ESTUDO TESSALONICENSES 1: O TESTEMUNHO QUE TEMOS DE DAR// ESCOLHIDOS POR DEUS// O PODER DA PALAVRA// IMITADORES DE JESUS

"Paulo, Silvano e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: A vocês, graça e paz da parte de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo." ( I TS 1:1)

Todo ministério deve estar pautado em Deus e em Jesus, assim como estava pautado o ministério de Paulo.

*****************************************************

"Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo." (I TS 1:2-3)

Essas qualidades que Paulo observava nos Tessalonicenses são essenciais na vida de todo cristão: o trabalho resultante da fé, ou seja, a atitude que temos a partir da nossa fé em Cristo e da nossa posição de servos de Deus; o esforço motivado pelo amor e a perseverança. Aquele que espera em Cristo, ou seja, que tem em Jesus a esperança de uma mudança de vida e também de receber a coroa incorruptível, vive perseverando no amor e na fé, tendo todas as suas ações e seus trabalhos pautados nesses sentimentos e não em vingança, ganância, cobiça ou qualquer outro sentimento do mundo.

*****************************************************

" Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu" ( I TS 1:4)

Nós não somos pessoas quaisquer, mas somos escolhidos por Deus para sermos povo santo, sacerdócio real, geração eleita (I PE 1:9). Nunca nos esqueçamos de que não fomos nós quem O escolhemos, mas Ele quem nos escolheu mediante Sua maravilhosa e grande misericórdia. Ter a consciência de que fomos escolhidos por Deus é capaz de superar qualquer tristeza, desânimo ou qualquer mentira que o diabo queira colocar em nossa vida.

*****************************************************

"porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor." ( I TS 1:5)

Irmãos, a Palavra de Deus não é somente palavras escritas ou ouvidas em pregações, mas é poder enviado por Deus àqueles que realmente têm fé e resolvem viver de acordo com os preceitos divinos. Da mesma forma nossas pregações e obras não devem ser de qualquer jeito,mornas, mas cheias de poder, uma vez que estamos na presença do Espírito Santo de Deus. Além disso, devemos ter plena convicção de que nossa oração é ouvida e de que o que determinamos em Nome de Jesus, acontece, desde que estejamos em Sua gloriosa presença. As pessoas quenos olham devem saber que procedemos de acordo com a Palavra de Deus, assim como acontecia com Paulo.

*****************************************************

"De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia." ( I TS 1:6-7)

Devemos ser imitadores, primeiramente do Senhor, e depois das pessoas que foram grandes na fé, assim como devemos ser exemplos para as pessoas que desejam seguir o caminho de Jesus. Os tessalonicenses tornaram-se exemplos a partir do momento em que receberam a Palavra de Deus com alegria (e não por obrigação). O entendimento da Palavra de Deus e tudo o que nos é dito pela Palavra vem pelo Espírito Santo e deve ser motivo de alegria para nós.

*****************************************************

" Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso,

pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro,

e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir." ( I TS 1:8-10)

Irmãos, a partir de nós a Palavra de Deus deve ser propagada a cada vez mais pessoas, deve chegar cada vez mais longe. É como diz uma música muito bonita: através de mim, Jesus, clareia. Jesus deve clarear a vida de outras pessoas através da nossa vida e, para isso, precisamos estar na Sua presença, prontos para sermos usados por Ele.

Nossa conduta deve ser irrepreensível: assim como os relatos sobre a conduta dos tessalonicenses eram muito bons, dizendo que eles haviam abandonado os ídolos e voltado-se para Deus, as palavras que as pessoas devem proferir a nosso respeito também devem ser palavras que confirmem nosso ministério e nosso comprometimento com Deus. Se formos encontrados dessa forma quando Jesus vier ou quando formos levados seremos salvos da ira que há de vir, pois iremos para a glória eterna desfrutar da presença do Pai. Vale a pena servir a Deus, irmãos!

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/03/2013
Reeditado em 27/03/2013
Código do texto: T4207788
Classificação de conteúdo: seguro