ESTUDO 2 SAMUEL 17: A AJUDA DE HUSAI

"Aitofel disse a Absalão: "Permite-me escolher doze mil homens, e partirei esta noite em perseguição a Davi.

Eu o atacarei enquanto ele está exausto e fraco; vou causar-lhe pânico, e seu exército fugirá. Depois matarei somente o rei,

e trarei todo o exército de volta a ti. É somente um homem que procuras matar. Assim, todo o exército ficará em paz". (2 SM 17:1-3)

É interessante perceber algumas coisas com relação à essa fala de Aitofel. A primeira: como as pessoas podem mudar de lado. Aitofel era conselheiro de Davi e agora estava aconselhando Absalão a matá-lo. Alguns podem alegar que ele estava sob pressão e não tinha para onde correr. Concordo, mas não era preciso aconselhar a matar Davi. Em vez disso, como conselheiro do novo rei, poderia pensar em uma forma de ajudar Davi.

A segunda coisa: o plano de Aitofel. O diabo faz exatamente o mesmo conosco: tenta nos atacar quando estamos fracos espiritualmente e isso acontece quando nos afastamos do Senhor da Glória. Fiquemos sempre perto Dele, consagrados em oração e em espírito, sendo alimentados pela Palavra.

A terceira coisa: talvez Aitofel tenha achado que estava sendo justo, matando apenas Davi e deixando o exército em paz. Algumas pessoas podem, realmente, achar que ele estava mesmo sendo justo. Tomemos cuidado, pois o diabo se transforma em anjo de luz (2 CO 11:14). Tomemos muito cuidado com o que parece bom (inclusive em nossas atitudes) mas, na realidade, desagrada a Deus e será motivo de ruína.

*****************************************************

"Husai respondeu: "O conselho que Aitofel deu desta vez não é bom.

Sabes que o teu pai e os homens que estão com ele são guerreiros, e estão furiosos como uma ursa selvagem da qual roubaram os filhotes. Além disso, teu pai é um soldado experiente e não passará a noite com o exército." ( 2 SM 17:7-8)

Husai era fiel a Davi e desaprovou o conselho de Aitofel para matá-lo. Assim como Husai, desaprovemos sempre toda obra maligna na nossa vida e na vida de outras pessoas. Não sejamos egoístas achando que se está tudo bem em nossa vida e se repreendemos o mal que NOS atacava, tudo bem. Não, não: não aceitemos o mal na vida de nossos irmãos também, mesmo que eles ainda não sirvam a Jesus. Repreendamos o mal que os ataca e a idolatria, incredulidade, ignorância, enfim, o que os afasta de Deus e o que fez com que eles ainda não se convertessem ao Senhor.

*****************************************************

"Ele, agora, já deve estar escondido numa caverna ou nalgum outro lugar. Se alguns dos teus soldados forem mortos no primeiro ataque, quem souber disso dirá: ‘Houve matança no meio do exército de Absalão’.

Então, até o mais bravo soldado, corajoso como leão, ficará morrendo de medo, pois todo o Israel sabe que teu pai é um guerreiro valente e que seus soldados são corajosos." ( 2 SM 17:9-10)

Husai usou de sabedoria para aconselhar e persuadir Absalão a não seguir o conselho de Aitofel. Da mesma forma, busquemos sabedoria para lidar com aqueles que estão fora do caminho do Senhor. Brigar não é a solução nem o caminho para a conversão, mas sim uma palavra carinhosa, firme e cheia da verdade de Deus. Entretanto, o único que pode colocar o desejo de mudar de vida no coração dessas pessoas é Deus. Oremos a Ele por essas pessoas e estejamos à disposição Dele para sermos usados como instrumentos de bênção na vida delas. Que o Senhor possa nos usar para alcançar e ganhar cada vez mais almas, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Absalão e todos os homens de Israel consideraram o conselho de Husai, o arquita, melhor do que o de Aitofel; pois o Senhor tinha decidido frustrar o eficiente conselho de Aitofel a fim de trazer ruína sobre Absalão." ( 2 SM 17:14)

Nada acontece sem a permissão de Deus, mesmo que não entendamos os motivos. Aitofel podia ser o melhor conselheiro do mundo, mas suas palavras não teriam importância naquele momento, pois isso não agradava ao Senhor. Confiemos no Senhor e em Sua providência.

*****************************************************

"Jônatas e Aimaás estavam em En-Rogel, e uma serva os informava regularmente, pois não podiam arriscar-se a serem vistos na cidade. Eles, por sua vez, iam relatar ao rei Davi o que tinham ouvido.

Mas um jovem os viu e avisou Absalão. Então eles partiram rapidamente e foram para a casa de um habitante de Baurim, que tinha um poço no quintal. Eles desceram ao poço,

e a dona da casa colocou a tampa no poço e, para disfarçar, espalhou grãos de cereal por cima." (2 SM 17:17-19)

As coisas pareciam estar correndo bem para Davi, quando um aliado a Absalão apareceu para dificultar as coisas. Em nossa vida também é assim: às vezes tudo parece estar indo bem e algo acontece para nos atrapalhar. Isso é o diabo e seus mensageiros querendo tirar a nossa paz. Porém, não devemos permitir, pois temos confiança na justiça de Deus e na sua presença constante na hora da angústia (SL 46:1)

*****************************************************

"Os soldados de Absalão chegaram à casa da mulher e lhe perguntaram: "Onde estão Aimaás e Jônatas? " A mulher respondeu: "Eles atravessaram as águas". Os homens os procuraram sem sucesso, e voltaram a Jerusalém." ( 2 SM 17:20)

Deus providencia a proteção para aqueles que O servem, não permitindo que ar armadilhas do diabo tenham sucesso.

*****************************************************

"Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem, e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai." ( 2 SM 17:23)

Talvez Aitofel tenha sentido seu orgulho ferido por não ter sido ouvido, ou talvez tenha ficado com medo das consequências de ter seu conselho recusado, pois talvez Absalão pensasse que, por ser conselheiro do antigo rei, Aitofel estivesse tentando proteger Davi. O fato é que, em qualquer um dos casos, podemos ver o perigo de determinadas ações, sejam elas motivadas pelo medo ou pelo orgulho ferido, pela vaidade.

Já que o conselho de Aitofel para matar Davi não tinha sido ouvido, era uma boa oportunidade para ele se arrepender, pedir perdão a Deus e, a exemplo de Husai, tentar ajudar Davi. Nunca desperdicemos as boas oportunidades que temos de fazer o bem a alguém. Muitas vezes, Deus quer nos usar para abençoar aquela vida.

*****************************************************

"Quando Davi chegou a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá dos amonitas, e Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e o gileadita Barzilai, de Rogelim,

trouxeram a Davi e ao seu exército camas, bacias e utensílios de cerâmica e também trigo, cevada, farinha, grãos torrados, feijão e lentilha,

mel e coalhada, ovelhas e queijo de leite de vaca; pois sabiam que o exército estava cansado, com fome e com sede no deserto." ( 2 SM 17:27-29)

Aqui temos mais uma prova da providência divina e de como o Senhor não desampara Seus filhos. Porém, Davi só foi abençoado por que continuou confiando em Deus mesmo em meio às dificuldades. Lembremo-nos sempre de que se nos afastarmos de Deus, pois Ele é galardoador daqueles que O buscam (HB 11:6).

Paz a todos.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 24/03/2013
Código do texto: T4205077
Classificação de conteúdo: seguro