ESTUDO TESSALONICENSES 2: A UTILIDADE DA PALAVRA DE DEUS// NÃO PROCURAR AGRADAR A HOMENS// SEJAMOS IRREPREENSÍVEIS /// ESTUDO ATOS 7: O DISCURSO DE ESTÊVÃO SOBRE ABRAÃO E MOISÉS// ESTÊVÃO NÃO MORRE, MAS DORME EM CRISTO

ESTUDO TESSALONICENSES 2

"Irmãos, vocês mesmos sabem que a visita que lhes fizemos não foi inútil." (I TS 2:1)

Irmãos, a direção e a Palavra de Deus não devem ser algo inútil para nós. Infelizmente, é comum as pessos ouvirem a voz de Deus, ouvirem uma repreensão ou uma direção e não darem ouvidos. É claro: devemos provar os espíritos para saber se eles são de Deus (I Jo 4:1) e não irmos dando ouvidos a tudo que ouvimos. Deus nunca contradiz Sua Palavra e nem contradiz o que nos manda fazer, pois Ele não é Deus de confusão (I CO 14:33). Porém, uma vez certos de Deus nos fala algo, não façamos a Palavra Dele em vão: se foi uma correção, mudemos; se foi um consolo, busquemos ficar alegres; se foi uma revelação, creiamos com fé; se foi uma direção, obedeçamos.

Só mais uma coisa: Jesus nos curou. Devemos crer nisso e tomar posse dessa cura. Se não acreditarmos ou ficarmos alimentando nossa enfermidade, seja física, espiritual, mental ou emocional, estamos fazendo a morte de Jesus e a Palavra de Deus inúteis. O mesmo acontece quando desacreditamos ou não levamos a sério todo o resto da Palavra de Deus. Lembremo-nos sempre de duas coisas: "Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?" (NM 23:19) e "Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam." (HB 11:6).

*****************************************************

"Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta." ( I TS 2:2)

Mesmo em meio aos momentos mais difíceis, Deus nos dá forças para continuar, desde que creiamos Nele totalmente. Lembremo-nos de que a alegria do Senhor é nossa força (Ne 8:10). Os que escolhem servir a Jesus são perseguidos e isso deve ser motivo de alegria, pois significa que estamos em Jesus e não no mundo. Porém, Ele diz para termos bom ânimo, pois Ele venceu o mundo e as aflições que ele nos traz (JO 16:33).

O mundo jaz no Maligno, mas nós estamos em Deus (I Jo 5:19). Por isso somos perseguidos, mas aquele que é de Deus não é tocado pelo Maligno (I Jo 5:18).

*****************************************************

"Pois nossa exortação não tem origem no erro nem em motivos impuros, nem temos intenção de enganá-los;

pelo contrário, como homens aprovados por Deus, a ponto de nos ter sido confiado por ele o evangelho, não falamos para agradar a pessoas, mas a Deus, que prova os nossos corações." ( I TS 2:3-4)

Quando orientamos alguém através da Palavra de Deus, com boa intenção e sendo direcionados pelo Espírito Santo, não devemos nos preocupar se a pessoa vai ficar chateada ou revoltada: se a advertimos com amor, com paciência, sem gritos e sem acusações, mas com a brandura que Jesus tem ao nos corrigir, o Espírito Santo age. Se Deus põe em nosso coração para corrigirmos determinada pessoa, Ele toca no coração dessa pessoa para que ela esteja aberta à correção e o Espírito Santo muda seu coração. Deixemos que o Espírito Santo nos use para toda boa obra.

*****************************************************

"Vocês bem sabem a nossa linguagem nunca foi de bajulação nem de pretexto para ganância; Deus é testemunha." (I TS 2:5)

Erra muito quem acha que agradando a homens subirá na vida. Erra muito também quem acha que, deixando de corrigir determinadas pessoas, conseguirá o favor delas. "Ah, não vou corrigir fulano por que ele pode ficar chateado e não me ajudar mais". Irmãos, tudo copera para o bem daquele que ama a Deus. Deus nada nos deixará faltar nada àqueles que fazem Sua obra com retidão. Não queiramos proteger relacionamentos, negócios ou amizades na base da mentira, pois nada que não está firmado na Palavra subsiste. Sendo Jesus a própria Palavra (AP 19:13), Ele disse que sem Ele nada podemos fazer (JO 15:5).

*****************************************************

"Nem buscamos reconhecimento humano, quer de vocês quer de outros" ( I TS 2:6)

O orgulho é uma pedra de tropeço muito grande, bem como a vaidade. Sobre todas as coisas que se deve guardar, guardemos nosso coração, pois dele procedem as saídas da vida (PV 4:23). Lembremo-nos que foi por conta da vaidade que Lúcifer, um lindo anjo, virou o diabo: ele quis se igualar a Deus.

*****************************************************

"Embora, como apóstolos de Cristo, pudéssemos ter sido um peso, tornamo-nos bondosos entre vocês, como uma mãe que cuida dos próprios filhos." ( I TS 2:7)

Devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos (GL 5:14). No momento e que repreendemos nosso irmão, devemos fazê-lo com amor de mãe, de pai, de irmãos, etc. Devemos carregar esse tipo de amor ao fazermos a obra, ao consolarmos, ao fazermos um favor, etc.

*****************************************************

"Tanto vocês como Deus são testemunhas de como nos portamos de maneira santa, justa e irrepreensível entre vocês, os que crêem." ( I TS 2:10)

Mais uma vez: devemos ser irrepreensíveis. Isso não significa não cometermos pecados, mas devemos ter uma conduta exemplar, pois estamos cercados de uma tão grande nuvem de testemunhas (HB 12:1). Como queremos repreender alguém que grita se nós gritamos? Como queremos orientar alguém na vida sentimental se somos vistos constantemente brigando e falando o que não devemos? Como podemos querer repreender alguém se vivemos na fofoca, falando palavrões, bebendo, fumando, etc?

*****************************************************

"Pois vocês sabem que tratamos cada um como um pai trata seus filhos,

exortando, consolando e dando testemunho, para que vocês vivam de maneira digna de Deus, que os chamou para o seu Reino e glória." ( I TS 2:11-12)

Mais uma vez: repreender e lidar com as pessoas de forma branda, como um pai trata seus filhos e como Deus nos trata. Muitas vezes queremos nos revoltar com alguém que erra constantemente conosco, mas estaríamos perdidos se Deus fizesse isso conosco.

Vivemos de maneira digna. Nunca seremos dignos de Deus, pois somos salvos pela graça e não por nossas obras (EF 2:8), mas procuremos viver de maneira limpa, reta e com o mínimo de pecado que pudermos.

*****************************************************

"Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem." ( I TS 2:13)

Quando ouvirmos uma pregação ou alguém nos repreender em um pecado, paremos para ouvir, pois pode ser que seja Deus usando essa pessoa para nos alcançar. Se estamos vivendo no pecado, Deus usa até o ímpio para nos advertir. Ora, Ele usou uma jumenta!

Quando damos ouvidos à Palavra de Deus ela se mostra viva e eficaz. Porém, é imprescindível uma coisa: crer. Irmãos, se não tivermos fé, nada acontece, pois a falta de fé significa que não acreditamos no poder de Deus e nem damos crédito à Sua Palavra.

*****************************************************

"Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. Vocês sofreram da parte dos seus próprios conterrâneos as mesmas coisas que aquelas igrejas sofreram da parte dos judeus,

que mataram o Senhor Jesus e os profetas, e também nos perseguiram. Eles desagradam a Deus e são hostis a todos,

esforçando-se para nos impedir que falemos aos gentios, e estes sejam salvos. Dessa forma, vão sempre completando a medida dos seus pecados. Sobre eles, finalmente, veio a ira." ( I TS 2:13-16)

Não devemos ter raiva ou qualquer sentimento negativo pelas pessoas que nos perseguem por sermos de Jesus. Devemos orar por elas e termos consciência de que essa atitude é motivada pelo diabo, que não deseja que os que não servem a Deus convertam-se, assim como não deseja que os que servem a Deus mas erram intencionalmente, por ignorância ou que estão se afastando do Senhor arrependam-se e voltem para a prática das primeiras obras (AP 2:5).

Em quantas pessoas o diabo não conseguiu pôr o pensamento de que não há jeito, não há solução? Em quantos corações ele não pôs a revolta, fazendo com que a pessoa ou não quisesse mais corrigir alguém ou que esse alguém não aceitasse a correção? Quantas obras ele já não conseguiu destruir com o orgulho, a mágoa ou a revolta que colocou no coração e os pensamentos sujos que colocou na mente?

Fiquemos alertas e vigilantes. O diabo é contra a obra de Deus e tudo o que ele puder fazer para atrapalhar, ele fará.

*****************************************************

"Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês?

De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria."( I TS 2:1-20)

Irmãos, como é gostoso vermos alguém que, usados pelo Espírito Santo, exortamos, reprendemos, consolamos, orientamos, etc., convertendo-se e entregando a vida a Jesus! Que coisa linda, imãos!

Pois bem: cada alma que ajudarmos a salvar será uma pedra preciosa na coroa que receberemos na glória. Porém, guardemo-nos de fazer qualquer coisa por vaidade ou buscando uma recompensa, mas trabalhemos para ganhar cada vez mais almas, levando a Palavra de Deus a toda criatura, cada vez mais longe, para vermos todas as pessoas desfrutando da salvação que o Senhor tem nos dado. Lembremo-nos sempre disso: "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." ( I PE 2:9). Não sejamos egoístas, mas queiramos que cada vez mais pessoas estejam conosco na maravilhosa luz de Jesus.

Paz a todos.

*****************************************************

ESTUDO ATOS 7

"Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? "

A isso ele respondeu: "Irmãos e pais, ouçam-me! O Deus glorioso apareceu a Abraão, nosso pai, estando ele ainda na Mesopotâmia, antes de morar em Harã, e lhe disse:

‘Saia da sua terra e do meio dos seus parentes e vá para a terra que eu lhe mostrarei’.

"Então, ele saiu da terra dos caldeus e se estabeleceu em Harã. Depois da morte de seu pai, Deus o trouxe a esta terra, onde vocês agora vivem." (AT 7:1-4)

Não deve ter sido fácil para Abraão sair da sua parentela e ir pra uma terra que ele não conhecia, baseado "apenas" na ordem de Deus. E digo esse "apenas" pois, geralmente, não damos a devida importância à Palavra que o Senhor nos dá, querendo sempre uma prova concreta quando a fé é justamente a prova das coisas que se não veem (HB 11:1). Se Abraão fosse esperar uma prova que ele considerasse satisfatória, nunca teria saído de onde estava. Porém, ele ousou crer no Deus Todo Poderoso e foi feito uma grande nação. Creiamos Nele hoje.

*****************************************************

"Deus não lhe deu nenhuma herança aqui, nem mesmo o espaço de um pé. Mas lhe prometeu que ele e, depois dele, seus descendentes, possuiriam a terra, embora, naquele tempo, Abraão não tivesse filhos" (AT 7:5)

Deus não deu nem uma herança aqui a Abraão e isso pode parecer um cúmulo para os imediatistas de plantão. Porém, nossa maior recompensa será na glória.

Se estivermos com Deus, veremos a glória Dele aqui na terra também, mas nossa herança principal, como co-herdeiros de Jesus, é a vida eterna.

Muitos podem dizer: mas como eu vou saber se a vida eterna existe mesmo? E se não existir? Vou ficar aqui esperando e vivendo de maneira certa, sem saber?" Quem crê em Deus, crê na Sua Palavra e crê que Ele não mente.

Além disso, Abraão nos dá um grande exemplo de fé: ele não tinha ainda a descendência da qual Deus falava, sendo já idoso, assim como sua esposa, mas ele creu e a palavra do Senhor se fez concreta em sua vida. Ousemos ter a mesma fé que Abraão.

*****************************************************

"Deus lhe falou desta forma: ‘Seus descendentes serão peregrinos numa terra estrangeira, e serão escravizados e maltratados por quatrocentos anos.

Mas eu castigarei a nação a quem servirão como escravos, e depois sairão dali e me adorarão neste lugar’." (At 7:6-7)

Mais um problema para os imediatistas: 400 anos sendo escravos para só depois ver a bênção!?

Irmãos, não duvidemos e nem achemos que é tempo demais. Não achemos que "nossa bênção está demorando muito, daqui a pouco nem vou precisar mais, até conseguir determinada coisa eu já morri, fulano já morreu, já mudou, já separou", etc. Paremos com tanta lamúria e saibamos que Deus conhece cada uma de nosss necessidades e de nssos sonhos.

*****************************************************

"E deu a Abraão a aliança da circuncisão. Por isso, Abraão gerou Isaque e o circuncidou oito dias depois do seu nascimento. Mais tarde, Isaque gerou Jacó, e este os doze patriarcas" ( AT 7:8)

Assim como Abraão deu continuidade à fé no Senhor em sua família, façamos a mesma coisa: ensinemos nossos filhos, sobrinhos, primos, netos, etc., a andar no caminho do Senhor, pois se ensinarmos o pequenino no caminho em que deve andar, ele não se desviará.

*****************************************************

""Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele

e o libertou de todas as suas tribulações, dando a José favor e sabedoria diante do faraó, rei do Egito; este o tornou governador do Egito e de todo o seu palácio." (AT 7:9-10)

Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (RM 8:28). O Senhor não desamparou José e, talvez, se José não tivesse passado por aquela situação, não teria se tornado governador do Egito e não teria salvo sua familia da fome.

Confiemos em Deus. Se José tivesse se revoltado e abandonado o Senhor, teria perecido. O Senhor está conosco enquanto estamos com Ele.

*****************************************************

"Ouvindo que havia trigo no Egito, Jacó enviou nossos antepassados em sua primeira viagem.

Na segunda viagem deles, José fez-se reconhecer por seus irmãos, e o faraó pôde conhecer a família de José." (AT 7:12-13)

José não foi precipitado. Na primeira vez que viu seus irmãos poderia ter se revelado, tirado satisfações e posto tudo a perder. Ele foi comedido. Aquele que serve a Deus deve ter domínio próprio, já que esse é um dos frutos do Espírito (GL 5:22). Paremos de fazer tudo na hora que achamos melhor e paremos um pouco para pensar e refletir, pedindo SEMPRE a direção do Senhor.

*****************************************************

"Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e veio a ser poderoso em palavras e obras." (AT 7:22)

Assim como Moisés, cresçamos em sabedoria e entendimento da Palavra de Deus e façamos com que nossas crianças e adultos, todos, cresçam, amadureçam e sejam educados de acordo com a sabedoria contida na Palavra de Deus e não de acordo com a sabedoria do mundo.

Não importa se, cronologicamente, somos adultos. No anseio de aprender a Palavra e a vontade de Deus, devemos sempre nos fazer como meninos ("Como crianças recém-nascidas, desejem de coração o leite espiritual puro, para que por meio dele cresçam para a salvação," - I Pe 2:2).

Somente crescendo na presença do Senhor seremos poderosos em obras.

*****************************************************

"Ele pensava que seus irmãos compreenderiam que Deus o estava usando para salvá-los, mas eles não o compreenderam." (AT 7:25)

Em alguns momentos, pode ser que as pessos não entendam nossa intenção de ajudá-las através de uma repreensão, um conselho, etc. Porém, se estamos sendo dirigidos pelo Espírito Santo, estejamos em paz, pois Deus se encarrega de abrir o coração daquela pessoa.

E que nós não estejamos com nosso coração fechado também. Quando formos corrigidos, paremos para pensar se, efetivamente, estamos errando. Se estivermos, sejamos humildes, peçamos perdão a Deus e a quem for preciso e mudemos.

*****************************************************

"Mas o homem que maltratava o outro empurrou Moisés e disse: ‘Quem o nomeou líder e juiz sobre nós?

Quer matar-me como matou o egípcio ontem? ’

Ouvindo isso, Moisés fugiu para Midiã, onde ficou morando como estrangeiro e teve dois filhos." (AT 7:27-29)

Muitas vezes, o diabo nos faz errar ou nos amedronta, tentando fazer com que vivamos como estrangeiros, afastados. Não saiamos de perto do Senhor, pois somos co-herdeiros de Jesus. Arrependemo-nos de nossos pecados e busquemos a Ele.

*****************************************************

"Então o Senhor lhe disse: ‘Tire as sandálias dos pés, porque o lugar em que você está é terra santa." (AT 7:33)

Devemos ter respeito pela Palavra de Deus e por Sua presença. Não se trata de religiosidade e não quer dizer que devamos andar descalços toda vez que entrarmos na Igreja, mas que devemos, sim, despir-nos de toda impureza, de toda sujerira, a fim de servi-lO, e essa purificação ocorre através da redenção que há em Cristo, por meio da fé.

*****************************************************

"De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito. Ouvi seus gemidos e desci para livrá-lo. Venha agora, e eu o enviarei de volta ao Egito’." (AT 7:34)

Deus ouve nossas orações, irmãos. Não achemos nunca que Ele fechou os ouvidos e nos esqueceu. A única coisa que nos separa Dele são nossos pecados (IS 59:2). Busquemos o perdão que está à nossa disposição pela morte de Jesus e voltemos à Sua gloriosa presença, pois Sua mão não está recolhida, para que não possa abençoar (IS 59:1). Pelo contrário: a vontade Dele é salvar a todos nós.

*****************************************************

""Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: ‘Quem o nomeou líder e juiz? ’ Ele foi enviado pelo próprio Deus para ser líder e libertador deles, por meio do anjo que lhe tinha aparecido na sarça." (AT 7:35)

Aquele que viveu como estrangeiro e que foi questionado quando quis se pronunciar agora era, sim, juiz sobre o povo, sendo essa autoridade constituída por Deus.

Irmãos, tenhamos fé: Deus vira o cativeiro de qualquer um e nos faz mais que vencedores (RM 8:37), basta crermos.

*****************************************************

"Ele os tirou de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos" (AT 7:36)

Através do poder do Senhor e em Sua presença somos capazes de fazer maravilhas, usados pelo Altíssimo, não apenas por quarenta anos, mas por uma vida inteira.

*****************************************************

"Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.

"Mas nossos antepassados se recusaram a obedecer-lhe; pelo contrário, rejeitaram-no, e em seus corações voltaram para o Egito." (AT 7:38-39)

A Palavra de Deus é viva e cheia de poder. O problema é que, muitas vezes, não acreditamos no poder que elas têm e isso nos impede de sermos abençoados por Deus, pois sem fé não O agradamos (HB 11:6).

*****************************************************

""Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo!" (AT 7:51)

Esse é um erro muito sério: fechar os ouvidos à voz do Espírito Santo. Como já disse antes, o Espírito Santo, de acordo com o próprio Jesus, nos ensina todas as coisas (JO 14:26). Se fecharmos os ouvidos a ele, recusamo-nos a aprender o que Deus quer nos ensinar através do Espírito Santo.

*****************************************************

"Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele." (AT 7;54)

Imaginem as pessoas tão descontroladas e dominadas pelo diabo a ponto de rangerem os dentes! É necessário muita fé e confiança em Deus para falar da Palavra em uma situação dessas. E nós? Não passamos por situações assim, mas viramos as costas para Deus e fechamos a boca por muito menos. Que essa lição de fé contida na atitude de Estêvão entre em nosso coração e fique em nossa memória.

*****************************************************

"Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus,

e disse: "Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus". (AT 7:55-56)

Quando temos fé e não nos apartamos da Palavra, o Espírito Santo nos enche e vemos a glória de Deus mesmo em meio às piores situações. Fiquemos firmes.

*****************************************************

"Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele,

arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo." (AT 7:57-58)

Não cometamos o mesmo erro, não tapemos os ouvidos e nem os nossos olhos à manifestação da glória de Deus. Não queiramos matar aquele que nos traz a Palavra de correção, de exortação ou de repreensão, mas fiquemos felizes, pois isso denota o cuidado de Deus conosco e a vontade de nos salvar.

*****************************************************

"Enquanto apedrejavam Estêvão, este orava: "Senhor Jesus, recebe o meu espírito". (AT 7:59)

É isso que devemos fazer em um momento de dificuldade: buscar a Deus e não nos revoltarmos contra Ele e contra Sua Palavra.

*****************************************************

"Então caiu de joelhos e bradou: "Senhor, não os consideres culpados deste pecado". E, dizendo isso, adormeceu." (AT 7:60)

Temos aqui duas lições importantes:

- a primeira: Estêvão era, verdadeiramente, cristão, ou seja, parecido com Cristo, tendo a mesma atitude que o mestre teve ao ser atacado. Irmãos, vemos quem é, realmente, cristão, no momento em que é essa pessoa é atacada. Você xinga, fica com raiva, ódio, mágoa, ou age como Jesus agiria?

- Estêvão perdoou e "dormiu". Irmãos, Estêvão não morreu, mas dormiu! Vejamos a maravilha daquele que anda retamente com Deus! O Senhor é justo: aquele que perdoa, que não O abandona mesmo em meio às dificuldades e tem sempre a Palavra em seu coração não sofre, mas é abençoado até mesmo no momento da morte. Vale a pena servir a Deus!

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 29/03/2013
Reeditado em 30/03/2013
Código do texto: T4214414
Classificação de conteúdo: seguro