ESTUDO NÚMEROS 15: A EXPIAÇÃO PELO PECADO// PECADOS PELA IGNORÂNCIA// PECADOS INTENCIONAIS//CONSEQUÊNCIAS DO PECADO// O ESPÍRITO SANTO É NOSSA BORLA// POVO SEPARADO

"aquele que trouxer a sua oferta apresentará também ao Senhor uma oferta de cereal de um jarro da melhor farinha amassada com um litro de óleo." (NM 15:4)

Irmãos, era qualquer tipo de farinha que seria levado? Não, era a MELHOR farinha. Qual tem sido nossa oferta ao Senhor?

Quando falo de oferta não me refiro especificamente a dinheiro, mas à oferta de amor, de tempo, de fé, de obediência... Nossas ofertas devem ser sempre o nosso melhor,assim como a da viúva pobre e isso, é claro, inclui nossas ofertas financeiras: se temos condições de ofertar 50,00 por que ofertar 5,00? Será que Deus não tem capacidade para fazer com que nada nos falte?

*****************************************************

""Para um carneiro, prepare uma oferta de cereal de dois jarros da melhor farinha com um litro de óleo

e um litro de vinho como oferta derramada. Apresente-a como aroma agradável ao Senhor." (NM 15:6-7)

Imaginem se, hoje, a cada vez que fossemos à Igreja ou que fossemos entrar na presença do Senhor nós tivéssemos de levar um litro de óleo ou um litro de vinho.

O povo, antigamente, não tinha livre acesso à presença de Deus. Nós temos, pois Jesus rasgou o véu que nos separava de Deus através da Sua morte (LC 23:45). Aproveitemos! Não deixemos passar as oportunidades de entrarmos na presença do Altíssimo e sermos enchidos pelo Espírito Santo.

*****************************************************

"Quando algum de vocês preparar um novilho para holocausto ou para sacrifício para cumprir voto especial, ou como oferta de comunhão ao Senhor,

traga com o novilho uma oferta de cereal de três jarros da melhor farinha amassada com meio galão de óleo.

Traga também meio galão de vinho para a oferta derramada. Será uma oferta preparada no fogo, de aroma agradável ao Senhor." (NM 15:8-10)

Tudo que fizermos para o Senhor deve ser cheio de amor e de carinho, irmãos. Não devemos fazer as coisas para o Senhor de qualquer forma ou por pura obrigação. Sejam votos, sejam ofertas, sejam ministérios, sejam tarefas na Igreja: façamos tudo com amor, não como fazemos a homens, mas como fazemos a Deus.

*****************************************************

"A assembléia deverá ter as mesmas leis, que valerão tanto para vocês como para o estrangeiro que vive entre vocês; este é um decreto perpétuo pelas suas gerações, que, perante o Senhor, valerá tanto para vocês quanto para o estrangeiro residente." (NM 15:15)

Todos os livros da Bíblia estão interligados e não há contradições nela. Pois bem: a Palavra diz, em Romanos capítulo 2 versículo 11 que para Deus não há acepção de pessoas. Ora, não é o que é dito em Números 15:15? Não importa se nos convertemos há três anos ou há 50 anos, ou se ainda vamos nos converter verdadeiramente hoje: Deus é o mesmo e o que faz com que Ele opere em nossa vida é nossa fé e disposição para obedecê-lO.

É o caso de uma pessoa que está na Igreja há 10 anos e não é abençoada quando vê alguém que se converteu há 1 ano tendo grandes experiências com Deus. Deus é injusto? Não, o que acontece é que, para Ele, não há filas de espera e nem "quem chegou na frente". Com Deus há fé e disposição para servi-lO e obedecê-lO.

*****************************************************

"O Senhor disse ainda a Moisés:

"Diga aos israelitas: Quando vocês entrarem na terra para onde os levo

e comerem do fruto da terra, apresentem uma porção como contribuição ao Senhor." (NM 15:17-19)

Deus nos dá tudo de que precisamos, irmãos: TUDO. Porém, muitas vezes não contribuimos em nada (ou menos do que deveríamos) para a obra Dele. Se Deus não deixa que nada nos falte, qual nosso medo?

Alguém poderá dizer: se Ele não deixa que nada nos falte não pode suprir as necessidades da casa Dele sem mim? Irmãos, não façamos como os tolos, que contestam e tentam achar brechas e contradições em Deus e na Palavra. As coisas encobertas pertencem a Deus, mas s que nos são reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos (DT 29:29). O que nos foi revelado foi a nossa obrigação de sermos fieis, inclusive nos dízimos e nas ofertas. Qual é a forma como o Senhor administra e por que devemos fazer isso, sendo Ele o dono de todo ouro e toda prata (Ag 2:8) talvez saibamos quando estivermos com Ele na glória eterna. Porém, para estarmos lá, precisamos obedecê-lO em tudo e sem contestar.

*****************************************************

"Apresentem um bolo feito das primícias da farinha de vocês. Apresentem-no como contribuição da sua colheita.

Em todas as suas gerações vocês apresentarão das primícias da farinha uma contribuição ao Senhor." (NM 15:20-21)

As primícias são muito importantes, irmão. Quando estamos em uma festa de aniversário sempre há aquela expectativa sobre para quem será o primeiro pedaço do bolo. O ato de dar o primeiro pedaço do bolo à determinada pessoa simboliza o carinho, o respeito que temos por aquela pessoa, pois ela é especial. Quando damos as nossas primícias a Deus reconhecemos Sua grandeza e poder, reconhecemos que Ele é especial em nossas vidas e que é com Ele que queremos dividir nossa alegria antes de qualquer um. Mais uma vez: não falo apenas de primícias financeiras, de bens, mas também em primícias de amor, de fé, de atenção, de cuidado, de respeito, de temor, de obediência: Deus deve estar em primeiro lugar em tudo em nossa vida.

*****************************************************

"Mas se vocês pecarem e deixarem de cumprir todos esses mandamentos

— tudo o que o Senhor lhes ordenou por meio de Moisés, desde o dia em que os ordenou e pelas suas gerações —

e se isso for feito sem intenção e não for do conhecimento da comunidade, toda a comunidade terá que oferecer um novilho para o holocausto de aroma agradável ao Senhor. Também apresentarão com sua oferta de cereal uma oferta derramada, conforme as prescrições, e um bode como oferta pelo pecado." (NM 15:22-24)

Irmãos, a Palavra diz que Deus não leva em conta a ignorância (AT 17:30). Quando pecamos sem o conhecimento de que aquilo é pecado Ele não leva em conta. Porém, devemos nos arrepender, pedir perdão a Deus e a quem prejudicamos e tomar cuidado para não pecarmos mais. Pode ser que caiamos em pecado novamente? Infelizmente, sim, pois Deus encerrou a todos nós debaixo do pecado para usar de Sua misericórdia conosco (RM 11:32). Porém, devemos nos esforçar ao máximo para que não pequemos.

*****************************************************

"O sacerdote fará propiciação por toda a comunidade de Israel, e eles serão perdoados, pois o seu pecado não foi intencional e eles trouxeram ao Senhor uma oferta preparada no fogo e uma oferta pelo pecado." (NM 15:25)

Irmãos, Jesus é nosso sumo sacerdote, que Se compadece de nossas dificuldades e limitações (HB 4:15). Ele expiou nossos pecados, morrendo na cruz por nós. Além de sermos perdoados, nossos pecados são tirados (1Jo 3:5). Entretanto, isso não nos dá carta de alforria para sairmos por aí pecando à vontade.

*****************************************************

""Mas todo aquele que pecar com atitude desafiadora, seja natural da terra, seja estrangeiro residente, insulta ao Senhor, e será eliminado do meio do seu povo.

Por ter desprezado a palavra do Senhor e quebrado os seus mandamentos, terá que ser eliminado; sua culpa estará sobre ele". (NM 15:30-31)

Pecar intencionalmente é algo do que os cristãos devem fugir, com toda a certeza.

Não devemos pecar por rebeldia, desafiando a Deus. Não sejamos atrevidos, irmãos. A Biblia da Mulher nos remete, na nota de rodapé de Números 15:22, à primeira carta de João capítulo 3 versículos de 4 a 9, onde é dito que aquele que aquele que é nascido de Deus não pode viver pecando, pois a semente de Deus está nele. Já aquele que vive pecando não o viu nem o conheceu. Irmãos, temos o Espírito Santo em nós e não podemos viver sistematicamente no pecado. Mudemos nossas obras enquanto há tempo, pois o dia do Juízo será implacável.

*****************************************************

"Então o Senhor disse a Moisés: "O homem terá que ser executado. Toda a comunidade o apedrejará fora do acampamento".

Assim, toda a comunidade o levou para fora do acampamento e o apedrejou até à morte, conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés." (NM 15:35-36)

Aqui vemos um exemplo do que acontece quando alguém desobedece ao Senhor: a morte. Essa morte não precisa ser necessariamente a morte física, mas pode ser a morte espiritual, a morte dos sonhos, das realizações, do casamento, da família, da vida financeira, da vida profissional, etc.

Obviamente, vivemos no tempo da graça e Deus está sempre pronto a nos perdoar, aceitar-nos novamente e nos restaurar,assim como aconteceu com o filho pródigo (LC 15:11-32). Porém, o diabo não é bonzinho e, com certeza, ao aceitarmos suas ofertas de pecado seremos mortos, roubados e destruídos (JO 10:10). Além disso, a Bíblia é expressa: o salário do pecado é a morte (RM 6:23). Para que pagar para ver?

*****************************************************

""Diga o seguinte aos israelitas: Façam borlas nas extremidades das suas roupas e ponham um cordão azul em cada uma delas; façam isso por todas as suas gerações.

Quando virem essas borlas vocês se lembrarão de todos os mandamentos do Senhor, para que lhes obedeçam e não se prostituam nem sigam as inclinações dos seus corações e dos seus olhos." (NM 15:38-39)

A nossa borla é o Espírito Santo, que habita em nós e nos ensina todas as coisas (JO 14:26). Que passemos a dar mais atenção à voz do Espírito Santo, pois ele nos mostra quando erramos em algo, quando estamos errando e nos direciona com relação ao que devemos ou não fazer para andarmos no caminho do Senhor.

Além disso, não esqueçamos os mandamentos do Senhor, sendo que toda direção que Deus nos dá (de acordo com a Palavra) passa a ser um mandamento para nós. Como alguém pode dizer que ama a Deus e simplesmente se esquece do que Ele diz?

Outra coisa importante: cuidado com as inclinações dos nossos olhos e do nosso coração. Como humanos, somos falhos e temos a tendência a querer resolver tudo da nossa forma, do nosso jeito, da forma como aparentemente é melhor. Cuidado: sempre busquemos a direção de Deus e nos lembremos do que Ele nos orientar.

*****************************************************

"Assim vocês se lembrarão de obedecer a todos os meus mandamentos, e para o seu Deus vocês serão um povo consagrado." (NM 15:40)

Ser povo de Deus significa ser um povo consagrado, um povo separado (I Pe 2:9). Isso não quer dizer que vamos andar longe de todo mundo, sem conversar com ninguém e sem nem olhar para as pessoas porque elas são "pecadoras". Os cristãos vivem, trabalham, estudam, conhecem pessoas da época em que ainda não eram convertidas, etc. Porém, não devemos participar de atitudes e conversas que não condizem com um cristão, que significa "parecido com Cristo". Até mesmo conversas são, sim, motivos de tropeço, uma vez que a própria Palavra diz que as más conversações corrompem os bons costumes (I CO 15:33).

Lugares também são motivos de tropeço. Tomemos cuidado com os locais que frequentamos. Além do diabo poder plantar algo de sujo em nosso coração, podemos também ser motivo de escândalo para outras pessoas que poderiam se converter, perdendo nossa credibilidade e desagradando a Deus (I CO 8:13).

Concluindo: o cristão não deve viver dentro de uma bolha, mas sim usar todas as ocasiões para ser um bom exemplo para as outras pessoas. Se tivermos dúvidas, pensemos: Jesus estaria nesse lugar? Jesus falaria isso?

*****************************************************

"Eu sou o Senhor, o seu Deus, que os trouxe do Egito para ser o Deus de vocês. Eu sou o Senhor, o seu Deus". (NM 15:41)

Deus nos escolheu e devemos estar prontos para ouvir Seu chamado sem desperdicá-lo. Não podemos viver como vivíamos antes e nem rejeitar a direção e a correção do Senhor. Deus é o nosso Senhor e não devemos nos sujeitar ao diabo. Esse nada tem conosco, pois somos filhos da luz e devemos andar como tais (EF 5:8).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 25/03/2013
Reeditado em 30/03/2013
Código do texto: T4207797
Classificação de conteúdo: seguro