ESTUDO ATOS 9: A CONVERSÃO DE PAULO// DEUS QUER NOS USAR// INSTRUMENTOS NAS MÃOS DO SENHOR// EIS-ME AQUI

"Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,

pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém." (AT 9:1-2)

A Palavra diz que Paulo "respirava" ameaças de morte, ou seja, ele pensava o tempo todo em como acabar com os cristãos. Percebemos que sua antipatia pelos servidores de Cristo era muito grande. Ora, esse mesmo que sentia toda essa aversão se tornaria um dos mais importantes pregadores do Evangelho. Irmãos, Deus pode mudar a vida de qualquer um e não achemos que somos donos dos nossos caminhos, pois o coração faz planos, mas dos lábios do Senhor vem a resposta certa (PV 16:1). Além disso, não digamos mais que determinada pessoa não tem jeito: se Paulo mudou, todos mudam.

*****************************************************

"Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias! " "Eis-me aqui, Senhor", respondeu ele." (AT 9:10)

Que tenhamos sempre a mesma disposição de Ananias ao atendermos ao chamado do Senhor e não fiquemos resmungando ou reclamando, achando que está muito difícil.

*****************************************************

"Respondeu Ananias: "Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém.

Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome". (AT 9:13-14)

Ananias deve ter ficado preocupado quando Deus o mandou ir até Paulo, justamente aquele que estava à caça dos cristãos. Entretanto, quando Deus lhe disse que deveria ir, ele foi. Não temamos a direção do Senhor,pois Ele sabe de todos os perrigos que corremos e nos livra de cada um deles.

*****************************************************

"Mas o Senhor disse a Ananias: "Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel.

Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome". (AT 9:15-16)

Além disso, vejamos que bonito o que Deus disse sobre Paulo: ele era um instrumento escolhido por Deus para levar o nome Dele adiante. Mesmo Paulo sendo como era Deus não o rejeitou, pelo contrário: tinha um plano de mudança para a vida dele. Como Deus não muda, Ele também quer mudar e usar como instrumento cada um de nós, basta que permitamos.

Outra coisa: aquele que escolhe seguir a Jesus deve tomar sua cruz (LC 9:23), ou seja, não é fácil. Muitos podem ficar tentados, achando que a vida secular era mais fácil, e era mesmo. Porém, ela nos levará direto à perdição, enquanto o Caminho nos leva à vida eterna.

*****************************************************

"Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: "Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo". (AT 9:17)

Ananias não se referiu a Paulo de uma maneira melindrosa ou ressentida, mas o chamou de "irmão". No momento em que Deus disse que ele era um instrumento escolhido, deixou de ser alguém perigoso na visão de Ananias, um adversário, mas passou a ser um igual, um irmão. Perdoemos , tratemos todos como irmãos em Cristo, sem raiva, mágoa ou ressentimento.

*****************************************************

"Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado

e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco.

Logo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus" (AT 9:18-20)

Paulo se batizou, ou seja, entregou a vida a Jesus, sepultando sua velha criatura. Vejam o tamanho da mudança operada nele, que não ficou "enrolando" para se batizar. Se você ainda não tomou a decisão, tome hoje, pois a Palavra diz que aquele que crer e for batizado será salvo (MC 16:16).

Além disso, LOGO Paulo estava pregando nas sinagogas. Não fiquemos com vergonha de as pessoas saberem que nos convertemos, que somos de Deus. Mesmo que digam "Nossa, virou crente?", "Virou bíblia?", "Ih, fizeram lavagem cerebral em você também?", nós sabemos a quem nós servimos e o quanto vale a pena servi-lO. Não neguemos Jesus, se não Ele nos negará diante do Pai (2 TM 2:12).

*****************************************************

"Todos os que o ouviam ficavam perplexos e perguntavam: "Não é ele o homem que procurava destruir em Jerusalém aqueles que invocam este nome? E não veio para cá justamente para levá-los presos aos chefes dos sacerdotes?" ( AT 9:21)

É isso que Deus quer fazer na vida de todas as pessoas: transformar a ponto de as outras pessoas não entenderem nada, mas crerem que só um Deus poderoso para efetuar tal transformação.

*****************************************************

"Todavia, Saulo se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que viviam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo." (AT 9:22)

Paulo se fortalecia mesmo em meio aos comentários e é isso que devemos fazer: se fizerem comentários a respeito de nossa conversão, aproveitemos para falar de Jesus e ser um bom exemplo.

*****************************************************

"Então Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus.

Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor." (AT 9:27-28)

O que fez com que os discípulos aceitassem Paulo foi a confirmação de Barnabé, o testemunho que esse tinha de Paulo. Que as pessoas sempre possam ter um bom testemunho a nosso respeito, vendo-nos agir de maneira santa e falar ousadamente e corajosamente da Palavra de Deus. Se andarmos em Sua Palavra, Deus confirmará nossos passos, como faz ao homem bom (SL 37:23).

*****************************************************

"A igreja passava por um período de paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor." (AT 9:31)

A Igreja que é encorajada e dirigida pelo Espírito Santo cresce, fortalece-se e é edificada na Rocha, vivendo no temor do Senhor. Lembremo-nos de que nós também somos a Igreja de Cristo: deixemos que o Espírito Santo nos dirija e encoraje para que sejamos edificados e cresçamos na presença e no temor do Senhor.

*****************************************************

"Viajando por toda parte, Pedro foi visitar os santos que viviam em Lida." (AT 9:32)

Aqui vemos, mais uma vez, a importância de levarmos a Palavra de Deus a toda parte em que pudermos. Não podemos negar a ninguém o direito de ouvir sobre Jesus, arrepender-se, aceitá-lO e ser salvo. Deixemos que o Senhor nos use como instrumento, assim como usou Paulo.

*****************************************************

"Ali encontrou um paralítico chamado Enéias, que estava acamado fazia oito anos.

Disse-lhe Pedro: "Enéias, Jesus Cristo vai curá-lo! Levante-se e arrume a sua cama". Ele se levantou imediatamente." (AT 9:33-34)

Levando a Palavra do Senhor sempre encontraremos alguém que precisará de ajuda e cabe a nós falarmos da Palavra a ela e ajudá-la no que pudermos.

Aquele que anda com Jesus dá frutos (JO 15:5) e Pedro estava com o Mestre: usando o poder de Seu nome, expulsou o demônio e esse abandonou Enéias. Tenhamos a mesma fé. Não duvidemos em nosso coração e o Senhor nos usará para grandes obras.

Enéias não ficou pensando "Mas será que eu vou andar?". Não! Ele se levantou imediatamente. Não duvidemos, não fiquemos com "será?", pois o "será?" é do diabo. Levantemos inclusive espiritualmente, animemo-nos e enchamos nosso coração de fé, em Nome de Jesus. Somos mais que vencedores por Aquele que nos amou (RM 8:37) e, se Deus age, quem pode impedir (IS 43:13)?

*****************************************************

"Todos os que viviam em Lida e Sarona o viram e se converteram ao Senhor." (AT 9:35)

Precisamos ser pessoas de fé para sermos usados por Deus, inclusive por que Ele que usar as obras grandiosas realizadas em nós e pelas nossas mãos para que muitas pessoas se convertam ao Senhor. Não sejamos egoístas, achando que é tudo para nós.

*****************************************************

"Pedro mandou que todos saíssem do quarto; depois, ajoelhou-se e orou. Voltando-se para a mulher morta, disse: "Tabita, levante-se". Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.

Tomando-a pela mão, ajudou-a a pôr-se de pé. Então, chamando os santos e as viúvas, apresentou-a viva." (AT 9:40-41)

Olhem a obra maravilhosa que Deus realizou pelas mãos de Pedro, estando esse consagrado ao Senhor. Irmãos, Deus quer nos usar também para obras grandiosas como essa. Além disso, assim como ressuscitou Tabita, Ele pode ressuscitar tudo que está morto: sonhos, casamentos, planos, alegria, saúde, etc., desde que estejamos firmados Nele.

*****************************************************

" Este fato se tornou conhecido em toda a cidade de Jope, e muitos creram no Senhor." (AT 9:42)

Acabo esta mensagem reforçando isso: Jesus quer que nossa vida e nossas obras sejam um exemplo onde muitas pessoas serão tocadas e convertidas. Há pessoas que querem ganhar sua família, amigos, colegas de trabalho, chefes, etc., mas não vivem na presença de Deus para serem usadas por Ele ou até mesmo se recusam a dar uma Palavra àquele que necessita e que Deus colocou ali justamente para ouvir aquela Palavra. Não sejamos rebeldes: que Jesus possa nos usar poderosamente e que estejamos prontos para sermos instrumentos usados por Ele, respondendo como Ananias: "Eis-me aqui".

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 10/04/2013
Reeditado em 10/04/2013
Código do texto: T4232938
Classificação de conteúdo: seguro