ESTUDO NÚMEROS 20: // A MURMURAÇÃO E A FALTA DE FÉ //FALE À PEDRA// OBEDECENDO A DEUS POR COMPLETO//

"Não havia água para a comunidade, e o povo se juntou contra Moisés e contra Arão.

Discutiram com Moisés e disseram: "Quem dera tivéssemos morrido quando os nossos irmãos caíram mortos perante o Senhor!

Por que vocês trouxeram a assembléia do Senhor a este deserto, para que nós e os nossos rebanhos morrêssemos aqui?" (NM 20:2-4)

Como o povo se rebelava contra Moisés e Arão e contra o Senhor! Por tudo eles estavam reclamando e encontrando motivos para revolta. Eles ainda não haviam entendido o tamanho do poder do Deus em quem eles deveriam confiar. Vemos muitas pessoas agindo dessa maneira nos dias de hoje. Cá para nós: muitas vezes fazemos isso também. Paremos com tanta reclamação e revolta e experimentemos, ousemos, confiar PLENAMENTE no Deus Todo Poderoso. Não iremos nos arrepender e O faremos felizes dessa forma. Como Pai, Ele não deve ficar contente quando vê Seus filhos confiando em tudo, menos Nele. Se fossemos pais, gostariamos? Ficamos chateados quando vemos que alguém não confia em nós, que somos passíveis de falhas. Não façamos o mesmo com Deus, mas lembremo-nos de que sem fé é impossível agradar-Lhe (HB 11:6).

*****************************************************

"Moisés e Arão saíram de diante da assembléia para a entrada da Tenda do Encontro e se prostraram, rosto em terra, e a glória do Senhor lhes apareceu." (NM 20:6)

No momento em que estavam sendo atacados, Moisés e Arão, em vez de ficar discutindo com o povo, foram buscar ao Senhor. Temos buscado o direcionamento do Senhor,o conforto e o consolo do Altíssimo ou temos resolvido as coisas da nossa maneira, como é mais confortável e como achamos melhor? O segredo da vitória é sempre buscar o direcionamento do Senhor. Ele é o maior estrategista que podemos querer em nossas lutas, pois conhece todas as coisas.

*****************************************************

"E o Senhor disse a Moisés:

"Pegue a vara, e com o seu irmão Arão reúna a comunidade e diante desta fale àquela rocha, e ela verterá água. Vocês tirarão água da rocha para a comunidade e os rebanhos beberem". (NM 20:7-8)

Talvez Arão e Moisés pudessem achar estranho ter de falar a uma rocha, mas era exatamente isso que o Senhor estava mandando. Irmãos, por mais que, para nós, a direção do Senhor não faça sentido, obedeçamos e não tentemos entender. Mesmo que, para você, seja o outro quem deva pedir desculpas, se Deus disser para você pedir, peça. Há uma bênção muito grande na obediência.

*****************************************************

"Moisés e Arão reuniram a assembléia em frente da rocha, e Moisés disse: "Escutem, rebeldes, será que teremos que tirar água desta rocha para lhes dar?" (NM 20:10)

Nenhum acontecimento parecia firmar efetivamente a fé daquele povo. Vemos quando uma pessoa tem fé no momento da adversidade. No momento da alegria é muito fácil crer em Deus. Na hora da aflição é que vemos se a pessoa está firmada com Jesus ou não. Apesar de todas as obras que o Senhor havia feito, nada fazia com que aquele povo se "jogasse" na fé. Então, Moisés perguntou se seria necessário algo tão espetacular como tirar água de uma pedra para que eles cressem. Quantos de nós esperam algo sobrenatural de Deus, um sinal, algo espetacular, para poder ter fé. Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a PROVA DAS QUE SE NÃO VEEM (HB 11:1). Não nos esqueçamos disso.

*****************************************************

"Então Moisés ergueu o braço e bateu na rocha duas vezes com a vara. Jorrou água, e a comunidade e os rebanhos beberam.

O Senhor, porém, disse a Moisés e a Arão: "Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade à vista dos israelitas, vocês não conduzirão esta comunidade para a terra que lhes dou". (NM 20:11-12)

Irmãos, vejamos bem. O Senhor havia ordenado que Moisés e Arão FALASSEM à pedra e não BATESSEM nela. Moisés e Arão quiseram, talvez, fazer algo a mais ou diferente do que o Senhor mandou. Não precisamos e nem devemos ajudar a Deus, fazendo nada diferente do que Ele mandou: o que Ele diz é suficientemente capaz de nos abençoar, sem precisar de nenhuma adaptação nossa. Não saiamos da direção do Senhor nem um milímetro, pois isso já nos coloca em uma posição passível de derrota.

*****************************************************

"De Cades, Moisés enviou mensageiros ao rei de Edom, dizendo: "Assim diz o teu irmão Israel: Tu sabes de todas as dificuldades que vieram sobre nós.

Os nossos antepassados desceram para o Egito, e ali vivemos durante muitos anos. Os egípcios, porém, nos maltrataram, como também a eles,

mas quando clamamos ao Senhor, ele ouviu o nosso clamor, enviou um anjo e nos tirou do Egito. "Agora estamos em Cades, cidade na fronteira do teu território.

Deixa-nos atravessar a tua terra. Não passaremos por nenhuma plantação ou vinha, nem beberemos água de poço algum. Passaremos pela estrada do rei e não nos desviaremos nem para a direita nem para a esquerda, até que tenhamos atravessado o teu território".

Mas Edom respondeu: "Vocês não poderão passar por aqui; se tentarem, nós os atacaremos com a espada". (NM 20:14-18)

Moisés e Arão pediram ajuda ao rei de Edom e essa ajuda foi negada. Eles ainda insistiram mais uma vez, recebendo outra negativa. Depois, foram embora por outro caminho.

Irmãos, não façamos como o rei de Edom, mas ajudemos todos que necessitarem de nós, assim como gostaríamos de ser ajudados ("Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes." - MC 12:30-31).

Moisés e Arão não ficaram se humilhando para o rei de Edom. Não por que eles fossem orgulhosos, mas por que sabiam que o Senhor lhes mostraria outro caminho pelo qual eles poderiam passar. A porta que Deus abre, ninguém fecha, e a porta que Ele fecha, ninguém abre (AP 3:7). Não fiquemos preocupados se não recebermos nenhum tipo de ajuda humana, pois a ajuda do Senhor já vem em nosso socorro. Fiquemos me paz.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 15/04/2013
Reeditado em 16/04/2013
Código do texto: T4242851
Classificação de conteúdo: seguro