ESTUDO COLOSSENSES 4: ORAÇÕES POR TODOS// FALAR TEMPERADO COM SAL// LEVANDO A PALAVRA ADIANTE APESAR DAS ALGEMAS

"Senhores, dêem aos seus escravos o que é justo e direito, sabendo que vocês também têm um Senhor no céu." (CL 4:1)

Irmãos, há um ditado que diz que, para conhecermos uma pessoa, basta darmos autoridade a ela. É verdade. Muitas pessoas, a partir do momento em que sobem na vida, pela graça de Deus, começam a pisar nas outras pessoas, sendo arrogantes e, infelizmente, até mesmo se esquecendo de render a Deus a graça que Lhe cabe e reconhecer que toda graça vem Dele. Não façamos dessa forma, mas lembremo-nos de que devemos ser justos e misericordiosos com todos que estão sob nossa responsabilidade, uma vez que também teremos de dar contas de nossas atitudes e do que fizemos com a autoridade que nos foi concedida por Deus, já que toda autoridade é constituída por Ele (RM 13:1-2). Além disso, tenhamos sempre claro em nossa mente que o escravo não é maior que seu senhor.

*****************************************************

"Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos." (CL 4:2)

É preciso que sejamos pessoas de oração, irmãos. A oração é o alimento da nossa alma, é o que nos fortalece e é o momento que temos para falar com o Pai, agradecendo, dizendo a Ele o que nos tem afligido, o ataque que o diabo tem feito contra nós e, além disso, é quando abrimos nosso coração para a resposta que Ele nos envia, de acordo com Sua Palavra. Dediquemo-nos, pois, à oração com mais frequência e que, nesse momento, possamos esquecer as coisas do mundo e nos entregar verdadeiramente à presença de Deus para que os nossos momentos de oração sejam proveitosos e sejamos cheios do Espírito Santo,em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso." (CL 4:3)

Devemos orar para que a Palavra de Deus seja levada a cada vez mais lugares, que cada vez mais portas sejam abertas à pregação do Evangelho. Não sejamos egoístas ou acomodados: assim como nós fomos alcançados pela Palavra, seja por uma pregação na TV, no rádio, um folheto ou alguém que foi usado por Deus para falar conosco, devemos orar para que essas portas sejam abertas na vida de outras pessoas assim como foram na nossa. Além de orar, que ajudemos como pudermos, financeiramente ou com nosso trabalho. Até por que mesmo os que já servem a Deus precisam ouvir a Palavra. Quantas vezes nós, que servimos e conhecemos a Cristo, estávamos passando por um momento difícil e uma pregação na TV, no rádio um folheto, etc., foi usado por Deus para nos confortar, dar uma mensagem e reacender e fortalecer nossa fé? Isso precisa acontecer na vida de outras pessoas também.

*****************************************************

"Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades." (CL 4:5)

Irmãos, em Romanos 14 é dito para que tenhamos tolerância para com os fracos na fé. Isso não significa relevar os pecados e enganos cometidos, mas sim exortá-los com sabedoria. Há pessoas que, ao verem alguém fazendo algo reprovado por Deus, brigam, xingam e liberam aquela clássica frase: “Você vai para o inferno!”. Pelo amor de Deus, não façamos isso. Temos de ter sabedoria para ganharmos essas pessoas. Paulo mesmo diz que se fez de gentio para ganhar os gentios. Isso na o quer dizer fazer as mesmas coisas ou cometer os mesmos pecados, mas ter sabedoria de atitudes e palavras para que a pessoa que estamos tentando ganhar para Cristo não acabe pegando raiva da Igreja e de quem ela congrega, como muitas vezes acontece, infelizmente. Muitos podem até pensar “Virar crente? Eu? Para ficar assim? Nem pensar, muito obrigada, estou bem como estou”. Peçamos sabedoria a Deus que a todos a dá liberalmente e não a lança em rosto (TG 1:5).

*****************************************************

"O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um." (CL 4:6)

Nós somos o sal da terra. Sendo assim, não podemos ser insossos, mas cheios da Palavra de Deus para salgar, ou seja, para pregar o amor e o Evangelho de Cristo a todas as pessoas: “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” (MT 5:13). Que tenhamos sempre uma palavra sábia para responder àqueles que não servem a Jesus em suas dúvidas e, desse modo, ganhá-los para Cristo.

*****************************************************

"Eu o envio a vocês precisamente com o propósito de que saibam de tudo o que se passa conosco, e para que ele fortaleça os seus corações." (CL 4:8)

Duas coisas importantes: a primeira é a transparência que deve haver na obra de Deus. Paulo desejava que soubessem de tudo o que se passava e é assim que deve ser: nada de mentiras ou meias verdades, que são mentiras completas. Lembremos-nos do que o próprio Jesus disse: “Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.” (LC 12:2-3). Outra coisa importante: Tíquico tinha a função de fortalecer o coração dos colossenses. Deus sempre envia um consolo a nós. O Espírito Santo é nosso Consolador e o Senhor sempre O envia em nosso socorro para fortalecer e acalmar nosso coração. Basta confiarmos e não nos desesperarmos.

*****************************************************

"Jesus, chamado Justo, também envia saudações. Estes são os únicos da circuncisão que são meus cooperadores em favor do Reino de Deus. Eles têm sido uma fonte de ânimo para mim." (CL 4:11)

Esses eram os únicos da época de circuncisão humana de Paulo, ou seja, de antes de se converter a Cristo, que o acompanhavam e que eram uma fonte de ânimo para ele. Irmãos, nós precisamos uns dos outros, mas dependemos apenas de Deus. Que nós possamos sermos usados por Deus para animarmos aquele que necessitar e não o colocarmos mais para baixo ainda, como muitos, infelizmente, fazem, achando que estão ajudando. Consolemos quem necessitar de acordo com a Palavra de Deus, cooperando com o Seu Reino, assim como os companheiros de Paulo.

*****************************************************

"Epafras, que é um de vocês e servo de Cristo Jesus, envia saudações. Ele está sempre batalhando por vocês em oração, para que, como pessoas maduras e plenamente convictas, continuem firmes em toda a vontade de Deus." (CL 4:12)

Que tenhamos a fé e o ânimo de entrarmos em batalha espiritual por quem necessitar. Irmãos, orar por alguém que necessita constitui uma guerra contra as forças do mal e ninguém ganha uma guerra relaxadamente. Há pessoas que oram anos pela conversão de um familiar, por exemplo. Devemos ter essa disposição para entrarmos em batalha, sem esmorecermos ou desanimarmos, orando uma vez só e “está bom”. Não, não! Oremos quantas vezes for necessário, por aquele que perseverar será salvo, de acordo com o próprio Jesus (MT 24:13). Devemos orar para que essas pessoas e nós mesmos sejamos firmes no Senhor, sem nos abalarmos pelas armadilhas e ofertas do diabo, nem pelas suas ameaças mentirosas.

*****************************************************

"Depois que esta carta for lida entre vocês, façam que também seja lida na igreja dos laodicenses, e que vocês igualmente leiam a carta de Laodicéia." (CL 4:16)

Devemos, mais uma vez, cuidar para que a Palavra do senhor seja levada cada vez mais longe e que ela alcance cada vez mais vidas. Assim como a própria Palavra de Deus disse: “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (MC 16:15).

*****************************************************

"Digam a Arquipo: "Cuide em cumprir o ministério que você recebeu no Senhor". (CL 4:17)

Irmãos, sejamos cuidadosos com o ministério que o Senhor coloca em nossas mãos. Seja lutar pela nossa família, seja falar de Jesus no nosso trabalho, com nossos chefes ou subordinados, etc., ou seja, não devemos ser relaxados, não devemos ser relapsos, mas firmes com a obra que o Senhor nos pôs para realizar.

*****************************************************

"Eu, Paulo, escrevo esta saudação de próprio punho. Lembrem-se das minhas algemas. A graça seja com vocês." (CL 4:18)

Mesmo algemado fisicamente, pois Paulo estava preso durante a escrita dessa carta, como também poderia ser espiritualmente pelo seu espinho na carne e pelas atribulações que se apresentavam em sua vida e ministério, Paulo estava firme em divulgar como as pessoas deveriam agir e viver de acordo com a Palavra de Deus. Da mesma forma deve ocorrer conosco: não importa de qual jeito o diabo tente nos algemar. Deus nos tirou da terra do Egito, quebrou os timões do nosso jugo e nos fez andar eretos, ou seja, o diabo não tem poder algum para nos prender. Além disso, nada, nenhuma armadilha nem laço do passarinheiro deve nos impedir de levar a Palavra de Deus adiante.

Paz a todos

Caahzita
Enviado por Caahzita em 20/03/2013
Reeditado em 22/03/2013
Código do texto: T4199683
Classificação de conteúdo: seguro