A VERDADE QUE LIBERTA.

Gloria a Deus, por que somente ele é digno e merecedor de toda a honra, toda a gloria e todo o louvor; vamos meditar um pouco mais em sua palavra neste momento com o intuito de conhecê-lo um pouco mais. Leiamos:

(João 8:31-32) - Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;

- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Há duas coisas aqui que eu quero comentar inicialmente, as quais são: primeiro; Para sermos seus discípulos, temos que permanecer em sua palavra; e segundo; conhecendo a verdade é que somos realmente livres; vou dar maior ênfase a segunda, pois o nosso assunto tem por tema: A verdade que liberta.

Pois bem irmãos, vou procurar ser mais claro possível para que possamos entender de forma simples e direta o que Deus tem para nós neste momento, baseando-nos na palavra do Senhor.

O conhecimento da verdade é que proporciona liberdade espiritual e isto só se torna possível ao examinar e praticar aquilo que diz a Bíblia sagrada, como disse Jesus aos Judeus que haviam crido nele: se vocês permanecerem nos meus ensinos, veja bem: não é somente ouvir as mensagens ou ler a Bíblia, mas, permanecer nos ensinos do Senhor Jesus; muitos são os que dizem serem servos de Deus, mas ignoram seus ensinos, muitos dizem serem filhos de Deus, mas não têm respaldo bíblico para tal afirmação, enfim, muitos são os que na verdade estão ainda presos na escuridão espiritual por não conhecerem plenamente ao Senhor e o que é pior se sentem seguros no que acham ser certo, é e por isso que vos desafio a fazermos um estudo Bíblico com sinceridade independente de nossos conceitos e escolas eclesiásticas, para reavermos nossa fé e a colocar de acordo com que está escrito, se caso o leitor já se encontra seguro nas escrituras que este sirva de motivação para prosseguir.

No sentido bíblico, a palavra conhecer não é apenas ter informação por terceiros, mas ter experiência pessoal veja no que me baseio para esta afirmativa:

(Tiago 1:22- 27) - E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.

- Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;

- Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era.

- Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

- Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desses é vã.

- A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.

Observando este texto bíblico com atenção podemos ver que: o conhecer é ser cumpridor daquilo que se diz ter conhecimento, ou seja: a fé só é realmente valida quando se pratica o que se diz crer, veja outro texto acerca desta verdade:

(Mateus 7:24- 27.) - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

- E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

- E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

- E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

A nossa segurança não está apenas em saber sobre a palavra, mas em ouvi-la e praticá-la, isto é o que disse Jesus após sua ressurreição:

(Marcos 16:16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Quem crer e for batizado, não somente crer ou somente ser batizado, mas ambos, ouvir e praticar creio que o leitor está entendendo claramente essa linha de pensamento baseado na palavra de Deus, sendo assim vou lhe convidar para buscar a resposta de algumas coisas muito importantes para nossa salvação, tendo sempre em mente que este é o principal objetivo divino como disse Paulo resumidamente:

(I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Se você ainda não sabe que está é a vontade de Deus, não se deixe enganar, nada é mais importante para o Senhor do que salvar, do que se revelar para nós, então prossigamos as questões.

Sem ser sarcástico ou debochado, mas a pergunta que abrirá uma possibilidade infinita de analise bíblica é: você realmente é filho de Deus? Pode parecer um pouco infantil ou até mesmo uma afronta, mas é necessário que saibamos o que nos faz, nos dá o direito de sermos filhos de Deus, e por isso está pergunta veio inicialmente com o intuito de buscarmos a resposta não no que achamos ou no que tem sido nos transmitido, mas na palavra de Deus, pois ela é que nos informa se somos ou não filhos, vamos então analisar? Antes de lermos o texto bíblico quero enfatizar que, muitos são os que estão enganados com uma segurança ideológica e filosófica dos homens que têm por base não a palavra que é a verdade, mas sim os conceitos e tradições introduzidos em nossos corações por mentes vazias do conhecimento de Deus; vamos ver o que diz a palavra sobre ser ou não ser filhos de Deus.

(João 1:10- 12) - Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.

- Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

- Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;

Dele diz a palavra, do Senhor Jesus Cristo, que todos que o receberem e crerem em seu nome tem o direito de ser feito filho de Deus, o que nos mostra claramente que o oposto obviamente não nos permite ter esta certeza nem asseverarmos, pois se assim o fizermos sem ter por base sua palavra estamos apenas nos enganando a nós mesmos, porque o registro da nossa fé deve ser estar de acordo com que está escrito.

(Romanos 8:14) - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

E ser guiado pelo Espírito Santo é submeter-se aquilo que está escrito, pois a palavra são Espírito e vida, é o mesmo que: Receber e praticar, a resposta a nossa fé é a atitude tomada para com o que professamos crer, como está escrito:

(Romanos 10:17) - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.

E então você crê no Senhor Jesus? Sim? Então és batizado como diz a palavra? Não? Que fé é está que não tem por base a inspiração dela? Dentro desta linha de pensamento vamos ver se estamos de acordo com que está escrito, pois se não for assim, só há duas opções, as quais são: primeira; mudar nos submetermos à verdade, ou segundo: vivermos no engano, o que inevitavelmente nos levará para a perdição, então qual é a sua escolha?

O evangelho na verdade podem ser definidas por três palavras as quais são: Arrependimento, batismo e novidade de vida; que é comumente aceito por todos ou a maioria dos teólogos como: morte, sepultamento e ressurreição, como resumidamente foram descrito por Paulo em duas passagens simultâneas da bíblia:

(I Coríntios 15:1-4) - TAMBÉM vos notifico irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.

- Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.

- Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,

- E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

(Romanos 1:16) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Na primeira passagem analisada ele diz que a sua pregação consistia em uma revelação dada pelas escrituras de que Cristo morreu foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, e afirma que isto é o evangelho o que na segunda passagem nos é informado que este evangelho é simplesmente o poder de Deus para a salvação de todo o que crer, e como vimos no inicio crer não é somente dizer, mas sim receber e praticar então vêm uma indagação, como se pode identificar com o Cristo através do evangelho? Não seria através do arrependimento, batismo e o andar em novidade de vida? Para fazermos parte da sua igreja, o mesmo foi dito por Jesus a Nicodemos como podemos ver claramente:

(João 3:3-5) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

- Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

- Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Primeiro ele enfatiza a necessidade de nascer de novo para ver ou ter o esclarecimento do que é o reino de Deus, e posteriormente ele, após a duvida de Nicodemos explica ser necessário nascer tanto da água como do Espírito, a água é comumente aceito que seja a palavra, aceitando ao Senhor como salvador e o recebendo em seu coração; o que nos levará a sermos batizados em água como fizeram os apóstolos de Nosso Senhor, o que mais adianta iremos comentar, e do Espírito é obviamente ser cheio do Espírito Santo, o que é de suma importância para sermos salvos, o arrependimento que nos condicionará a sermos transformados pelo poder de Deus e recebermos o batismo nas águas por imersão e sermos batizados com o Espírito Santo, tendo como diz a palavra o sinal inicial de falarmos em outras línguas, o que é definido claramente por Pedro e os demais apóstolos de Nosso Senhor no primeiro sermão na dispensação da graça, ou o primeiro sermão na era da igreja de Jesus:

(Atos 2:38) - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

E então? Estamos de acordo com isso? É essa nossa regra de fé? Não? Por quê? Olhe o que disse um servo de Deus ao apostolo Paulo para que sua conversão concretiza-se:

(Atos 22:16) - E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

O que te deténs? A sua religião, suas tradições, o seu ministério, sua família, seus amigos, parentes? Ou o conceito da maioria? Pois como está escrito e para ser mais enfático três escritores registraram está verdade:

(Joel 2:32) - E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.

(Atos 2:21) - E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

(Romanos 10:11-13) - Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

- Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

- Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.

Isto é facilmente compreendido por uma simples hermenêutica, uma vez que invocando o nome seremos salvos, obviamente não invocando seremos condenados, e onde é que nós Invocamos seu nome? Não seria no batismo nas águas como fora com os que se converteram e esta registrado no livro de atos?

(Atos 8:16) - (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).

Falando acerca do Espírito Santo, eles ainda não tinham recebido, mas eram batizado em nome do Senhor Jesus Cristo, como podemos ver também em outra passagem:

(Atos 10:47-48) - Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?

- E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.

Aqui vemos um acontecimento interessante; eles, os gentios da casa de Cornélio ao ouvirem Pedro creram e foram cheios do Espírito Santo, e Pedro obviamente como ministro do Senhor ficou preocupado e quis saber se ainda haveria necessidade de eles que receberam o Espírito Santo, serem batizados também, aqui podemos aprender umas coisas importantes, as quais são: muitos recebem o Espírito Santo sem ter sido batizado em águas, mas isto não os isentam de serem batizados nas águas, pois se deve nascer da água e do Espírito, não necessariamente nesta ordem, mas de um e de outro, e aqui estamos vendo nas escrituras como é o batismo realizado pela igreja de Jesus.

(Atos 19:5-6) - E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.

- E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.

Aqui Paulo pregou para um grupo de crentes que já eram discípulos de João Batista, mas ainda não tinham experiência com o Batismo com o Espírito Santo, e ao ouvi-lo foram batizados em nome do Senhor Jesus, e posteriormente através da imposição das mãos foram batizados com o Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, como prova de serem sido cheios de poder celestial. Podemos também ver que: Não é somente de uma forma que se recebe o Espírito Santo, pois com os gentios fora ouvindo, com os cento e vinte no cenáculo foi estando assentados em oração, e com os discípulos de João Batista foi com imposição de mãos, isto nos mostra que o importante é ter fé e receber o Espírito Santo, mas o batismo nas águas é de uma forma única e palavra nos mostra como:

(Efésios 4:5) - Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

Concordando com aquilo que foi ordenado pelo Senhor após sua ressurreição aos seus discípulos:

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Agora há uma pergunta, qual é o nome do Pai, do filho e do Espírito Santo? Uma dica: se há um só batismo como diz as escrituras, e este é mostrado claramente nos atos ou atitudes dos apóstolos, e há duas correntes evangélicas que insistem em batizar de formas diferentes, o que fazer com isso? Será tudo a mesma coisa? Esse argumento não seria uma afronta as escrituras que além de dizer ser um, ainda nos mostra como? O que há por detrás disto é na verdade uma grande falta de revelação que têm levado muitos a irem contra a palavra de Deus o que inevitavelmente trará conseqüências terríveis, pois como vimos: somente ao invocar o nome do Senhor é que temos o direito de salvação, e muitos por argumentos e costumes não estão invocando o nome, na verdade a grande Babilônia é quem esta por detrás disto, ela impregnou uma doutrina que vai contra os princípios bíblicos da unidade absoluta de Deus, e argumenta ferozmente que há três pessoas em Deus, o que é conhecido como: A SANTISSIMA TRINDADE; um termo totalmente ante-Bíblico, mas aceito pela a maioria dos que se dizem evangélicos, você pode ver que o que esta por trás dos que negam o batismo em nome de Jesus é uma doutrina totalmente, contra os ensinos do Senhor e seus apóstolos, e podemos com toda a certeza dizer altamente demoníaca, pois impede os homens de receber o nome que simplesmente está acima de todos os nomes, o que inevitavelmente leva-os há uma condição de alienados do propósito de Deus, que têm firmemente por base o nome de Jesus, como podermos ver:

(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

(Filipenses 2:10-11) - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

- E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o SENHOR, para glória de Deus Pai.

(Colossenses 3:17) - E, quantos fizerem por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

(Mateus 24:9) - Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.

(I João 2:12) - Filhinhos escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados.

(Judas 1:4) - Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e nega a Deus, único dominador e Senhor nosso Jesus Cristo.

(Apocalipse 3:8) - Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

(Apocalipse 22:4) - E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.

E então serão estes versículos suficientes para mostrar a importância que Deus dá ao seu nome, e o valor que ele tem no plano de salvação? Ou preferimos ficar com uma idéia sem base escrituristica que a maioria conserva? Será que estamos ou não na verdade? É tudo a mesma coisa? Então sua decisão é de suma importância para sua salvação, você ama a Jesus? Então porque tens medo de receber o seu nome? Vou te ajudar a compreender este mistério: uma vez que a mentira seja a arma de Satanás, ele usou da verdade para tentar convencer aos homens que negar o nome não têm nada haver, e a própria palavra nos diz o porquê olhemos com atenção; se diz que obedece ao Senhor Jesus naquilo que ele disse: ide fazei discípulos de todas as nações batizando-as em nome, do Pai, e do filho e do Espírito Santo; mas não os discípulos, quando dizem seja batizados em nome de Jesus Cristo; agora há cabimento, isto? Uma vez que os discípulos de Jesus lhe foram obedientes?

O problema é que muitos ignoram isto: a igreja católica que na bíblia é chamada de A grande Babilônia, a mãe das abominações, ensina e prega o batismo de crianças, por aspersão usando a frase, em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo, e vieram os protestantes e começaram a batizar só os adultos como diz a bíblia, mas no mesmo ou com a mesma frase, em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo, enquanto a bíblia não tem nenhuma passagem que concorda com isto, demonstrando uma grande falta de revelação, e aproveitando disto Satanás lançou suas artimanhas, e foi aceito por causa de um cumprimento profético veja:

(II Tessalonicenses 2:9-11) - A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

- E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

- E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;

A vinda do anti-Cristo, tudo aquilo que é contra Cristo, um sistema mundial chamado de Babilônia, e ele dela sairá e fará prosperar seus intentos sobre aqueles que não deram credito a verdade, e isso esta vigorando agora mesmo no meio de muitos que se sentem seguros em uma fé que não tem por base a palavra de Deus que no mínimoé a verdade que liberta o homem, levando-os a negarem de forma implícita ou até mesmo explicita o nome do Senhor Jesus Cristo; aqui não estamos dando ênfase a uma denominação ou organização eclesiástica, mas unicamente aquilo que diz a palavra de Deus, que não somente diz como ser salvo, mas nos mostra o que fazer.

Temos muito que falar, mas creio que este resumido estudo nos dará condições de melhorar o nosso relacionamento com Deus, tendo por base deste relacionamento sua palavra, pois hoje em dia muito se falam de prosperidade, curas, milagres etc., etc., mas, muito pouco se fala sobre estar de acordo com que está escrito, que têm por prioridade o reino de Deus e sua justiça, e que este não é comida nem bebida, mas paz justiça e alegria no Espírito Santo, ou seja, a comunhão com Deus real e constante, para não chegarmos um dia e ter esta profecia se cumprindo em nós:

(Mateus 7:21-23) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

- Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

- E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Aqui podemos ver que nem tudo o que reluz é ouro, nem tudo o que parece ser o é, isto foi dito pelo Senhor ainda aqui na terra e irá acontecer um dia com aqueles que estão fazendo muito em nome do Senhor, mas não têm o vinculo com sua palavra no que diz respeito ao plano de salvação, e por que eu digo isto, porque está escrito e foi dito pelo Senhor, afastai-vos de mim, pois eu não vos conheço, vos os que praticais iniqüidade; o que é que o Senhor não conhece? E onde são tiradas as nossas iniqüidades? Não o é através do batismo nas águas em nome de Jesus? Pode até parecer um pouco insistente mais o que é mais importante para Deus do que seu plano de salvação? E não é com este objetivo que se recomenda que estudemos sua palavra para conhecermos a verdade que nos liberta?

Faça uma auto-análise e veja se estás de acordo com que está escrito, não tenha por base da sua fé argumentos ou conceitos da maioria, mas sim, unicamente aquilo que está escrito, pois o vínculo de Deus é exclusivamente com o que está escrito, e quando ele voltar ele levará os que estão de acordo com sua palavra que é a verdade que liberta, a todo o que crer, quer seja grande ou pequeno, rico ou pobre, temos que estar naquilo que está escrito, e nunca negar o precioso nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo, que Deus abençoe-nos grandemente amém.

Afranioliga10@gmail.com.

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 11/04/2013
Código do texto: T4235266
Classificação de conteúdo: seguro