ESTUDO TESSALONICENSES 5: NÃO PERCAMOS TEMPO// ALEGRIA// ORAÇÃO// RETENHA O QUE É BOM// AFASTE-SE DE TODO MAL

"Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes,

pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite.

Quando disserem: "Paz e segurança", então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão" ( I TS 5:1-3)

Irmãos, nós não devemos ser pegos de surpresa com a volta de Jesus, que será como o ladrão à noite, ou seja, devemos estar sempre atentos e vigilantes. Não fiquemos dando atenção àqueles que dizem que sabem quando será, que têm profecias, revelações, etc. Quando for dito "há paz e segurança", Ele virá: aqueles que têm sua paz e segurança no mundo irão para o inferno e aqueles que estão na paz e na segurança de Jesus continuarão com Ele, desfrutando de Sua presença na glória.

*****************************************************

"Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão.

Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas." ( I TS 5:4-5)

Como filhos da luz e da verdade, devemos estar sempre preparados para a volta de Cristo, vivendo em santidade e justiça e não da forma como vivíamos quando estávamos nas trevas do mundo.

*****************************************************

"Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios;

pois os que dormem, dormem de noite, e os que se embriagam, embriagam-se de noite." ( I TS 5:6-7)

Não devemos ficar perdendo tempo, irmãos. Há cristãos que ficam deixando para depois os consertos que precisam fazer em suas vidas. Não, façamos já! Abandonemos o erro e sigamos Jesus nesse momento, pois não sabemos quando Ele voltará ou quando chegará o nosso dia de partir e quantos partiram em pecados e se perderam eternamente!

*****************************************************

"Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo a couraça da fé e do amor e o capacete da esperança da salvação." ( I TS 5:8)

Mais uma vez: já que somos do dia, da luz, da verdade, andemos desse modo. Irmãos, paremos com as práticas obscuras, com as práticas sujas do mundo, mas sejamos vigilantes, pois o diabo quer fazer de tudo para nos tragar, tirando-nos da presença do Senhor. Vistamos a couraça, a proteção, o escudo da fé e do amor, além do capacete da esperança da salvação, que faz com que tenhamos força e perseverança para passarmos pelas dificuldades da vida com a certeza de que, na glória, nosso galardão será lindo.

*****************************************************

"Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." ( I TS 5:9)

É incrível como há pessoas que vivem criando contenda com tudo e com todos. Deus não nos criou para ira, mas para a brandura e a paz. Lembremo-nos de que Jesus nos mandou aprender com Ele, que é manso e humilde (MT 11:25).

*****************************************************

"Ele morreu por nós para que, quer estejamos acordados quer dormindo, vivamos unidos a ele." ( I TS 5:10)

Quer na vida terrena, quer na glória, Jesus morreu para que estejamos sempre ao Seu lado. Nada pode nos separar do amor de Deus (RM 8:39): nem a fome, nem a tribulação, nem as potestades, NADA, a não ser nós mesmos, se resolvermos andar de acordo com a carne.

*****************************************************

"Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo." ( I TS 5:11)

Com amor, carinho e paciência, exortemos as pessoas na Palavra de Deus. Não tenhamos medo de corrigi-las se estiverem erradas. Porém, façamos isso com amor, respeito, fé e sabedoria dada por Deus para que essa pessoa não se magoe ou se irrite. Os tessalonicenses já estavam fazendo isso e foram orientados a continuar. Nós também: permaneçamos fazendo o que Deus aprova e corrijamos nosso caminho para que as coisas que fazemos de errado sejam tiradas de nossas vidas.

*****************************************************

"Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.

Tenham-nos na mais alta estima, com amor, por causa do trabalho deles. Vivam em paz uns com os outros." ( I TS 5:12-13)

Que nós tenhamos respeito pelas pessoas que pregam a Palavra de Deus e que trabalham para que a Palavra seja levada cada vez mais longe. Além disso, vivamos em paz uns com os outros. Irmãos, contenda é uma das obras da carne (GL 5:20), mas em nossa vida devem reinar os frutos do Espírito, dentre eles a paz (GL 5:22).

*****************************************************

"Exortamos vocês, irmãos, a que advirtam os ociosos, confortem os desanimados, auxiliem os fracos, sejam pacientes para com todos." ( I TS 5:14)

As pessoas que vivem desocupadas são campo fértil para maus pensamentos e tentações. Lembremo-nos de que, em vez de estar guerreando, Davi estava passeando quando foi tentado a cometer adultério com Bate-Seba (2 SM 11). Claro, não estou dizendo que as pessoas não devam descansar ou desfrutar do merecido repouso, mas sim que não devem viver ociosas, sem ocupação.

Devemos ter sempre uma palavra de ânimo para aqueles que estão desanimados, sempre uma Palavra de Deus para que essas pessoas sejam levantadas. Além disso, estejamos prontos a ajudar os fracos, seja os fracos na fé ou aqueles que sentem-se fracos física ou espiritualmente por qualquer motivo. Para fechar: tenhamos paciência com todos. Não sejamos aquelas pessoas impacientes, irritadas, mas tenhamos domínio próprio e paciência, que também são frutos do Espírito (GL 5:22-23).

*****************************************************

"Tenham cuidado para que ninguém retribua o mal com o mal, mas sejam sempre bondosos uns para com os outros e para com todos." ( I TS 5:15)

Não paguemos o mal que fazem a nós com mal também. Antes, paguemos o mal com o bem, tendo paciência e perdoando tantas vezes quantas foram necessárias.

*****************************************************

"Alegrem-se sempre." ( I TS 5:16)

A Palavra de Deus diz que o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos (PV 17:22), ou seja, não é difícil vermos pessoas com problemas de saúde por conta da tristeza ou de problemas espirituais. Irmãos, estejamos sempre alegres. Por mais difícil que a situação possa parecer, busquemos nos alegrar no Senhor, pois Ele nos responde na alegria do nosso coração (EC 5:20).

*****************************************************

"Orem continuamente." ( I TS 5:17)

A Palavra diz que a oração do justo pode muito em seus efeitos (TG 5:16). Muitos de nós, infelizmente, passam dias sem orar de verdade, sem se entregar na oração, desligando-se das coisas do mundo e ligando-se apenas a Deus. Irmãos, santifiquemos nossa vida em oração e tenhamos a certeza de que, se andamos na presença do Senhor, nossa oração será respondida, sem dúvida alguma.

*****************************************************

"Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." ( I TS 5:18)

Paremos de reclamar, murmurar, dizer que está difícil, que as coisas são ruins, etc. Irmãos, que nós possamos dar graças a Deus por todas as coisas, em Nome de Jesus. Cristo morreu por nós para que tivessemos vida e vida em abundância (JO 10:10). Não há necessidade de vivermos murmurando ou reclamando o tempo todo. Além disso, esse tipo de atitude desagrada a Deus e foi causa de muito prejuízo para o povo no deserto, que demoraram 40 anos para chegar até a Terra Prometida, quando demorariam menos.

*****************************************************

"Não apaguem o Espírito." ( I TS 5:19)

Não devemos apagar o Espírito em nossa vida. Devemos dar voz ao Espírito Santo e seguir Suas direções. É uma escolha amarga e não inteligente virar as costas para o que o Espírito Santo nos diz em nosso coração.

*****************************************************

"Não tratem com desprezo as profecias,

mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom." ( I TS 5:20-21)

Irmãos, não fechemos os ouvidos para o que a Palavra de Deus diz. A Palavra de Deus está dizendo que devemos colocar as coisas todas as coisas à prova e reter apenas o que é bom. E o que é bom? Aquilo que edifica, que agrada e que nos aproxima do Altíssimo. Retenhamos essas coisas.

*****************************************************

"Afastem-se de toda forma de mal." ( I TS 5:22)

Irmãos, devemos nos afastar de toda forma de mal. Prestemos bastante atenção: toda forma de mal. Há pessoas que se afastam da prostituição, mas não se afastam da mentira. Há pessoas que se afastam da mentira, mas não se afastam do vício, etc. Afastemo-nos de toda forma de mal.

*****************************************************

"Que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, alma e corpo de vocês seja conservado irrepreensível na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." ( I TS 5:23)

Estejamos na presença do Senhor para que Ele nos santifique através da nossa fé em Cristo. Aliás, santifique-nos inteiramente, como diz a Palavra. Além disso, estejamos conservados irrepreensívels, irmãos. Busquemos pecar cada vez menos, errar cada vez menos, para que possamos agradar cada vez mais ao Senhor, andando de maneira transparente e justa.

*****************************************************

"Aquele que os chama é fiel, e fará isso" ( I TS 5:24)

Deus é fiel: se Ele diz que temos possibilidade de sermos irrepreensíveis é por que temos. Deus não fala as coisas aletoriamente.

*****************************************************

"Irmãos, orem por nós." ( I TS 5:25)

Oremos por aqueles que pregam o Evangelho para que eles possam ser cada vez mais usados por Deus, em Nome de Jesus. Há pessoas que acham que aqueles que pregam o Evamgelho são perfeitos, não têm problemas e não precisam de oração. Doce engano: todos nós somos iguais perante Deus, pois para Ele não há acepção de pessoas (RM 2:11). Não importa se a pessoa é pastora ou membro: todos são iguais perante Deus.

*****************************************************

"Responsabilizo-os diante do Senhor para que esta carta seja lida a todos os irmãos." ( I TS 5:27)

Não podemos ficar com as bênçãos e a verdade da Palavra de Deus apenas para nós, mas disseminemos a Palavra do Senhor a todas as pessoas. Lembremo-nos de que devemos pregar a Palavra de Deus a toda criatura (MC 16:15).

Paz a todos,

Caahzita
Enviado por Caahzita em 09/04/2013
Reeditado em 09/04/2013
Código do texto: T4232508
Classificação de conteúdo: seguro