ESTUDO 2 SAMUEL 18: O PAPEL DE CADA UM NA OBRA// O AMOR DE DAVI POR ABSALÃO E O PERDÃO LIBERADO// DAVI CHORA A MORTE DO FILHO// ATOS 6: MOTIVOS DE CONTENDA// MENTIRAS DO DIABO// A PAZ ADVINDA DA CONSCIÊNCIA LIMPA

ESTUDO 2 SAMUEL 18

"E Davi contou o povo que tinha consigo, e pôs sobre eles capitães de mil e capitães de cem" (2 SM 18:1)

Irmãos, cada um tem seu papel na obra de Deus. Imaginem se os capitães dos grupos de cem ficassem com inveja dos capitães dos grupos de mil. Não sei se isso aconteceu com um ou com outro, mas se acontecesse com TODOS os capitães de cem Davi estaria perdido.

Não deixemos que a inveja ou o ego atrapalhe o ministério que temos a desenvolver na obra do Senhor. Estejamos com nosso coração limpo a fim de que nos apresentemos como obreiros aprovados, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"E Davi enviou o povo, um terço sob o mando de Joabe, e outro terço sob o mando de Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe, e outro terço sob o mando de Itai, o giteu; e disse o rei ao povo: Eu também sairei convosco.

Porém o povo disse: Não sairás, porque, se formos obrigados a fugir, não se importarão conosco; e, ainda que metade de nós morra, não farão caso de nós, porque ainda, tais como nós somos, ajuntarás dez mil; melhor será, pois, que da cidade nos sirvas de socorro.

Então disse-lhe Davi: O que bem parecer aos vossos olhos, farei. E o rei se pôs do lado da porta, e todo o povo saiu em centenas e em milhares." (2 SM 18:2-4)

Davi foi humilde: ele disse que iria com eles, mas foi contestado pelo povo, concordando em fazer como eles achavam melhor. Irmãos, não sejamos orgulhosos, mas queiramos ser reconhecidos a todo custo, mas saibamos reconhecer quando nossas atitudes, vontades ou planos estiverem erradas. Saibamos ouvir opiniões e saibamos separar o joio do trigo, ou seja, o que é bom e agrada a Deus e o que não é.

*****************************************************

"E o rei deu ordem a Joabe, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Brandamente tratai, por amor de mim, ao jovem Absalão. E todo o povo ouviu quando o rei deu ordem a todos os capitães acerca de Absalão" ( 2 SM 18:5)

Não é à toa que Davi era um homem segundo o coração de Deus: mesmo com o golpe que Absalão deu no pai, este ainda queria que ele fosse tratado brandamente. Deus é assim conosco: mesmo errando, mesmo sendo infieis e pecadores, Deus não nos abandona e não permite que o diabo nos destrua.

*****************************************************

"E Absalão se encontrou com os servos de Davi; e Absalão ia montado num mulo; e, entrando o mulo debaixo dos espessos ramos de um grande carvalho, pegou-se-lhe a cabeça no carvalho, e ficou pendurado entre o céu e a terra; e o mulo, que estava debaixo dele, passou adiante.

O que vendo um homem, fez saber a Joabe, e disse: Eis que vi a Absalão pendurado num carvalho." ( 2 SM 18:9-10)

Deus faz a obra de maneira poderosa. Ele providenciou para que Absalão caisse nas mãos de Joabe e providencia para que o diabo seja destruído debaixo de nossos pés. Não precisamos nos preocupar, pois Ele está conosco.

*****************************************************

"Então disse Joabe ao homem que lho fizera saber: Pois que o viste, por que o não feriste logo ali em terra? E forçoso seria o eu dar-te dez moedas de prata e um cinto.

Disse, porém, aquele homem a Joabe: Ainda que eu pudesse pesar nas minhas mãos mil moedas de prata, não estenderia a minha mão contra o filho do rei, pois bem ouvimos que o rei te deu ordem a ti, e a Abisai, e a Itai, dizendo: Guardai-vos, cada um de vós, de tocar no jovem Absalão.

Ainda que cometesse mentira a risco da minha vida, nem por isso coisa nenhuma se esconderia ao rei; e tu mesmo te oporias." ( 2 SM 18:11-13)

Aqui temos um grande exemplo de obediência: mesmo que pudesse receber alguma recompensa por isso, aquele homem não teria coragem de matar Absalão por que ouviu a orientação de Davi. Aquele homem não ousaria desobedecer a uma ordem do rei assim como nós não devemos desobedecer a nenhuma orientação que o Senhor nos faça em Sua Palavra.

*****************************************************

"Então disse Joabe: Não me demorarei assim contigo aqui. E tomou três dardos, e traspassou com eles o coração de Absalão, estando ele ainda vivo no meio do carvalho.

E o cercavam dez moços, que levaram as armas de Joabe. E feriram a Absalão, e o mataram." ( 2 SM 18:14-15)

Contudo, aqui temos um exemplo de desobediência: em vez de concordar com aquele homem e dar ouvidos à voz da razão, Joabe preferiu desobedecer ao rei fazendo o que ele achava melhor. Quantos de nós tem negligenciado a orientação do Senhor para nossa vida e feito exatamente o que nós achamos melhor! Pobre de nós. Que possamos cair em si e mudar de atitude imediatamente.

*****************************************************

"Então disse Aimaás, filho de Zadoque: Deixa-me correr, e denunciarei ao rei que já o SENHOR o vingou da mão de seus inimigos.

Mas Joabe lhe disse: Tu não serás hoje o portador de novas, porém outro dia as levarás; mas hoje não darás a nova, porque é morto o filho do rei." ( 2 SM 18:19-20)

Joabe sabia que Davi não ficaria satisfeito com as novidades, uma vez que não lhe agradava que seu filho fosse morto. Muitos de nós se escondem de Deus quando sabem que erraram. Não façamos isso: reconheçamos nosso erro, peçamos perdão ao Senhor e a quem prejudicamos e não fiquemos escondendo nosso rosto. Há pessoas que nem oram ou leem a Bíblia quando estão em pecado, pois sabem que serão repreendidas pelo Senhor. Não tenhamos o coração duro e a dura cerviz, mas nos prostremos diante do Senhor, reconhecendo que erramos, pedindo o devido perdão e nos propondo a mudar.

*****************************************************

"Então Joabe ordenou a um etíope: "Vá dizer ao rei o que você viu". O cuxita inclinou-se diante de Joabe e saiu correndo para levar as notícias.

Todavia Aimaás, filho de Zadoque, disse de novo a Joabe: "Não importa o que aconteça, deixa-me ir com o cuxita". Joabe, porém, respondeu: "Por que quer tanto ir, meu filho? Você não receberá nenhuma recompensa pela notícia".

Mas ele insistiu: "Não importa o que aconteça, quero ir". Disse então Joabe: "Pois vá! " E Aimaás correu pelo caminho da planície e passou à frente do cuxita." (2 SM 18:22-24)

Joabe tinha dado uma orientação muito firme a Aimaás: não vá. Porém, ele foi. Quantas vezes Deus nos deu uma orientação e nós, teimosamente, dizemos que não" e fazemos exatamente da forma como nós queremos? Não façamos isso, irmãos. Deixemos a rebeldia, pois a consequência é muito séria.

*****************************************************

"Davi estava sentado entre a porta interna e a externa da cidade. E quando a sentinela subiu ao terraço sobre a porta, junto à muralha, viu um homem que vinha correndo sozinho.

A sentinela gritou, avisando o rei. O rei disse: "Se ele está sozinho, deve trazer boa notícia". E o homem foi se aproximando.

Então a sentinela viu outro homem que vinha correndo e gritou ao porteiro: "Vem outro homem correndo sozinho! " "Esse também deve estar trazendo boa notícia! ", exclamou o rei.

A sentinela disse: "Está me parecendo que, pelo jeito de correr, o da frente é Aimaás, filho de Zadoque". "É um bom homem", disse o rei. "Ele traz boas notícias". (2 SM 18:24-27)

As aparências enganam. Davi, através da situação que se lhes apresentava, achou que as notícias eram boas. Entretanto, não eram. Irmãos, nem tudo que é bonito fará bem quando nos tocar.

*****************************************************

"O rei perguntou ao cuxita: "O jovem Absalão está bem? " O cuxita respondeu: "Que os inimigos do rei meu senhor e todos que se levantam para lhe fazer mal acabem como aquele jovem! "

Então o rei, abalado, subiu ao quarto que ficava por cima da porta e chorou. Foi subindo e clamando: "Ah, meu filho Absalão! Meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera ter morrido em seu lugar! Ah, Absalão, meu filho, meu filho! " (2 SM 18:32-33)

Aqui vemos um exemplo do amor de pai. Absalão havia preparado um golpe contra seu pai. Davi, porém, chorou sua morte, tendo-o perdoado e querendo seu filho vivo. Irmãos, a Palavra diz que se nós, que somos maus, sabemos dar coisas boas a nossos filhos, que dirá Deus. Irmãos, se Davi, que era homem, cheio de pecados e passsível de falhas, teve essa atitude, será que Deus não nos perdoa e não deseja que estejamos com Ele? Deus nos quer ao Seu lado. Busquemo-nos hoje, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

*****************************************************

ESTUDO ATOS 6

"Naqueles dias, crescendo o número de discípulos, os judeus de fala grega entre eles queixaram-se dos judeus de fala hebraica, porque suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição diária de alimento." (AT 6:1)

Irmãos, motivos para contenda sempre haverá. Vivendo em sociedade, em família, etc., não esperemos que não haja motivos para briga. A questão é: criaremos uma contenda ou faremos o que a Palavra de Deus diz: "se possível, tende paz com todos" (RM 12:18)?

*****************************************************

"Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas.

Irmãos, escolham entre vocês sete homens de bom testemunho, cheios do Espírito e de sabedoria. Passaremos a eles essa tarefa

e nos dedicaremos à oração e ao ministério da palavra" (AT 6:2-4)

Os discípulos tinham uma obra muito importante: pregar a Palavra de Deus e se preparar para isso. Não que a distribuição de bens às viúvas não fosse importante, mas se eles se ocupassem disso negligenciariam a tarefa que Deus lhes havia dado. Qual a tarefa que Deus tem nos dado? Temos passado algo à frente dela? Se temos, saibamos que isso não agrada a Deus.

*****************************************************

"Assim, a palavra de Deus se espalhava. Crescia rapidamente o número de discípulos em Jerusalém; também um grande número de sacerdotes obedecia à fé." (AT 6:7)

Foram escolhidos sete homens para cuidar das distribuições de bens às viúvas. Esses homens foram apresentados aos discípulos e consagrados para a obra.

Mais uma vez: a obra de Deus se faz através da ORGANIZAÇÃO. Deus não está em meio à BAGUNÇA. Coloquemos, pois, nossa vida em ordem para servi-lO.

Além disso, era grande o número de sacerdotes que obedecia à fé. Nós fomos consagrados reis e sacerdotes de nossa casa. Temos obedecido à fé?

*****************************************************

"Estêvão, homem cheio da graça e do poder de Deus, realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo.

Contudo, levantou-se oposição dos membros da chamada Sinagoga dos Libertos, dos judeus de Cirene e de Alexandria, bem como das províncias da Cilícia e da Ásia. Esses homens começaram a discutir com Estêvão,

mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava." (AT 6:8-10)

A Bíblia descreve Estêvão como um homem cheio de graça e poder. Mas, que tipo de poder? Poder de Deus, irmãos, é isso que faz a diferença! Somente quando estivermos cheios do poder e da graça de Deus é que realizaremos milagres e sinais!

Quando estamos firmados em Deus nenhuma obra do diabo pode tirar nossa paz. Além disso, não há como o diabo discutir conosco, pois o diabo e as pessoas que estão debaixo de suas obras não podem resistir à sabedoria e à presença do Espírito Santo que está em nossa vida.

Todos nós já devemos ter passado pela experiência de "discutir" com alguém ao qual não pudemos resistir, pois o argumento e a razão dessa outra pessoa era maior. Pois bem: quando estamos firmados em Deus, cheios da presença do Espírito Santo, nada pode nos resistir. Não importa com quem falarmos: essa pessoa terá de reconhecer o Espírito Santo em nós. Inclusive o diabo: ele terá de reconhecer nosso poder em Deus quando falarmos cheios do Espírito Santo e não poderá permanecer em nossa vida.

*****************************************************

"Então subornaram alguns homens para dizerem: "Ouvimos Estêvão falar palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus". (AT 6:11)

O diabo é mentiroso e pai da mentira. Quando mente, fala do que lhe é próprio, pois não há verdade nele (JO 8:44). O diabo levantará uma série de mentiras a nosso respeito, inclusive para tentar nos tirar da presença de Deus. Assim como levantou pessoas para caluniar Estêvão, ele também levanta pessoas para nos caluniar e para nos prejudicar. Fiquemos firmes em Deus, pois o Pai nos nos desamparará.

*****************************************************

"Com isso agitaram o povo, os líderes religiosos e os mestres da lei. E, prendendo Estêvão, levaram-no ao Sinédrio.

Ali apresentaram falsas testemunhas que diziam: "Este homem não pára de falar contra este lugar santo e contra a lei.

Pois o ouvimos dizer que esse Jesus, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos legou". (AT 6:12-14)

Mais uma vez, vemos a mentira do diabo, uma mentira que, inclusive, agitava o povo. A mentira cria agitação, irmãos, mas a verdade de Deus produz a paz.

*****************************************************

"Olhando para ele, todos os que estavam sentados no Sinédrio viram que o seu rosto parecia o rosto de um anjo." (AT 6:15)

A Palavra de Deus é provada (SL 18:30). Aqui vemos a prova do que acabei de dizer antes, usada pelo Espírito Santo: Estêvão parecia um anjo. Ele estava em paz, tranquilo, pois sabia que as acusações contra ele eram falsas e que Deus sabia que essas acusações eram falsas e era isso que importava.

Fiquemos em paz, se estamos andando com o Senhor: Ele é o nosso refúgio e fortaleza, o Deus em quem confiamos (SL 91:2). Fiquemos firmes na presença Dele e Sua paz, que excede todo entendimento (FP 4:7), descerá sobre nós, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 29/03/2013
Reeditado em 29/03/2013
Código do texto: T4213661
Classificação de conteúdo: seguro