ESTUDO ATOS 8: PESSOAS PIEDOSAS E O POVO DISPERSADO// A CONVERSÃO DO FEITICEIRO// SUJEIRA PELO PECADO// INSTRUMENTOS NAS MÃOS DE DEUS

"E Saulo estava ali, consentindo na morte de Estêvão. Naquela ocasião desencadeou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e de Samaria.

Alguns homens piedosos sepultaram Estêvão e fizeram por ele grande lamentação.

Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão." ( AT 8:1-3)

Aqui temos algumas coisas importantes. Em primeiro lugar, as pessoas que sepultaram Estêvão eram homens piedosos e ALGUNS. Mesmo em meio às perseguições esses homens sepultaram aquele que havia sido apedrejado por falar de Jesus. Não são todos que são piedosos, mas nós devemos ser, seguindoo exemplo de Jesus. Mesmo em tempos de dificuldades devemos falar de Jesus e sermos piedosos, ajudarmos os outros, mesmo que sejam aqueles que mais ninguém quer ajudar.

Outra coisa: os apóstolos, aqueles que haviam convivido com Jesus, não foram dispersados. Aquele que têm uma relação verdadeiramente firme com Jesus, uma experiência genuína com o mestre, não é dispersado. Não podemos dizer que todas as outras pessoas da Igreja não conheciam verdadeiramente Jesus, mas é necessário que estejamos firmados na fé para que, mesmo em meio às dificuldades, ao pecado e às ofertas tentadoras, não abandonemos o caminho da fé.

*****************************************************

"Os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem." (AT 8:4)

Aqui temos uma mostra de que aqueles que foram dispersados não abandonarem a fé em Jesus. Não importa onde estejamos e nem em que situação: falemos da Palavra de Deus, com sabedoria.

*****************************************************

"Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia." (AT 8:6)

Irmãos, nosso testemunho vai fazer com que as pessoas prestem atenção no que falamos a respeito do Senhor. É impossível que as pessoas queiram servir ao nosso Deus se pregamos uma coisa e fazemos outra.

Além disso, falemos com autoridade da Palavra de Deus, falemos com o conhecimento que a experiência com o Mestre nos dá. Não falemos com espírito de medo, pois o Senhor não nos tem dado esse espírito. Falemos com fé, com convicção de quem tem fé no que diz.

*****************************************************

"Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados.

Assim, houve grande alegria naquela cidade." ( AT 8:7-8)

Jesus quer curar e libertar a todos nós de toda enfermidade e perseguição demoníaca, de todo vício, de toda prática condenável, etc. Basta que nos firmemos com Ele e tenhamos fé.

*****************************************************

"Um homem chamado Simão vinha praticando feitiçaria durante algum tempo naquela cidade, impressionando todo o povo de Samaria. Ele se dizia muito importante,

e todo o povo, do mais simples ao mais rico, dava-lhe atenção e exclamava: "Este homem é o poder divino conhecido como Grande Poder". (AT 8:9-10)

A Palavra diz que o diabo se transforma em anjo de luz. Cuidado com o que impressiona, com o que parece bonito, com o que parece bom, pois são coisas que podem nos levar para cada vez mais longe do Senhor.

*****************************************************

"Eles o seguiam, pois ele os havia iludido com sua mágica durante muito tempo." (AT 8:11)

Muitas vezes, estamos acostumados a práticas más que realizamos há muito tempo. Porém, por mais difícil que pareça, podemos ser libertas dessas práticas más com a força de Jesus. Nada está perdido para nós.

*****************************************************

"No entanto, quando Filipe lhes pregou as boas novas do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, creram nele, e foram batizados, tanto homens como mulheres.

O próprio Simão também creu e foi batizado, e seguia a Filipe por toda parte, observando maravilhado os grandes sinais e milagres que eram realizados." ( AT 8:12-13)

Irmãos, a Palavra de Deus diz que nós conheceremos a verdade e a verdade nos libertará (JO 8:32). Essa é a pura verdade. Até o próprio Simão, feiticeiro, converteu-se ao Senhor Jesus, ficando maravilhado ao ouvir as boas novas pregadas por Filipe. Não há caso perdido: o Senhor pode e quer salvar a todos, em Nome de Jesus, até aquele parente mais difícil: a Palavra de Deus é mais penetrante que espada alguma de dois gumes (HB 4:12) e o Senhor tem pleno poder de converter o coração dessa pessoa. Tenhamos fé.

*****************************************************

"Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.

Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,

pois o Espírito ainda não havia descido sobre nenhum deles; tinham apenas sido batizados em nome do Senhor Jesus.

Então Pedro e João lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo." (AT 8:14-17)

Irmãos, quando alguém aceita a Palavra de Deus e entrega a vida para Jesus é como uma criança na fé. Não podemos relaxar com aquele familiar ou amigo que se converteu, achando que está tudo bem por que agora ele está indo à Igreja. Não, aí é que devemos reforçar a Palavra no coração dessa pessoa, estar de perto assistindo, ajudando, exortando. Há pessoas que, ao receberem uma bênção, relaxam, acham que seu papel acabou e que agora a responsabilidade é do outro. Não façamos isso. Quando Samaria aceitou Jesus os apóstolos não relaxaram e deixaram essas pessoas soltas, mas foram até lá, oraram e elas receberam o Espírito Santo. Que nós possamos ser usados para fortalecer a fé dessas pessoas cada vez mais.

*****************************************************

"Vendo Simão que o Espírito era dado com a imposição das mãos dos apóstolos, ofereceu-lhes dinheiro

e disse: "Dêem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo".

Pedro respondeu: "Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro?

Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus.

Arrependa-se dessa maldade e ore ao Senhor. Talvez ele lhe perdoe tal pensamento do seu coração,

pois vejo que você está cheio de amargura e preso pelo pecado". (AT 8:18-23)

Irmãos, Simão cometeu um erro muito grave: achar que compraria a bênção do Senhor com dinheiro. E quantos acham que compram a bênção de Deus com promessas, votos, etc. A Palavra diz que pela graça nós somos salvos, por meio da fé, e isso vem de Deus (EF 2:8). Claro, se Deus pôs em seu coração um voto, cumpra-o. Porém, ninguém é salvo pelas próprias obras, mas unicamente pela graça de Deus. Irmãos, não achemos que podemos comprar o Senhor, fazer barganha com Ele, pois Ele é o dono de toda riqueza, seja material ou espiritual.

Além disso, Simão ainda tinha o seu coração sujo pelo pecado, mesmo após ter aceito Jesus. Nós temos de estar em um processo de santificação crescente, em um processo de purificação, de comunhão com Jesus de maneira constante. Não podemos relaxar: procuremos cada vez mais nos limparmos de toda amargura, de toda sujeira, para podermos estar por completo na presença do Senhor.

*****************************************************

"Simão, porém, respondeu: "Orem vocês ao Senhor por mim, para que não me aconteça nada do que vocês disseram". (AT 8:24)

Aqui vemos uma atitude um tanto quanto curiosa: Simão pedindo para que os apóstolos orassem por ele. Não fica claro se ele orou por ele mesmo, mas ele pediu a oração dos apóstolos.

É importante termos irmãos de oração, pessoas que orem por nós e pelas quais nós oramos. Porém, devemos ter autonomia: não deixemos de orar por nós esperando que os outros orem. Concordância de oração é maravilhoso, fonte de bênção, mas NÓS temos de entrar na presença do Altíssimo e ter um relacionamento pessoal com Ele.

*****************************************************

"Tendo testemunhado e proclamado a palavra do Senhor, Pedro e João voltaram a Jerusalém, pregando o evangelho em muitos povoados samaritanos." (AT 8:25)

Lembremo-nos de que os samaritanos não se comunicavam com os judeus. Pois bem, essa é uma bênção profética que Deus pôs em meu coração: até aquela pessoa ou aquele lugar que não aguentava ouvir falar de Deus, que não aguentava "papo de crente" vai se render ao Senhor. Receba, em Nome de Jesus, e tome posse!

*****************************************************

"Um anjo do Senhor disse a Filipe: "Vá para o sul, para a estrada deserta que desce de Jerusalém a Gaza". (AT 8:26)

Talvez não tenha parecido muito atrante para Filipe a ideia de descer por uma estrada deserta. Porém, por mais difícil que pareça, devemos seguir a direção e a voz de Deus. Sempre há um propósito para tudo que Deus coloca em nosso caminho.

*****************************************************

"Então Filipe correu para a carruagem, ouviu o homem lendo o profeta Isaías e lhe perguntou: "O senhor entende o que está lendo? "

Ele respondeu: "Como posso entender se alguém não me explicar? " Assim, convidou Filipe para subir e sentar-se ao seu lado." (AT 8:30-31)

Os passos do homem bom são confirmados pelo Senhor. Aqui estava mostra do por que Filipe precisava ir por aquela estrada: ele tinha uma missão, que era abrir o entendimento da Palavra de Deus àquele eunuco. Façamos a mesma coisa: deixemos o Senhor nos guiar para sermos instrumentos para Sua obra, em Nome de Jesus.

*****************************************************

"Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? "

Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus".

Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou." (AT 8:36-38)

Irmãos, que propósito lindo e grandioso Filipe tinha a realizar: batizar o eunuco. Imaginem se Filipe tivesse resolvido fazer outra coisa, não obedecendo ao chamado do Senhor. Não sejamos rebeldes à voz do Senhor, não endureçamos nosso coração se ouvirmos Sua voz (HB 3:7-9).

Além disso, o eunuco demonstrou ânimo, verdadeira decisão para ser batizado. Ele demonstrou que essa era, realmente, sua vontade. Se alguém não tomou essa decisão ainda, tome, não demore mais. Ora, para que demorar em assumir Jesus como Único e Suficiente Salvador de nossa vida? Lembremo-nos de que a Palavra diz que quem crer e for batizado será salvo (MC 16:16).

*****************************************************

"Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho." (AT 8:39)

Provavelmente Deus queria que o eunuco fosse batizado antes de ser arrebatado, a fim de ser salvo. Filipe encheu-se de alegria e é assim que se sente aquele que dá frutos na presença do Senhor: cheio de alegria e plena realização, por saber que está sendo usado como um instrumento nas mãos maravilhosas e poderosas de Deus. É uma sensação maravilhosa, irmãos! Quem não a sentiu ainda ou não a sente mais deixe-se ser usado pelo Senhor para abençoar outras vidas!

*****************************************************

"Filipe, porém, apareceu em Azoto e, indo para Cesaréia, pregava o evangelho em todas as cidades pelas quais passava." (AT 8:40)

Filipe não tinha apenas o eunuco a quem falar de Jesus, mas a muitas outras pessoas e é por isso que ele seguiu seu caminho pregando o evangelho em todas as cidades pelas quais passava. Irmãos, não fiquemos relaxados na obra do Senhor: se estamos sendo usados pelo Mestre, que deixemos que Ele nos use ainda mais, estando à disposição para realizar a obra com amor e cuidado, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 06/04/2013
Código do texto: T4227032
Classificação de conteúdo: seguro