ESTUDO NÚMEROS 13: DIFICULDADES PARA TOMAR POSSE DA TERRA PROMETIDA// O BOM EXEMPLO DE FÉ DE CALEBE E O MAU EXEMPLO DOS OUTROS HOMENS

"E o Senhor disse a Moisés: "Envie alguns homens em missão de reconhecimento à terra de Canaã, terra que dou aos israelitas. Envie um líder de cada tribo dos seus antepassados".

Assim Moisés os enviou do deserto de Parã, conforme a ordem do Senhor. Todos eles eram chefes dos israelitas." (NM 13:1-3)

Assim como Moisés mandou, a pedido do Senhor, pessoas para reconhecer a Terra Prometida, nós também devemos conhecer as promessas do Senhor para nossa vida. Devemos conhecer nossos direitos em Cristo. Como conhecemos nossos direitos em Cristo e sabemos quais são as promessas que Deus tem para nós? Orando, perguntando a Ele, lendo a Bíblia. Irmãos, como Deus nos responderá se não perguntarmos a Ele? Entremos em oração agora e assumamos nossa cura, nossa libertação, nossa prosperidade, enfim, todas as bênçãos e vitórias que o Senhor tem para nós. Reconheçamos nosso território, nossa Terra Prometida.

*****************************************************

"Quando Moisés os enviou para observarem Canaã, disse: "Subam pelo Neguebe e prossigam até a região montanhosa." (NM 13:17)

Notemos que os chefes não andaram pelos lugares planos, mas montanhosos, difíceis. Muitas vezes o caminho para chegar até nossa bênção parece difícil, parece complicado, espinhoso, nossa bênção pode parecer loooooooooooooonge... mas não devemos desistir: a Terra Prometida é nossa, mas só se perseverarmos. Afinal: aquele que perseverar até o fim será salvo (MT 24:13).

*****************************************************

"Vejam como é a terra e se o povo que vive lá é forte ou fraco, se são muitos ou poucos;

se a terra em que habitam é boa ou ruim; se as cidades em que vivem são cidades sem muros ou fortificadas;

se o solo é fértil ou pobre; se existe ali floresta ou não. Sejam corajosos! Tragam alguns frutos da terra". Era a época do início da colheita das uvas." (NM 13:18-20)

Mais uma vez: os chefes teriam trabalho a fazer para reconhecer a sua promessa. Nós também devemos ter essa disposição, irmãos. Nada de preguiça: busquemos conhecer cada área da nossa Terra Prometida, pois o Senhor tem bênçãos para nós, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Ao fim de quarenta dias eles voltaram da missão de reconhecimento daquela terra.

Eles então retornaram a Moisés e a Arão e a toda a comunidade de Israel em Cades, no deserto de Parã, onde prestaram relatório a eles e a toda a comunidade de Israel, e lhes mostraram os frutos da terra.

E deram o seguinte relatório a Moisés: "Entramos na terra à qual você nos enviou, onde manam leite e mel! Aqui estão alguns frutos dela.

Mas o povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos descendentes de Enaque." (NM 13:25-28)

Assim como os homens que foram conhecer a terra que o Senhor daria ao Seu povo encontraram dificuldades, nós também encontramos. Porém, não há dificuldade que não seja solucionada pelo poder de Deus em ação em nossa vida. Não importa por qual dificuldade estejamos passando ou quais gigantes estejam atrapalhando o nosso acesso à Terra Prometida: ela é nossa, pois Deus a deu a nós, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!" (NM 13:30)

Que sempre tenhamos a fé e a disposição de Calebe. Ele não se deixou abater pelas notícias de dificuldades trazidas pelos homens. Quantas vezes ficamos abatidos, preocupados ou até desanimados, desacreditando da bênção e do cumprimento da promessa do Senhor em nossa vida por conta das notícias ruins que o diabo nos manda pela boca de outras pessoas? E quantas vezes nós não fomos portadores de más notícias na vida de outras pessoas por falarmos negativamente, ressaltando apenas as dificuldades em vez de falarmos: "Não se preocupe. Nosso Deus é maior e Ele já entregou a vitória na sua mão"? Devemos confessar sempre a autoridade suprema e a superioridade de Deus e não as obras do diabo. Porém, quando damos atenção demasiada às dificuldades e deixamos que elas nos tragam medo, ansiedade, raiva, palavras negativas, etc., estamos dando atenção às obras do diabo e fechando os olhos para a grandeza e supremacia de Deus.

*****************************************************

"Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós". (NM 13:31)

Aqui está o exemplo do que não devemos fazer. Ao contrário de Calebe, os homens que tinham saído em expedição para conhecer a Terra Prometida colocaram como maiores as dificuldades encontradas ao invés da Palavra de Deus. Calebe tinha certeza de que se Deus disse que aquela terra seria deles Ele iria cumprir o que falou e isso fazia com que ele tivesse coragem e fé suficientes para ir até lá, enfrentar os inimigos e tomar posse da bênção que lhes pertencia. Os outros homens se acovardaram, esquecendo-se de que a força deles não estava neles mesmos, mas sim no Senhor, que não falha nunca e que havia garantido que aquela terra seria deles. Não podemos olhar para as dificuldades e os obstáculos que se nos apresentam, mesmo que pareçam intransponíveis, pois se Deus disse que a vitória é nossa e que sobre todas as coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37), então nós realmente somos. Lembremo-nos do que é dito: "E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." ( 2 RS 6:15-18). Maior é o exército espiritual que está conosco do que todo batalhão do diabo, irmãos. Não temamos.

*****************************************************

"E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: "A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura.

Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles". (NM 13:32-33)

Como os homens acharam que seria muito difícil entrar na Terra Prometida e tomar posse dela, começaram a espalhar um boato negativo de que aquela terra não era tão boa e que não era tão fácil entrar nela como parecia ser. Irmãos, eles estavam destratando a bênção do Senhor para a vida e a nação deles. E quantas vezes nós fazemos o mesmo? Quantas vezes Deus nos dá uma obra, um ministério ou mesmo uma promessa e começamos a achar que é muito difícil, muito complicado, etc. Às vezes até tomamos posse da bênção, da promessa cumprida em nossa vida, mas começamos a colocar defeito, a só olharmos as dificuldades, etc. Não nos enganemos: mesmo vivendo sob a bênção do Senhor e presenciando o cumprimento de Suas promessas em nossas vidas, temos e continuaremos a ter aflições. Mesmo vivendo na Terra Prometida que mana leite e mel teremos de enfrentar dificuldades, mas devemos ter ânimo e fé, pois Jesus mesmo disse: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo." (JO 16:33). Jesus disse para, mesmo em meio às aflições, termos paz NELE, pois ELE venceu o mundo e suas aflições. Nossa paz deve estar Nele e não na facilidade que esperamos encontrar na vida. Não devemos ter paz apenas quando tudo está bem e acharmos que Deus nos esqueceu quando vemos uma dificuldade ou que a bênção Dele não é tão boa por que mesmo com ela temos de enfrentar problemas. Isso é tudo armadilha do diabo para tirar nossa paz, nossa fé e comunhão com Ele. Lembremo-nos de que o diabo veio para roubar, matar e destruir (JO 10:10) e de que ele é mentiroso e pai da mentira, que quando mente fala do que lhe é próprio, pois não há verdade alguma nele (JO 8:44). Vamos acreditar nas dificuldades que ele nos apresenta, desacreditando da beleza e da glória que há na Terra Prometida por Deus a nós ou vamos crer que Jesus venceu nossas aflições para que, mesmo em meio às dificuldades, tenhamos paz Nele?

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 20/03/2013
Código do texto: T4198837
Classificação de conteúdo: seguro