QUEM FOI O DR. IVON COSTA

PERGUNTA:

- Ivon Costa e Bezerra de Menezes possuíam algum alinhamento espiritual em vidas passadas, considerando-se que foram pessoas importantes para a divulgação do Espiritismo no Brasil?

RESPOSTA:

- Embora tenha vivido apenas 35 anos na Terra, Ivon Costa foi um dos maiores defensores do Espiritismo. Os coordenadores espirituais que planejaram a reencarnação do espírio de Ivon Costa no Brasil foram basicamente os mesmos irmãos desencarnados que planejaram e organizaram o advento da doutrina espírita na França, os quais estiveram e estão ainda encarregados de difundi-la pelo mundo. Ivon Costa (Minas Gerais, 1898-1934) e Bezerra de Menezes (Ceará, 1831-1900), atualmente desencarnados, são espíritos irmãos cuja afinidade espiritual foi construída em tempos pretéritos. Essa afinidade ou amizade dos dois espíritos pode ser traduzida como um pacto de esforço conjunto em favor da necessidade urgente do ser humano escolher o caminho do bem e optar pela fraternidade, pelo amor, pela caridade, pelo estudo das leis divinas e pela vida espiritual. Depreende-se, pois, desse pacto, o esforço conjunto que fizeram, cada um no seu tempo e no seu ambiente, mas ambos coordenados pelos mentores aos quais estão ligados, objetivando divulgar a doutrina do desenvolvimento da consciência do espírito através de sucessivas reencarnações e desencarnações. E, diga-se de passagem, não há caridade maior do que a distribuição gratuita dos conhecimentos que ensinam a realidade da existência humana, da existência espiritual e das leis divinas que regulamentam a vida em todas as esferas e em todos os processos da evolução. Assim como há pessoas encarnadas que atravessam a existência terrena congraçadas numa amizade inabalável, existem espíritos amigos que passam encarnações e reencarnações envolvidos num projeto missionário de libertação da humanidade. É o caso de Ivon Costa e Bezerra de Menezes. Emmanuel, através da psicografia de Chico Xavier, citou que eles estiveram reencarnados entre os essênios. Na época, Bezerra de Menezes estava reencarnado com o nome de Lisandro. Em várias outras épocas da História, eles estiveram reencarnados lado a lado, aperfeiçoando os aspectos moral e espiritual da alma, sintonizados com as hierarquias de espíritos evoluídos que coordenam a evolução da humanidade e contribuindo fraternalmente com ações de caridade, amor e pensamento positivo. A última missão que esses dois espíritos empreenderam na Terra foi no Brasil com a finalidade de expandir a doutrina espírita da caridade, a Lei de Reencarnação, a Lei de Causas e Efeitos e a Lei de Evolução. Tanto Ivon Costa quanto Bezerra de Menezes foram médicos e defenderam corajosamente o Espiritismo codificado por Allan Kardec. Sem dúvida, Ivon Costa e Bezerra de Menezes são os exemplos de vida missionária onde mais se expressou a sintonia entre os espíritos desencarnados e os encarnados, preparando-se o caminho para o advento de Chico Xavier e seu mentor Emmanuel.

*****Pelo espírito de Angelluz, psicografia de Rodrigues Dias