ESTUDO COLOSSENSES 2: A CIRCUNCISÃO EM CRISTO// ESTUDO NÚMEROS 12: CRÍTICA DE MIRIÃ E ARÃO CONTRA MOISÉS E COMO DEUS E MOISÉS AGIRAM

"Quero que vocês saibam quanto estou lutando por vocês, pelos que estão em Laodicéia e por todos os que ainda não me conhecem pessoalmente.

Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo." (CL 2:1-2)

Quando ouvimos falar de pessoas que estão passando por situações difíceis, que estão servindo a demônios, no vício, no crime, etc., oremos por essas pessoas, mesmo que não as conheçamos. O fato de não as conhecermos não significa que a nossa oração não seja ouvida por Deus e que não possamos abençoar essas pessoas. Ora, pastores oram por familiares de membros mesmo sem conhecê-los. Por que não podemos fazer o mesmo? Na Bíblia é-nos dito para orarmos uns pelos outros (TG 5:16). Façamos isso.

*****************************************************

"Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento." (CL 2:3)

Apenas em Cristo há conhecimento. Nenhum conhecimento e nenhuma sabedoria existe fora de Jesus e todos os médicos, cientistas e pessoas cultas só têm dessa sabedoria por que Deus a concedeu para que fosse usada a fim de ajudar quem precisa.

*****************************************************

"Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos aparentemente convincentes." (CL 2:4)

Mais uma vez, não nos enganemos com doutrinas, com coisas que alguém disse ou que alguém ouviu dizer: há religiões, seitas e doutrinas que, aparentemente, são convincentes, e isso por que o diabo é astuto e sabe que ninguém acreditará ou ficará balançado em sua fé por algo completamente estapafúrdio; porém, O ÚNICO QUE TEM AS CHAVES DA VIDA É JESUS!

*****************************************************

"Porque, embora esteja fisicamente ausente, estou presente com vocês em espírito, e alegro-me em ver como estão vivendo em ordem e como está firme a fé que vocês têm em Cristo." (CL 2:5)

Irmãos, se Paulo ficou feliz aao ver os colossenses firmes em sua fé em Jesus, imaginem como Jesus não fica feliz ao nos ver firmes na Palavra! Que nós possamos dar essa alegria ao Senhor todos os dias, em Nome de Jesus!

*****************************************************

"Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,

enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão." ( CL 2:6-7)

Ontem, na Igreja, o pastor perguntou se havia alguém que queria entregar a vida a Jesus e aceitá-lO como único e Suficiente Salvador ou pessoas que estavam desviadas e queriam se reconciliar com o Pai. Algumas pessoas levantaram a mão e ele pediu que essas pessoas se encaminhassem à frente do altar. Depois da oração, ele disse a essas pessoas que não abandonassem Jesus. O mesmo é conosco: assim como o diabo quis cirandar a Pedro, quer cirandar a todos nós. O sonho dele é que nós possamos dar uma brecha, uma apenas, para ele entrar, roubar, matar e destruir e nos afastar do Pai. Irmãos, fiquemos enraizados, firmes, colados com o Pai e com a Palavra de Deus, transbordante de gratidão por tão grande salvação operada em nossa vida e por todas as bênçãos que são derramadas sobre a nossa vida todos os dias.

*****************************************************

"Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.

Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos." (CL 2:11-12)

Tomemos cuidado com vãs filosofias e caminhos criados pelo homem, mas onde há apenas rituais e não a presença de Deus. Quando aceitamos a Cristo, nosso coração foi circuncidado e essa circuncisão é o abandono da carne,ou seja, a negação constante de todos os desejos nocivos e pecaminosos da carne.

Quando aceitamos Jesus, nosso corpo, e toda a sujeira que ele continha, foi sepultado. Devemos rconhecer essas obras da carne como mortas, ou seja, não-existentes em nossa vida de servos de Deus. Essa é a verdadeira circuncisão.

*****************************************************

"Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,

e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,

e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz." (CL 2:13-15)

Cristo nos amou primeiro (I JO 4:19), mesmo sem merecermos e mesmo estando como Paulo disse: mortos em nossos pecados. Através do espetáculo público da morte de Jesus, onde Cristo triunfou sobre toda autoridade e poder do diabo, fomos perdoados, resgatados e lavados em Seu sangue poderoso, passando agora a sermos propriedades de Deus, propriedade essa adquirida com sangue.

Importante: Cristo morreu na cruz por nós e, a partir do momento que aceitamos o Senhor, tomamos conhecimento da obra feita na cruz e resolvemos segui-lO, NÃO HÁ CONDENAÇÃO PARA NÓS. A escrita da dívida foi cancelada e o diabo não tem nada para jogar em nossa cara. Peçamos perdão ao Pai por todos os nossos pecados, peçamos perdão a quem precisarmos pedir e restituamos o que pegamos ilícitamente. Abandonemos o pecado e as más práticas. Agindo dessa forma, na presença do Senhor, não há nenhuma condenação para nós. Quando o diabo quiser jogar em nossa cara nosso passado pecaminoso e os erros que cometemos, joguemos na cara dele o futuro que o espera: arder no lago de fogo eternamente, pois ele já foi julgado, condenado e não há mais solução para ele.

*****************************************************

"Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.

Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo." (CL 2:16-17)

Jesus era questionado muitas vezes por não guardar o sábado. Irmãos, toda a lei foi importante, mas seu papel era guiar o povo na presença de Deus até que viesse o tempo da graça, que chegou através de Jesus. Não vivemos mais pela lei, mas pela graça ("Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor" - GL 3:24-25). Isso não quer dizer que devemos pegar todo o Velho Testamento e jogá-lO fora, mas sim que não precisamos mais sacrificar carneiros, por exemplo, ou sacrificar qualquer outra coisa, inclusive a nós mesmos, para estarmos perto de Deus ou para sermos perdoados. O único meio de santificação é a morte de Jesus, que já comprou o nosso perdão, e nós apenas somos justificados pela fé em Jesus e por nada mais. Para estarmos perto de Deus basta que sigamos Sua Palavra, sem sacrifícios. Somos salvos apenas pela graça de Deus e não por nossas obras: "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra." (RM 11:6).

*****************************************************

"Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

Trata-se de alguém que não está unido à Cabeça, a partir da qual todo o corpo, sustentado e unido por seus ligamentos e juntas, efetua o crescimento dado por Deus." (CL 2:18-19)

Cuidado, irmãos. Há muitas pessoas que vivem de aparência. Pessoas que, aparentemente,são de Cristo, mas que usam a obra de Deus como um meio de satisfação pessoal de sua vaidade. Pessoas que jejuam para mostrar que jejuam, que oram para mostrar que oram, que ajudam para mostrar que ajudam. Como Paulo disse, essas pessoas não estão ligada sao Cabeça, que é Cristo, pois Ele é quem sustenta todo o corpo. Essas pessoas estão ligadas não ao sustento e ao crescimento dado por Cristo, mas à satisfação de sua vaidade, para que os outros a vejam como "pessoas de Deus, ligadas à obra". Tais pessoas terão de dar conta de seus atos em tempo oportuno.

*****************************************************

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras:

"Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "?

Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos.

Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne." (CL 2:20-23)

Irmãos, nós morremos para as religiosidades e os rituais e há pessoas que ainda têm vivido dessa forma. Isso não significa que podemos sair por aí fazendo o que quisermos, sem freio algum, mas sim que o que faz com que refreamos nossos impulsos da carne é a fé em Cristo e a consciência de que nossas obras carnais morreram com Jesus na cruz, para que nós nascessemos para uma nova vida de santidade e poder na presença de Deus. Mais uma vez: viver com Cristo sigifica viver na Palavra e não e práticas externas.

Paz a todos.

*****************************************************

"Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita.

"Será que o Senhor tem falado apenas por meio de Moisés? ", perguntaram. "Também não tem ele falado por meio de nós? " E o Senhor ouviu isso." (Nm 12:1-2)

Arão e Moisés talvez tivessem tido certos ciúmes de Moisés, não sendo exatamente o casamento com a mulher etíope a gênese da crítica, inclusive por que eles se colocam na mesma posição que Moisés, dizendo que Deus também tem falado através deles. De qualquer forma, não toquemos no ungido do Senhor, naquele que o Pai levantou para levar Sua Palavra ao povo.

*****************************************************

"Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: "Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três". E os três foram para lá.

Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente,

e ele disse: "Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.

Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa.

Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?" (NM 12:4-8)

Aqui vemos um Deus que se preocupa com Seus Filhos. Vemos um Deus presente e não distante, que está perto de nós e cuida para que não sejamos confundidos ou envergonhados.

Assim como Deus defendeu e protegeu Moisés, defende-nos e protege-nos também, desde que estejamos em Sua presença. Deus Se apresenta a nós claramente e Se faz presente em nossa vida, assim como aconteceu com Moisés, desde que estejamos dispostos a servi-lO em espírito e em verdade, de todo coração. No início, Moisés relutou, mas depois de ter experiências com Deus e presenciar Seu poder, entregou-se ao Pai, sendo grandemente usado por Ele. Que o mesmo aconteça conosco, em Nome de Jesus.

*****************************************************

" Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou." (NM 12:9)

Ao contrário do que muitas pessoas possam achar, não vemos aqui um Deus vingativo ou ruim, mas sim o cumprimento do que a própria Palavra de Deus diz: nossos pecados fazem separação entre nós e Deus (IS 59:2). Que corramos em busca do perdão do Senhor para que não fiquemos longe Dele, pois essa é a pior coisa que pode nos acontecer.

*****************************************************

"Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra

e disse a Moisés: "Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos.

Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído". (NM 12:10-12)

A Palavra de Deus inteira está interligada e não há contradição alguma Nela. Sendo assim, vemos aqui um exemplo prático de outra coisa dita na Palavra: "O salário do pecado é a morte" (RM 6:23). Olhem a consequência do erro cometido: Miriã havia ficado leprosa.

Vemos também a humildade e arrependimento de Arão, indo pedir ajuda a Moisés. Que possamos tirar de nós o orgulho e a vaidade e nos arrependemos de nossos erros, assim como Arão.

Vale lembrar uma coisa: Arão era sacerdote. Ninguém está livre das tentações do diabo e dos pecados, assim como ninguém escapa da correção do Senhor, não importando se você é convertido há um ano ou há cinquenta anos, se você é pastor ou limpa o banheiro da Igreja. Para Deus, nao há acepção de pessoas" (RM 2:11).

*****************************************************

"Então Moisés clamou ao Senhor: "Ó Deus, por misericórdia, cura-a!" (NM 12:13)

Aqui, vemos outra atitude a ser seguida: Moisés perdoou Arão e Miriã e ainda clamu a Deus por esta. Irmãos, quantas vezes somos orgulhosos, quantas vezes falamos muitas coisas que não deveriam ser ditas a quem nos magoou, feriu ou prejudicou de alguma forma? Moisés poderia ter jogado na cara de Miriã e de Arão: "Ah! Agora precisam de mim, não é? Deus não fala por vocês também? Orem a Ele vocês, então. Olha, eu até oro, mas só por que eu sou de Deus, se não não orava". Isso é ser de Deus, irmãos? Perdoemos com o coração e não joguemos o erro das pessoas em rosto, pois Deus não faz isso conosco e o servo não é maior que seu senhor (JO 13:16).

*****************************************************

"O Senhor respondeu a Moisés: "Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta".

Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta."(NM 12:14-15)

Deus comparou a situação de Miriã a de alguém que havia levado uma cuspida no rosto, do próprio o que era especialmente abominável no antigo Oriente Próximo (Bíblia da Mulher, NM 12;14-15 nota - ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA). Porém, Deus não a deixaria ali, sozinha. Ninguém partiu enquanto ela não voltou e isso mostra a imensa misericórdia de Deus. Deus sempre nos dá uma nova chance de seguirmos a Ele. Vamos aproveitá-la hoje?

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 16/03/2013
Código do texto: T4192032
Classificação de conteúdo: seguro