ESTUDO 2 SAMUEL 16: DESDOBRAMENTOS DA CONSPIRAÇÃO DE ABSALÃO CONTRA SEU PAI, DAVI

"Mal Davi tinha passado pelo alto do monte, lá estava à sua espera Ziba, criado de Mefibosete. Ele trazia dois jumentos carregando duzentos pães, cem bolos de uvas passas, cem frutas da estação e uma vasilha de couro cheia de vinho.

O rei perguntou a Ziba: "Por que você trouxe essas coisas? " Ziba respondeu: "Os jumentos servirão de montaria para a família do rei, os pães e as frutas são para os homens comerem, e o vinho servirá para reanimar os que ficarem exaustos no deserto".(2 SM 16:1-2)

Mesmo em meio aos maiores desertos Deus supre nossas necessidades. Basta que tenhamos fé e não desanimemos, não blasfememos contra Ele e nos mantenhamos firmes na presença do Altíssimo.

*****************************************************

"O rei então perguntou: "Onde está Mefibosete, neto de seu senhor? " Respondeu-lhe Ziba: "Ele ficou em Jerusalém, pois acredita que os israelitas lhe restituirão o reino de seu avô ".

Então o rei disse a Ziba: "Tudo o que pertencia a Mefibosete agora é seu". "Humildemente me prostro", disse Ziba. "Que o rei, meu senhor, agrade-se de mim".( 2 SM 16:3-4)

Ziba ajudou o homem de Deus e o Altíssimo providenciou para ele seu galardão. Deus faz o mesmo conosco, mas não devemos agir pensando nas recompensas que Deus nos dará, mas sim buscando primeiramente as coisas do alto (MT 6:33). Ninguém serve a Deus por interesse.

*****************************************************

"Chegando o rei Davi a Baurim, um homem do clã da família de Saul chamado Simei, filho de Gera, saiu da cidade proferindo maldições contra ele.

Ele atirava pedras em Davi e em todos os conselheiros do rei, embora todo o exército e a guarda de elite estivessem à direita e à esquerda de Davi.

Enquanto amaldiçoava, Simei dizia: "Saia daqui, saia daqui! Assassino! Bandido!" (2 SM 16:5-7)

Mesmo Davi estando protegido pela guarda de elite, ou seja, não era qualquer guarda, ainda foi atacado e o mesmo acontece conosco: mesmo andando com Deus o diabo nos ataca. Porém, tendo Deus ao nosso lado, nenhum mal nos sucede, assim como nenhum mal sucedeu a Davi.

*****************************************************

"O Senhor retribuiu a você todo o sangue derramado na família de Saul, em cujo lugar você reinou. O Senhor entregou o reino nas mãos de seu filho Absalão. Você está arruinado porque é um assassino! "

Então Abisai, filho de Zeruia, disse ao rei: "Por que esse cão morto amaldiçoa o rei meu senhor? Permite que eu lhe corte a cabeça".

Mas o rei disse: "Que é que vocês têm com isso, filhos de Zeruia? Ele me amaldiçoa porque o Senhor lhe disse que amaldiçoasse Davi. Portanto, quem poderá questioná-lo?" (2 SM 16:8-10)

Davi era absolutamente inocente da morte de Saul e estava sendo acusado injustamente. Contudo, não o vemos defender-se ou ir para cima de Simei. Antes, calou-se, assim como Jesus, quando O questionaram se Ele era rei dos Judeus, Ele respondeu: "Tu o dizes" (MC 15:2). Ele sabia que era e não havia necessidade de ficar se explicando. Da mesma forma, quem confia em Deus cala diante das injúrias e perdoa, pois sabe que o Senhor Se encarregará de fazer Sua justiça.

*****************************************************

"Talvez o Senhor considere a minha aflição e me retribua com o bem a maldição que hoje recebo" (2 SM 16:12)

Aqui vemos a expressão de confiança de Davi para com Deus, o que é extremamente importante em todos os momentos.

*****************************************************

"Então Absalão disse a Aitofel: "Dê-nos o seu conselho. Que devemos fazer? "

Aitofel respondeu: "Tenha relações com as concubinas de teu pai, que ele deixou para tomar conta do palácio. Então todo o Israel ficará sabendo que te tornaste repugnante para teu pai, e todos os que estão contigo se encherão de coragem".

E assim armaram uma tenda no terraço do palácio para Absalão, e ele teve relações com as concubinas de seu pai à vista de todo o Israel.

Naquela época, tanto Davi como Absalão consideravam os conselhos de Aitofel como se fossem a palavra do próprio Deus." ( 2 SM 16:20-23)

Os conselhos de Aitofel eram tidos como vindos da própria boca de Deus. Tomemos muito cuidado com as palavras que chegam até nós e que, às vezes, achamos que são de Deus. O Senhor nunca nos manda fazer nada que vá contra Sua Palavra. Peçamos a Deus discernimento para sabermos o que vem Dele o que não vem. Lembremo-nos de que quem confia no Senhor não é confundido (RM 10:11).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 16/03/2013
Reeditado em 18/03/2013
Código do texto: T4192147
Classificação de conteúdo: seguro