ESTUDO COLOSSENSES 3: COMO TER UMA VIDA SANTA// VIDA FAMILIAR E SOCIAL

"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.

Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus." (CL 3:1-3)

A partir do momento em que aceitamos Cristo, morremos e somos sepultados, pois nossa verdadeira vida passa a estar escondida em Deus: a vida eterna. Dessa forma, não devemos estar inclinados para as coisas da terra, já que o mundo jaz no maligno, mas nós não (I JO 5:19). Antes, devemos estar com nossos pensamentos voltados para as coisas que agradam a Deus. Devemos estar com nossos pensamentos voltados para a glória e a presença de Deus, para adorarmos a Ele em espírito e em verdade todos os dias.

*****************************************************

"Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria." (CL 3:5)

Esse "façam morrer" pode ser entendido como "reconhecer como morto". Irmãos, precisamos ter essa afirmação como uma realidade em nossa vida: a partir do momento em que somos novas criaturas as obras da carne não devem mais ter domínio sobre nós, mas sim os frutos do Espírito (GL 5:22). Reconheçamos as obras da carne como mortas, uma vez que elas não têm mais razão de existir em nossa vida e são mentiras do diabo, que é mentiroso e pai da mentira (JO 8:44).

*****************************************************

"É por causa dessas coisas que vem a ira de Deus sobre os que vivem na desobediência,

as quais vocês praticaram no passado, quando costumavam viver nelas." (CL 3:6-7)

Não nos enganemos: as obras nas quais vivíamos antes de conhecer Jesus não agradam a Deus, uma vez que constituem desobediência à Palavra de Deus. Somos novas criaturas e , mais uma vez, essas práticas não devem mais ter lugar em nossas vidas.

*****************************************************

"Mas agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.

Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas

e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador." (CL 3:8-10)

Aqui Paulo faz uma enumeração de coisas que devemos abandonar quando aceitamos Jesus. Quando encontramos Jesus de verdade essa mudança é natural, pois não nos interessa mais vivermos no mundo quando podemos ter a presença do Senhor em nossa vida, assim como a mudança que aconteceu com Zaqueu. Essa mudança foi natural, pois Jesus não o mandou devolver quatro vezes mais. Essa foi uma resolução do próprio Zaqueu (LC 19:1-9).

*****************************************************

"Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência." (CL 3:12)

Agora Paulo elenca algumas coisas que devem estar arraigadas no coração daquele que serve a Deus: a profunda compaixão, ou seja, não uma compaixão superficial, quando nos convém, mas algo profundo e sincero; bondade para com as pessoas; humildade, para que nosso ego não se exalte e que possamos sempre achar os outros melhores que nós; mansidão e paciência, para não sairmos gritando e brigando com ninguém, mesmo que essa seja a vontade da nossa carne.

*****************************************************

"Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." (CL 3:13)

Nem sempre conviver com as pessoas é fácil, mas devemos suportar os outros em seus defeitos e perdoá-los em suas fraquezas, assim como esperamos que façam conosco. Lembremo-nos de amar ao próximo como a nós mesmos (MC 12:33).

*****************************************************

"Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito" (CL 3:14)

O amor é um sentimento sublime, que tudo suporta, tudo perdoa, tudo espera, tudo sofre (I CO 13). Se amarmos ao nosso semelhante, teremos todos esses bons sentimentos e boas ações naturalmente.

*****************************************************

"Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações." (CL 3:16)

A Palavra de Deus deve sempre habitar em nosso meio e não de qualquer jeito, mas ricamente, ou seja, de maneira abundante. Irmãos, preguemos a Palavra de Deus, usemos todas as oportunidades possíveis para falar do amor de Deus a quem ainda não teve uma experiência com o Pai. Em vez de ficarmos murmurando, reclamando, falando de coisas ruins, louvemos ao Senhor, cantemos hinos e tenhamos sempre a Palavra em nossos lábios. Assim, o diabo não terá oportunidade para tirar nossa paz.

*****************************************************

"Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai." (CL 3:17)

Tudo o que fizermos deve ter o Senhor à frente. Caso contrário, nada dará certo, pois o próprio Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer" (JO 15:5).

Além disso, que possamos sempre render graças a Deus pelas graças que Ele derrama sobre nossa vida. Que contemos nossas bênçãos em vez de contarmos as dificuldades que o diabo nos apresenta.

*****************************************************

"Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor." (CL 3:18)

As feministas de plantão podem começar a chiar neste momento, mas sujeitar-se significa respeitar. O homem é o cabeça constituído por Deus e nada que O Criador faz é por acaso, ou seja, algo Deus colocou no homem que o pôs como cabeça e isso não significa que ele seja melhor que nós, mas sim que ele é o comandante da casa.

*****************************************************

"Maridos, amem suas mulheres e não as tratem com amargura." (CL 3:19)

Os homens, por sua vez, devem amar suas esposas como Cristo amou a Igreja, sendo capaz de entregar suas vidas por elas. Isso não significa necessariamente morrer fisicamente por ela, mas ser capaz de entregar-se por ela em oração e batalha espiritual quando isso se fizer necessário. O homem deve estar ao lado da mulher, protegê-la, amá-la e não tratá-la com indiferença ou frieza. O mesmo cabe à mulher.

*****************************************************

"Filhos, obedeçam a seus pais em tudo, pois isso agrada ao Senhor." (CL 3:20)

Sejamos obedientes aos pais, pois honrar pai e mão é o primeiro mandamento de Deus com promessa, ou seja, a obediência dos filhos com os pais agrada a Deus. Vejamos o que diz a Palavra de Deus: "Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;" (EF 6:2).

*****************************************************

"Pais, não irritem seus filhos, para que eles não se desanimem." (CL 3:21)

É muito complicado quando os pais criticam seus filhos em tudo, sem saber incentivá-los ou ressaltar seus aspectos positivos. Dessa forma, é comum vermos filhos desanimando e achando que não sabem fazer nada. Que os pais ensinem seus filhos no Senhor, corrigindo-os quando necessário, mas com o amor e a sabedoria de Deus.

*****************************************************

"Escravos, obedeçam em tudo a seus senhores terrenos, não somente para agradar os homens quando eles estão observando, mas com sinceridade de coração, pelo fato de vocês temerem ao Senhor." (CL 3:22)

Irmãos, que saibamos ser submissos com as autoridades, sejam elas professores, médicos, chefes, familiares mais velhos, pais, etc. Não sejamos insubordinados, pois toda autoridade é constituída por Deus (RM 13:1).

*****************************************************

"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,

sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo." (CL 3:23-24)

Mais uma vez: não façamos nada por fazer, mas de todo coração, uma vez que Deus olha para nossos motivos e o o Espírito Santo examina nossos corações para interceder por nós junto a Deus (RM 8:27). Em tempo oportuno, receberemos nosso galardão.

*****************************************************

"Quem cometer injustiça receberá de volta injustiça, e não haverá exceção para ninguém." (CL 3:25).

Ninguém está livre de obedecer a Deus, mas todos nós teremos de dar conta de nossos atos junto ao Senhor. É sempre bom lembrar de que para Deus não há acepção de pessoas (RM 2:11).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 18/03/2013
Reeditado em 19/03/2013
Código do texto: T4195558
Classificação de conteúdo: seguro