ESTUDO 2 TESSALONICENSES 2: O FIM DO MUNDO// NÃO NOS DEIXEMOS ENGANAR// MANIFESTAÇÃO DO MAL// APEGADOS À VERDADE

"Irmãos, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e ao nosso reencontro com ele, rogamos a vocês

que não se deixem abalar nem alarmar tão facilmente, quer por profecia, quer por palavra, quer por carta supostamente vinda de nós, como se o dia do Senhor já tivesse chegado." ( 2 TS 2:1-2)

Este é um recado para aquelas pessoas que vivem achando que o mundo vai acabar e acreditam em todo tipo de boato. Não façam isso, pois qualquer um que diga que o mundo vai acabar em tal dia e em tal hora está ou mentindo ou sendo enganado pelo diabo: nem o Filho do Homem sabe o dia. Paremos de uma vez com essas crendices sem fundamento e que não levam a lugar nenhum.

*****************************************************

"Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição." ( 2 TS 2:3)

A respeito da apostasia, a Palavra diz, em 1 Timóteo 4: "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;" (I TM 4:1-3). O que Jesus disse a respeito de quando as coisas estivessem para acabar: "E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane; Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares." (MT 24:3-7). Muitos podem dizer: "Nossa, mas essas coisas já estão acontecendo, então é o fim". Porém, há outra coisa dita na Palavra a respeito desse momento: será quando todos disserem que há paz e segurança ( I TS 5:3). Irmãos, paremos de tentar entender quando será o fim de tudo e passemos a dedicar a nossa vida em consagração ao Senhor, levando uma vida santa, separada da sujeira do mundo, para que, quando o dia chegar, sejamos encontrados limpos e irrepreensíveis. Sigamos o conselho que o anjo deu a Daniel quando ele tentou entender quando seria o fim: "Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas coisas? E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim." (DN 12:8-9)

Percebamos que a Palavra nos dá uma ordem: não deixemos que nos enganem de modo algum. Obedeçamos. Fiquemos alerta e estejamos sempre com o que a Palavra diz em nossos corações.

*****************************************************

"Este se opõe e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar no santuário de Deus, proclamando que ele mesmo é Deus." ( 2 TS 2:4)

O diabo, quando foi criado, era Lúcifer, o anjo mais bonito de todos. E como foi que ele virou o diabo? Quando ele tentou ser Deus, liderando os anjos em uma rebelião. Irmãos, isso parece familiar? Quantos se levantam contra o Senhor, querendo ser até maiores que Ele. Vale lembrar a fala do John Lennon que virou motivo de confusão esses dias: "Nós (os Beatles) somos sua nova religião". Deixando bem claro que NÃO estou tomando partido de ninguém e que religião não leva ninguém a nada, mas Jesus leva, é uma fala um tanto quanto peculiar. Tomemos cuidado com tudo que queira tornar-se maior que Deus, seja na sociedade ou em nosso coração, pois a idolatria é um pecado muito sério e aqueles que forem achados nesse pecado não serão salvos.

*****************************************************

"Não se lembram de que quando eu ainda estava com vocês costumava lhes falar essas coisas?" ( 2 TS 2:5)

Não nos esqueçamos de nada que nos seja dito pela Palavra de Deus. Toda revelação do Senhor é importante e especial. Todas as palavras do Altíssimo são fontes de bênção e nos levam à Salvação. Não nos afastemos delas.

*****************************************************

"A verdade é que o mistério da iniqüidade já está em ação, restando apenas que seja afastado aquele que agora o detém.

Então será revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela manifestação de sua vinda." ( 2 TS 2:6-7)

O que detém esse mal do mundo pode ser entendido como Jesus. A nota de rodapé da Bíblia da Mulher, João Ferreira de Almeida revista e atualizada, diz que é o Espírito Santo. De qualquer forma, o mistério da iniquidade, do pecado, já está ativo no mundo, mas ainda não foi manifestado completamente. No momento em que for, será revelado o mal completo, ao qual Jesus destruirá. Aqueles que servem ao Senhor não têm com o que se preocupar, pois estarão guardados do Maligno. Se o Maligno não toca aquele que é nascido de Deus (I JO 5:18), podemos estar tranquilos.

*****************************************************

"A vinda desse perverso é segundo a ação de Satanás, com todo o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras.

Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar." ( 2 TS 2:9-10)

A manifestação do mal completo será pela ação de Satanás, como todas as coisas ruins que existem. Percebamos que Satanás usa maravilhas enganadoras. Cuidado com aquilo que parece ótimo, maravilhoso, mas que vai contra a Palavra do Senhor ou que nos afasta da presença do Altíssimo. Lembremo-nos de que Satanás também se transfigura de anjo de luz (II CO 11:14). Aqueles que rejeitaram o amor de Jesus são presas fáceis para Satanás. Não achemos que ele está "do lado" dessas pessoas só por que elas não servem ao Senhor. O objetivo de Satanás é um só: roubar, matar e destruir (JO 10:10). Porém, aqueles que aceitaram o amor de Jesus e nele permanecem serão salvos.

*****************************************************

"Por essa razão Deus lhes envia um poder sedutor, a fim de que creiam na mentira,

e sejam condenados todos os que não creram na verdade, mas tiveram prazer na injustiça" ( 2 TS 2:11-12)

Percebamos que o diabo não pode agir sem a permissão de Deus. Isso não quer dizer que Ele envia o mal, mas Ele, por vezes, permite que determinadas coisa aconteçam com um propósito definido. Lembremos de Jó, a quem Deus permitiu que Satanás tocasse, pois sabia que ele se manteria fiel (Jó 1). Ao final da provação, Jó acabou são, com sua riqueza dobrada e morreu velho e farto de dias (Jó 42).

Porém, aqueles que têm prazer na iniquidade, no pecado, na injustiça, e que acreditam nas mentiras de Satanás tendo prazer nelas, escolhendo viver essa vida, serão condenados. Claro, aqueles que viviam na ignorância e que, após conhecer Jesus, mudaram, não são contados aqui, mas sim aqueles que TÊM PRAZER NA INJUSTIÇA.

*****************************************************

"Mas nós, devemos sempre dar graças a Deus por vocês, irmãos amados pelo Senhor, porque desde o princípio Deus os escolheu para serem salvos mediante a obra santificadora do Espírito e a fé na verdade." (2 TS 2:13)

Irmãos, em primeiro lugar, nós somos escolhidos. Jesus disse que não fomos nós quem O escolhemos, mas Ele nos escolheu para irmos e darmos muito fruto (JO 15:16). Cada vez que o diabo quiser nos dizer que não valemos nada, colocando a tristeza e o desânimo em nosso coração, lembremo-nos de que fomos escolhidos para sermos salvos. E como seremos salvos? Através da obra santificadora do Espírito. Irmãos, ser santo significa ser separado, viver uma vida de retidão. Isso é um processo. A santificação é algo constante, que faz com que abdiquemos das coisas da carne que desagradam a Deus e que nos sujam com a sujeira do diabo. O Espírito Santo é quem nos ensina todas as coisas (JO 14:26). Sendo assim, deixemos que ele nos guie, ensine-nos, para que saibamos seguir por esse processo todos os dias.

Além da santificação, a fé na verdade é importante. A verdade é Jesus, é a Palavra de Deus. Como alguém pode ser salvo sem crêr em Jesus e na Palavra de Deus? E crêr é muito mais do que dizer "Eu acredito", mas é viver a Palavra, é amar a Cristo e amamos a Ele obedecendo Seus mandamentos (JO 15:10).

*****************************************************

"Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo." ( 2 TS 2:14)

Fomos escolhidos por Deus com um propósito: sermos salvos e tomar posse da glória de Deus. Se fomos escolhidos para dar fruto, fomos escolhidos também para levar a Palavra de Deus adiante, a fim de que mais pessoas tomem posse da glória do Senhor: "Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome" (JO 15:16). Além disso, se permanecermos em Jesus, tudo o que pedirmos em Seu Nome será concedido, desde que não fira a Palavra. Irmãos, Deus não chamou nenhum de nós para vivermos deprimidos, humilhados, oprimidos, miseráveis, doentes, mas para desfrutarmos da glória do Senhor.

*****************************************************

"Portanto, irmãos, permaneçam firmes e apeguem-se às tradições que lhes foram ensinadas, quer de viva voz, quer por carta nossa." ( 2 TS 2:15)

Mais uma vez: apeguemo-nos à Palavra do Senhor. Não nos afastemos dela e não queiramos mudá-la em nada. Não aumentemos e nem diminuamos nada da Palavra de Deus, pois aquele que fizer isso não será tomado por inocente ( “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.” - DT 4:2). Não queiramos fazer "adaptações " à Palavra para que ela nos agrade e esteja em conformidade com o que nos convém. O que está nela é exatamente o que Deus quis que estivesse.

*****************************************************

"Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça,

dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras." ( 2 TS 2:16-17)

Deus já nos deu eterna consolação e boa esperança. Paremos com as lamentações e com as tristezas, pois a boa esperança e a consolação vêm Dele. Além disso, oremos para que Ele nos dê ânimo. Um espírito abatido seca até os ossos (PV 17:22), fazendo mal até para o corpo, mas a alegria do Senhor é a nossa força (Ne 8:10). A força, a alegria e as bênçãos do Senhor em nossa vida devem sempre nos fortalecer para fazermos o bem a todos e de todas as formas como pudermos: seja por atos ou por uma palavra amiga, uma Palavra dada por Deus para edificar a vida daquele que precisa. Estejamos prontos para sermos usados pelo Pai.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 15/04/2013
Reeditado em 22/04/2013
Código do texto: T4242854
Classificação de conteúdo: seguro