ESTUDO 2 SAMUEL 19: A EMOÇÃO DE DAVI PREJUDICA SEU JULGAMENTO// ESTUDO NÚMEROS 16: A REBELDIA DO POVO CONTRA MOISÉS E ARÃO E A CONSEQUÊNCIA DISSO

"Agora, vai e encoraja teus soldados! Juro pelo Senhor que, se não fores, nem um só deles permanecerá contigo esta noite, o que para ti seria pior do que todas as desgraças que já te aconteceram, desde a tua juventude". (2 SM 19:7)

Davi estava sofrendo pela morte de Absalão e tinha se esquecido das suas responsabilidades como rei. Um luto logo após uma batalha como que tinham travado poderia ser perigoso, enfraquecendo o povo. Joabe falou de modo áspero a Davi e fez com que esse tomasse consciência de que deveria tomar uma atitude.

Muitas vezes, encorajar a tristeza de alguém, uma depressão, uma decepção, etc., pode ser uma ajuda para afundar a pessoa ainda mais. Porém, devemos ter tato e sensibilidade ao corrigir essa pessoa, fazendo com que ela sinta-se amada e fortalecida para caminhar. Esse amor e essa força vêm apenas pela Palavra de Deus. Confortemos a pessoa necessitada de acordo com a Palavra do Senhor, dizendo a ela que a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8:10).

****************************************************

"E digam a Amasa: "Você é sangue do meu sangue! Que Deus me castigue com todo o rigor se, de agora em diante, você não for o comandante do meu exército em lugar de Joabe".

As palavras de Davi conquistaram a lealdade unânime de todos os homens de Judá. E eles mandaram dizer ao rei que voltasse com todos os seus servos.

Então o rei voltou e chegou ao Jordão. E os homens de Judá foram a Gilgal, ao encontro do rei, para ajudá-lo a atravessar o Jordão." (2 SM 19:13-15)

Amasa era chefe do exército de Absalão. Ao nomear Amasa no lugar de Joabe, Davi buscava conseguir o apoio novamente daqueles que haviam apoiado a rebelião de seu filho. Davi,segundo a nota de rodapé da Bíblia da Mulher, de onde foi tirada a informação acima também, deixou seu julgamento ser afetado pela tristeza e isso é algo com o que temos de tomar muito cuidado. No momento da emoção, falamos e fazemos muitas coisas condenáveis. Tomemos cuidado, irmãos. Peçamos sempre que o Senhor esteja ao nosso lado, corrigindo-nos quando for necessário, em Nome de Jesus.

Outra coisa importante: Davi alcançou a unanimidade através de suas palavras, que têm poder de bênção e maldição. Quais palavras têm saído de sua boca? O que você tem confessado: sua vitória ou sua derrota? Você cumpre o que diz? É uma pessoa de palavra? Nossas palavras devem ser sim, sim e não, não, sem juramentos e sem quebra de palavras, mas com firmeza.

*****************************************************

"Simei, filho de Gera, benjamita de Baurim, foi depressa com os homens de Judá para encontrar-se com o rei Davi.

Com ele estavam outros mil benjamitas e também Ziba, supervisor da casa de Saul, com seus quinze filhos e vinte servos. Eles entraram no Jordão antes do rei,

e atravessaram o rio a fim de ajudar a família real na travessia e fazer o que o rei desejasse. Simei, filho de Gera, atravessou o Jordão, prostrou-se perante o rei

e lhe disse: "Que o meu senhor não leve em conta o meu crime. E que não te lembres do mal que o teu servo cometeu no dia em que o rei, meu senhor, saiu de Jerusalém. Que o rei não pense mais nisso!

Eu, teu servo, reconheço que pequei. Por isso, de toda a tribo de José, fui o primeiro a vir ao encontro do rei, meu senhor". (2 SM 19:16-20)

Simei arrependeu-se de seu pecado: ter insultado e amaldiçoado o ungido do Senhor. Ele pediu perdão a Davi e procurou ajudá-lo de alguma forma. A Palavra diz que a ninguém devemos dever nada. Não deva o perdão, não deva o arrependimento, não deva o carinho, não deva a atenção, etc. Se você tem de pedir perdão, não fique devendo. Se você tem de perdoar, não retenha o perdão. Como queremos ser perdoados se não perdoarmos?

*****************************************************

“Então Abisai, filho de Zeruia, disse: "Simei amaldiçoou o ungido do Senhor, ele deve ser morto! " (2 SM 19:21)

Não nos preocupemos: quando nos arrependemos de algo sempre há alguém para esfregar aquilo em nossa cara. Geralmente, essa pessoa é o diabo. Ele quis mostrar qual seria o destino de Simei: ser morto. Mas e o destino do diabo? Arder eternamente. Não podemos dar atenção ao diabo, mas sim renegar toda sua oferta de julgamento e condenação ao nosso próximo, pois não estamos em condições de fazer isso. Só Deus está.

*****************************************************

“Ele respondeu: "Ó rei, meu senhor! Eu, teu servo, sendo aleijado, mandei selar o meu jumento para montá-lo e acompanhar o rei. Mas o meu servo me enganou.

Ele falou mal de mim ao rei, meu senhor. Tu és como um anjo de Deus! Faze o que achares melhor.

Todos os descendentes do meu avô nada mereciam do meu senhor e rei, senão a morte. Entretanto, deste a teu servo um lugar entre os que comem à tua mesa. Que direito tenho eu, pois, de te pedir qualquer outro favor? " ( 2 SM 19:26-28)

Mefibosete, neto de Saul e que andava com Davi, não foi com o rei e se justificou, apresentando suas razões, que é exatamente o que Deus nos manda fazer: apresentar nossas ações para que entremos juntamente em juízo.

Mefibosete quis deixar tudo claro sobre o porquê de não ter ido. Temos tido essa transparência ou vivemos fazendo as coisas por debaixo dos panos?

*****************************************************

“Disse-lhe então o rei: "Você já disse o suficiente. Minha decisão é que você e Ziba dividam a propriedade".

Mas Mefibosete disse ao rei: "Deixa que ele fique com tudo, agora que o rei meu senhor chegou em segurança ao seu lar". (2 SM 19:29-30)

A alegria de Mefibosete em ver Davi como rei era tão grande que ele nem quis o dinheiro que lhe era oferecido. E nós? Há algo que tem passado à frente de Deus? Consertemos isso de maneira urgente, se não a bênção do Senhor não nos alcançará.

*****************************************************

"Logo os homens de Israel chegaram ao rei para reclamar: "Por que os nossos irmãos, os de Judá, seqüestraram o rei e o levaram para o outro lado do Jordão, como também a família dele e todos os seus homens? "

Todos os homens de Judá responderam aos israelitas: "Fizemos isso porque o rei é nosso parente mais chegado. Por que vocês estão irritados? Acaso comemos das provisões do rei ou tomamos dele alguma coisa? "

Então os israelitas disseram aos homens de Judá: "Somos dez com o rei; e muito maior é o nosso direito sobre Davi do que o de vocês. Por que nos desprezam? Nós fomos os primeiros a propor o retorno do nosso rei! " Mas os homens de Judá falaram ainda mais asperamente do que os israelitas" ( 2 SM 19:41-44)

Aqui vemos uma rebelião, uma briga a respeito do direito sobre Davi, como se ele fosse um objeto.

Irmãos, evitemos as brigas tolas e as discussões inúteis. Queiramos e nos esforcemos para estar com o rei Jesus. Os outros, deixemos de lado.

Paz a todos.

*****************************************************

ESTUDO NÚMEROS 16

"Eles se ajuntaram contra Moisés e Arão, e lhes disseram: "Basta! A assembléia toda é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Então, por que vocês se colocam acima da assembléia do Senhor? "

Quando ouviu isso, Moisés prostrou-se, rosto em terra.

Depois disse a Corá e a todos os seus seguidores: "Pela manhã o Senhor mostrará quem lhe pertence e fará aproximar-se dele aquele que é santo, o homem a quem ele escolher.

Você, Corá, e todos os seus seguidores deverão fazer o seguinte: peguem incensarios

e amanhã coloquem neles fogo e incenso perante o Senhor. Quem o Senhor escolher será o homem consagrado. Basta, levitas! " (NM 16:3-7)

Moisés sabia que Deus estava com ele quando a população inssurgiu contra ele, ou seja, ele não se desesperou por que confiava em Deus. Temos tido esse tipo de atitude? No momento em que o diabo se levanta contra nós, o que fazemos?

*****************************************************

"Ele trouxe você e todos os seus irmãos levitas para junto dele, e agora vocês querem também o sacerdócio?

É contra o Senhor que você e todos os seus seguidores se ajuntaram! Quem é Arão, para que se queixem contra ele?" (NM 16:10-11)

Toda autoridade é constituída por Deus e, quando desrespeitamos autoridades, estamos desrespeitando algo constituído por Deus. Com certeza, nossa maior autoridade é Deus e, se alguma autoridade humana nos pede para fazer algo que O desagrada, não devemos fazer. Entretanto, se não for ssim, sejamos submissos, sempre com a direção do Altíssimo.

Além disso, Moisés estava julgando os levitas como ingratos, pois além das funções que tinham ainda queriam o sacerdócio.

*****************************************************

"Então Moisés mandou chamar Datã e Abirão, filhos de Eliabe. Mas eles disseram: "Nós não iremos!

Não lhe basta nos ter tirado de uma terra onde manam leite e mel para matar-nos no deserto? E ainda quer se fazer chefe sobre nós?

Além disso, você não nos levou a uma terra onde manam leite e mel, nem nos deu uma herança de campos e vinhas. Você pensa que pode cegar os olhos destes homens? Nós não iremos!" (NM 16:12-14)

Mais uma mostra de rebeldia. Moisés, uma autoridade entre o povo, havia chamado aqueles homens e eles simplesmente serecusaram a ir. Quantas vezes recusamos o chamado do Senhor?

*****************************************************

"Quando Corá reuniu todos os seus seguidores em oposição a eles à entrada da Tenda do Encontro, a glória do Senhor apareceu a toda a comunidade." (NM 16:19)

Mais uma vez, no momento de maior dificuldade a glória do Senhor se manifesta na vida daquele que crê.

*****************************************************

"E o Senhor disse a Moisés e a Arão:

"Afastem-se dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente".

Mas Moisés e Arão prostraram-se, rosto em terra, e disseram: "Ó Deus, Deus que a todos dá vida, ficarás tu irado contra toda a comunidade quando um só homem pecou? " (NM 16:20-22)

Mesmo com toda a rebeldia, Moisés intercedeu por aqueles que estavam contra ele. Temos orado por nossos inimigos? Temos procurado a presença do Altíssimo ou procurado vingança contra aqueles que nos prejudicam ou incomodam de alguma forma?

*****************************************************

"E disse Moisés: "Assim vocês saberão que o Senhor me enviou para fazer todas essas coisas e que isso não partiu de mim.

Se estes homens tiverem morte natural e experimentarem somente aquilo que normalmente acontece aos homens, então o Senhor não me enviou.

Mas, se o Senhor fizer acontecer algo totalmente novo, e a terra abrir a sua boca e os engolir, junto com tudo o que é deles, e eles descerem vivos ao Sheol, então vocês saberão que estes homens desprezaram o Senhor".

Assim que Moisés acabou de dizer tudo isso, o chão debaixo deles fendeu-se

e a terra abriu a sua boca e os engoliu juntamente com suas famílias, com todos os seguidores de Corá e com todos os seus bens." (NM 16:28-32)

Moisés não precisava fazer nada contra aqueles homens, pois sabia que servia a um Deus poderoso para fender o chão e tragá-los. Confiemos tudo nas mãos do Senhor, irmãos. Não fiquemos inquietos, angustiados, preocupados, mas sim tranquilos, pois a graça do Senhor repousa sobre nós.

*****************************************************

"No dia seguinte toda a comunidade de Israel começou a queixar-se contra Moisés e Arão, dizendo: "Vocês mataram o povo do Senhor". (NM 16:41)

Há pessoas que são extremamente teimosas: mesmo vendo o que havia acontecido àqueles que se rebelaram contra o servo do Senhor, ainda teimaram em discutir e atacar Moisés. Que não façamos o mesmo, irmãos. Não continuemos errando naquilo que o Senhor já nos mandou não fazer.

*****************************************************

""Saia do meio dessa comunidade para que eu acabe com eles imediatamente". Mas eles se prostraram, rosto em terra;

e Moisés disse a Arão: "Pegue o seu incensário e ponha incenso nele, com fogo tirado do altar, e vá depressa até a comunidade para fazer propiciação por eles, porque saiu grande ira da parte do Senhor e a praga começou". (NM 16:45-46)

Moisés, mais uma vez, mostrou um caráter cristão: ordenou que fosse feita a expiação pelos pecados do povo, pois não queria que a ira do Senhor viesse sobre aquelas pessoas também. Mais uma vez: perdoemos e busquemos o bem daqueles que nos perseguem, pois isso agrada ao Senhor.

Além disso, Jesus expiou nossos pecados. Busquemos a presença Dele paraque sejamos limpos e purificados, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 29/03/2013
Reeditado em 31/03/2013
Código do texto: T4214415
Classificação de conteúdo: seguro