS 55:6).

*****************************************************

“Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Mas Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. “ (AT 2:23-24)

Assim como a morte não pode prender Jesus em suas correntes e Deus O ressuscitou após três dias, tudo o que está morto em nossa vida pode ser ressuscitado pela glória e o poder de Deus. Seja um casamento, a vida financeira, a fé, a comunhão com Deus, uma família destruída, a saúde, etc.: se crermos, todas as áreas mortas em nossa vida serão ressuscitadas, em Nome de Jesus! Assim como a morte não pode reter Jesus, também não pode nos reter, pois somos filhos de Deus lavados e remidos pelo sangue poderoso e precioso de Jesus derramado naquela cruz.

*****************************************************

“A respeito dele, disse Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque ele está à minha direita, não serei abalado.” (AT 2:25)

Aquele que anda com o Senhor em espírito e em verdade não será abalado, pois o Senhor Jesus está à nossa direita e Sua destra poderosa nos sustenta.

*****************************************************

“Por isso o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança,

porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição.” (AT2: 26-27)

Deus não deixará que aqueles que são santificados pela fé em Cristo sejam destruídos pela morte e pelas armas do diabo. Fiquemos em paz. Que nossa língua exulte e que nosso coração se alegre, como é dito para a estéril: “Canta alegremente, ó estéril, que não deste à luz; rompe em cântico, e exclama com alegria, tu que não tiveste dores de parto; porque mais são os filhos da mulher solitária, do que os filhos da casada, diz o SENHOR”. O Senhor pode dar à estéril muito mais filhos do que a qualquer outra mulher. Além disso, tomemos posse da nossa cura, irmãos, pois o nosso corpo deve repousar e não repousar de qualquer jeito, mas em esperança.

*****************************************************

“Tu me fizeste conhecer os caminhos da vida e me encherás de alegria na tua presença’.” (AT 2:28)

Quem quer ter vida eterna deve estar na presença do Senhor. Além disso, Ele enche nossa vida de alegria. Porém, qual a condição para nossa vida ser cheia de alegria? ESTAR NA PRESENÇA DO SENHOR.

*****************************************************

“Mas ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono.” (AT 2:30)

Davi sabia que Deus é fiel e cumpre aquilo que promete, sendo que só não veremos as promessas de Deus cumpridas em nossa vida se sairmos dos caminhos Dele. Caso contrário, não, pois Ele é fiel ainda que nós não sejamos, pois Ele não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13).

*****************************************************

“Pois Davi não subiu ao céu, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita

até que eu ponha os teus inimigos como estrado para os teus pés’. (AT 2:34-35)

Quando estamos sentados, estamos em uma situação de repouso, de descanso, onde não saímos do lugar. Deus nos diz para estarmos sentados à sua direita, pois se estivermos na presença Dele, à Sua direita, Ele colocará nossos inimigos debaixo de nossos pés para serem pisados por nós, como é dito em Romanos: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco. Amém.” (RM 16:20).

*****************************************************

“"Portanto, que todo Israel fique certo disto: Este Jesus, a quem vocês crucificaram, Deus o fez Senhor e Cristo".

Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: "Irmãos, que faremos? "

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. “ (AT 2:36-38)

Quando ouviram todas essas coisas, aqueles que colaboraram para a crucificação de Cristo ficaram alarmados, mas mesmo para eles, que cometeram tão horrível crime, havia solução: o arrependimento sincero e a conversão ao Senhor. Da mesma forma, não importa o pecado que cometemos hoje ou que cometemos antes de conhecermos a Jesus: se nos arrependemos verdadeiramente, pedimos perdão e estamos dispostos a mudar nossas obras, negando a nós mesmos para servirmos a Deus, há solução para nós e o Senhor não nos abandona, bem como não rejeita um coração arrependido (SL 51:17).

*****************************************************

“Com muitas outras palavras os advertia e insistia com eles: "Salvem-se desta geração corrompida! " (AT 2:40)

Irmãos, o mundo jaz no maligno (I JO 5:19), mas nós não, pois somos de Jesus. Sendo assim fiquemos longe das obras infrutuosas das trevas, já que a Palavra manda que não comuniquemos com elas (EF 5:11). Reneguemos a nossa vontade carnal, cheia de concupiscências e pecados e dediquemos nossa vida a servir ao Senhor e fazer Sua santa vontade a fim de agradarmos a Ele e sermos salvos. Caso contrário, quando a terra arder em fogo (II Pe 3:10), estaremos perdidos e fora da salvação do Senhor.

*****************************************************

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” (AT 2:42)

Essas eram as pessoas que se converteram através das palavras de Pedro, dirigidas por Deus. Depois de sua conversão, elas mudaram suas práticas, dedicando-se à oração, à comunhão com Deus e com os irmãos e a ajudar aos que precisam.

Quem se encontra com Jesus tem a vida transformada. A partir do momento em que a Palavra de Deus entra em nosso coração e nos convertemos passamos a viver uma vida de comunhão com Deus e não com as obras da carne ou do mundo e isso é natural, assim como foi natural para Zaqueu devolver até a mais do que havia tirado das pessoas (LC 19:8): Jesus não pediu para que ele fizesse isso, mas a mudança na vida de quem se entrega a Deus verdadeiramente acontece de forma natural.

*****************************************************

“Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos” (AT 2:43)

Aqueles que têm temor de Deus, ou seja, respeito pela Palavra e pelo Senhor, presenciam grandes maravilhas e sinais poderosos, pois o Senhor tem liberdade para agir e mudar o que for necessário ser mudado. Que o Senhor tenha essa liberdade para agir em nossa vida, em Nome de Jesus. Façamos essa oração agora: “Senhor, tenha liberdade para agir em minha vida e transformar o que for necessário. Mude o meu coração, molde-o de acordo com Sua boa, agradável e perfeita vontade como o oleiro molda o vaso, pois eu quero ver as tuas obras maravilhosas manifestarem-se em minha vida, em Nome de Jesus”. Façamos essa oração e não recuemos. Não tiremos da mão do Senhor o que a Ele confiamos. Esperemos o agir do Altíssimo em todas as situações, pois Ele nunca falha.

“Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.” (AT 2:44)

Aqueles que servem a Deus devem estar, mais uma vez, unidos em um mesmo espírito de harmonia, fé e cooperação com a obra do Senhor. A Palavra de Deus diz: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (AM 3:3). Que a Igreja de Cristo, sejam pastores ou membros, não importa, mas que toda a Igreja de Cristo possa andar em perfeita comunhão, harmonia e acordo, e que oremos para que as denominações deixem as contendas e a dissensões, mas que sejam unidas para levar a Palavra de Deus adiante, bem com para que haja paz entre os membros de uma mesma denominação.

*****************************************************

“Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,

louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (AT 2:46-47)

Irmãos, como é bom estarmos juntos na presença do Senhor orando, louvando Seu nome, dando testemunhos e glorificando ao Senhor por cada bênção! Que a Igreja de Cristo possa sempre ter esses momentos maravilhosos e edificantes de culto ao Senhor e de ajuda aos necessitados espiritual, representado pela alegria, sinceridade de coração e louvor a Deus, e também materialmente, representado pelo partir do pão. Que façamos a obra do Senhor com sinceridade de coração e não apenas “por fazer”, de qualquer jeito, só para mostrar que fazemos algo. Deus conhece o íntimo de nosso coração.

Se a obra do Senhor for feita em nossa vida com fé, sinceridade, amor e sendo dirigida pelo Espírito Santo, Deus acrescentará cada vez mais pessoas salvas todos os dias, para a honra e glória do Senhor Jesus, e não nossa. Cuidemos para que o orgulho e a vaidade não entrem em nosso coração.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 14/03/2013
Reeditado em 14/03/2013
Código do texto: T4188289
Classificação de conteúdo: seguro