ESTUDO 2 SAMUEL 22: DEUS É O NOSSO REFÚGIO// CLAME AO SENHOR// DEUS NOS DÁ FORÇA// LOUVE AO SENHOR

"Davi cantou ao Senhor este cântico, quando este o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul," ( 2 SM 22:1)

A gratidão é algo importantíssimo: Davi cantou esse cântico após ter recebido uma vitória das mãos do Senhor. O que fazemos após receber uma bênção? Temos mostrado gratidão ao Pai? Irmãos, louvemos mais ao Senhor e reclamemos menos das coisas.

*****************************************************

"dizendo: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador;

o meu Deus é a minha rocha, em que me refugio; o meu escudo e o meu poderoso salvador. Ele é a minha torre alta, o meu abrigo seguro. És o meu salvador, que me salva dos violentos." ( 2 SM 22:2-3)

Irmãos, Ele não é qualquer um: Ele é um Deus poderoso! É uma torre alta, onde os inimigos não nos alcançam. Estejamos com Ele sempre, pois dessa forma estaremos protegidos e seguros.

*****************************************************

"Clamo ao Senhor, que é digno de louvor, e sou salvo dos meus inimigos." ( 2 SM 22:4)

O Senhor é o único digno de louvor. Quando clamamos a Ele somos salvos de nossos inimigos. Nunca subestimemos o poder da oração da fé, pois ele é muito grande. Tenhamos fé e clamemos a Ele com fé.

*****************************************************

"Na minha angústia, clamei ao Senhor; clamei ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; o meu grito de socorro chegou aos seus ouvidos. " (2 SM 22:7)

Quando você está triste, sentindo-se oprimido, o que você faz? A quem você recorre? Irmãos, busquemos ao Senhor no momento da angústia, da necessidade, do sofrimento. Há pessoas que buscam consolo na comida, no jogo, na rua, na conversa com as amigas, etc., mas não em Deus. Ora, quem mais pode livrar-nos de nossos inimigos? Quem mais pode dar a paz que o mundo não dá?

O Senhor nunca está com os ouvidos fechados ao nosso clamor, a não ser quando estamos em pecado (IS 59:2). Porém, se pedirmos perdão, Ele não nos rejeita (SL 51:17). Quando pedirmos perdão, Ele tira de nós todo pecado (I JO 1:9).

*****************************************************

“"Das alturas estendeu a mão e me segurou; tirou-me de águas profundas. " (2 SM 22:17)

Não importa em que lugar você esteja. Você pode estar nas profundezas da tristeza, do pecado, da miséria: o Senhor é poderoso para tirar você de lá. Basta que você tenha fé e se entregue a Ele por completo. Confie, pois Ele nunca falha.

*****************************************************

“Livrou-me do meu inimigo poderoso, dos meus adversários, que eram fortes demais para mim.

Eles me atacaram no dia da minha calamidade, mas o Senhor foi o meu amparo." (2 SM 22:18-19)

Muitas vezes podemos achar que o inimigo é mais forte que nós, que não temos como vencê-lo e que nada que fizermos adiantará. Quando nos sentirmos fracos, lembremo-nos de que maior é o que está conosco que o que está no mundo. Nosso Deus vence qualquer um e não há possibilidade de derrota quando estamos andando com Ele, pois Ele é o nosso amparo.

*****************************************************

“Deu-me ampla liberdade; livrou-me, pois me quer bem " (2 SM 22:20)

O Senhor nos torna livres pela Sua verdade, que nos liberta (JO 8:32). Ele nos ama e quer ver nossa alegria e nosso bem estar. Não faz parte dos planos de Deus que seus filhos vivam oprimidos pelo inimigo. Porém, estejamos na presença Dele.

*****************************************************

"O Senhor me tratou segundo a minha retidão; segundo a pureza das minhas mãos me recompensou.

Pois guardei os caminhos do Senhor; não cometi a perversidade de afastar-me do meu Deus.

Todos os seus mandamentos estão diante de mim; não me afastei dos seus decretos." ( 2 SM 22:21-23)

Irmãos, muitas pessoas cobram do Senhor o motivo pelo qual não são abençoadas, não são curadas, não vencem o mal, etc. Ora, como isso aconteceria se essas pessoas são perversas, afastam-se de Deus, não têm fé, não têm um relacionamento sério e pessoal com o Senhor, sendo aqueles “crentes ceeiros”, ou seja, que só aparecem na Igreja na Santa Ceia? Irmãos, não somos mais crianças. Se estivermos agindo dessa forma, não seremos abençoados mesmo. Agora, se estamos andando de maneira reta e, mesmo assim, nossa bênção não chegou, entremos em oração para perguntar ao Senhor o que está acontecendo.

*****************************************************

“Tenho sido irrepreensível para com ele e guardei-me de pecar." ( 2 SM 22:24)

Irmãos, devemos nos guardar de pecar. Se sabemos que determina situação, determinado pensamento ou determinado lugar será propício para que pequemos, por que não nos guardamos? Se sabemos que as más conversações corrompem os bons costumes (1 CO 15:33), por que não nos guardamos delas? Vigiemos e nos mantenhamos longe do que nos leva a pecar.

*****************************************************

“Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor ilumina-me as trevas." (2 SM 22:29)

O Senhor ilumina nossos caminhos, não deixando que sejamos enganados pelo inimigo, já que aqueles que confiam no Senhor não são confundidos (RM 10:11). Porém, para que Sua maravilhosa luz chegue até nós devemos estar em Sua presença e escolhermos abandonar as trevas.

*****************************************************

“Contigo posso avançar contra uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas." (2 SM 22:30)

Não há impossível para nosso Deus. Com Ele, podemos fazer qualquer coisa, por mais difícil que pareça. Não tenhamos medo, não achemos que não somos capazes: não importa o quanto de inimigos esteja à nossa frente ou a tarefa que o Senhor coloque à nossa frente, podemos vencer os inimigos e realizar a tarefa, na força do Senhor.

*****************************************************

“"Este é o Deus cujo caminho é perfeito; a palavra do Senhor é comprovadamente genuína. Ele é escudo para todos os que nele se refugiam." (2 SM 22:31)

Aqui temos quatro coisas muito importantes. A primeira: ESTE é o Deus. Irmãos, chega de buscarmos outros deuses: O Deus de Israel é o único e quem disser o contrário engana-se e, quando admitir seu erro, pode ser tarde.

O caminho do Senhor é perfeito e Ele torna os nossos caminhos perfeitos também, desde que estejamos com Ele. Não duvidemos e nem temamos: não há obstáculo que nos detenha.

A Palavra do Senhor é comprovadamente genuína, ou seja, é verdadeira e comprovada. Todos aqueles que ousam crer e “se jogar” na fé vivem a comprovação de todas as promessas do Senhor. Além disso, TODAS AS COISAS que a Bíblia disse que aconteceriam, aconteceram e, as que ainda não aconteceram, acontecerão. Ora, por que duvidar de que irão para o inferno aqueles que vivem de acordo com o pecado?

Aqueles que se refugiam no Senhor são protegidos pelo escudo mais poderoso que existe. Nada passa por esse escudo e, se estivermos refugiados Nele, nenhum dardo inflamado do inimigo (EF 6:16) nos alcançará.

*****************************************************

“É Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho." (2 SM 22:33)

Deus nos reveste de força. Paremos de querer ganhar as batalhas na nossa força do nosso braço ou na nossa capacidade, pois apenas com a força do Senhor é que podemos vencer e desfrutar de um caminho perfeito.

*****************************************************

“Alargas sob mim o meu caminho, para que os meus tornozelos não se torçam." (2 SM 22:37)

Isso mostra o cuidado que o Senhor tem com aqueles que O seguem. Esses não são machucados pelo caminho, pois o Senhor está sempre ali para alargar seus caminhos e tornar sua caminhada mais confortável. Não confundamos com Mateus 7:13, que diz que espaçoso é caminho que leva à perdição. Aqui, Jesus se referia à facilidade falsa que o diabo nos oferece e que tem consequências sérias e eternas.

Davi estava falando a respeito do cuidado do Senhor e de como aqueles que andam com Ele desfrutam de Sua ajuda para que as lutas tornem-se mais leves.

*****************************************************

“"Persegui os meus inimigos e os derrotei; não voltei enquanto não foram destruídos.

Esmaguei-os completamente, e não puderam levantar-se; caíram debaixo dos meus pés." (2 SM 22:38-39)

Há pessoas que entram em uma batalha contra o inimigo e desistem no meio do caminho. Não importa o motivo: seja por cansaço ou falta de fé, não seremos vitoriosos. A Palavra diz que se nos mostrarmos fracos no dia da angústia nossa força será pequena (PV 24:10). Precisamos ser mais valentes que o valente (LC 11:14-23), irmãos! Se perseverarmos na fé em Cristo, venceremos o inimigo de forma que Ele não poderá se levantar mais contra nós.

*****************************************************

“"Tu me livraste dos ataques do meu povo; preservaste-me como líder de nações. Um povo que eu não conhecia me é sujeito." (2 SM 22:44)

Deus que prosperar Seu povo e fazê-lo andar como líderes. Nós nascemos para ser cabeça e não cauda, estarmos por cima e não por baixo (DT 28:13). Isso não quer dizer que devemos sair por aí mandando em todo mundo, mas que devemos, sim, desfrutar da liderança santa que o Senhor preparou para nós (“Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme.” – PV 29:2). Porém, quando estivermos nessa posição, não nos esqueçamos da Palavra do Senhor e não nos tornemos arrogantes. Não nos corrompamos e lembremos de falar do Senhor, de falar e ter claro em nosso coração e em nossa mente que nossa vitória foi dada por Ele e não a conseguimos por mérito nosso. Não nos esqueçamos de viver a Verdade.

*****************************************************

“Este é o Deus que em meu favor executa vingança, que sujeita nações ao meu poder;

que me livrou dos meus inimigos. Tu me exaltaste acima dos meus agressores; de homens violentos me libertaste." (2 SM 22:48-49)

Os filhos de Deus não devem andar por aí pensando em vingança ou em “pagar na mesma moeda”. Deus se encarrega de nos exaltar diante daquele que nos humilhou ou nos prejudicou de qualquer forma. Devemos lembrar que o Salmo 23 versículo 5 diz que Ele prepara uma mesa para nós na presença dos nossos inimigos, ou seja, Ele cuida de tudo.

*****************************************************

“Por isso te louvarei entre as nações, ó Senhor; cantarei louvores ao teu nome." (2 SM 22:50)

Quando Ele nos exalta, quando nos concede vitória, expressemos nossa gratidão através dos louvores e isso não significa só cantar, mas obedecer ao Senhor e falar Dele e de Sua verdade também é uma forma de louvá-lO.

*****************************************************

“Ele concede grandes vitórias ao seu rei; é bondoso com o seu ungido, Davi e seus descendentes para sempre". (2 SM 22:51)

A bondade do Senhor para com aqueles que andam em comunhão com Ele é para sempre. Deus não muda e não pode negar a Si mesmo (2 TM 2:13). Deus usa de Sua bondade para conosco de maneira infinita e eterna, se não nos desviarmos de Seus caminhos. Se assim escolhermos, estaremos nas mãos do inimigo. Escolhamos sempre Deus, irmãos.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 11/04/2013
Código do texto: T4235625
Classificação de conteúdo: seguro