A PÁSCOA E A SANTA CEIA

A PÁSOCA E A SANTA CEIA

A Páscoa (o Passach - a passagem) é uma ordenança de Deus ao Israel nação. Devia ser comemorada comendo a carne do cordeiro sacrificado, ervas amargas, pães sem fermento e vinho não fermentado, tendo o coração contrito. Êxodo 12:8 e 9. Era uma figura da Páscoa verdadeira. A páscoa cristã, comemora a salvação pela morte de Cristo (o Cordeiro verdadeiro da grande passagem) para toda a humanidade, o Israel espiritual. Deve ser comemorada comendo pão sem fermento, símbolo do corpo de Cristo, e vinho não fermentado, símbolo de Seu sangue (Lucas 22:17 a 20), após o lava-pés, representando a contrição e submissão a Deus e uns aos outros. João 13:1 a 20.

Esta é a Santa Ceia, que não tem data para acontecer, podendo ser muitas vezes no ano. Representa um mini batismo, lavando-se dos pequenos pecados rotineiros do dia-a-dia.

Coelho da Páscoa é uma simbologia pagã. Sendo que o coelho procria muito e rápido, ele simboliza a ferilidade da terra e do ventre dos animais e das mulheres. Ou seja, os pagãos confiam a continuidade humana na procriação, o que o homem pode fazer, e não no sacrifício vicário de Cristo.

Diferencie paganismo de cristianismo. Todo tipo de profanação é mortal, pois leva a pessoa a adorar o que não é Deus, confunde o santo com o profano, levando as pessoas a seguir o diabo pensando que seguem a Deus.

Wilson do Amaral