ESTUDO NÚMEROS 17: A VARA DE ARÃO FLORESCE// NÓS FLORESCEMOS NA PRESENÇA DO SENHOR// ESTUDO 2 SAMUEL 20: REBELIÃO CONTRA O SERVO DE DEUS// A MULHER SÁBIA E A SABEDORIA VERDADEIRA

"A vara daquele que eu escolher florescerá, e eu me livrarei dessa constante queixa dos israelitas contra vocês". (NM 17:5)

Irmãos, aquele que é escolhido pelo Senhor floresce. Aquele que é escolhido pelo Senhor, se permanecer em Sua presença, dá frutos e é uma bênção nas mãos do Altíssimo, um testemunho para muitas pessoas.

Deus confirma aquele que escolhe. O povo estava se rebelando contra Moisés e Arão e Deus ia fazer com que as queixas do povo contra eles cessassem. Deus também faz as queixas dos inimigos cessarem contra nós, mostrando que somos escolhidos por Ele e que somos uma bênção em Suas mãos, se nos mantivermos em Sua presença.

*****************************************************

"Moisés depositou as varas perante o Senhor na tenda que guarda as tábuas da aliança." (NM 17:7)

As tábuas da aliança traziam os dez mandamentos e representavam a presença do Senhor, a obediência que devemos ter a Suas ordenanças. É assim que devemos proceder: devemos andar com os mandamentos do Senhor firmes em nosso coração e, dessa forma, nossa vida deve estar sempre apresentada ao Senhor, depositada em Suas mãos e no Seu altar. Confiemos Nele, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"No dia seguinte Moisés entrou na tenda e viu que a vara de Arão, que representava a tribo de Levi, tinha brotado, produzindo botões e flores, além de amêndoas maduras." (NM 17:8)

Assim como a vara de Arão, a vida daquele que anda com o Senhor deve florescer. Passamos por dificuldades, como qualquer pessoa, mas o Senhor faz com que brotem em nossas vidas toda a sorte de bênçãos, maduras como as amêndoas da vara de Arão. Por mais difícil que as coisas pareçam e por maiores que sejam as perseguições dos inimigos e as queixas dos ímpios a nosso respeito o Senhor faz com que nossa vara floresça, se estivermos firmados com Ele. Lembremo-nos de que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (SL 30:5).

*****************************************************

"Então Moisés retirou todas as varas da presença do Senhor e as levou a todos os israelitas. Eles viram as varas, e cada líder pegou a sua." (NM 17:9)

Os líderes foram obrigados a reconhecer que a vara que floresceu foi a vara de Arão e, da mesma forma, Deus faz com que nossa grandeza NA PRESENÇA DELE seja reconhecida por aqueles que nos humilharam ou maltrataram. Todo aquele que se humilhar será exaltado (MT 23:12) e o mundo e o diabo precisam saber do nosso grande valor, sendo esse valor vindo única e exclusivamente de Deus, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"O Senhor disse a Moisés: "Ponha de volta a vara de Arão em frente da arca das tábuas da aliança, para ser guardada como uma advertência para os rebeldes. Isso porá fim à queixa deles contra mim, para que não morram". (NM 17:10)

Irmãos, vejamos os exemplos daqueles que saíram da presença do Senhor, que se rebelaram contra Deus, e não façamos a mesma coisa. Da mesma forma, olhemos para as pessoas que foram retas diante de Deus e sigamos esses exemplos, tomando sempre cuidado para não cairmos em idolatria, pois todos esses homens eram passíveis de erros e necessitados da misericórdia do Senhor. O nosso EXEMPLO deve ser Jesus, único que não cometeu pecado algum. Porém, será que foi por acaso que Deus permitiu que relatos de pessoas que andaram e que não andaram com Ele estivessem registrados na Bíblia? Creio que não tenha sido por acaso, mas sim para que vejamos que pessoas comuns, como nós, podem escolher o bem ou o mal e que colherão os frutos dessas escolhas.

Escolhamos sempre estar na presença do Pai.

*****************************************************

"Moisés fez conforme o Senhor lhe havia ordenado." (NM 17:11)

Esse exemplo devemos seguir: fazer tudo conforme a ordem do Senhor para nossa vida. A obediência e a fé são fonte de bênçãos, em Nome de Jesus. Não queiramos fazer as coisas ao nosso modo, pois o coração do homem é enganoso (JR 17:9) e há caminhos que, para o homem, são direitos, mas o seu fim é a morte (PV 16:25). Escolhamos fazer exatamente o que o Senhor nos ordenar.

*****************************************************

"Os israelitas disseram a Moisés: "Nós morreremos! Estamos perdidos, estamos todos perdidos!

Todo aquele que se aproximar do santuário do Senhor morrerá. Será que todos nós vamos morrer?" (NM 17:12-13)

Em primeiro lugar, paremos essa ESTÓRIA (sim, com "e", pois é ficção, mentira das bravas) de que todos os caminhos levam a Deus. Não foram todos do povo que foram escolhidos para exercerem o sacerdócio, mas apenas Arão e seus descendentes. Jesus é o Único Caminho, a Única Verdade e a Única Vida e NINGUÉM vai ao Pai senão por Ele (JO 14:6). E paremos também de misturar Jesus com todo tipo de idolatria: Jesus com imagens de santos, Jesus com espíritos, Jesus com divindades. E aí, há sempre aquele que diz que é só fazer o bem, perdoar, ajudar os outros, etc. Devemos fazer tudo isso, mas de acordo com a Bíblia e não aleatoriamente como uma filosofia de vida qualquer.

Os rebeldes haviam sido advertidos e começaram a dizer que seriam exterminados e a lamentar. Se eles estavam arrependidos por seu erro, ótimo. Porém, quantos de nós fazemos drama quando o Senhor nos adverte de algo, quando o Senhor nos repreende, já imaginando tudo de pior como castigo para nós? Em vez de lamentarmos, chorarmos, ficarmos magoados com Deus ou acharmos que o mundo acabou, não é muito mais fácil mudar, fazer o que Deus manda fazer e deixar de fazer o que Ele reprova? Paremos de perder tempo, irmãos! O fim está próximo (I PE 4:7) e ninguém sabe ao certo quando o Filho de Deus virá, mas o dia do Senhor virá como um ladrão (2 PE 3:10), sem avisar e pegará a todos de surpresa.

Paz a todos.

*****************************************************

ESTUDO 2 SAMUEL 20

"Também estava lá um desordeiro chamado Seba, filho de Bicri, de Benjamim. Ele tocou a trombeta e gritou: "Não temos parte alguma com Davi, nenhuma herança com o filho de Jessé! Para casa todos, ó Israel!" ( 2 SM 20:1)

Irmãos, o diabo é desordeiro. Ele gosta de uma bagunça e faz de tudo para incitar todo tipo de pessoas contra nós. Fiquemos em paz quando virmos a multidão contra nós ou uma única pessoa mentindo a nosso respeito, criticando-nos, caluniando-nos, tentando nos prejudicar de qualquer forma, pois maior é o que está conosco do que o que está no mundo (1 JO 4:4). Não importa se temos uma pessoa contra nós ou uma cidade: Deus é conosco,se estivermos com Ele. Seestivermos, nada devemos temer e nem recuar.

*****************************************************

"Então todos os de Israel abandonaram Davi para seguir Seba, filho de Bicri. Mas os de Judá permaneceram com seu rei e o acompanharam desde o Jordão até Jerusalém." ( 2 SM 20:2)

É triste vermos pessoas dando ouvidos ao diabo. Porém, muitas pessoas farão isso e até mesmo pessoas de nossa casa ou de nosso círculo de amizades: muitas vezes o diabo conseguirá incitar pessoas contra nós e muitos darão ouvidos a boatos, notícias e comentários infelizes a nosso respeito. Cabe a nós não ficarmos tristes, revoltados ou magoados, mas sim darmos o testemunho de que somos pessoas de Deus e de que andamos na presença do Altíssimo. O maior testemunho que podemos dar de que somos pessoas de Deus e de que o que o mundo diz de nós é mentira são nossas atitudes e não nossas palavras.

*****************************************************

"Quando Davi voltou ao palácio, em Jerusalém, mandou confinar numa casa, sob guarda, as dez concubinas que tinha deixado tomando conta do palácio. Ele as sustentou, mas nunca mais as possuiu. Ficaram confinadas, vivendo como viúvas até à morte." (2 SM 20:4)

Davi não quis se misturar com o que havia pertencido a Absalão, ao que havia servido ao pecado. Façamos o mesmo, irmãos. Isso não significa abandonarmos as pessoas que pecam, até por que nós somos pecadores, mas significa nos separarmos do pecado e da sujeira que reina no mundo. Não devemos mais ter o mesmo tipo de atitude que tínhamos antes de nossa conversão.

Outra coisa importante é que Davi mostrou consideração pelas concubinas. Ele não as deixou na rua, não as abandonou, mas cuidou delas. Devemos cuidar daqueles que estão no pecado. E como? Falando de Jesus a elas, orando e pregando. Não abandonemos essas pessoas, mas não nos misturemos com as práticas delas. Não deixemos que o diabo nos engane dizendo que devemos "nos misturar": devemos amá-las e pregar a Palavra, mas não fazermos o que elas fazem.

*****************************************************

"Disse então Davi a Abisai: "Agora Seba, filho de Bicri, será pior para nós do que Absalão. Chame os meus soldados e persiga-o, antes que ele encontre alguma cidade fortificada e, depois, nos arranque os olhos".

Assim, os soldados de Joabe, os queretitas, os peletitas e todos os guerreiros saíram de Jerusalém para perseguir Seba, filho de Bicri." ( 2 SM 20:6-7)

Davi se preparou para lutar. Temos feito isso? Temos nos preparado para as batalhas que se apresentam a nós? Irmãos, devemos ser preparados e nós só nos preparamos na presença do Senhor e na Sua Santa Palavra, cumprindo-A. O pastor da igreja em que congrego disse algo muito interessante sobre confiar em Deus e ser preparado: Davi matou Golias com apenas uma pedra, mas ele colocou cinco pedras na aljava. Se Deus não estivesse com ele, Davi poderia colocar quinze pedras que de nada adiantaria. Porém, Davi aliou FÉ, COMUNHÃO COM DEUS e PREPARO. Aqui vemos a mesma coisa: ele não esperou Seba criar uma rebelião maior, mas cortou o mal pela raiz. Façamos o mesmo: não esperemos o diabo destruir tudo em nossa vida para tomarmos uma atitude, para seguirmos Jesus seriamente. O preço é alto demais.

*****************************************************

""Como vai, meu irmão? ", disse Joabe, pegando Amasa pela barba com a mão direita, para beijá-lo.

E Amasa, não percebendo o punhal na mão esquerda de Joabe, foi por ele golpeado no estômago. Suas entranhas se derramaram no chão, e ele morreu, sem necessidade de um segundo golpe. Então Joabe e, Abisai, seu irmão, perseguiram Seba, filho de Bicri." ( 2 SM 20:9-10)

Como podemos ver, nem sempre beijo é sinônimo de carinho e muito menos de segurança. Jesus foi entregue com um beijo. Amasa foi morto por Joabe com um beijo.

Tomemos cuidado com aqueles que parecem gostar muito de nós, que aprovam tudo o que fazemos, inclusive quando sabemos que estamos fora da Palavra de Deus. Escolhamos aquela pessoa que puxa nossa orelha, pois é ela quem nos levará para mais perto do Senhor.

Muitas vezes queremos alguém que concorde conosco, mesmo sabendo que estamos errados. Pois bem: será que a pessoa que faz isso é uma pessoa que quer verdadeiramente o nosso bem? É uma pessoa de confiança? Cuidado com os interesses e as falsidades, irmãos! Glória a Deus que aquele que confia no Senhor não é confundido (RM 10:11). Busquemos sempre o esclarecimento do Senhor e o ensinamento do Espírito Santo.

*****************************************************

"Amasa jazia numa poça de sangue no meio da estrada. Quando o homem viu que todos os que se aproximavam do corpo de Amasa paravam, arrastou-o para fora da estrada e o cobriu com uma coberta.

Depois que o corpo de Amasa foi retirado da estrada, todos os homens seguiram com Joabe em perseguição a Seba, filho de Bicri." ( 2 SM 20:12-13)

Joabe percebeu que o corpo estendido de Amasa, em meio a uma poça de sangue, estava distraindo os homens e escondeu o corpo. Após essa atitude, todos os homens seguiram Joabe em perseguição a Seba.

Tiremos tudo o que nos distrai, tudo o que nos impede de fazer a obra que o Senhor colocou em nossas mãos. Eu, muitas vezes, acabo me distraindo com as mensagens que preciso escrever e elas acabam se acumulando, pelo que eu peço desculpas a todos, pois muitas vezes alguém precisa dessa mensagem ou o Senhor tem uma bênção para liberar que é sonegada por mim. O Senhor usou essa palavra para me dizer onde eu estava errando: na distração. Tiremos de nossa frente tudo o que nos distrai de servir a Deus, de ouvir a pegação, de ler a Bíblia, etc. O diabo não quer que ouçamos o que o Senhor quer nos dizer ou que façamos o que o Senhor nos mandou, pois isso é fonte de bênção para nossa vida e para a vida daqueles que nos ouvirem. Tenhamos MÁXIMA atenção ao estarmos na presença do Senhor, pois Ele quer se comunicar conosco e, se não estivermos atentos, deixaremos nossa bênção passar, pois não tomaremos posse dela por não termos ouvido o Senhor falar a nós. Da mesma forma, não nos distraiamos no momento de falar de Jesus a niguém, pois não podemos sonegar bênçãos, já que além de prejudicar os outros teremos de responder por nossa displicência com a obra do Senhor.

*****************************************************

"uma mulher sábia gritou da cidade: "Ouçam! Ouçam! Digam a Joabe que venha aqui para que eu fale com ele". (2 SM 20:16)

Irmãos, uma mulher SÁBIA salvou a cidade. A sabedoria é algo essencial na vida do cristão, tanto que, quando Deus disse a Salomão que esse podia pedir o que quisesse ele pediu sabedoria. Mas, será que é a sabedoria do mundo? Não, a sabedoria do Senhor, revelada a nós por meio da Sua Palavra e dada gratuitamente por Deus aquele que a pede, não sendo lançada em rosto (TG 1:5). Lembremo-nos de que a mulher sábia edifica sua casa, mas a insensata a derruba com as próprias mãos (PV 14:1). Busquemos a presença do Senhor e a Sua sabedoria, pois o Espírito santo enviado por Jesus nos ensina todas as coisas (JO 14:26). Se dermos liberdade a Ele, seremos ensinados em toda sabedoria para lidarmos com todo tipo de situação sendo mais que vencedores (RM 8:37). Porém, submetamo-nos e nos despojemos da NOSSA SABEDORIA para aprender por completo a SABEDORIA DO SENHOR.

*****************************************************

"E ela prosseguiu: "Antigamente se dizia: ‘Peça conselho na cidade de Abel’, e isso resolvia a questão.

Nós somos pacíficos e fiéis em Israel. Tu procuras destruir uma cidade que é mãe em Israel. Por que queres arruinar a herança do Senhor?" (2 SM 20:18-19)

Não foi com drama que a mulher sábia conseguiu preservar a cidade, mas com a alegação de que eles eram fieis a Deus, uma herança do Senhor. Essa era a sabedoria da mulher: firmar-se e defender-se através da Palavra de Deus e não de suas próprias justificativas. Jesus, que era o Filho de Deus, venceu as tentações do diabo no deserto usando em todo momento a Palavra do Senhor (MT 4). Essa deve ser a nossa espada e a nossa arma: a Palavra de Deus e o que o Senhor declara nela.

*****************************************************

"Respondeu Joabe: "Longe de mim uma coisa dessas! Longe de mim arruinar e destruir esta cidade!

Não é esse o problema. Mas um homem chamado Seba, filho de Bicri, dos montes de Efraim, rebelou-se contra o rei Davi. Entreguem-me esse homem, e iremos embora". A mulher disse a Joabe: "A cabeça dele te será jogada do alto da muralha" (2 SM 20:20-21)

Ao ser contestado, Joabe percebeu que estava errado no que estava prestes a fazer e mudou seus planos. O que fazemos quando somos corrigidos pelo Senhor? Aceitamos a correção e mudamos de ideia ou ainda ficamos namorando aquele plano ou aquela atitude que o Senhor reprovou? Quando Deus usa alguém para apontar nossos erros, somos orgulhosos, recusamos ouvir, ou paramos para fazer um autoexame e ver se essa pessoa tem razão e se não está sendo usada por Deus? Tenhamos sabedoria, irmãos.

Além disso, a mulher sábia garantiu que a causa daquele incidente seria exterminada. Não devemos sair por aí matando ninguém, mas exterminando de nossa vida todo pecado, tudo o que nos afasta de Deus e impede nossa comunhão completa com o Altíssimo.

*****************************************************

"Então a mulher foi falar com todo o povo, dando o seu sábio conselho, e eles cortaram a cabeça de Seba, filho de Bicri, e a jogaram para Joabe. Ele tocou a trombeta, e seus homens se dispersaram, abandonaram o cerco da cidade e cada um voltou para sua casa. E Joabe voltou ao rei, em Jerusalém." ( 2 SM 20:22)

A mulher sábia não ficou apenas "nas palavras", mas cumpiu o que disse: Seba foi exterminado.

A Palavra de Deus diz para sermos santos, por que Ele é santo (I PE 1:16). Nossa palavra deve ser sim, sim e não, não, de acordo com Jesus (MT 5:17). Não devemos falar uma coisa, falar outra depois e fazermos outra. Sejamos pessoas de palavra, irmãos, cumprindo o que nos comprometemos a fazer, desde que não seja nada que desagrade a Deus, nada fora da Palavra e que nos afaste do Senhor: se for, pulemos fora rapidamente e mudemos nossa direção, sendo pessoas de palavra diante do que o Senhor aprova, em Nome de Jesus. Não prometamos seguir a Ele e não cumpramos: aquilo que agrada ao Senhor deve ser cumprido completamente e sem perda de tempo, sem demora.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/04/2013
Reeditado em 04/04/2013
Código do texto: T4220744
Classificação de conteúdo: seguro