ESTUDO 2 SAMUEL 23: UNGIDO E USADO POR DEUS// EXEMPLOS DE PESSOAS VITORIOSAS

"Estas são as últimas palavras de Davi: "Palavras de Davi, filho de Jessé; palavras do homem que foi exaltado, do ungido pelo Deus de Jacó, do cantor dos cânticos de Israel:

"O Espírito do Senhor falou por meu intermédio; sua palavra esteve em minha língua." ( 2 SM 23:1-2)

Aquele que é ungido por Deus é usado por Ele. E quem é aquele que é usado por Ele? Aquele que anda em Seus caminhos, respeita e obedece Sua Palavra e deixa-se ser um instrumento em Suas mãos, aquele que será um cidadão dos céus, como diz o Salmo 15.

*****************************************************

"O Deus de Israel falou, a Rocha de Israel me disse: ‘Quem governa o povo com justiça, quem o governa com o temor de Deus,

é como a luz da manhã ao nascer do sol, numa manhã sem nuvens. É como a claridade depois da chuva, que faz crescer as plantas da terra’." ( 2 SM 23:3-4)

Aquele que age de acordo com a Palavra de Deus, com retidão, age às claras, sem nada encoberto, e recebe sempre a bênção do Senhor. Não compensa andar do lado escuro das coisas e isso serve tanto para aquele que é chefe quanto para aquele que é subordinado. Lembremo-nos que somos sacerdotes e reis na terra (AP 5:10) e na nossa casa e devemos exercer esse sacerdócio e esse reinado com justiça.

*****************************************************

""A minha dinastia está de bem com Deus. Ele fez uma aliança eterna comigo, firmada e garantida em todos os aspectos. Certamente fará prosperar em tudo e concede-me tudo quanto desejo." (2 SM 23:5)

Quem está de bem com Deus? Aquele que anda em Seus caminhos, que obedece a Palavra de Deus e que faz o que é reto aos olhos do Senhor. Claro, nós erramos, mas devemos sempre procurar errar o menos possível. Isso é estar de bem com Deus. Aquele que está de bem com o Senhor pode pedir o que quiser, que o Senhor lhe concederá, e Sua prosperidade o acompanhará em todos os momentos.

*****************************************************

"Mas os perversos serão lançados fora como espinhos, que não se ajuntam com as mãos;

quem quer tocá-los usa uma ferramenta ou o cabo de madeira da lança. Os espinhos serão totalmente queimados onde estiverem". (2 SM 23:6-7)

O futuro daqueles que não servem a Deus é triste e, infelizmente, há muitas pessoas resolvendo enveredar-se por esse caminho e o pior de tudo é que muitas dessas pessoas se dizem cristãs. Tais pessoas devem mudar seu posicionamento urgentemente ou sofrerão graves consequências.

*****************************************************

"Estes são os nomes dos principais guerreiros de Davi: Jabesão, um tacmonita, chefe dos três guerreiros principais; numa ocasião, com uma lança, enfrentou oitocentos homens numa mesma batalha e os matou." (2 SM 23:8)

Para ferir oitocentos homens com uma lança é necessário ter duas coisas: Deus ao nosso lado e a fé de que Ele não nos abandonará. Temos tido esse posicionamento?

*****************************************************

"Depois dele, Eleazar, filho do aoíta Dodô. Ele era um dos três principais guerreiros e esteve com Davi quando os filisteus se reuniram em Pas-Damim para a batalha. Os israelitas recuaram,

mas ele manteve a sua posição e feriu os filisteus até a sua mão ficar dormente e grudar na espada. E o Senhor concedeu uma grande vitória naquele dia, e o exército voltou para onde Eleazar estava, mas somente para saquear os mortos." (2 SM 23:9-10)

Irmãos, Eleazar não abandonou sua posição, por mais difícil que as coisas parecessem. Temos defendido nossa posição ou temos abandonado nosso posto achando que as coisas estão dificeis demais e que não vale a pena? Com Jesus tudo sempre vale a pena, não nos esqueçamos disso.

*****************************************************

"Benaia, filho de Joiada, era um corajoso soldado de Cabzeel, que realizou grandes feitos. Matou dois dos melhores guerreiros de Moabe e, num dia de neve, desceu num buraco e matou um leão.

Também matou um egípcio de grande estatura. O egípcio tinha na mão uma lança, e Benaia o enfrentou com um cajado. Arrancou a lança da mão do egípcio e com ela o matou." (2 SM 23:20-21)

Aqui temos mais um exemplo de como as pessoas que andam com o Senhor são vitoriosas. Esse capítulo nos traz uma série de exemplos desse tipo, o que faz com que fortaleçamos nossa fé no Deus do impossível. Por pior que as coisas pareçam e por mais impossível que elas se apresentem a nós, Deus é conosco e, agindo Deus, quem impedirá? (IS 43:13)

Paz a todos

Caahzita
Enviado por Caahzita em 15/04/2013
Código do texto: T4242728
Classificação de conteúdo: seguro