ESTUDO ATOS 4: A OUSADIA DE PEDRO E JOÃO NO FALAR// AS AMEAÇAS AOS QUE DIVULGAM A PALAVRA DE DEUS// O EXTRAORDINÁRIO PODER DO NOME DE JESUS// CONFESSANDO O NOME DE JESUS E TESTEMUNHANDO

"Enquanto Pedro e João falavam ao povo, chegaram os sacerdotes, o capitão da guarda do templo e os saduceus.

Eles estavam muito perturbados porque os apóstolos estavam ensinando o povo e proclamando em Jesus a ressurreição dos mortos." (AT 4:1-2)

Assim como aquelas pessoas não queriam que Pedro e João falassem de Jesus, o diabo também não deseja que o Evangelho seja pregado a toda criatura como manda o Senhor por que quanto mais pessoas ouvirem a verdade, mais pessoas se converterão ao Senhor. O diabo levanta situações, problemas, empecilhos e todo tipo de dificuldade para impedir que preguemos a verdade. Porém, devemos resistir e sermos firmes, pois falar da verdade de Cristo àqueles que ainda não O servem é responsabilidade nossa e é o que Deus espera que façamos com fé, independentemente de toda dificuldade que se nos apresente pelo inimigo.

*****************************************************

"Agarraram Pedro e João e, como já estava anoitecendo, os colocaram na prisão até o dia seguinte.

Mas, muitos dos que tinham ouvido a mensagem creram, chegando o número dos homens que creram a perto de cinco mil." (AT 4:3-4)

Não importam as dificuldades que o diabo coloque à nossa frente para nos impedir de pregar o Evangelho: sempre há pessoas que serão convertidas, consoladas, fortalecidas e abençoadas através do nosso ministério, da nossa pregação. Além disso, sempre haverá pessoas que Deus colocará em nosso caminho para nos ajudar. Confiemos no Senhor.

*****************************************************

"Mandaram trazer Pedro e João diante deles e começaram a interrogá-los: "Com que poder ou em nome de quem vocês fizeram isso? "

Então Pedro, cheio do Espírito Santo, disse-lhes: "Autoridades e líderes do povo!

Visto que hoje somos chamados para prestar contas de um ato de bondade em favor de um aleijado, sendo interrogados acerca de como ele foi curado,

saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores." (AT 4:7-10)

As autoridades, os líderes religiosos e os mestres da lei, além de Anás, o sumo sacerdote, Caifás, Alexandre e todos da família do sumo sacerdote, chamaram Pedro e João e os interrogaram a respeito de quem havia dado poder para realizar a obra que haviam realizado, uma vez que tinham curado um mendigo cego, conhecido por todos em sua deficiência e tendo já 40 anos. Da mesma forma, muitos se surpreenderão com nossa cura, nossa prosperidade, nossa felicidade familiar, nosso casamento, noivado, namoro, nosso trabalho, etc. Muitos se surpreenderão, principalmente, com nossa conversão e a mudança operada em nossas atitudes a partir do momento em que aceitamos Jesus. Da mesma forma, aquele demônio que achava que já nos havia derrotado, que não havia mais chance de vitória para nós, ficará surpreso ao ver nossa reação, nossa vitória e a mudança do jogo a nosso favor, desde que tenhamos fé. Lembremo-nos de que o mendigo cego foi curado pelo poder de Jesus Cristo, ressurreto por Deus depois de três dias de morto, mas o cego precisou TER FÉ para receber sua bênção. Nós precisamos disso também.

*****************************************************

"Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (AT 4:12)

Irmãos, não há para onde correr: o único nome que cura, salva, liberta, prospera, perdoa, protege, restaura, etc. é o Nome de Jesus. Não há outro. Ele mesmo diz que é o Caminho, a Verdade e a Vida e que ninguém chega ao Pai senão por Ele (JO 14:6). Irmãos, Jesus não é "um" caminho, mas "O" caminho. Não há nada mais mentiroso, mais falso, que essa estória (sim, com "e", pois é ficção, e das bravas, das grandes) de que todos os caminhos levam a Deus. O único caminho que leva a Deus é Jesus. Os outros constituem idolatria e levam diretamente para o inferno.

*****************************************************

"Vendo a coragem de Pedro e de João, e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

E como podiam ver ali com eles o homem que fora curado, nada podiam dizer contra eles." (AT 4:13-14)

É exatamente essa atitude que Deus espera de nós: coragem, ousadia e fé para falar da Palavra Dele às pessoas, mesmo com todos os perigos e ameaças que chegarem até nós, assim como aconteceu com Pedro e João. Mesmo perante às autoridades e correndo sérios riscos, não negaram a Jesus, não deixaram de pregar a verdade. O diabo não conseguiu desencorajá-los e nem colocar o medo em seu coração. Pedro negou Cristo três vezes, arrependeu-se e aprendeu a lição, não negando-O novamente, mesmo em um momento crítico. João também era um homem de fé e é exatamente isso que Deus quer que sejamos em Sua presença: pessoas de fé, prontas para falar de Sua verdade a quem necessitar, ou seja, todo mundo.

Outra coisa importante: as autoridades não puderam fazer nada contra João e Pedro, pois não havia dúvidas de que eles tinham sido usados por Deus para curar aquele homem. Não há dúvidas quando Deus está na vida de uma pessoa. A presença do Espírito Santo é manifesta na forma de falar, de ver, de agir, nos sentimentos, na fé, nos pensamentos, nos desejos, nas vontades, no amor e na paciência com que trata o próximo, na fé que expressa, na seriedade com que trata a obra de Deus, etc. Que a presença do Espírito Santo seja sempre manifesta em nossa vida e que não haja dúvidas nenhuma de que o Senhor está em nossa vida.

*****************************************************

"Assim, ordenaram que se retirassem do Sinédrio e começaram a discutir,

perguntando: "Que faremos com esses homens? Todos os que moram em Jerusalém sabem que eles realizaram um milagre notório que não podemos negar." (AT 4:15-16)

Assim como as autoridades não puderam negar a obra realizada pelos discípulos de Jesus, o diabo também não pode negar o poder com o qual foram revestidos os filhos de Deus que assumiram seu lugar, suas responsablidades e seus direitos em Cristo. O diabo e todo inferno devem conhecer nosso nome, nossa cara e nossa fidelidade a Deus, sabendo que em nós não pode tocar, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Todavia, para impedir que isso se espalhe ainda mais entre o povo, precisamos adverti-los de que não falem mais com ninguém sobre esse nome". (AT 4:17)

Não deixemos que ninguém sufoque em nós a fé e o reconhecimento da grandeza de Deus. Não deixemos que nada nem ninguém nos impeça de falar do Nome de Jesus e do poder que Ele contém. Nada pode nos impedir: nem a vergonha, nem a timidez, nem o medo, nem a ameaça, nem o problema, nem a tribulação, etc. NADA. Lembremos que nada pode nos separar do amor de Deus ("Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." - RM 8:39), assim como nada pode nos impedir de declarar esse amor aos quatro ventos. Nada pode nos impedir de declarar que amamos Jesus e que Ele nos ama.

*****************************************************

"Então, chamando-os novamente, ordenaram-lhes que não falassem nem ensinassem em nome de Jesus.

Mas Pedro e João responderam: "Julguem os senhores mesmos se é justo aos olhos de Deus obedecer aos senhores e não a Deus.

Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos". (AT 4:18-20)

Pedro e João não podiam deixar de falar das maravilhas e das obras que o poder de Deus tinha realizado e que ainda realizaria, assim como nós também não podemos. Não deixemos nunca de render graças ao Deus todo poderoso, eterno, imortal, invisível, mas real.

*****************************************************

"Depois de mais ameaças, eles os deixaram ir. Não tinham como castigá-los, porque todo o povo estava louvando a Deus pelo que acontecera.

Pois o homem que fora curado milagrosamente tinha mais de quarenta anos de idade." (AT 4:21-22)

O povo estava louvando a Deus pelo que havia acontecido e as autoridades não puderam castigar a João e Pedro, apenas ameaçando-os e deixando-os ir. O diabo pode nos ameaçar, mas é só isso que ele pode fazer: nenhum mal toca os filhos de Deus, pois nenhuma ferramenta preparada contra nós prosperará (IS 54:17).

Que outras pessoas tenham a oportunidade de louvar a Deus através de nossa vida, seja por ações de graças, por hinos, por orações e por uma vida santa e irrepreensível aos olhos do Senhor.

*****************************************************

"Quando foram soltos, Pedro e João voltaram para os seus e contaram tudo o que os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos lhes tinham dito.

Ouvindo isso, levantaram juntos a voz a Deus, dizendo: "Ó Soberano, tu fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há!" (AT 4:23-24)

Com certeza, ser interrogados pelas autoridades e ameaçados por elas não era algo agradável. Porém, em vez de se alarmar, eles preferiram buscar a Deus no momento de dificuldade, fazendo uma escolha acertada que, infelizmente, muitos não fazem. O Senhor é o socorro bem presente na hora da angústia (SL 46:1). Sendo assim, não busquemos consolo ou conforto em nada nem ninguém, mas na presença do Altíssimo. Além disso, quando alguém chegar até nós com um problema, tenhamos certeza de que não foi por acaso, mas que Deus assim permitiu para que pudéssemos ajudar essa pessoa. Se pudermos, oremos com ela. Caso não seja possível, oremos por ela no momento oportuno, mas intercedamos, pois a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16).

*****************************************************

"Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente." (AT 4:29)

A oração deles era inteligente e sincera: que Deus lhes desse capacidade para falar ousadamente da Palavra, mesmo em meio às ameaças. Deus precisava fortalecê-los pois, se dependesse de sua carne, de sua natureza, de seu homem, eles poderiam amedrontar-se e tornarem-se covardes, mas na força do Senhor, tudo eles poderiam e seriam vitoriosos, pois tudo podemos Naquele que nos fortalece (FP 4:13). Que paremos com as orações cheias de pedidos egoístas e egocêntricos, mas peçamos perdão pelos nossos pecados e peçamos para sermos usados poderosamente pelo Senhor em Sua obra para que outras vidas sejam alcançadas pelo poder de Deus e que outras almas sejam salvas.

*****************************************************

"Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus". (AT 4:30)

Jesus disse que, no Nome Dele, expulsaríamos demônios, pisaríamos serpentes, etc. Nada nos faria dano algum. Porém, tudo pelo Nome de Jesus. Não nos enganemos: como já disse, não há rota alternativa. O único Nome que é sobre todo o nome é o de Jesus Cristo e o Espírito Santo se encarrega de convencer os de coração e cerviz mais duras, pois a própria Palavra diz que todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Senhor (FP 2:10-11).

*****************************************************

"Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus." (AT 4:31)

Muitas pessoas talvez fiquem esperando que o lugar onde elas estão tremam após uma oração. Uma vez meu noivo me disse algo muito importante, aliás, ele me disse isso mais de uma vez. Ele me disse que eu estava querendo sentir e que a fé não é pelos sentidos. É verdade. Não podemos acreditar que nossa oração foi ouvida apenas quando sentimos algo. Há momentos em que sentimos algo diferente, como um arrepio, um fogo passando pelo lugar em que temos alguma enfermidade e temos a certeza de que fomos curados, damos o testemunho, etc., mas a oração da fé é ouvida por Deus e tem efeito independentemente de sentirmos o que quer que seja. Devemos crer e isso basta. Aliás, isso é tudo. Se ficarmos focados em sentir algo, achando que nossa oração só teve sentido se isso acontecer, o diabo nos confunde, investe em confusão e nos tira do caminho, fazendo com que passemos a pedir coisas completamente fora da palavra de Deus, além de fazê-las em outras situações, apenas para podermos "sentir algo". Lebremo-nos de que o diabo se transforma em anjo de luz (2 CO 11:14).

*****************************************************

"Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham." (AT 4:32)

Havia união entre os convertidos. Todos amavam uns aos outros como a si mesmos e ajudavam-se mutuamente, como gostariam de ser ajudados em um momento de dificuldade. Por que será que é tão difícil fazermos o mesmo?

Irmãos, o povo de Deus deve ser um povo unido, inclusive para ajudar a obra de Deus, que não se sustem sozinha. Deus tem plena condição de suprir todas as necessidades de Sua obra, pois é dono de todo ouro e de toda prata, mas nós devemos, ao devolver nosso dízimo e oferta alçada e também quando ajudamos com outras ofertas durante o mês, dentro de nossas possibilidades e sem sacrifícios loucos, ajudar a casa de Deus. Podemos ajudar de outras formas também, como fazendo uma limpeza, por exemplo, ou seja: colaborando como for possível e necessário.

Paremos de nos preocupar tanto com o que é MEU e passemos a nos preocupar mais com o que é NOSSO, ajudando a todos os que precisarem e como precisarem, seja materialmente, seja espiritualmente. Sejamos um povo mais unido.

*****************************************************

"Com grande poder os apóstolos continuavam a testemunhar da ressurreição do Senhor Jesus, e grandiosa graça estava sobre todos eles." (AT 4:33)

Primeira coisa: devemos ser testemunhas das obras que o Senhor faz em nossas vidas e na vida de quem crer Nele. E como somos testemunhas de Cristo? Testemunhando, ou seja, divulgando a Palavra do Senhor e as maravilhas de Cristo.

Entretanto, notem que os discípulos não testemunhavam de qualquer jeito, mas com grande poder. O poder vem de Deus. Assim como capacitou Moisés, que era pesado de língua, para falar, Ele nos capacita e, a partir desse momento, a grandiosa graça do Senhor vem sobre nós. Pecebamos, mais uma vez, que não é qualquer graça, mas GRANDIOSA. Tão grandiosa como a obra que o Senhor tem para realizar em todas as áreas da nossa vida e da nossa família, em Nome de Jesus. Receba essa bênção, pois ela é profética.

*****************************************************

"Não havia pessoas necessitadas entre eles, pois os que possuíam terras ou casas as vendiam, traziam o dinheiro da venda

e o colocavam aos pés dos apóstolos, que o distribuíam segundo a necessidade de cada um." (AT 4:34-35)

O povo do Senhor deve ser um povo que não sinta necessidade de nada, nem física nem espiritualmente, pois o Senhor provê todas as coisas e supre nossas necessidades em glória (FP 4:19), em Nome de Jesus.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 20/03/2013
Reeditado em 22/03/2013
Código do texto: T4199682
Classificação de conteúdo: seguro