ESTUDO 1 TESSALONICENSES 3: O CONFORTO QUE VEM DO SENHOR// NOSSA FÉ PRECISA SER SUPRIDA// SEJAMOS IRREPREENSÍVEIS DIANTE DE DEUS

"Por isso, quando não pudemos mais suportar, achamos por bem permanecer sozinhos em Atenas

e, assim, enviamos Timóteo, nosso irmão e cooperador de Deus no evangelho de Cristo, para fortalecê-los e dar-lhes ânimo na fé,

para que ninguém seja abalado por essas tribulações. Vocês sabem muito bem que fomos designados para isso." ( I TS 3:1-3)

Quando achamos que não há mais jeito, Deus envia o consolo e o ânimo a nós, basta que tenhamos fé. Busquemos a força de Deus e, se formos buscar uma ajuda humana, busquemos de pessoas assim como Timóteo: irmãos e cooperadores de Deus, pois esses têm a mesma fé que nós e Deus lhes usará para nos abençoar, assim como nos usa para abençoar a vida das outras pessoas.

Nós passamos por tribulações e devemos passar por elas de cabeça erguida, por sabemos que aquele que resolve seguir Jesus é perseguido e isso deve ser motivo de honra para nós e não de revolta. Deus é com aqueles que confiam Nele e trabalha para aqueles que Nele esperam.

*****************************************************

"Por essa razão, não suportando mais, enviei Timóteo para saber a respeito da fé que vocês têm, a fim de que o tentador não os seduzisse, tornando inútil o nosso esforço." ( I TS 3:5)

Se o diabo tivesse seduzido os tessalonicenses com sua falsa facilidade em contraste com as perseguições sofridas pelos que escolheram Cristo o esforço de Paulo seria inútil. Da mesma forma, se nos deixarmos seduzir e enganar pelo que o diabo nos mostra a Palavra de Deus se tornará inútil em nossas vidas, assim como a mensagem da cruz. Se não temos fé, não agradaremos a Deus (HB 11:6) e a bênção do Senhor não se fará presente em nossa vida, mas sim a destruição do diabo.

*****************************************************

"Noite e dia com perseverança oramos para que possamos vê-los pessoalmente e suprir o que falta à sua fé." (I TS 3:10)

Duas coisas importantes: Paulo e os que estavam com ele oravam dia e noite. A Palavra nos manda orar sem cessar (I TS 5:17). A oração é importante e a batalha espiritual deve ser travada com fé e ânimo, sem preguiça, medo ou desânimo.

Outra coisa: a fé dos tessalonicenses precisava ser suprida, por maior que fosse e por mais alegrias que causasse a Paulo ("Como podemos ser suficientemente gratos a Deus por vocês, por toda a alegria que temos diante dele por causa de vocês?" I TS 3:9). Da mesma forma, a fé de Paulo e dos que estavam com ele também precisava ser alimentada, por isso eles oravam sempre e recomendavam orar sem cessar. Por mais tempo que tenhamos na Igreja, por mais tempo que tenhamos de conversão e por mais comunhão que tenhamos com Jesus sempre é preciso mais. Nossa fé deve ser sempre alimentada e devemos sempre beijar o Filho (SL 2:12), ou seja, aumentar nossa comunhão, nossa submissão, nossa adoração e nosso amor. E como alimentar nossa fé? Através da Palavra, que devemos ler todos os dias e sobre a qual devemos MEDITAR, ESTUDAR. A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (RM 10:17).

*****************************************************

"Que o próprio Deus, nosso Pai, e nosso Senhor Jesus preparem o nosso caminho até vocês" (I TS 3:11)

Quando andamos com Deus, Ele prepara nosso caminho, fazendo-o direito (IS 45:13). Tenhamos confiança,pois Ele faz nosso caminho ser perfeito ( 2 SM 22:33).

*****************************************************

"Que o Senhor faça crescer e transbordar o amor que vocês têm uns para com os outros e para com todos, a exemplo do nosso amor por vocês." ( I TS 3:12)

Amar aos outros como a nós mesmos e fazer pelos outros o que queríamos que fizesem por nós. Não é amar de qualquer forma ou amar aquele que nos convém, mas TRANSBORDAR de amor com TODOS, não só com aqueles de quem gostamos ou que gosta de nós.

*****************************************************

"Que ele fortaleça os seus corações para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos." ( I TS 3:13)

Nossa natureza é dominada pelo pecado e Deus é quem nos fortalece para sermos irrepreensíveis, andando de acordo com a Palavra do Senhor. Devemos ser um exemplo de santidade para todos. Lembremo-nos de que isso não é impossível, já que Ele disse que devemos ser santos, por que Ele é santo (I PE 1:16). Nossa santidade não consiste em NUNCA pecar, mas sim em sermos justificados através da nossa fé em Jesus Cristo. Claro que isso não nos dá liberdade para sairmos pecando, mas sim devemos nos esforçar ao máximo para tirar as práticas pecaminosas de nossas vidas.

Paz a todos.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/04/2013
Reeditado em 03/04/2013
Código do texto: T4220742
Classificação de conteúdo: seguro