ESTUDO NÚMEROS 18: TAREFAS E CUIDADO COM NOSSO MINISTÉRIO// NOSSAS PRIMÍCIAS, NOSSO MELHOR// DEUS PROVÊ

"Traga também os seus irmãos levitas, que pertencem à tribo de seus antepassados, para se unirem a você e o ajudarem quando você e seus filhos ministrarem perante a tenda que guarda as tábuas da aliança.

Eles ficarão a seu serviço e cuidarão também do serviço da Tenda, mas não poderão aproximar-se dos utensílios do santuário ou do altar; se o fizerem morrerão, tanto eles como vocês." (NM 18:2-3)

Irmãos, cada um tem um papel na obra do Senhor e não devemos "atropelar" uns aos outros, querendo reconhecimento ou o que quer que seja. Desempenhemos a obra que o Senhor colocou em nossas mãos com fé, amor e temor.

*****************************************************

""Vocês terão a responsabilidade de cuidar do santuário e do altar, para que não torne a cair a ira divina sobre os israelitas." (NM 18:5)

Devemos cuidar do ministério que o Senhor nos confia. Irmãos, não é somente aquele que está na Igreja que tem um ministério: nosso trabalho, nossos estudos, nosso relacionamento, nossa vida familiar, etc.: tudo isso são ministérios que podemos usar para sermos exemplos e para levar a Palavra do Senhor adiante. O Senhor não Se agrada daqueles que não cuidam com carinho do ministério que Ele dá.

*****************************************************

"Eu mesmo escolhi os seus irmãos, os levitas, dentre os israelitas como um presente para vocês, dedicados ao Senhor para fazerem o trabalho da Tenda do Encontro.

Mas somente você e seus filhos poderão servir como sacerdotes em tudo o que se refere ao altar e ao que se encontra além do véu. Dou a vocês o serviço do sacerdócio como um presente. Qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do santuário terá que ser executada". (NM 18:6-7)

Duas coisas aqui são importantes. A primeira: Deus nos escolhe. Mesmo com nossas falhas, pecados e limitações, Ele nos escolhe. Será que vale a pena recusar o convite que Ele nos faz?

A segunda coisa: o sacerdócio que Deus nos dá é como um presente. Fazer a obra do Senhor não deve ser visto como algo pesado, mas como um presente, uma oportunidade linda que o Senhor tem para nos usar.

*****************************************************

"Das ofertas santíssimas vocês terão a parte que é poupada do fogo. Dentre todas as dádivas que me trouxerem como ofertas santíssimas, seja oferta de cereal, seja pelo pecado, seja de reparação, tal parte pertence a você e a seus filhos.

Comam-na como algo santíssimo; todos os do sexo masculino a comerão. Considerem-na santa." (NM 18:9-10)

Tudo o que era oferecido ao Senhor era santo e deveria ser tratado com respeito. Temos tratado a obra do Senhor com o respeito que ela merece? Temos tratado nossa comunhão com Deus e as coisas que Ele nos manda fazer com respeito? Ou temos andado da forma como achamos melhor sem nos preocupar?

*****************************************************

""Dou a você o melhor azeite e o melhor vinho novo e o melhor trigo que eles apresentarem ao Senhor como primeiros frutos da colheita.

Todos os primeiros frutos da terra que trouxerem ao Senhor serão de vocês. Todos os da sua família que estiverem cerimonialmente puros, poderão comê-los." (NM 18:12-13)

Deus provê tudo de que necessitamos. A família do sacerdote não seria desamparada, mas estaria autorizada a comer das ofertas e, além disso, Deus lhes dava o melhor azeite e o melhor vinho. Porém, os familiares deveriam estar PUROS. Lembremo-nos de que a Palavra diz que se crermos e ouvirmos comeremos o melhor desta terra (IS 1:19). Creiamos e ouçamos. Nada nos faltará em nenhuma área, pois nós servimos ao Deus provedor de nossas necessidades.

*****************************************************

"O primeiro nascido de todo ventre, oferecido ao Senhor, seja homem, seja animal, será seu. Mas você deverá resgatar todo filho mais velho, como também toda primeira cria de animais impuros." (NM 18:15)

Você tem dado suas primícias ao Senhor? As primícias financeiras são importantes, mas e as primícias do amor, da fé, da dedicação, do respeito, do temor? Quando damos nossas primícias, ou seja, as primeiras coisas, é como se dessemos o primeiro pedaço do bolo para alguém especial, sem o qual não teríamos nada, nem vida e nem salvação, nem mesmo fé, pois Ele é o autor e consumador desta (HB 12:2).

*****************************************************

"Tudo aquilo que for separado dentre todas as dádivas sagradas que os israelitas apresentarem ao Senhor eu dou a você e a seus filhos e filhas como decreto perpétuo. É uma aliança de sal perpétua perante o Senhor, para você e para os seus descendentes".(NM 18:19)

A Palavra de Deus não muda e Ele não volta atrás, mas vela sobre Sua Palavra para cumpri-la (JR 1:12). Tenhamos isso em mente.

*****************************************************

"Disse ainda o Senhor a Arão: "Você não terá herança na terra deles, nem terá porção entre eles; eu sou a sua porção e a sua herança entre os israelitas." (NM 18:20)

Às vezes podemos pensar em uma série de situações difíceis, nas quais queriamos ajuda de alguém. Ou podemos pensar em pessoas que nos deixaram e sem as quais nossa vida parece incompleta, sem sentido. Podemos pensar ainda em um emprego que perdemos e que era muito bom, sem o qual não sabemos o que faremos. Irmãos, Deus é a nossa herança e a nossa porção. Ele está conosco e, apesar de parecer clichê, quem tem Deus, tem tudo, pois todas as coisas vêm Dele!

*****************************************************

""Dou aos levitas todos os dízimos em Israel como retribuição pelo trabalho que fazem ao servirem na Tenda do Encontro." (NM 18:21)

Todos aqueles que trabalham na obra do Senhor têm sua recompensa. Claro, não devemos fazer nada por interesse, visando um retorno, mas sim por amor. De qualquer forma, nosso trabalho em Cristo nunca foi, nunca é e nunca será inútil (I CO 15:58).

*****************************************************

"E deverão apresentar como contribuição ao Senhor a melhor parte, a parte sagrada de tudo o que for dado a vocês." (NM 18:29)

Não façamos as coisas de qualquer jeito para Deus, mas busquemos o nosso melhor. Tudo que for direcionado para o Senhor deve ser do melhor, sejam ofertas, seja nossa adoração, etc. Deus deu algo muito importante por nós: Seu Filho. Este, por sua vez, deu algo importante: Sua própria vida. E nós? O que temos oferecido?

*****************************************************

"Ao apresentarem a melhor parte, vocês não se tornarão culpados e não profanarão as ofertas sagradas dos israelitas, para que não morram". (NM 18:32)

Irmãos, Deus estava dando esses direcionamentos com o intuito de preservar Seus filhos da destruição e o mesmo acontece conosco. Deus nos corrige, repreende-nos, disciplina-nos porque nos ama (AP 3:19) e não quer ver-nos sendo destruídos pelo Diabo. Paremos com as reclamações, murmurações e revoltas contra Deus por Ele ter-nos chamado a atenção e passemos a agradecer por tão grande amor e cuidado, em Nome de Jesus.

Paz a todos.

*****************************************************

Caahzita
Enviado por Caahzita em 09/04/2013
Reeditado em 09/04/2013
Código do texto: T4231167
Classificação de conteúdo: seguro