ESTUDO ATOS 3: A CURA DO MENDIGO NA PORTA FORMOSA // A PREGAÇÃO DE PEDRO NO TEMPLO

"Estava sendo levado para a porta do templo chamada Formosa um aleijado de nascença, que ali era colocado todos os dias para pedir esmolas aos que entravam no templo." (AT 3:2)

Os mendigos ficavam, geralmente, à porta da Igreja para receberem esmolas ou dádivas aos pobres. Irmãos, quantas pessoas se utilizam de um mal para se fazerem de coitadas. Não estou dizendo que seja o caso desses mendigos, mas tomemos cuidado CONOSCO: muitas pessoas até cultivam e, inconscientemente, gostam de estarem dontes para serem mimadas, cuidadas, para serem vistas com ares de pena, etc. Irmãos, fujamos disso, pois isso é um laço do diabo e, ao nos recusarmos a viver curados, estamos tornando a cruz de Cristo vã, pois não estamos vivendo o que Ele comprou para nós a preço de sangue. Peçamos perdão a Deus e mandemos esse mal embora, em Nome de Jesus. Passemos a viver como a Palavra diz: sarados pelas pisaduras de Cristo (IS 53:5).

*****************************************************

"Vendo que Pedro e João iam entrar no pátio do templo, pediu-lhes esmola.Pedro e João olharam bem para ele e, então, Pedro disse: 'Olhe para nós!' O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa." (AT 3:3-5)

O mendigo pode ter achado que receberia uma esmola qualquer, mas Pedro, através do poder de Deus, daria a ele algo muito maior: sua cura.

Irmãos, Deus não quer que vivamos esmolando, mas que tenhamos do melhor (" Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra;" - IS 1:19). Não façamos acordo com o diabo: "Ai, hoje minha cabeça não está doendo enquanto ando, só para olhar para baixo, glória a Deus!". Deus não faz a obra pela metade. Realmente, glória a Deus por que está melhor, mas oremos: "Senhor, obrigada por eu estar melhor, mas eu creio que o Senhor faz a obra completa, que não é da Tua vontade que eu fique com dor alguma e eu não aceito nada dessa dor em mim. Vai embora, diabo, em Nome de Jesus". Se orarmos com fé, garanto: a dor e qualquer outro mal, seja um pecado, um vício, uma prática, vai sair COMPLETAMENTE. Porém, não podemos ser achados varridos e adornados (LC 11:24-26), mas vazios do Espírito Santo, senão o diabo volta e traz mais sete com ele. Devemos ser achados cheios da presença e da unção de Deus, dirigidos pelo Espírito Santo.

*****************************************************

"Disse Pedro: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande".

Segurando-o pela mão direita, ajudou-o a levantar-se, e imediatamente os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes." (AT 3:6-7)

Irmãos, a obra de Deus deve ser feita com poder e autoridade. Pedro não titubeou, não vacilou, e foi por que a obra não seria feita pela sua capacidade, mas pelo poder e autoridade contidos no Nome de Jesus e ele sabia que o Nome de Jesus não falha, pois Nele há toda a plenitude ("Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse" - CL 1:19). Não duvidemos, não fiquemos pensando se dará certo ou no que as pessoas dirão se der errado. Não fiquemos já arquitetando justificativas para dar às pessoas caso dê errado, pois se usarmos o Nome de Jesus COM FÉ não há essa possibilidade.

*****************************************************

"E de um salto pôs-se de pé e começou a andar. Depois entrou com eles no pátio do templo, andando, saltando e louvando a Deus." (AT 3:8)

O mendigo permaneceu na presença de Pedro e João e entrou no tempo louvando a Deus. Imaginemos duas coisas: como aquele mendigo estava se sentindo, podendo andar e entrar louvando a Deus no templo em cuja porta ele pedia esmolas; a cara das pessoas que viam aquele deficiente, mendigo, agora andando, saltando e louvando ao homem que havia sido crucificado um tempo atrás. Em Nome de Jesus eu libero essa bênção: você ainda vai surpreender muito as muitas pessoas que têm visto sua vida agora e que verão a obra que Deus fará nela a partir de agora se você crer e tiver fé. Receba, por que essa bênção é para você e não é de mim que ela vem, mas da parte do Altíssimo.

O mendigo poderia comemorar de qualquer outra forma e com quaisquer outras pessoas, mas ele ficou ao lado dos homens de Deus e entrou com eles no tempo, saltando, andando e louvando ao Senhor, mostrando a Deus e aos homens a felicidade causada pela obra feita pelo poder de Deus. Muitos, ao receberem a cura, a libertação ou qualquer outra bênção, procuram o mundo ou pessoas que serão usadas pelo diabo para desviá-las. Façamos a mesma escolha que o mendigo e fiquemos com as coisas do Alto. Usemos nossa nova condição para dar o testemunho que fortalecerá ou até acenderá a chama da fé de alguém. Usemos a nova condição que o Senhor nos dá para louvar a Ele fazendo a Sua obra.

*****************************************************

"Quando todo o povo o viu andando e louvando a Deus,

reconheceu que era ele o mesmo homem que costumava mendigar sentado à porta do templo chamada Formosa. Todos ficaram perplexos e muito admirados com o que lhe tinha acontecido." (AT 3:9-10)

Muitas pessoas ficarão perplexas ao ver a reconstrução do seu casamento, a sua cura, a sua libertação, etc. Muitos dirão: "Nossa, mas é aquele que estava se separando? Nossa, por que eles estão tão grudados e carinhosos um com o outro?", "Nossa, mas olha o carro dele! Ele não estava com a empresa falindo? Não tinha perdido o emprego?", "Nossa, ela parou de fumar? Mas ela fumava há 25 anos!", "Ele está namorando? Mas ele vivia sozinho, sofrendo sem ser correspondido por aquela menina ruiva de quem ele gostava há uns 3 anos!", "Eles voltaram? Mas não estavam já até em processo de divórcio? Ela não tinha ido embora até com outro homem?". Tenhamos fé, irmãos, é só crer em Deus!

*****************************************************

"Apegando-se o mendigo a Pedro e João, todo o povo ficou maravilhado e correu até eles, ao lugar chamado Pórtico de Salomão.

Vendo isso, Pedro lhes disse: "Israelitas, por que isto os surpreende? Por que vocês estão olhando para nós, como se tivéssemos feito este homem andar por nosso próprio poder ou piedade?

O Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, o Deus dos nossos antepassados, glorificou seu servo Jesus, a quem vocês entregaram para ser morto e negaram perante Pilatos, embora ele tivesse decidido soltá-lo." (AT 3:11-13)

Não digamos e nem deixemos que ninguém pense que a glória pelas coisas vem de nós, mas sempre deixemos bem claro que todo poder e glória está contido em Jesus. Lembremo-nos de que Deus não divide Sua glória com ninguém (IS 42:8).

*****************************************************

"Vocês negaram publicamente o Santo e Justo e pediram que lhes fosse libertado um assassino.

Vocês mataram o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos. E nós somos testemunhas disso.

Pela fé no nome de Jesus, o Nome curou este homem que vocês vêem e conhecem. A fé que vem por meio dele lhe deu esta saúde perfeita, como todos podem ver." (AT 3:14-16)

Quantas pessoas negam publicamente Jesus nos dias de hoje: quando se negam a dar um testemunho, quando não assumem que são cristãos, quando se negam a levar a Palavra de Deus adiante, quando Deus manda falar do amor de Cristo a alguém que está precisando e não o fazem, etc.

Não façamos isso, irmãos, pois se negarmos a Jesus, Ele nos negará (II TM 2:12). Além disso, o mendigo ficou curado pelo poder do Nome Daquele que foi morto a pedido das pessoas, mas só recebeu a bênção por ter fé. A obra de Jesus já foi feita na cruz, mas só a veremos sendo realidade em nossa vida se tivermos fé para isso. Se não acreditarmos verdadeiramente e assumirmos o nosso lugar de mais que vencedores sobre TODAS as coisas, sejam elas enfermidades, vícios, práticas, problemas, etc., nossa vida permanecerá a mesma. Lembremo-nos de que não somos mais que vencedores por nós mesmos ou por que alguém nos disse que somos, mas somos feitos mais que vencedores por Aquele que nos amou e morreu por nós na cruz do Calvário (RM 8:37).

*****************************************************

""Agora, irmãos, eu sei que vocês agiram por ignorância, bem como os seus líderes" (AT 3:17)

Todos nós somos líderes. Mesmo que não sejamos pastores, ou não tenhamos nenhum cargo de autoridade social, somos reis e sacerdotes constituídos por Deus (AP 5:10). Sendo assim, como sacerdotes de nossa casa, e mesmo quando falarmos de Jesus fora dela para alguém que precise, tomemos cuidado: falemos apenas o que estiver de acordo com a Palavra de Deus e inspirados pelo Espírito Santo. Se não tivermos uma boa palavra, fiquemos quietos, mas não deixemos o diabo usar nossa boca: não falemos algo que vá piorar a situção dessa pessoa ou algo que vá fazer com que ela peque. Não falemos qualquer coisa só por falar, para que a pessoa não pense que estamos distantes de Deus por não termos uma direção Dele. Sejamos sinceros: "Olha, eu não sei o que dizer, mas vou pedir uma palavra a Deus e te digo". Aliás, falemos para que essa pessoa peça também uma palavra ao Pai, que ore a Ele e que derrame sua vida diante Dele, que peça perdão primeiro pelos seus erros, pois nossos pecados nos separam de Deus (IS 59:2). Deus a perdoará e orientará, cabendo a ela seguir ou não, sendo as consequências da obediência ou desobediência responsabilidade dela. Porém, se deixarmos a vaidade falar mais alto e falarmos qualquer coisa só para não ficarmos quietos, a responsabilidade desse ato cairá sobre nós: "Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus. Quem recebe uma destas crianças em meu nome, está me recebendo.Mas se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar." (MT 18:4-6).

*****************************************************

"Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

para que venham tempos de descanso da parte do Senhor, e ele mande o Cristo, o qual lhes foi designado, Jesus." (AT 3:19-20)

A Palavra diz que se confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda iniquidade (I JO 1:9). Porém, para que sejamos perdoamos e nossos pecados cancelados, precisamos verdadeiramente nos arrepender e buscar viver uma vida limpa, longe do pecado. Pedir perdão apenas por pedir, sem um arrependimento sincero e sem o firme propósito de se emendar, não adianta de nada.

Quando entregamos a vida ao Senhor, Ele nos perdoa e vivemos longe do pecado (o que não significa nunca mais pecar, pois a Bíblia diz que não há um só homem sobre a terra que faça o bem e nunca peque (EC 7:20), mas significa lutar com todas as nossas forças para viver uma vida de santidade e entrega ao Senhor, onde nosso espírito prevaleça cada vez mais sobre a nossa carne), descansamos no Senhor, uma vez que o mal não nos pode atingir por estarmos abrigados no esconderijo do Altíssimo e descansando à sombra do Onipotente (SL 91:1)

*****************************************************

"Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vocês, para abençoá-los, convertendo cada um de vocês das suas maldades". (AT 3:26)

Aceitemos ao Senhor: Ele quer nos abençoar, converter-nos, dar-nos um coração de carne no lugar do coração de pedra (EZ 11:19) a fim de adorarmos a Ele em espírito e em verdade (JO 4:24) e quer transformar nossa história de vergonha em dupla honra (IS 61:7). Acima de tudo, Ele quer nos salvar e que desfrutemos da glória eterna ao Seu lado ("E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia" - JO 6:39). Não recusemos esse convite, irmãos, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 16/03/2013
Código do texto: T4192142
Classificação de conteúdo: seguro