ESTUDO 2 SAMUEL 21: ACERTANDO ANTIGAS SITUAÇÕES// DETERMINAÇÃO// CANSAÇO PROPÍCIO PARA O DIABO

"Durante o reinado de Davi, houve uma fome que durou três anos. Davi consultou o Senhor, que lhe disse: "A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas". (2 SM 21:1)

Quando passamos por uma situação difícil devemos perguntar a Deus o motivo pelo qual isso está acontecendo e como faremos para que essa situação seja resolvida. Nossa dependência deve estar toda nas mãos do Senhor. Sigamos as orientações que Ele nos der e obedeçamos Sua correção para que O agrademos e sejamos abençoados.

*****************************************************

"O rei então mandou chamar os gibeonitas e falou com eles. ( Os gibeonitas não eram de origem israelita, mas remanescentes dos amorreus. Os israelitas tinham feito com eles um acordo sob juramento; mas Saul, em seu zelo por Israel e Judá, havia tentado exterminá-los. )" (2 SM 21:2)

Como a Palavra de Deus diz, o salário do pecado é a morte (RM 6:23). Saul, em seu reinado conturbado e rebelde à voz do Senhor, havia cometido um erro e as consequências daquele erro estavam vindo à tona agora no reinado de Davi, que nada tinha a ver com isso. Tomemos cuidado para que não tenhamos pecados encobertos em nossa vida e para que outras pessoas não sejam prejudicadas pelo nosso pecado.

*****************************************************

"Davi perguntou aos gibeonitas: "Que posso fazer por vocês? Como posso reparar o que foi feito, para que abençoem a herança do Senhor?" ( 2 SM 21:3)

Davi não ficou se lamentando e nem questionando o Senhor, achando-O injusto por permitir que ele pagasse em seu reinado por algo que não tinha feito. Em vez disso, ele foi atrás dos gibeonitas para acertar as coisas. Procuremos conversar com as pessoas com as quais temos algum tipo de problema e deixemos tudo em pratos limpos, em paz, sem nada a esconder e sem ressentimentos. Bater boca e criar barraco nunca é a melhor solução. Rconheçamos quando o outro tem razão e façamos o possível para solucionar a questão de maneira que agrada ao Senhor. Ele nos orientará se estivermos dispostos a seguir Sua direção.

*****************************************************

"Então Rispa, filha de Aiá, pegou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma rocha. Desde o início da colheita até cair chuva do céu sobre os corpos, ela não deixou que as aves de rapina os tocassem de dia, nem os animais selvagens à noite." (2 SM 21:10)

Essa mulher teve dois filhos mortos para vingar a violência contra os gibeonitas. Mesmo em meio ao sofrimento, essa mulher foi obstinada, determinada em sua atitude. É o que falta a muitos de nós. Não podemos esmorecer no momento da dificuldade, mas devemos estar firmes na presença de Deus sabendo que Ele não nos desamparará e que nossa fé terá resultados.

*****************************************************

"Quando Davi foi informado do que Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, havia feito,

ele mandou recolher os ossos de Saul e de Jônatas, tomando-os dos cidadãos de Jabes-Gileade. ( Eles haviam roubado os ossos da praça de Bete-Seã, onde os filisteus os tinham pendurado, no dia em que mataram Saul no monte Gilboa. )" (2 SM 10:11-12)

A atitude de Rispa teve uma consequência e toda atitude que nós tomamos também têm. Além disso, muitas vezes nossa atitude pode influenciar a vida de outras pessoas e ajudar essas pessoas a agir. Sejamos sempre exemplo de pessoas de fé e que andam na presença de Deus.

*****************************************************

"Davi trouxe de lá os ossos de Saul e de seu filho Jônatas, que foram recolhidos dentre os ossos dos que haviam sido executados.

Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas no túmulo de Quis, pai de Saul, em Zela, na terra de Benjamim, e fizeram tudo o que o rei ordenou. Depois disso, Deus respondeu as orações em favor da terra de Israel." ( 2 SM 21:13-14)

Quando eles repararam a injustiça causada aos gibeonitas Deus ouviu suas orações. A Palavra diz que nossos pecados fazem divisão entre nós é Deus (IS 59:2). Sendo assim, busquemos o perdão do Senhor, que nos purifica de todo pecado se o confessarmos (I Jo 1:9). Além do perdão, busquemos mudar nossas atitudes e viver de acordo com a vontade do Senhor.

*****************************************************

"Houve, ainda, outra batalha entre os filisteus e Israel; Davi e seus soldados foram lutar contra os filisteus. Davi se cansou muito,

e Isbi-Benobe, descendente de Rafa, prometeu matar Davi. ( A ponta de bronze da lança de Isbi-Benobe pesava três quilos e seiscentos gramas, e ele ainda estava armado com uma espada nova. )" (2 SM 21:15-16)

Quando estamos cansados o inimigo se aproveita de nós, sendo sua intenção a nossa morte, tanto física quanto morte de sonhos, de desejos, de felicidade. Estejamos animados, com nossa fé em Deus fortalecida e prontos para a batalha, pois a ponta da lança do diabo é afiada e está pronta para nos levar direto para o inferno. Fiquemos na alegria do Senhor, que é a nossa força (Ne 8:10).

Paz a todos

Caahzita
Enviado por Caahzita em 06/04/2013
Código do texto: T4227176
Classificação de conteúdo: seguro