ESTUDO TESSALONICENSES 4: SANTIFIQUE-SE MAIS// CUIDE DE SEUS PRÓPRIOS NEGÓCIOS

"Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais." ( I TS 4:1)

Irmãos, a Palavra de Deus nos mostra como agir para andarmos em comunhão com o Altíssimo. Tudo o que precisamos saber a respeito de termos uma vida santa está na Palavra de Deus. O problema é que há pessoas que têm preguiça ou até mesmo que não gostam de ler a Palavra, uma vez que não gostam de ser corrigidos. Não sejamos assim: ouçamos o que o Senhor tem a nos dizer e procuremos nos aperfeiçoar cada vez mais em servir ao Senhor.

*****************************************************

" Pois vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus." ( I TS 4:2)

Há pessoas que acham ruim quando são repreendidas, exortadas, corrigidas ou quando as orientamos de acordo com a Palavra de Deus. Irmãos, nós não falamos de nós mesmos, mas com a autoridade que nos dá o Nome de Jesus é o mesmo pensamento que devemos ter quando alguém vier nos corrigir na Palavra.

*****************************************************

"A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual.

Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa,

não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus." ( I TS 4:3-5)

A vontade de Deus para nossa vida é a santificação crescente e a Palavra diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável (RM 12:2). Sendo assim, por que não viver a vontade Dele para nós se ela apenas nos trará bênção e salvação?

Abstenhamo-nos de toda sujeira da carne, de toda imundície que reinava em nossos corpos e em nossas vidas antes de nossa conversão. Somos novas criaturas e precisamos assumir esse status passando a agir, a falar e a nos vermos como santos e separados para o Senhor.

*****************************************************

"Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade." ( I TS 4:7)

Mais uma vez: a vontade de Deus não é que andemos no meio da lama do pecado, mas que assumamos nossa posição de mais que vencedores por Aquele que nos amou e nos deu PLENA condição de vencer o pecado. Além disso, a própria Palavra diz que não nos sobreveio tentação senão humana e que Deus providencia o escape para que possamos suportar.

*****************************************************

"Quanto ao amor fraternal, não precisamos escrever-lhes, pois vocês mesmos já foram ensinados por Deus a se amarem uns aos outros.

E, de fato, vocês amam a todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, irmãos, insistimos com vocês que cada vez mais assim procedam." ( I TS 4:9-10)

A Palavra diz que aquele que é santo, santifique-se mais (AP 22:11). Irmãos, se amamos nosso próximo não fazemos nenhum favor por que somos bons, mas cumprimos uma obrigação, um mandamento deixado por Cristo. Não comecemos a insuflar nosso ego por que conversamos normalmente com o vizinho que falou mal de nós para o outro ou na reunião de condomínio. Não fazemos mais que nossa obrigação e o mérito é de Jesus, que nos dá força. Porém, se amamos nosso irmão, amemos MAIS. Procuremos sempre nos aperfeiçoar na obra de Deus, buscando servi-lo com cada vez mais entendimento, fé e comunhão com as coisas do alto.

*****************************************************

"Esforcem-se para ter uma vida tranqüila, cuidar dos seus próprios negócios e trabalhar com as próprias mãos, como nós os instruímos;

a fim de que andem decentemente aos olhos dos que são de fora e não dependam de ninguém." ( I TS 4:11-12)

Procuremos sempre ser ativos, irmãos. Seja na Igreja, seja em nossa casa, em nosso trabalho: que tenhamos sempre algo para fazer e não fiquemos adiando, mas que nos ocupemos, para que não tenhamos tempo nem interesse em cuidar da vida das outras pessoas. Além disso, como é triste ver alguém dependente de outra pessoa, sem vida própria! Devemos depender exclusivamente de DEUS. Nós precisamos das pessoas, sim, não sejamos orgulhosos achando que podemos viver sozinhos. Se pudéssemos, Deus isolaria cada habitante da Terra. Porém, nossa salvação vem do alto e nada acontece sem Deus. Nossa dependência deve estar Nele.

Outro ponto importante é que devemos ser um exemplo para quem está de fora e dentro da Igreja. Já basta tantas pessoas que falam de pastores que vivem às custas do dízimo, etc. Bom, Deus julgará cada um segundo suas obras. O fato é que não devemos ser motivos de comentários maldosos ou que ajudem a fazer tropeçar a fé do nosso irmão, mas que sejamos irrepreensíveis e bons exemplos, ajudando a converter e fortalecer a fé de muitos, em Nome de Jesus. Deixemo-nos ser instrumentos namão do Pai.

*****************************************************

"Depois disso, os que estivermos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

Consolem-se uns aos outros com estas palavras." * I TS 4:17-18)

Saber que, ao morrer, veremos Jesus, veremos Deus, deve ser nosso consolo na terra. Não devemos viver de futuro e nem de passado, mas de presente, do HOJE. Porém, se nada nos anima e se tudo parece perdido, se não temos ânimo para servirmos ao Senhor e sermos fieis, consolemos uns aos outros com isso: veremos Jesus na glória, se nos mantivermos com Ele até o fim. Aquele que perseverar será salvo (MT 24:13).

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 02/04/2013
Reeditado em 06/04/2013
Código do texto: T4220745
Classificação de conteúdo: seguro