MINISTÉRIO DE LOUVOR.

MINISTÉRIO DE LOUVOR, INSTITUTO BIBLICO APÓSTOLICO, IBA, POR: AFRANIO.

1) O CHAMADO; LEVITAS.

(Êxodo 32:25) - E, vendo Moisés que o povo estava despido, porque Arão o havia deixado despir-se para vergonha entre os seus inimigos,

(Êxodo 32:26) - Pôs-se em pé Moisés na porta do arraial e disse: Quem é do SENHOR, venha a mim. Então se ajuntaram a ele todos os filhos de Levi.

OBS: não se faz nada na obra de Deus, por méritos e vontades próprias, mas sim, pelo chamado de Deus, como podemos ver: Quem é do Senhor venha até mim...

(A disponibilidade) para o chamado é a resposta.

(Responsabilidade) obrigações, mordomo, servo. Levar à arca.

2) AS CARACTERISTICAS DO LEVITA.

(I Samuel 16:18) - Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.

A) OBEDIENTE, B) HABILIDOSO, C) DISPOSTO, D) COMUNICATIVO, E) E, O QUE É MAIS IMPORTANTE, TER EM SI A PRESENÇA CONSTANTE DE DEUS.

PREPARAÇÃO: espiritual, técnica e psicológica, consagrar, treinar e praticar.

TER VOCAÇÃO: É indispensável, mas não devemos nos esquecer; podemos falar a mente, mas, à palavra de Deus é ministrada ao espírito.

ESCENCIAL: O levita precisa ter uma vida de consagração diária, orando, jejuando, estudando a palavra, se revestindo da armadura de Deu; nossas habilidades não terão valor algum se não formos obedientes a Deus.

CONSCIENTIZAÇÃO: O louvor é o aquecimento, a preparação, é como se fosse o arado preparando a terra, para a palavra que é o alimento vim e edificar; para convidarmos o povo ao louvor e adoração, devemos ser verdadeiros adoradores, vamos aos cultos para servir a Deus e aos irmãos; a adoração é algo pessoal, por isso só depende de nós, quanto mais estamos próximos de Deus, mas iremos adorá-lo.

(João 4:23) - Mas à hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

(João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

A colaboração deve ser mutua, Deus nos dá vida e tudo o que precisamos, e nós o adoramos e o louvamos, pode definir o culto da seguinte forma:

A) NOSSA PARTE, louvar e adorar.

B) A PARTE DE DEUS, Falar e operar.

Podemos e devemos fazer um louvor que o pecador entenda, para edificar as pessoas, mas, sempre oferecer a Deus

3) A MANEIRA CERTA.

Existe uma maneira correta de se adorar a Deus, e esta é descrita na palavra claramente, podemos resumir assim:

A) PASSAR PELA PORTA: (João 10:9) - Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

B) OFERECER SACRIFICIOS: (Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

(Efésios 5:1) - SEDE, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;

(Efésios 5:2) - E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

C) LAVAR-SE NA PIA DE BRONZE, SANTIFICAÇÃO: (Salmos 24:3) - Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo?

(Salmos 24:4) - Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

(Eclesiastes 9:8) - Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

D) ENTRAR NO LUGAR SANTISSIMO: (Lucas 23:45) - E rasgou-se ao meio o véu do templo.

(Hebreus 10:19) - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

(Hebreus 10:20) - Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,

OS AMBIENTES:

O Espírito Santo produz os ambientes que podem ser:

DE COMUNHÃO.

DE AÇÕES DE GRAÇAS. DE GUERRA.

DE QUEBRANTAMENTO.

DE PROFECIA OU PROFETICO. Mas tenhamos sempre em mente está verdade;

(João 3:8) - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Ou seja, o Espírito Santo é o direcionador, devemos estar atentos.

4) POSTURA NO LOUVOR E NA ADORAÇÃO;

BUSCAR A DIREÇÃO DE DEUS PARA O QUE FOR MINISTRADO.

SEPARARMOS OS AMBIENTES; QUANDO MISTURAMOS OS AMBIENTES O POVO FICA PERDIDO, CANSADO E PERDE O INTERESSE PELO LOUVOR; Obs. Pode até haver uma mudança brusca, mas movido pelo Espírito Santo.

MINISTRAR O CONTEÚDO DA MUSICA; pois assim como na pregação, o louvor deve ser transmitido aos ouvintes de forma ministrada para que ocorra a persuasão para a adoração.

EXERCER AUTORIDADE: todo levita tem autoridade para abençoar o povo, tendo uma vida de santificação, ele pode e deve, em determinadas ocasiões; fazer apelo, orar pelos doentes, ministrar aquilo que Deus colocar em seu coração.

PREPARAÇÃO COM ANTECEDENCIA; em duas áreas no mínimo; espiritual, com oração, jejuns, consagração e estudo da palavra; e na técnica, com treinamento, estudo, ensaio, fazendo esboço, organizando, ordem e decência.

INVESTIR NO SEU MINISTERIO; todo levita deve investir em seu ministério procurando um crescimento intelectual, cultural e espiritual; lendo, ouvindo, sempre disposto a aprender.

QUAIS AS CARACTERISTICAS QUE DESAPROVAM O LEVITA.

OS NEOFITOS; novos na fé, ainda que saibam cantar ou tocar, não são aprovados, aqueles que são novos na fé, falta-lhes experiência e o conhecimento da palavra.

OS REBELDES; a desobediência é um fator que desaprova qualquer um que almeja ao ministério, os levitas devem ser submissos aos pastores e lideres.

OS CARNAIS; o carnal não tem testemunho, fala palavras torpes, pesam e agem movidos por emoções; estes precisam ser curados e libertos.

OS PEIXINHOS; os que têm oportunidades por serem, filhos, parentes, amigos dos lideres; ou por que são: ricos, intelectuais, que dão grandes ofertas; não deve ser estas coisas que de o direito, e sim, independentes do que são; serem aprovados por Deus.

6)AS CREDENCIAIS IMPORTANTES PARA O MINISTERIO.

CHAMADO DE DEUS. Estes são itens indispensáveis, para o ministério,

DEPEDENCIA DE DEUS. Quer seja na palavra ou no louvor.

INTIMIDADE COM DEUS.

7) PRINCIPIOS A SEREM OBSERVADOS.

1) BUSQUE DE DEUS A DIREÇÃO, PARA O QUE VAI MINITRAR.

2) FAÇA O ESBOÇO DO LOUVOR COM ANTECEDENCIA.

3) TENHA UMA VIDA CONSAGRADA, JEJUM, ORAÇÃO E ESTUDO BIBLICO.

4) SANTIFIQUE A SUA MENTE E SEUS MEMBROS PARA DEUS.

5) CHEGUE COM ANTECEDENCIA AOS CULTOS, PONTUALIDADE.

6) NÃO DESPREZE OS ENSAIOS, TREINE, MELHORE, APRIMORE, APRENDA.

7) ESTEJA SEMPRE PREPARADO EM TODAS AS REUNIÕES.

8) NÃO FIQUE NA DEPENDENCIA DOS OUTROS MUSICOS, ENERGIA, ETC.

9) MINISTRE SEMPRE DE FRENTE PARA A IGREJA.

10) APRENDA A USAR O MICROFONE.

11) NÃO CANTE MUSICA QUE VOCE NÃO CONHECE A LETRA.

12) ESCOLHA BEM A ROUPA QUE IRÁ USAR.

13) NÃO MINITRE DE OLHOS FECHADOS O TEMPO TODO.

14) NÃO FIQUE IMOVEL A FRENTE DA IGREJA.

15) NÃO TENHA MEDO DO PUBLICO, DEMONSTRE AUTORIDADE.

16) REPITA AS MUSICAS SEMPRE QUE FOR PRECISO.

17) SEJA SIMPATICO COM A IGREJA.

18) SEJA UM ADORADOR QUANDO ESTIVER NO BANCO, E, EM TODO O TEMPO.

19) BUSQUE SEMPRE MAIS CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO.

20) SEJA SUBMISSO AOS LIDERES.

QUESTIONÁRIO.

Agora algumas perguntas, para uma auto-análise; não com o intento de classificar ou desclassificar, mas, para nos levar ao reconhecimento certo acerca do louvor e adoração na obra de Deus.

As quais você tenha domínio responda, SIM, e NÃO as que você ainda está em falta, e, MAIS OU MENOS, para as que tens que mudar, e depois confira sua pontuação, NÃO é igual a zero pontos, ruim; SIM, é igual a dez pontos, muito bom; e, MAIS OU MENOS, é igual cinco pontos, bom, mas pode e deve melhorar, vamos lá? Boa sorte.

(I Corintios 11:28) - Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice.

1) VOCÊ TEM DIFICULDADES DO SEU MINISTÉRIO?

2) COMO ESTÁ SEU RELACIONAMENTO CONJUGAL?

3) SEU CONJUGE APOIA O SEU MINISTÉRIO?

4) VOCÊ TEM CONTENDA COM ALGUÉM?

5) VOCÊ TEM MAGOA DE ALGUÉM?

6) VOCÊ APROVA SEU LIDER EM TUDO?

7) VOCÊ É DIZIMISTA E OFERTANTE?

8) VOCÊ ORA DIÁRIAMENTE?

9) VOCÊ JEJUA AO MENOS UMA VEZ POR SEMANA?

10) VOCÊ ESTUDA A PALAVRA DIARIAMENTE?

11) VOCÊ ACHA QUE SEU TESTEMUNHO É BOM FORA DA IGREJA?

12) VOCÊ SENTE QUE A IGREJA RECEBE SEU MINISTÉRIO?

13) VOCÊ ORA PELA SUA LIDERANÇA?

14) VOCÊ ORA PELO SEU MINISTÉRIO EM PARTICULAR?

15) VOCÊ É BATIZADO COM O ESPÍRITO SANTO?

16) VOCÊ TEM MEDO QUANDO ESTA A FRENTE DA IGREJA?

17) VOCÊ SE PREOCUPA COM SEU JEITO DE VESTIR?

18) VOCÊ SE PREOCUPA COM AS PALAVRAS QUE FALA?

19) VOCÊ ACHA QUE SE PREPARA ADQUADAMENTE PARA MINISTRAR?

20) VOCÊ ESPERA EM DEUS PARA MINISTRAR?

Afrânio Barbosa
Enviado por Afrânio Barbosa em 11/04/2013
Código do texto: T4235270
Classificação de conteúdo: seguro